SA Optimized Map v3.1 (texturas otimizadas)

Atualizado 08/11/21 07:22
  • Corrigido interiores com sombras erradas.
  • Adicionado correções do Better Leftovers Fix nos interiores (gta_int.img), inclusive novas (como quadros da auto-escola).
  • Adicionado mais várias novas correções de texturas para o exterior, inclusive para a casa do CJ.
Atualizado 07/09/21 16:30
  • Corrigido todos os problemas de texturas trocadas (devido à texturas com mesmo nome).
  • Agora o mod vem em arquivos .img, para evitar engasgos / stutter / lag spikes.
  • Agora inclui todas as texturas do jogo com mipmaps (como aqui).
  • Agora inclui todas as texturas de veículos, armas, peds e mapa do radar reconvertidos do PS2 com Magic.TXD, ou seja, menos artefatos de compressão e corrigido alguns bugs do porte do PC (como hélices do Maverick e Skimmer pro SilentPatch). Também foi corrigido o mapeamento da Desert Eagle, e M16 de cutscene.
Atualizado 09/08/21 22:12
  • Corrigido a falta de transparência na textura de água de piscina.
Atualizado 09/08/21 07:50
  • Corrigido a última versão do mod vindo com arquivos .txd de LOD com texturas de alta resolução (o que diminuía a otimização do mod).
  • Corrigido a coloração da textura de rochas, e removido um remake ruim da textura de beco inicial do jogo.
  • Adicionado várias novas correções de texturas, principalmente para LOD (texturas low vistas de longe), principalmente o LOD de ruas que originalmente mostrava um leftover da versão PS2 das texturas.
  • O mod está fugindo do objetivo inicial (que era só otimizar), portanto eu e Jéssica estamos migrando este mod pra um novo projeto chamado “SA Definitive Map”, que adiciona todas as correções de mapa num só mod.
Atualizado 04/08/21 16:30
  • Corrigido Las Venturas sem textura na versão anterior.
  • Agora inclui texturas fontes originais em HD por toda San Andreas! (somente exterior) Mas redimensionadas para 256 ou 512, para não ficar pesado e não quebrar o padrão gráfico do jogo. São texturas originais em maior resolução presentes no próprio San Andreas, Vice City e GTA III de Xbox, Manhunt e diversas outras fontes encontradas após meses de pesquisa. Centenas de texturas foram trocadas pelas mesmas em melhor qualidade. Nenhuma textura foi inventada.
  • O mod está completamente recriado pela Jéssica Natália, e inclui todas as texturas do gta3.img com mipmaps. Los Santos agora é separado em mais regiões, na prática a otimização deu resultado semelhante.
  • Adicionado opção de texturas de pedestres, veículos, armas e radar do PS2. Edit 10:00: Corrigido um pedestre sem textura.
Atualizado 04/08/21
  • Jéssica Natália completou o mod, agora a otimização agora está presente em todo o mapa do jogo! Mas não inclui texturas mais HD.
  • Corrigido os .txd originais de Los Santos não removendo as texturas “BLOCK” e “BLOCK2” (devido a um erro do batch que não detectou elas).

Mod que otimiza as texturas do mapa (mundo) do GTA San Andreas, diminuindo o uso de disco, fazendo o mapa carregar um pouco mais rápido e economizando em torno de 20~30% do peso de carregamento no world streaming.
  
Qual é o problema do jogo?
GTA SA funciona por arquivos .txd, que são conjuntos de texturas. Originalmente cada modelo .dff usa somente um .txd.
Quando mais de um arquivo .txd usa a mesma textura, é um custo inútil de carregamento e memória, afinal, multiplica o peso das texturas.
Para você ter noção, a textura ws_rooftarmac1 é repetida em mais de 100 arquivos .txd de Los Santos!
 
Qual foi a minha solução?
Ideia inicial da Jéssica, eu construí a ideia e ela finalizou.
Foi usado scripts batch para identificar e separar as texturas mais repetidas de Los Santos, em seguida, as mais repetidas de cada região (por cada .ide).
Foi removido as texturas mais repetidas do .txd original e movido elas para um .txd genérico/compartilhado.
Assim, os arquivos .txd foram ligados para cada região, e cada .txd de região também usa o genérico da cidade.
Foi criado com uma função pouco usada no GTA SA, mas muito usada no GTA IV: txdp.
Por exemplo, a textura ws_rooftarmac1 que antes se repetia por mais de 100 arquivos .txd só em Los Santos, agora só é carregada uma única vez. Se esta textura pesa 1 MB, só ela traz uma economia de mais de 100 MB de peso de disco, carregamento e memória, só em Los Santos!
Aparentemente a Rockstar North planejava fazer algo parecido. Há no PS2, mas os .txd estão vazios.
  
gta-sa-san-andreas-optimized-map-textures-generic-7864741
  
Há pontos ruins?
Basicamente não há nenhum ponto ruim.
Se você instalar um mod que muda o arquivo .txd original do jogo, somente irá tirar a otimização daquele .txd, o que não é realmente um problema. Você pode colocar prioridade menor neste mod.
As novas versões do RoSA e Map Textures Fix já estão adaptadas. RoSA já tem este mod integrado portanto não precisa baixar.
Outro benefício é que as principais texturas ficam num txd único, por exemplo, basta trocar a textura de rua do .txd compartilhado que toda a cidade ou região é afetada ao mesmo tempo.
Também não substitui nenhum arquivo do jogo, somente .txd, não atinge nenhum limite, nem requer nenhum script ou plugin.
Ou seja, este mod é multiplataforma (exceto mobile), e é excelente para os limites do PS2! (mas pro PS2 é necessário redimensionar as texturas HD).
  
Bônus:
Aproveitamos para substituir todas as texturas pelas versões melhores presentes nos jogos GTA VC e GTA III de Xbox, Manhunt, o próprio GTA SA e incontáveis texturas fonte originais em HD encontradas em meses de pesquisa. Para não ficar pesado e não perder o estilo original do jogo, foram redimensionadas para 256/512px, e várias delas são de mesma resolução mas com menos artefatos de compressão. Centenas de texturas foram trocadas, nenhuma delas foi inventada. A inclusão delas diminuiu um pouco a otimização (uns 5%?), mas valeu a pena.
Em novas versões, também inclui centenas de correções, como algumas do Map Textures Fix e novas, principalmente em LODs (as texturas low vistas de longe) e leftovers.
gta-san-mod-sa-optimized-map-textures-fix-improve-1344391
Nota: Este mod inclui todas as texturas do jogo com mipmaps, e isto, além de várias texturas pouco mais definidas, aumenta o uso de memória do jogo, assim a otimização não é tão alta quanto poderia ser, mas o resultado visual vale muito a pena. Lembrando que anisotropic filtering deixa as texturas com mipmaps ainda melhores, mas tira um pouco de FPS.
 
É recomendado baixar o novo Map Textures Fix para mais correções.
Já inclui correções de interiores do Map Textures Fix e Better Leftovers Fix.
  
Atenção: Este mod já está incluído no Proper Fixes (modpack).
O download aqui está desatualizado e obsoleto, prefira o Proper Fixes.
  
‎Autores: Jéssica Natália, Junior_Djjr
Contém parcialmente: Map Textures Fix
download-baixar-4532137
300 MB
 
Recomendado usar junto com:
SkyGfx — várias correções gráficas, principalmente em texturas com transparência.
MixSets — força o uso do anisotropic filtering, deixando as texturas mais definidas.
  
Veja também:
[Fonte primária]


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments