ReShade + Tutorial de como usar

O que é ReShade?

ReShade é um post-processing injector genérico para jogos, isto é, ele injeta pós-processamentos gráficos (com shaders) em basicamente qualquer jogo, pincelando a tela para aplicar efeitos visuais como ambient occlusion, DOF, correções de cores, anti-aliasing SMAA, chromatic aberration, sharpen etc.

É semelhante ao ENB Series, mas mais sofisticado, com melhor suporte e evolução. No entanto, ENB Series também faz ações específicas para jogos (como trocar a renderização dos reflexos e água), ReShade somente altera a imagem final da tela, sendo assim, ele não é intrusivo ao jogo.

gta-sa-mod-reshade-tutorial-9447523

Você pode buscar gráficos “HD”, ou simplesmente mudar o estilo gráfico dos seus jogos, por exemplo NFSMW 2005 que muita gente reclama dos gráficos amarelos, eu gosto, mas basta 2 minutos para você deixar os gráficos do jogo ao seu gosto:

nfs-mw-most-wanted-reshade-graphics-6518987

Quais jogos são suportados?

Direct3D 9, Direct3D 10, Direct3D 11, Direct3D 12, OpenGL e Vulkan.
Em jogos abaixo de Direct3D 9 é necessário usar algum conversor de Direct3D 8 para 9.

Por exemplo, GTA III e GTA Vice City são Direct3D 8, mas no download do SkyGfx inclui um conversor para o 9, e assim você pode usar ReShade. Há outros conversores para outros jogos, pesquise no Google por algo como “d3d8 to d3d9 converter“, o dgVodoo também é uma excelente opção. O Ultimate ASI Loader há uma opção no .ini.

Requisitos para rodar

Windows 7 SP1, 8.1 ou 10 e .NET Framework 4.5 ou mais nova.
Necessário no mínimo placa de vídeo com shader model 2.0 ou superior (pesquise mesmo que sua placa de vídeo seja onboard). Dependente do shader usado, normalmente vai precisar de shader model 3.0.

Baixar ReShade

‎Autor: crosire
download-baixar-4532137
Desça até a parte debaixo da tela para o botão de download.
Normalmente só 2 MB (sem o pacote de shaders).

Como instalar ReShade?

Abra o Setup que você baixou.
reshade-tutorial-7520783
Clique no botão de cima para selecionar o jogo. O botão de baixo é para ativar/desativar o ReShade globalmente nos jogos baseados em Vulkan.
Selecione o jogo da lista, ou clique em “Browse” para procurar manualmente o arquivo .exe.

Antes de instalar, você pode querer ler o primeiro item do “Soluções de problemas” abaixo para evitar que o seu jogo abra em segundo plano e nunca inicie (acontece no GTA SA e outros).

Também em “Soluções de problemas” abaixo há nota de como rodar ReShade junto com ENB Series.

Em seguida você terá que selecionar se o jogo roda em Direct3D 9, ou 10/11/12, ou OpenGL ou Vulkan.
reshade-tutorial-7479469
Normalmente jogos antigos (em torno de 2003~2007) rodam em Direct3D 9 (GTA SA com RenderHook é considerado Direct3D 10), jogos mais novos normalmente rodam em Direct3D 10 / 11 / 12, OpenGL é comum em jogos antigos (caso não sejam Direct3D), e Vulkan está começando recentemente a ser usada em outros jogos modernos. Você provavelmente precisará pesquisar para saber exatamente qual usar.

Em seguida haverá uma lista de shaders padrões para você instalar.

reshade-tutorial-4465560
O maior erro que as pessoas cometem é marcar todos para ter todas as opções de shaders, e depois reclamam que o jogo demora para iniciar com o ReShade instalado.
Somente instale os que você quer! Mas é claro, no primeiro teste vale a pena instalar todos para você conhecê-los, depois você pode apagá-los abrindo o Setup novamente e desmarcando-os.

Vai começar o download dos shaders, e pronto!
reshade-tutorial-5087904
Você já pode abrir o jogo.
Para abrir o menu do ReShade dentro do jogo normalmente é a tecla Home (configurada no ReShade.ini).
  
Note que agora haverá um arquivo “d3d9.dll” (DX9) ou dxgi.dll (DX10+) na pasta do jogo, é aí que o ReShade funciona. Se já tinha este arquivo antes (por exemplo ENB Series) será substituído.

Soluções de problemas

Caso o jogo não inicie com ReShade instalado:
Mais especificamente, ele fica aberto em segundo plano mas nunca inicia. Feche-o no gerenciador de tarefas e tente renomear a pasta do jogo, mover para outro lugar, ou caso possível, mudar o nome do arquivo .exe do jogo.
Perceba que você pode tentar o inverso: renomear antes de instalar, e assim volte à como estava antes.
É um bug do Windows, provavelmente o .bat que vem na ENB MMGE resolve, e provavelmente após mudar e reiniciar o PC pode voltar pro nome anterior, não sei bem.
  
Caso o jogo funcione, mas não haja efeito do ReShade:
Você pode saber se o ReShade realmente está funcionando olhando na parte de cima da tela uma mensagem logo ao iniciar o jogo.
Se a mensagem aparece, o ReShade está funcionando normalmente. Abra o menu dele para ativar e configurar os shaders (normalmente tecla Home, é configurada como virtual key em KeyMenu no ReShade.ini).
No caso do DX11 e 12, você pode tentar renomear o “dxgi.dll” para “d3d11.dll”.
Se a mensagem não aparece, de fato o ReShade não foi carregado, e isto pode ser por diversos motivos, como má instalação (tente reinstalar) ou o jogo não suporta ReShade. Lembre-se de selecionar o Direct3D correto, e caso o jogo seja antigo demais, abaixo do Direct3D 9, baixe algum conversor de Direct3D 8 para 9. O dgVoodoo tem esta opção, o que possibilita usar ReShade no The Simpsons Hit And Run por exemplo. Dica: se você só quer anti-aliasing e controlar saturação e contraste, dgVoodoo sozinho serve.
  
Caso as opções de configuração do shader selecionado não apareçam:
Desative o “Performance Mode“. Ative-o novamente quando terminar de configurar.

Os efeitos afetam o menu, interface, hud do jogo:
É uma limitação do próprio ReShade, por ser para qualquer jogo, é praticamente impossível diferenciar o menu e gameplay do jogo. Há uma solução para o menu do GTA III, GTA VC e GTA SA (no futuro pode haver mais jogos lá): ReShade Auto Toggle.

Como usar ENB Series junto com ReShade:
Renomeie o “d3d9.dll” do ReShade para algo, por exemplo “ReShade.dll”.
Abra o “enblocal.ini” e configure “ProxyLibrary=ReShade.dll”.

Como configurar o ReShade

Dentro do jogo, pressione a tecla Home (ou outra tecla configurada em “KeyMenu” no “ReShade.ini”).
Aparecerá a lista de todos os shaders instalados.
Enquanto você configura os shaders, desative o “Performance Mode” na parte debaixo da janela de configuração.

Por exemplo, eu ativei o shader “Tonemap” e na parte debaixo do menu fiz as configurações:
gta-sa-mod-reshade-tutorial-5699701
O “Tonemap” é um shader excelente para correções de cores, brilho etc e não causa impacto no desempenho do jogo.

Quando terminar de ativar e configurar os shaders, reative o “Performance Mode” e está pronto!

Na parte de cima do menu você pode criar um novo preset clicando no sinal de “+” e digitando o nome. Se você não criar um preset antes de configurar, será salvo no “DefaultPreset”.
Lá também você escolhe outros presets instalados.

A aba “Settings” há outras configurações, por exemplo ativar/desativar o salvamento de screenshots na pasta do jogo, trocar os comandos etc.

Enquanto na aba “Statistics” há dados do desempenho do jogo, inclusive quantos milissegundos cada shader custa para o processamento, assim você sabe dizer exatamente quanto cada shader está impactando no desempenho do seu jogo.

Dicas finais

  • Procure por novos shaders para ReShade na internet. Há muitos. No Setup você tem uma opção de adicionar novos repositórios do Github para uma instalação mais simples.
  • ReShade pode ser muito útil quando o seu jogo não tem uma boa solução de anti-aliasing. Além de FXAA, ReShade inclui um SMAA.
  • Outra boa utilidade são shaders de “sharpen” para aumentar a nitidez das texturas em jogos antigos. Só tente não exagerar, ainda que também afeta a interface do jogo.
  • Lembre-se que shaders podem ser úteis para outras coisas, não só “gráficos HD”, você pode por exemplo querer instalar um shader de cell shading / cartoon shading em jogos cartoon — infelizmente eu não consegui fazer ReShade rodar no The Simpsons Hit & Run. Se alguém conseguir, avise.
  • Lembre-se que você pode desinstalar os shaders que você não usa (para o jogo iniciar mais rapidamente) simplesmente abrindo o Setup, selecionando o jogo e deselecionando os shaders instalados.
  • Draw calls é uma das coisas mais importantes para o desempenho de um jogo (senão o mais importante), e na aba “Statistics” do ReShade você tem a visualização do número de draw calls. Isto é excelente para testar o desempenho de mods, principalmente de modelos, como carros. Você pode pesquisar sobre como diminuir draw calls (é basicamente usar menos materiais) e tentar diminuir esse número em seus mods. Em referência, uma cena normal do GTA V tem um pouco mais de 5 mil draw calls.
  • Baixe outros mods gráficos aqui na MixMods na lista de categorias na direita, por exemplo gráficos para GTA SA (há vários ótimos, inclusive configurações de ReShade).
Abaixo um raytracing “falso” (screen-space) sendo criado pelo Marty McFly:
Assim, teoricamente qualquer jogo que rode ReShade vai poder rodar um raytracing desses. O único lado ruim é que ele funciona com o conteúdo que está na tela.
No momento está disponível para apoiadores no Patreon dele. Em breve será grátis para todos, mas não faço ideia de quando.

90s Atmo v3.1 (RenderHook + ReShade) para GTA SA

Configurado por mim utilizando RenderHook.



No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

2 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments