[SA] Projeto Urbanize

Atualizado 10/02/24

  • Agora sim, lançado a nova versão para os apoiadores alpha! Novidades no final do post.

Atualizado 02/02/24

  • Versão anterior agora para apoiadores beta e versão de 2 meses atrás foi liberada para o público! Infelizmente devido ao atraso no preparamento do crowdfunding do IMPUNES, a versão alpha do Urbanize será atrasada pro dia 11 (se alguém deixar de apoiar durante esse meio tempo eu anotarei e enviarei por e-mail).

Urbanize é um projeto de mod com o objetivo de reviver o GTA San Andreas (versão clássica de PC) adicionando novos NPCs com inteligência artificial ao redor de todas as cidades de San Andreas.

O objetivo final é preencher todo o mapa do jogo com pessoas e objetos, para uma ambientação mais viva e completa, ainda com total foco em estabilidade e otimização.

Urbanize é também um mod de mapa que adiciona centenas de objetos decorativos (props) pelo cenário, para uma melhor ambientação e NPCs interagindo. Opcional mas recomendado. Os objetos também podem ser instalados no mobile ou console.

O mod usa o poder do CLEO+ com auxílio de .asi e várias animações da Mixamo (como jogos indie).

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[SA] CLEO+ v1.2.0

Atualizado 01/10/23 17:05
  • Adicionado 28 novos comandos! Novos mods podem só funcionar nesta nova versão.
  • As configurações de todos os comandos foram revisadas, e agora há tudo documentado no Sanny Builder Library. Agradecimentos ao OrionSR.
  • Destaque: “LOAD_SPECIAL_MODEL”: Carrega arquivos .dff e .txd a partir de uma pasta, sem substituir IDs de modelos, sem nenhum conflito com outros mods! Já está sendo usado no Urbanize. Perfeito para mods como Inventory System (que deverá ser atualizado em breve) e Tuning Mod (mas infelizmente eu não tenho tempo livre pra atualizá-lo).
  • Destaque: Comandos relacionados com câmera, inclusive poder controlar o giro da câmera por script.
  • Destaque: Comandos para substituir ou inserir itens numa lista.
  • Destaque: Comandos de controlar bones do NewOpcodes, assim mods como Pose Mod podem ser atualizados para usar somente CLEO+.
  • Destaque: Comando para receber o nome de um .dff a partir de um ID (o jogo originalmente não guarda os nomes). Também perfeito para mods como In-Game Map Editor e Tuning Mod.
  • Destaque: Adicionado “RETURN_TIMES” que faz uma quantidade X de retornos de uma só vez (parece algo bem ilegal em programação, amei).
  • Corrigido vários pequenos problemas. Também foi corrigido crash ao reiniciar o jogo sem fechá-lo.
  • Dificilmente existirá uma nova versão do CLEO+, pois já está estável o suficiente e com excelentes features, e eu estou aos poucos me afastando do jogo. Só atualizarei caso ocorra problemas graves. Adicionarei no Essentials Pack daqui uns dias (quando tiver certeza de que tudo continua estável).

Introdução
TLDR: Se você está aqui pois algum mod precisa disto para funcionar, simplesmente baixe, instale, e seja feliz. Você não precisa ler tudo. Já incluso no download da CLEO aqui.
  
MoonLoader é mais avançado que CLEO, mas até hoje instável e abandonado.
plugin-sdk (.asi) é avançado, mas não é adequado para pessoas iniciantes e mods simples.
CLEO é importante, amplamente usada, e precisamos de algo como uma CLEO 5.
newOpcodes.cleo é o mais próximo que chegamos, mas não ficou tão famoso e usado. Na minha opinião, porque focou demais em coisas avançadas e há alguns problemas.
  
O que é?
CLEO+.cleo (ou CLEOPlus) é uma adição à CLEO 4 (um arquivo que vai na pasta CLEO) que adiciona incríveis 318 novos opcodes/comandos. Isto é mais de 3X maior que toda a CLEO!
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O foco está em resolver limitações básicas da CLEO e facilitar para que pessoas consigam criar mods com mais qualidade.

Recomendado para GTA3script, mas também incluído de maneira oficial no Sanny Builder.
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Por que é tão útil?
Não só é 6X maior que a atualização da CLEO 4, como que as adições são realmente muito úteis para a criação de mods CLEO, como o sistema de eventos e listas.
Inclui newOpcodes.cleo parcialmente, como retrocompatibilidade.
Veja todas as novidades: Como criar scripts com CLEO+
  
  
Simplesmente instale o arquivo “CLEO+.cleo” na pasta CLEO do seu GTA SA para os novos mods que o usem, funcionem. Sempre tenha a versão mais recente.
Necessário pelo menos CLEO 4.4. Compatível com CLEO Redux.
  
‎Autor: Junior_Djjr
Partes do newOpcodes.cleo: DK22Pac
Agradecimentos: contribuidores do plugin-sdk
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Veja também:
[Fonte primária]

[SA] Straight Line Mission Mod (atravessar o mapa em linha reta)

Eu gosto dos vídeos do GeoWizard atravessando um país em linha reta, e foi daí que me veio a ideia de tentar este desafio dentro do GTA San Andreas.

A ideia é tentar andar em linha reta sem se afastar muito da linha:

  • Menos de 20 metros: Platina;
  • Menos de 40 metros: Ouro;
  • Menos de 100 metros: Prata;
  • Mais de 100 metros: Bronze;

 

De início eu pensava que não teria graça por ser fácil demais, mas ao planejar, foi realmente desafiador — exceto se usar muito a água, por exemplo, traçar uma linha horizontal quase no centro, portanto eu implementei um contador que se você nadar sem parar por mais de 60 segundos, sua medalha cai pra “bronze”.

Mas a maior diversão está no planejamento da linha, não em jogar. Portanto o mod inclui um arquivo .ini para você definir a coordenada XY de início e fim, para assim você fazer suas próprias linhas. Recomendo usar o mapa satélite e Euryopa (visualizador de mapa) para planejar. Pra pegar as coordenadas você pode usar Coord & Angle ou uma simples matemática na imagem do mapa. Você pode fazer esse desafio mesmo com outros mods de mapa, ou atravessar dentro de Los Santos etc.

Autor: Junior_Djjr
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Código fonte

Veja também:
Inventory System (inventário modular)
[SA] Projeto Urbanize

[Fonte primária]

[SA] VehFuncs v2.4

 Português      English
Atualizado – 24/01/23
  • Corrigido incompatibilidade com CLEO Redux.
  • Corrigido um conflito ocasional (e estranho) com FxsFuncs e provavelmente outros mods.
  • Agora IndieVehicles está integrado dentro do VehFuncs caso você não o tenha instalado. Portanto IndieVehicles agora é obsoleto, e mods e jogadores devem usar o VehFuncs em vez.
  • Corrigido um bug onde as características de todas as classes eram processadas caso o “f_class” seja o último filho.
  • Agora a opção “Log” do VehFuncs.ini é para ativar somente o registro de detalhes (útil para modders) e vem desativado por padrão, sendo assim, agora mesmo desativado sempre irá mostrar informações importantes sobre o VehFuncs.

VehFuncs é um mod asi para GTA SA que visa trazer novas funções para mods de veículos — semelhante ao Improved Vehicle Features e Active Dashboard — assim substituindo o meu antigo mod Enhanced Functions.
VehFuncs venceu a GTA Annual Awards 2019 na categoria “Melhor Script/Plugin“.
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Veja a postagem de divulgação aqui.
Já que o mod tem foco em modeladores 3D, vou deixar aqui só o resumo de cada função.

Para entender melhor o que é e como funciona, clique nos links abaixo:

Extras Recursivos — destaque

Novo sistema de variações extras que utiliza lógica recursiva para criar variações de peças de carros, motos etc. O novo sistema quebra todos os limites anteriores, além de proporcionar novos controles sobre como o modelo irá variar. É possível variar o modelo quase inteiro usando isto, inclusive rodas. Inclusive condições, como região do mapa, clima etc.

Características — destaque

Possibilidade de aplicar características personalizadas dentro do .dff do veículo, por exemplo paintjob, ocupantes, nível de sujeira, escapamento duplo etc. Isto é super poderoso quando utilizado junto com Extras Recursivos, por exemplo aplicar uma paintjob caso um extra ser aplicado.

Velocímetro Digital

Você pode criar velocímetros digitais no painel do carro, moto etc. Este é o primeiro velocímetro para GTA SA que utiliza cálculo real baseado na rotação da roda. [vídeo]

Odômetro Digital

Você pode criar odômetros digitais no painel do carro, moto etc.  

Motor/escapamento vibrando

Você pode fazer um motor, escapamento ou outra peça vibrar com o motor. A vibração utiliza perlin noise para um efeito natural e sofre reações com a aceleração [vídeo]

Peça rotacionando com pedais

Anteriormente conhecido como “enh_scoop”, mas agora suportando rotação XYZ configurável. É uma peça que rotaciona com o pedal acelerador ou freio, sendo útil para diversos casos.

Pedaleiras em motos e bicicletas

Pedaleiras abrindo e fechando caso tiver piloto ou garupa.

Fix: Cores de materiais

Pare de usar aquelas texturas de cores “preto”, “branco”, “vermelho” etc!!!

Fix: Veículos adaptados ao IVF

Você não usa ImVehFt mas baixou um carro adaptado à ele e ficou com luzes coloridas? VehFuncs corrigirá isso para você.

Engate Funcional

Engate que funciona em qualquer veículo (moto ainda não, ainda? Resto não testado).. Sem bugs; Sem limitações (como outros mods); Compatível com outros mods do tipo; Sem arquivos adicionais.

Peças rotatórias

Você pode adicionar peças que rodam com a rotação do motor, ou ventiladores.

Giroflex e táxi

Definir posição e cores das luzes da polícia. Você também pode adicionar sirene e luzes em qualquer veículo. Posição para táxis.

Paintjobs em veículos terminados com dígito

Agora é possível utilizar paintjobs em veículos terminados com dígito, como PCJ600, AT400 etc.

Faróis “pop-up”

Um sistema completamente novo e configurável para os famosos faróis “pop-up”, como ZR-350 (RX-7).

Correção para spoilers tuning

Agora você pode criar carros com spoiler, e quando instalar um novo spoiler tuning, o original será removido.

Animações para diversos casos

Animação que é reproduzida por alguma condição. Isto possibilita criar retrovisores dobráveis, spoilers que sobem com a velocidade e freio, entre outras coisas que podem vir.

Volante funcional

Volante funcional; não precisa de dummy. Inclui retrocompatibilidade com “movsteer” e “steering” de carros adaptados ao IVF e Active Dashboard.

Limpadores de para-brisa

Limpadores funcionais; não precisa de dummy. Inclui retrocompatibilidade com carros adaptados ao Active Dashboard, mas funciona de maneira muito melhor.  

LOD (Nível de detalhe)

Sistema de nível de detalhe para desaparecer ou trocar peças dependente da distância que o carro está da câmera, assim otimizando o peso do seu modelo de modo extremamente simples.  

Arquivos vehicle.txd adicionais

Você pode ter mais de 1 arquivo vehicle.txd para texturas genéricas. Útil para packs de veículos que usam as mesmas texturas, assim você pode ter por exemplo “vehicle2.txd” com texturas genéricas adicionais (para diminuir o uso de carregamento e memória do jogo) e ainda poder instalar mods de “vehicle.txd”.

Algumas infos de crash e corrigido um problema sério e comum em mods de veículos

Detecta alguns crashes comuns de mods de veículos e mostra as informações de qual veículo causou este crash. Além disso, foi corrigido um problema sério e comum que está presente em centenas, senão milhares de mods de veículos que causam muitos crashes e bugs diferentes.


Veja a wiki completa: Como adaptar um veículo ao VehFuncs?

  VehFuncs utiliza GSX (Garage Save eXtender) do Fabio para salvar as informações adicionais na garagem, o que também está em fase de testes.

f_shake + f_gas + f_gear =

No vídeo foi usado sons SACSFX e este supercharger, adicionando-o pelo Tuning Mod v3.
  
Usos:
gta-sa-san-mod-vehfuncs-tractor-trator-valtra-8893400
baixe o trator e carreta aqui, ótimo para estudar como foram feitos —
gta-sa-san-carreta-trator-6523348
gta-sa-san-mod-moto-xr-painel-digital-6199632
gta-sa-hitch-hook-car-trailer-engate-mod-8735063
   
Este mod NÃO causa cheating no SAMP!
Questionem servidores que baniram este mod!

É necessário ter o VehFuncs instalado no seu GTA SA para poder usar carros adaptados à ele.
Agradecimentos aos contribuidores do plugin-sdk por deixar isto muito mais fácil de ser feito.
Veja as funções que estão por vir.
  
‎Autor: Junior_Djjr
Mod GSX, ajudas, Engate: Fabio
Agradecimentos: DK22Pac, _F_, Avant, M4k3, xXKenBlockXx, dxivilea
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[SA] Santa Maria Pier Extended (parque de diversões)

Mod que expande o pier da praia de Santa Maria adicionando um lindo carrossel animado com pessoas e música:

O movimento do carrossel é muito preciso à um real, e toca uma parte da música do RCT2.

Também inclui o mod “[SA] Pacific Park Rotating Ferris Wheel (roda-gigante animada)“.

E remasteriza em HD a bilheteria, e inclui o mod de cercas 3D (pois substituem os mesmos arquivos).

A ideia do mod é mais do que isto, também pretendemos expandir a área do chão com montanha-russa etc. Mas por enquanto, está aí!

O mod inclui outros mods editados, portanto desinstale o outro caso você já tenha instalado.

Modelo da roda-gigante: Zeneric
Modelo do carrossel: Smilegate Entertainment (FOCUS on YOU)
Conversão do carrossel: Jéssica Natália
Ticket Stand HD: Zeneric
Santa Maria 3D Pier Fences: Jéssica Natália
Scripts: Junior_Djjr
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Código-fonte

[Fonte primária]