Como tirar o lag do GTA

 
 

Tutorial: Como corrigir o lag do GTA

Ponto final.
 
Centenas de pessoas já tentaram (principalmente maus youtubers), e todas elas vinham sempre com as mesmas velhas promessas milagrosas, que por fim, não adiantavam nada com seus “kit ante legs”.
 
Devido a muitos pedidos, eu (Junior_Djjr) estou aqui fazendo um tutorial de como diminuir o lag.
 
Se você está aqui só para aumentar o limite de FPS do jogo, de 30 para 60, use MixSets.
 
Este tutorial foi escrito para GTA San Andreas, mas grande parte das coisas servem também para GTA Vice City e III, e até mesmo outros jogos.
 
Nota: Esta postagem é fonte primária — como praticamente todas deste blog — portanto se alguém em seguida fazer um tutorial com as mesmas dicas desta postagem, muito possivelmente foi uma cópia descarada.
 
 

 

O que é lag? FPS?

Muitas pessoas confundem lag com “mapa sumir”, o que uma coisa tem nada a ver com a outra (eu explico no fim deste tutorial)
 
Lag = Latency At Game = Latência no jogo = Atraso, demora.
Quando relacionado com “FPS”, é o “FPS baixo”, na qual o jogo demora mais para responder, assim tendo menos quadros quadros por segundo sendo mostrados no seu monitor.
 
FPS = Frames Per Second = Quadros Por Segundo = Quantos quadros do jogo são processados dentro de um segundo.
Quando um jogo — entre várias outras coisas como aplicativos — vai processar, ele faz todo o trabalho necessário e em seguida é mostrado mais um “quadro” (“frame”) no seu monitor. Quanto mais trabalho tem e mais lento é seu PC, mais demorará (mais atrasará!) para o trabalho ser concluído e mais um quadro ser mostrado no seu monitor. Assim tendo menos quadros por segundo.
 
Para diminuir o lag, nós temos que amenizar o trabalho do PC ao processar o jogo.
 
 

Seu GTA
 
Monte um GTA usando somente boas ferramentas
Estamos em 2017 falando de um jogo lançado em 2005. É uma década de mods, nós evoluímos, o que havia anos atrás hoje virou lixo, mas mesmo assim há blogs que continua postando os lixos do passado.
Peço que você nesse momento instale um novo GTA (não precisa apagar o seu atual) e siga a página:
 
Não use o GTA do TemDono
Isso já foi falado na página Primeiros passos para montar um GTA modificado.
O famoso GTA do “TemDono” vem já modificado, e isso é horrível, o certo é você baixar um GTA totalmente novo e colocar os mods que você quer, e o necessário, baseado na atualidade, e é para isso que aquela página serve. Use ela.
Pessoas que deixaram de usar o GTA do “TemDono” tiveram um aumento de uns 20 FPS.
Você pode baixar o GTA no blog Miscellaneous-C
 
Windows
As novas versões do Windows 10 (que vieram no Brasil com a Cortana e mudanças nos requisitos mínimos) é mais pesado do que os antigos. E não é só questão de GTA.
Eu particularmente no momento uso uma build de Julho de 2016 do Windows 10 Pro 64 bits, e o FPS do meu jogo está igual, ou até mesmo acima que o Windows 7 Ultimate 64 bits. Portanto, pode usar W10 sim.
Há também mais explicações sobre Windows — como alguns problemas, bugs etc — na Primeiros passos para montar um GTA modificado.
 
RunDLL32.exe Fix
Há pessoas que tiveram lag ao jogar GTA sem estar conectado com a internet, e o problema teve a ver com a RunDLL32. Bem estranho, não? Também corrige o jogo não iniciando as vezes.
 
Aumentar 20% do FPS
O GTA originalmente tem uma espera (delay) de 15 milissegundos entre um frame e outro, fazendo assim, propositalmente abaixar o FPS do jogo, deixar ele “respirar” durante 15 ms (possivelmente para não esquentar o PS2?).
O “frame delay” abaixa o FPS do seu jogo de 30, para 25. De 100, para 80… Remova ele!
O famoso “FPS Increaser” muito divulgado por maus youtubers faz exatamente isso, mas, para fazer tal coisa no seu jogo só é necessário 1 linha de código! E o FPS Increaser é um .exe que é necessário deixar aberto no seu PC enquanto joga, que inclusive anti-vírus dizem ter vírus. Estranho, não?
Se você usa FPS Increaser, apague-o imediatamente e passe um anti-vírus no seu PC. E ai de quem seja teimoso!
Use ferramentas de verdade que fazem a mesma coisa, e muito mais:
Baixar SilentPatch e/ou MixSets
 
Evite muitos arquivos .dff e .txd no ModLoader, prefira .IMG
Mods que substituem centenas arquivos .dff ou .txd, por exemplo, packs de texturas em HD, é recomendado instalar em um arquivo .img em vez de deixar todos os arquivos .dff e .txd dentro de pastas no modloader, caso contrário, pode ocorrer engasgos / stutter / lag spikes / travadinhas, principalmente em HDD, pois os arquivos ficam gravados em diferentes partes do disco e portanto mais difícil do arquivo ser encontrado e lido.
Por este motivo, mods aqui como SA Optimized Map e RoSA Project Evolved já estão montados em arquivos .img. Um editor .img recomendado é IMG Manager ou Alci’s IMG Editor, caso você ache necessário, pegue os arquivos .dff e .txd que estão no seu modloader e coloque numa cópia do seu gta3.img ou outro arquivo .img, mas eu recomendo fazer isso só caso você saiba o que você está fazendo, e faça backup. Só desfragmentar o HDD ajuda um pouco, mas não muito.
 
Mapa com texturas otimizadas
O nosso mod SA Optimized Map otimiza o uso de texturas do jogo, diminuindo muito as repetições, otimizando até 30% de uso do world streaming, diminuindo o uso de disco e RAM do jogo, fazendo o mapa carregar mais rapidamente, além de incluir mipmapping em todas as texturas e várias texturas melhores. Altamente recomendado.
  
Remover árvores
Se você quer realmente um grande aumento de FPS, dê uma olhada nisso!
O mod remove todas as árvores do jogo, e o FPS pula pra cima! É de longe a maior solução para remover o lag do GTA.
Você também pode achar interessante o mod LOD Vegetation, mas neste caso ele só aumenta o FPS caso você esteja usando árvores distantes com Project2DFX, pois ele faz isso com uma solução melhor usando LOD.
 
SilentPatch
Como já dei a dica: Use SilentPatch! Ele aumenta o FPS e também corrige vários bugs do jogo, inclusive bugs de FPS, como uns pequenos lags (os “lag spikes”).
 
MixSets
Como também já dei a dica: Use MixSets! Ele também aumenta o FPS, inclusive você pode escolher o limite de FPS no .ini dele.
“Ah, mas eu já instalei e não notei diferença / aumentou pouco”
É muito comum pessoas baixarem mods que prometem corrigir o lag, aumentar FPS etc e só abrirem o jogo, verem que continuou o mesmo FPS e reclamar.
MixSets é um mod onde você pode configurar ele para remover ou diminuir várias coisas do jogo, por exemplo, você pode diminuir o tamanho das poeiras do pneu do carro, assim irá corrigir o lag ao frear e derrapar com um carro. Assim como diminuir as faíscas, remover alguns efeitos do jogo etc.
É recomendado você mesmo configurar o .ini dele, removendo coisas que você acha que não faz falta para você. Geralmente o que pode aumentar o FPS está escrito na descrição coisas como “isso pode aumentar o FPS” etc.
Quanto mais coisa você remove do jogo, mais FPS você pode conseguir. Até mesmo diminuir o número de carros e peds na rua é uma boa melhora.
O MixSets tem até mesmo um aumento do uso do processador, assim como alguns game boosters fazem.
Nota: Há também várias funções que na verdade abaixam o FPS, como aumentar o número de carros, distância de visão deles etc.
Você possivelmente irá parar de ler este tutorial nesse momento para baixar e configurar o MixSets ao seu gosto. Dê atenção especial à ele, já que ele é um passo importante neste tutorial.
 
Fazer o GTA reconhecer mais RAM
GTA SA, VC e III são aplicativos 32 bits, ou seja, só reconhecem 2 GB de RAM, portanto, para o GTA não importa se você tem mais do que isso.
Mas há uma gambiarra que faz eles reconhecerem até 4 GB!!! Assim melhorando o desempenho do jogo, podendo corrigir lag e crash caso você use um jogo com muitos mods pesados.
 
Mip Mapping
O mipmapping é como um LOD para texturas, onde as texturas longe da câmera (ou num ângulo) abaixam a resolução, ficando com menos definição, dando um efeito suave sem serrilhado, mais bonito e realista, onde também diminui o uso da placa de vídeo.
Nota: Há também possibilidade de abaixar o FPS, já que isso aumenta o uso de memória RAM. Também, ao usar filtro anisotropic, o efeito pode ser mais bonito, mas pode tirar FPS também.
 
Mapa do PS2 + Correções
Um projeto que remove vários objetos do mapa para ficar igual ao mapa do PS2, onde no PS2 havia menos objetos (principalmente árvores) pois ele não aguentava. Ou seja, esse mod deixa o mapa do jogo mais leve removendo alguns objetos, como árvores, e assim aumenta o FPS do GTA.
Nota também que não é só bom por isso. O melhor do mod é que ele adiciona mais de 100 correções no mapa do jogo! Além de ter um pequeno aumento de FPS, o seu jogo ficará melhor!
 
Não use ENB Series
ENB Series é uma gambiarra, deixe de usar.
Você pode até conseguir um gráfico legal com ENB Series mais famosas como MMGE (não as “enb séries by juninhu dejota”), mas sempre dando lag. Na minha opinião, o melhor é desistir.
SkyGfx é um BOM mod gráfico que edita o funcionamento gráfico do jogo (não é gambiarra!) que é altamente recomendado e tira praticamente nenhum FPS (além de ser configurável, portanto você pode configurar removendo efeitos etc). Já foi inclusive considerado o melhor mod de script do mundo.
Se você tem placa de vídeo com shader model 3.0 ou superior, pode querer usar ColorMod, que tira absolutamente nenhum FPS do jogo:
 
Fique atento ao peso dos .dff
Arquivos .txd geralmente não afetam muito o FPS do jogo, mas afetam o tempo de carregamento (podendo dar uns “lag spikes”, ou seja, travadinhas). Mas o que mais importa é o .dff, que além deste problema, também é ao olhar pra um modelo pesado que realmente abaixará o FPS do seu jogo.
Depende muito do seu PC, mas geralmente carros de 3 ou menos MB de .dff são considerados “leves”.
É claro que também há outros motivos, principalmente nos carros brasileiros, que geralmente são mal feitos e eles fazem coisas inaceitáveis como modelar adesivos, onde cria um grande número de triângulos num espaço pequeno e arranca um FPS gigante (qual o sentido de modelar uma coisa que não tem profundidade?), assim como usar texturas de cores em full HD em espaços pequenos repetindo a textura múltiplas vezes onde aumenta o uso da placa de vídeo por ter que processar tantos pixeis próximos. Prefira carros modelados por pessoas que você acreditam que sejam boas, e principalmente carros convertidos de jogos, já que eles foram modelados por empresas profissionais que sabem o que fazem.
 
Cuidado ao baixar mods de script
Geralmente mods de script (cleo, asi etc) são realmente muitíssimos leves, mas há alguns que são mal feitos que geram vazamento de memória e operações repetitivas desnecessárias durante o gameplay que, ao usar vários mods assim, você pode sentir diferenças.
Vocês já devem saber que aqui na MixMods nós sempre tentamos postar bons mods de script. Mas há também os mods que são pesados por natureza, como o Real Traffic Fix que faz muitos cálculos pesados em todos os carros do mapa, portanto ele pode tirar um pouco de FPS — mas cá entre nós, o que o mod faz compensa ter esta pequena perda!
Não é nada fácil para um usuário leigo conseguir apontar que um mod cleo é pesado ou não, depende de muitas coisas, como o caso do Tuning Mod que é o maior mod cleo do mundo, e nem por isso ele tira FPS do jogo.
 
Configurações gráficas do jogo
Vamos agora tocar no óbvio:
Deixe seu jogo no Low (“Baixa”) indo no menu de opções gráficas avançadas no menu de pause. Onde lá você também pode, é claro, desativar o anti-aliasing (anti-serrilhado), e diminuir a distância de visão do mapa (draw distance), e até mesmo abaixar a resolução. Tudo isso pode diminuir o lag do seu jogo. Até mesmo as cores 16 bits (por exemplo 1280x720x16 é uma resolução com cores 16 bits) pode aumentar o FPS em PCs muito ruins (mas o jogo fica com cores estranhas).
 
Não ative V-Sync em PCs fracos demais.
O mod Windowed Mode (mesmo em tela cheia) força a ativação do V-Sync do jogo, é algo bom para melhorar a forma que o jogo é renderizado no seu monitor, mas pesa um pouco em PCs fracos, não use-o (mas assim haverá problemas com a tela do jogo no Windows 10+, como ao minimizar e fechar por erro). Caso mesmo sem ele, fique ativado o V-Sync, então procure desativar no painel de configurações do seu PC e jogos.
 
 
“Mas você não postou tal mod aqui que também aumenta o FPS”
Se você acha isso, possivelmente você na verdade está equivocado ou atrasado. Por exemplo o CrashFix é um mod conhecido por “retirar o lag”, mas na verdade o MixSets faz tudo o que ele faz e muito mais.
 
Se você acha que faltou algum mod ou dica que esqueci de colocar na lista, diga.
 
 

Seu PC
 
Entendendo
RAM: Você não precisa de muita RAM para jogar GTA SA sem ter problemas. Como eu disse, o jogo tem limite de 2 GB de reconhecimento e é possível aumentar para 4 GB, e até isso é difícil de chegar, devido ao jogo ser simples e antigo.
CPU: O processador do seu PC é muito importante pois é ele quem processa o jogo (uai!). Uma coisa interessante é que o jogo é single threaded, portanto se você tem um processador octa core, o GTA tá pouco se fodendo para isso! Ele só usa 1 core do seu processador, portanto, o que mais importa no seu processador em questões de GTA SA, VC, III e outros jogos antigos é “o quão potente é 1 core do seu CPU”, pois tudo, todo o jogo, todos os scripts, tudo será processado num só core, e todos os outros cores que seu processador tem serão inúteis. Nada adianta você ter um processador quadcore, sendo que o GTA usará somente 25% do seu processador. Você investir em processadores caros para jogar jogos antigos é jogar dinheiro fora.
GPU: Geralmente você vai precisar de boa placa de vídeo para o processamento de modelos e texturas, e foda-se os shaders. Portanto, podemos dizer que jogar GTA SA e outros jogos antigos em onboard tem mais custo benefício do que uma offboard (mesmo que offboard com certeza dará mais desempenho!), pois o GTA é um jogo antigo e necessita de pouca tecnologia para rodar bem.
SSD/HDD: (falarei na seção “Como corrigir o mapa sumindo no GTA” logo abaixo).
 
Tenha os drivers atualizados
Outra coisa óbvia:
Sempre tenha os drivers instalados e atualizados, principalmente, é claro, da sua placa de vídeo.
Procure no Google, há inclusive aplicativos que detectam automaticamente os drivers necessários, como Driver Booster, mas também os próprios sites das suas marcas oferecem aplicativos para fazer isso, na qual são os mais confiáveis e recomendados. E, é claro, isso não ajudará só no GTA e sim em todos os jogos.
 
Placa de vídeo em modo desempenho
Deixe a sua placa de vídeo em modo desempenho. Melhorará o desempenho em geral em todos os jogos, coisa geralmente pequena — geralmente só abaixam o filtro de textura e outras coisinhas, fazendo o mipmapping ficar mais borrado, meio feio inclusive.
Para fazer isso, o melhor é você mesmo procurar no Google como fazer tal coisa na sua placa de vídeo, já que isso pode variar muito (placas de vídeo NVidia são de um jeito, AMD de outro, Intel de outro etc, depende do seu PC).
 
Se você acha que faltou alguma dica que esqueci de colocar na lista, diga.
 
 

Como corrigir o mapa sumindo no GTA

Maus youtubers também batem muito nesta tecla, dizendo que isso tem a ver com lag. Nada a ver!
 
Motivo 1: O mapa some devido a ter batido o limite de uso de memória do jogo, geralmente ao usar muitos mods.
Solução 1a: Aumente o limite de memória usando MixSets (configuração “StreamMemory”).
Solução 1b: Deixe de usar mods de muito peso no HDD. Não dizendo de mods pesados para processar, mas mods pesados para serem carregados no disco do seu PC (sabe quando você baixa um mod que vem com .TXD de 10 MB? Então…).
Solução 1c: Abaixe a distância de visão (draw distance) no menu de pause, fazendo enxergar menos o horizonte do jogo.
 
Motivo 2: Limite de uso de memória muito alto.
Solução 2: Abaixe o limite… …Espera, mas não é o inverso do de cima? Sim! É que se você deixa o limite muito alto, mais mapa irá carregar, e assim o seu HDD pode não conseguir carregar todo o necessário, assim sobrecarregando, tentando carregar mais do que devia. O melhor é você usar o Stream Memory Counter para olhar o uso de memória do seu jogo para entender melhor o seu problema. Também faça testes, aumentando e diminuindo para ver o que é melhor para o seu PC.
 
Motivo 3: O mapa some devido ao seu HDD ser muito lento e não dar tempo de carregar.
Solução 3a: Compre um HD novo que tenha mais velocidade de leitura — de preferência um SSD, na qual é super veloz, mas também caro.
Solução 3b: Desfragmente o HD (ver Google).
 
Motivo 4: O FPS está alto
Solução 4: Limite o FPS. É sério, até no Readme.txt oficial do GTA San Andreas está falando:
Q: Why do the buildings in the world take time to catch up with me when I drive in a fast vehicle in a built up area?
A: Most likely you have disabled the Frame Limiter, or your Hard Drive is not supplying world data at a fast enough rate. Re-enabling the Frame Limiter will help this.
Ou seja, você jogar com FPS muito alto faz o mapa não ser carregado (e não o inverso, como você ouve dizer por aí), e a solução é limitar o FPS para o PC “respirar melhor”.
Por exemplo você está jogando em 80 FPS, use o MixSets ou Open Limit Adjuster ou algum outro para limitar o jogo a rodar uns 60 FPS, assim o jogo rodará melhor, mais estável e sem sumir o mapa. Caso rode em 40 FPS, limite para uns 30 FPS etc.
 
Solução mestre:
Eu criei um mod que corrige o mapa sumindo.
load-whole-map-show-gta-sa-8383856
Esta é uma solução definitiva que nunca ou quase nunca falha.
 
 
Veja também:
Eu fiz uma postagem com informações mais profundas (e um pouco técnicas, nem tanto) sobre desempenho do PC, especificamente, GTA. Legal caso você queira se aprofundar e aprender mais ainda:
 
 
 

 
 
Tutorial criado por Junior_Djjr – MixMods
Ao copiar conteúdo daqui deixar créditos, continuar com os mesmos links e deixar link visível da postagem de origem. Veja mais.
 
 


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments