Mipmapping

Atualização 06/12/16 
Adicionei tutorial de MagicTXD, substituindo o TxdGen.


Mipmaps é como um anti-aliasing para texturas que além de deixar o gráfico muito mais bonito e agradável, pode até aumentar o FPS do jogo diminuindo o uso da placa de vídeo.



As fotos deste post usam os seguintes mods:
Vegetação original em HD com palmeira compilada em DXT5;
Fixed Pre-Lighting;
SilentPatch com "TwoPassRendering=1";
Map Textures Fix; e
Skygfx.

Originalmente, o GTA SA só usa mipmapping em texturas de alguns chãos, mas neste post você verá o quão agradável o jogo fica ao colocar mipmapping em todas as texturas do GTA! Além do uso do Anisotropy.

Acredito que o GTA SA usou mip-mapping em poucas texturas pois ele aumenta 30% do tamanho do .txd, ou seja, os arquivos .txd de 1 MB ficarão com 1,3 MB ao aplicar o mip-mapping, este é o único ponto fraco do mip-mapping, onde não é um problema pra nossos PCs de vários GBs, mas era um grande problema na época do PS2.
De qualquer modo, quando eu coloquei mipmap no meu gta3.img inteiro o peso aumentou de 896 MB para somente 905 MB. Pouca diferença.


Abra a print e vai indo pro lado para ver melhor as comparações:

(ignore a grama na segunda foto)

Na última imagem pode se ver a correção do fenômeno chamado Moiré pattern.


Como funciona?
Mipmap é basicamente como um LOD para texturas na qual tem um efeito que lembra anti-aliasing. As texturas que estão longe da câmera ou num ângulo acentuado ficarão mais borradas, assim não ficarão serrilhadas.
Clique aqui para informações mais avançadas na Wikipedia.

Por que aumenta o FPS?
Como eu disse, é como um LOD, ou seja, é uma versão em baixa resolução da textura enquanto a mesma está longe.
Em uma textura sem mip-map, quanto mais longe ou inclinada ela está da câmera, e quanto menos resolução seu monitor tem, mais a placa de vídeo terá que pegar os pixels da textura, juntá-los e colocá-los num pixel só no seu monitor, deste modo, as texturas com mais resolução ocupando menor parte do monitor faz aumentar mais o uso da placa de vídeo, assim podendo causar perdas de FPS (é um dos principais motivos para mods de texturas HD darem lag).
É claro, isso não é exclusivamente para mapas, mas quaisquer modelos como carros mal modelados que colocam texturas de resolução grande demais em locais pequenos (muito comum em carros brasileiros).


No tutorial abaixo você aprenderá a colocar mipmaps em todas as texturas do seu jogo, e/ou em novos .txd de mods que você baixa etc.


Tutorial adicionar mipmaps no GTA SA

Nota: Para poder usar mipmapping no GTA Vice City é necessário baixar o ViceMips.

Baixe o MagicTXD.
E instale. :)

Arquivo único

Nele você pode adicionar mip-mapping em qualquer textura tudo dentro do próprio programa!
Simplesmente selecione a textura, press M, marque "Gerar mipmaps".

E pronto.

(lembre-se de deixar DXT1 sempre ativado para texturas sem transparência, e DXT5 para texturas com transparência. Diminui o peso do .txd)

Faça isso com quantas texturas quiser.

Conversão em massa

Para adicionar no arquivo todo, em vários arquivos ao mesmo tempo, ou até mesmo todo o seu gta3.img, ou outros .img, vá em "Conversão em massa" ("Mass conversion" in english?)

E configure a tela como você bem entender.
Não precisa de muita explicação pois está todo o programa está traduzido para português, ou espanhol etc etc.
Mas eu particularmente uso esta configuração:

Você pode querer marcar o "Melhorar filtragem". Eu não marquei pois numa versão (bem) antiga do programa causou bugs e não sei dessa. Enfim.

Em cima, em "Pasta do jogo:" ("Game directory" in english?) você deve colocar "a pasta onde tem os arquivos originais" (não literalmente a pasta do jogo, ok?). E embaixo em "Pasta destino:" você tem que colocar a pasta onde você quer que seus arquivos com mip mapping vão ficar.

Por exemplo:
Pasta do jogo: "E:\Documents\GTA San Andreas\convert"
Pasta de destino: "E:\Documents\GTA San Andreas\modloader\mipmapping"

Por exemplo, eu coloquei meu gta3.img na pasta "E:\Documents\GTA San Andreas\convert", e movi uns mods de texturas para lá também (como o Map Textures Fix e Texturas Originais em HD). Deixei tudo lá dentro desta pasta, bagunçado mesmo.

Quando eu clicar em "Converter" ("Convert", in english) irá começar a converter os arquivos lá dentro e colocá-los na pasta de destino.

Na tela irá mostrar uns progressos, se você saber o básico de inglês irá entender se deu tudo certo, ou se deu erro, e qual foi o erro etc.

Nota: Pode demorar um tempinho para terminar... Depende do seu PC, e quantidade de arquivos lá.

Quando tudo terminar, os arquivos convertidos para mipmapping estarão na pasta "E:\Documents\GTA San Andreas\modloader\mipmapping", prontinhos para o ModLoader carregá-los.

Antes de testar dentro do jogo, dê uma olhada se os arquivos estão lá mesmo. Se não estão, ou é porque não terminou ainda, ou é porque deu algum erro. Então dê uma olhada na tela do programa, como eu falei.

(leia também a seção "Informações Extras" abaixo!)





Anisotropic Filtering
OK! Já temos o mip-mapping, mas como melhorá-lo deixando-o menos borrado? Afinal, como mostrado na print acima, sem anisotropic a textura fica mais borrada do que o normal.


Antes: Anisotropic tira um pouco de FPS! Você pode optar por não ativá-lo ou ativar somente 2x, 4x etc ao invés de 16x como mostrado.
A ativação do Anisotropic é opcional, mas recomendada por corrige bugs como ESTE.

Como ativar o AF:
Geralmente o "modo de desempenho" da sua placa de vídeo desativa o anisotropic, portanto, remova a placa de vídeo do modo de desempenho (isso pode ativar outras coisas da placa de vídeo que também pode tirar FPS), e/ou use o painel de sua placa de vídeo para configurar manualmente qual anisotropic que você quer, ou então deixar usar as configurações do aplicativo ("very high" do GTA SA usará 16x).
Devido a existir incontáveis placas de vídeos diferentes, não irei ensinar aqui como fazer isso em sua placa de vídeo, basicamente é abrir o painel da placa de vídeo e configurar lá, se você não sabe como fazer isso procure no Google como configurar a filtragem anisotrópica da sua placa de vídeo.
Importante: Anisotropic Filtering somente funciona no "High" ou "Very High"!!! - "Oh, mas eu não quero sombras e grama" - Tudo bem, basta usar o Mix Sets e colocar "1" em FcStaticPedSha, FcStaticVehSha e DisaGrass para desativa-las.



Informações Extras:

Importante: No caso do gta3.img (ou outro .img), você pode substituí-lo na pasta Models (antes faça backup!)(ou coloque no Modloader mesmo...), ou caso você usou o programa com "Reconstruir arquivos IMG" desmarcado, irá criar a pasta "gta3_archive" (ou algum nome assim), basta colocá-la dentro do Modloader também, mas lembre-se que usando o Modloader para isso você deve configurar a pasta para ter baixa prioridade!
Se você ainda não sabe como deixar a pasta em baixa prioridade: Clique aqui e leia a seção .Priority! Recomendo colocar prioridade 1, por exemplo deixar a pasta em "modloader\gta3_archive" e colocar no modloader.ini "gta3_archive=1". Leia lá o tutorial do .Priority para mais informações.

Se você não usou o programa num arquivo .img mas sim em um ou vários arquivos .txd, simples, basta pegar os arquivos .txd da pasta de destino e instalá-los normalmente substituindo os anteriores do seu tal mod, não há mistérios.


Dica: Sinta-se à vontade em mip-mappear todos os .txd que você baixa, até mesmo packs de texturas inteiros, exceto coisas de hud etc, roupas (player.img ou novas que você baixa) não são compatíveis até o momento, portanto terá crash caso tentar adicionar.
Lembre-se também mip-mappear o gta_int.img (na qual tem as texturas dos interiores!)

RoSA Project é um pack de texturas incrível, mas são texturas extremamente detalhada e sem mip-mapping, ao colocar o mip-mapping nelas deixará muito mais bonito e leve. Foi relatado que Skygfx também deixou tais packs de texturas mais leves. Alguém confirma?

Se você não ver diferença: Verifique tudo, a instalação etc. Caso as texturas estão todas serrilhadas, use Mix Sets com "BlackRoadsFix=1" dentro do Mix Sets.ini, e junto o Black Roads Fix do DK. Ao usar estes dois mods juntos, o jogo será forçado a ativar o mip-mapping.

Bugs: Como eu disse antes, se não usar anisotropic, terá ESTE bug nas texturas com alpha/transparência. Se você não deseja usar anisotropic, você pode manualmente remover a instalação de mip-mapping nos arquivos de fios etc, veja nos comentários deste post a lista.
Evite converter seus .TXD, instalar, ver problemas, recolocar os arquivos na pasta txdgen_in e reconverter para tentar corrigir. Sempre converta os arquivos "originais".




Tutorial escrito por mim, Junior_Djjr (MixMods).
Agradecimentos ao TJGM por me apresentar esta dica e do próprio The_GTA (criador do MagicTXD) pelo apoio desta postagem.

Um autodidata polímata. Amante de computação, música, desenvolvimentos e ciências em geral. Ibitinga - SP

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Nota: Envie sugestões de postagens neste link. Caso problemas, use a Lista de Crash.
40 Comentários


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40 comentários:
Junior_Djjr

Virei fã do Lance Williams.

p.alexandre

Basta não add "Mipmapping" e nem "Anisotropic" nos arquivos que vou mostra que fica ótimo. todos os fios é preservado...

cables_sfe
cables_sfn
cables_sfw
cunte_wires
cuntywire
cw_wires2cs_t
des_wires
desn2_alphabits
eastlstr_lae2
eastlstr2_lae2
hub_alpha
laealpha
lahills_wiresnshit3
telegraph
telewirelawn
vegasneon
vegasntwires
vgntelepole
vgseneonwires
vgsstwires
vgstlgraphpole
wires_sfs
wiresetc_las
wiresetc_las2
wiresetc2_las

Guilherme Henrique

Muito bom , só MixMods mesmo pra fazer um texto tão bem detalhado explicando as coisas :)

mksDan

Aqui crashou e apareceu isso:
0x4484bf
0x43f7fb
0x42c679

Esse Visual Studio 2013 redistributable x86 funciona no Win XP 32 Bits? É que a net aqui é com franquia limitadíssima então é tenso pra ficar testando .-.

Breno Da Silva Pereira

por isso que nunca pegava aqui tinha que ter uma placa de vídeo x_x

isaac wolf

Si eu por a pasta models toda fuciona ?
Obs: sempre que eu baixava o txdgen quando eu ia executar o Txdgen ele pedia o msvcr120 , num ta faltando no download nn ?

Elton César

faz sinante

Chamone 89

Vejo vários comentários em 13:01 do dia 17 '-'

Amilton

o post foi atualizado e não criado
agora foram deletados para não confundir blz

Amilton

como se vc não tivesse uma

Renato Russo

Mipmapping corrige texturas que ficam com pontos cintilantes, não corrige?

Junior_Djjr

Vlw, mesmo que eu ainda prefira adicionar anisotropic para corrigir os fios (mais fácil, rápido e melhora o resto da qualidade também, e aqui não tira nenhum FPS)

Agora, se alguém realmente tem perda de FPS com anisotropic seria bom msm não usar e assim remover estes arquivos da pasta

Junior_Djjr

Qual bug eh este q vc citou? Alguma print?

Junior_Djjr

Mano, vc não leh nada

Antes de atualizar o post logo embaixo do botão de download estava "Se pedir .dll baixe o visual c++" com o link de download dele, dentro do leiame.txt tbm estava falando a exata msm coisa com o link de download, e no topo do tutorial tbm estava falando a mesma coisa, TRÊS VEZES e vc não viu, inacreditável...
Eu até achei q eu tinha exagerado em repetir isso três vezes e coloquei somente no leiame com um aviso "leia o leiame"

E tbm está no post falando sobre colocar mipmapping no player.img, vehicles.txd, particle.txd e .txds de coisas da tela como hud, TAH TUDO JAH ESCRITO, eh soh ler, eu demorei umas 5 horas pra digitar e organizar esse post pra deixar tudo esclarecido mas ninguém leh

Junior_Djjr

http://mixmods.blogspot.com.br/p/lista-de-crash-e-solucoes.html

E claro q funciona, de qualquer modo lembre-se de ter o Windows XP sp3, pois o 2 ou mais antigo eh incompatível com muita coisa (mas deve ser incompatível com esse programa sim)

Mister Black

Meu TXDgen ele abre o prompt e fecha rapidamente (já tentei com e sem adiministrador)

Renato Russo

Sabe aquela textura da real lombard street? que tem na mix? quando eu anda da tipo um efeito eletrizante na textura

Robson Martins

Gostaria de reportar um bug no mod "Tênis nos fios de eletricidade" (tossed shoes by Camil1999) postado aqui. Este mod de alguma maneira remove a colisão e o modelo de uma rua atrás do estádio de San Fierro, deixando-a apenas com o LOD. A rua fica localizada do lado da entrada do estádio (onde há uma grande bola de football) próximo a Missionary Hill.

Junior_Djjr

Eh bem estranho esse tipo de bug
Acredito q não soh este, mas outros mods de .ipl ou outros arquivos, eu jah vi bugs assim desde 2011, se conseguir mais infos avise

Skinny Skull

Eu li a rotina do Junior e queria saber como ele trabalha, cara como tu ganha dinheiro? fazendo mod? Pq se acorda responde no forum, no face, no blog, na gta inside, na BMS, talvez edita algum mod, faz post etc. só queria saber

Junior_Djjr

Domingo fiquei sem net chegando madrugada e por isso eu não postei na MixMods

Segunda, acordo 2 da tarde, como, tomo banho e vou pro dentista
Volto as 5 (o caminho do sítio à cidade eh quase 30 min, e a gente aproveitou pra fazer mais umas coisas na cidade e pah), quando volto, leio e respondo amigos no facebook (inclui namorada), onde isso faz continuar a conversar com eles durante horas, dae fico conversando com umas 3~5 pessoas ao msm tempo, e ao msm tempo aprovando e respondendo todos os sei lah quantos comentários da MixMods (uns 50 por dia, chegando até 100 em fins de semana), e como sempre, termino de aprovar e jah tem mais pra aprovar (eh quase infinito), saio, respondo email, continuando a falar com pessoas no facebook, depois dou uma olhada no grupo do Tuning Mod pra ver se não tem mais caras indo lah brigar sobre assuntos de modelagem, e continuando a conversar no facebook e tirar umas ideias sobre o 2NTD no chat em grupo no face ao msm tempo q ajudo o Amilton a revisar e reformato todo o post da documentação dos OVNIS eis q finalmente tah quase chegando madrugada pra postar um mod..... cai a energia pois começou a chover (normal aqui no sítio, quase sempre fico sem energia quando chove), segundo dia sem postar mod

Terça-feira, acordo 2 da tarde, como, tomo banho e vou pro dentista
Volto as 4 e faço tudo e novo, respondendo pessoas e tudo, e teve críticas dizendo q a MixMods tah piorando por atualmente soh ter atualizações de mods e dias sem mods, resolvi baixar um mod grande q eu tava querendo postar há tempão, quase 400 MB, mas fui baixando parte, tava lento demais e desisti, resolvi criar o mod do dia, tentei arrancar a roda do carro pra ver, nada, tentei corrigir quando o carro explode e somente a roda da esquerda dianteira sai ao invés de ser aleatório, nada tbm, tentei ver se tinha como terminar algum mod como ECG e Mix Sets mas ainda falta muito, pensei em postar as armas q recompilei em mipmapping e DXT5 mas lembrei q falta mais árvores pra fazer isso, pensei em então postar o Vortex q converti do Battlefield 4 ou o Sweeper q tbm "converti", mas ambos faltam anims e ainda não sei como fazer para corrigí-las, tbm a nova versão do Real Traffic Fix mas ele tah com um bug deq alguns carros (Savanna e Sentinnel) ficam parados no meio da rua, então resolvi pegar umas funções do MixSets e lançar em mod separado melhorando mais coisas e talz, uma coisa q tbm demorou mais algumas horas mas foi até rápido

Quarta-feira, mais uma vez indo pro dentista, volto 5 da tarde, tudo de novo, onde inclui falar sobre 2NTD e a série q eu e Amilton vamos fazer na MixMods, ao msm tempo querendo continuar a modelagem da próxima quadra do 2NTD mas abri aqui e tah parado até agr sem mexer em nada.... e ainda não faço a mínima ideia doq e quem vai postar hoje

mksDan

Valeu

Anderson S.

(sim, eu li tudo isso)

Renato Russo

Deixa agora que vi o bug num,a das prints é aquilo que foi corrigido na cerca elétrica

Skinny Skull

Mas você trabalha? pega algum dinheiro?

Junior_Djjr

Soh o dinheiro q ganho na MixMods, oq eh pouco, soh eh uma quantia considerável por causa da alta do dolar atualmente assim em todos estes meses desde q coloquei adfly ganhei quase 500 reais (e Amilton 100 reais)

Eu por um fio ganhei emprego em web design na WIGAM, prometeram me chamar mas a crise pegou no msm mês, agr eh soh desemprego, empresas fechando etc... Ter emprego agr nem pensar, espero q quando a crise acabar eu ainda tenha chances de entrar lah (o dono curtiu a MixMods msm quando tinha um design bosta da porra, se ele vesse como está agora adoraria...)

Eu soh fiz curso de administração e web design (onde aprendi bosta nenhuma, eu tinha q ensinar o professor), se eu for fazer faculdade, farei de ciência da computação, verei ainda

Nação Azurra

Boa

Junior_Djjr


Foi criado sim, e não foi nada deletado

Guilherme Henrique

Como faz pra fazer funcionar no GTA 3? mesmo alterando jogo de destino pra GTA3 o programa abre e fecha .

Amilton

bota o gta3 na pasta de entrada

Unknow

Dando crash com as texturas mipmappeadas, sem log no scr.

Amilton

err.... scrlog vai gerar log de cleos crashando, nunca que iria dar log de texturas
modloader.log?

Gato de Bigode

cara aki ta pedindo o msvcr120.dll ja baixei isso aki no site mas nao funcionou cntinuou pedindo oque eu faço

Junior_Djjr

Alguma coisa tah errada, não era pra continuar pedindo...

Ailton Power

funciona no meu pc sem placa de vídeo externa? ou é melhor eu nem tentar?

Nathan Tertulino

Você passou os arquivos que quer mip mapear para a pasta "txdgen_in"? Se não, é por isso.

Coe ­

provavelmente você instalou o x64 e o GTA pede o x86, instale os dois por via das dúvidas

Isso já aconteceu comigo em outros jogos

Informação Digital.

Tudo OK aqui! Ótimo post e um ótimo conteúdo, parabéns a todos que fazem parte da Mixmods! Vlw

Gajeeel Redfox

desculpe ;-;

Liga da Zueira

E "Unknow" nunca mandou o "modloader.log"...