SA Optimized Map (texturas otimizadas)

Mod que otimiza as texturas do mapa (mundo) do GTA San Andreas, diminuindo o uso de disco, fazendo-o carregar um pouco mais rápido e economizando em torno de 20~30% do uso de memória RAM usada no streaming.
  
Qual é o problema do jogo?
GTA SA funciona por arquivos .txd, que são conjuntos de texturas. Originalmente cada modelo .dff usa somente um .txd.
Quando mais de um arquivo .txd usa a mesma textura, é um custo inútil de carregamento e memória, afinal, multiplica o peso das texturas.
Para você ter noção, a textura ws_rooftarmac1 é repetida em mais de 100 arquivos .txd de Los Santos!

Qual foi a minha solução?
Eu usei scripts batch para identificar e separar as texturas mais repetidas de Los Santos, em seguida, as mais repetidas de cada região.
Eu removi as texturas mais repetidas do .txd original e movi elas para um .txd genérico/compartilhado.
Assim, eu liguei os arquivos .txd para cada região, e cada .txd de região também usa o genérico da cidade.
Para isso eu usei uma função pouco usada no GTA SA, mas muito usada no GTA IV: txdp.
Por exemplo, a textura ws_rooftarmac1 que antes se repetia por mais de 100 arquivos .txd, agora só é carregada uma única vez. Se esta textura pesa 1 MB, só ela traz uma economia de mais de 100 MB de peso de disco, carregamento e memória!
Aparentemente a Rockstar North planejava fazer isso, mas somente para ruas. Há no PS2, mas os .txd genéricos estão vazios.
  
Até o momento, eu fiz somente em Los Santos:
la_generic.txd, lase_generic.txd, lanw_generic.txd e lahills_generic.txd
  
Há pontos ruins?
Basicamente não há nenhum ponto ruim.
Se você instalar um mod que muda o arquivo .txd original do jogo, somente irá tirar a otimização daquele .txd, o que não é realmente um problema. Você pode colocar prioridade menor neste mod.
No entanto, perceba que não faz sentido ter este mod instalado e instalar um mod como RoSA, pois você não terá mais a otimização. O RoSA e Map Textures Fix serão adaptados para isso no futuro.
Outro benefício é que as principais texturas ficam num txd único, por exemplo, basta trocar a textura de rua do .txd compartilhado que toda a cidade é afetada ao mesmo tempo.
Também não substitui nenhum arquivo do jogo, somente .txd, não atinge nenhum limite, nem requer nenhum script ou plugin.
Ou seja, este mod é multiplataforma (exceto mobile), e é excelente para os limites do PS2!
  
Bônus:
Visto que eu tive todas as texturas separadas para recompilar, eu aproveitei para substituir todas as texturas pelas versões melhores presentes nos jogos GTA III de Xbox e Manhunt. Eu somente fiz isso com as texturas iguais, várias delas são de mesma resolução mas com menos artefatos de compressão, e outras são somente 2X mais definidas, ou seja, não pesa e continua combinando com o estilo do jogo. Em torno de 50 texturas foram melhoradas (o 20~30% de otimização já considera o uso delas).
Os arquivos também já vêm com mipmaps (que aumenta muito pouco o uso de RAM comparado com as originais, mas é essencial). Dica: se você não quer usar anisotropic filtering alto, abra o la_generic.txd com Magic.TXD e dê CTRL+C na textura telewires_law para tirar mipmaps dos fios, para assim não desaparecerem de longe.
  
Você é livre para incluir este mod em seus projetos, desde que deixe créditos claros com um link para esta postagem.
  
‎Autor: Junior_Djjr
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40 MB

Veja também:
Map Textures Fix (corrigir texturas erradas) — parcialmente compatíveis
[Fonte primária]
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