Atualizado 08/11/21 07:22
- Corrigido interiores com sombras erradas.
- Adicionado correções do Better Leftovers Fix nos interiores (gta_int.img), inclusive novas (como quadros da auto-escola).
- Adicionado mais várias novas correções de texturas para o exterior, inclusive para a casa do CJ.
Atualizado 07/09/21 16:30
- Corrigido todos os problemas de texturas trocadas (devido à texturas com mesmo nome).
- Agora o mod vem em arquivos .img, para evitar engasgos / stutter / lag spikes.
- Agora inclui todas as texturas do jogo com mipmaps (como aqui).
- Agora inclui todas as texturas de veículos, armas, peds e mapa do radar reconvertidos do PS2 com Magic.TXD, ou seja, menos artefatos de compressão e corrigido alguns bugs do porte do PC (como hélices do Maverick e Skimmer pro SilentPatch). Também foi corrigido o mapeamento da Desert Eagle, e M16 de cutscene.
Atualizado 09/08/21 22:12
- Corrigido a falta de transparência na textura de água de piscina.
Atualizado 09/08/21 07:50
- Corrigido a última versão do mod vindo com arquivos .txd de LOD com texturas de alta resolução (o que diminuía a otimização do mod).
- Corrigido a coloração da textura de rochas, e removido um remake ruim da textura de beco inicial do jogo.
- Adicionado várias novas correções de texturas, principalmente para LOD (texturas low vistas de longe), principalmente o LOD de ruas que originalmente mostrava um leftover da versão PS2 das texturas.
- O mod está fugindo do objetivo inicial (que era só otimizar), portanto eu e Jéssica estamos migrando este mod pra um novo projeto chamado “SA Definitive Map”, que adiciona todas as correções de mapa num só mod.
Atualizado 04/08/21 16:30
- Corrigido Las Venturas sem textura na versão anterior.
- Agora inclui texturas fontes originais em HD por toda San Andreas! (somente exterior) Mas redimensionadas para 256 ou 512, para não ficar pesado e não quebrar o padrão gráfico do jogo. São texturas originais em maior resolução presentes no próprio San Andreas, Vice City e GTA III de Xbox, Manhunt e diversas outras fontes encontradas após meses de pesquisa. Centenas de texturas foram trocadas pelas mesmas em melhor qualidade. Nenhuma textura foi inventada.
- O mod está completamente recriado pela Jéssica Natália, e inclui todas as texturas do gta3.img com mipmaps. Los Santos agora é separado em mais regiões, na prática a otimização deu resultado semelhante.
- Adicionado opção de texturas de pedestres, veículos, armas e radar do PS2. Edit 10:00: Corrigido um pedestre sem textura.
Atualizado 04/08/21
- Jéssica Natália completou o mod, agora a otimização agora está presente em todo o mapa do jogo! Mas não inclui texturas mais HD.
- Corrigido os .txd originais de Los Santos não removendo as texturas “BLOCK” e “BLOCK2” (devido a um erro do batch que não detectou elas).
Mod que otimiza as texturas do mapa (mundo) do GTA San Andreas, diminuindo o uso de disco, fazendo o mapa carregar um pouco mais rápido e economizando em torno de 20~30% do peso de carregamento no world streaming.
Qual é o problema do jogo?
GTA SA funciona por arquivos .txd, que são conjuntos de texturas. Originalmente cada modelo .dff usa somente um .txd.
Quando mais de um arquivo .txd usa a mesma textura, é um custo inútil de carregamento e memória, afinal, multiplica o peso das texturas.
Para você ter noção, a textura ws_rooftarmac1 é repetida em mais de 100 arquivos .txd de Los Santos!
Qual foi a minha solução?
Ideia inicial da Jéssica, eu construí a ideia e ela finalizou.
Foi usado scripts batch para identificar e separar as texturas mais repetidas de Los Santos, em seguida, as mais repetidas de cada região (por cada .ide).
Foi removido as texturas mais repetidas do .txd original e movido elas para um .txd genérico/compartilhado.
Assim, os arquivos .txd foram ligados para cada região, e cada .txd de região também usa o genérico da cidade.
Foi criado com uma função pouco usada no GTA SA, mas muito usada no GTA IV: txdp.
Por exemplo, a textura ws_rooftarmac1 que antes se repetia por mais de 100 arquivos .txd só em Los Santos, agora só é carregada uma única vez. Se esta textura pesa 1 MB, só ela traz uma economia de mais de 100 MB de peso de disco, carregamento e memória, só em Los Santos!
Aparentemente a Rockstar North planejava fazer algo parecido. Há no PS2, mas os .txd estão vazios.
Há pontos ruins?
Basicamente não há nenhum ponto ruim.
Se você instalar um mod que muda o arquivo .txd original do jogo, somente irá tirar a otimização daquele .txd, o que não é realmente um problema. Você pode colocar prioridade menor neste mod.
As novas versões do RoSA e Map Textures Fix já estão adaptadas. RoSA já tem este mod integrado portanto não precisa baixar.
Outro benefício é que as principais texturas ficam num txd único, por exemplo, basta trocar a textura de rua do .txd compartilhado que toda a cidade ou região é afetada ao mesmo tempo.
Também não substitui nenhum arquivo do jogo, somente .txd, não atinge nenhum limite, nem requer nenhum script ou plugin.
Ou seja, este mod é multiplataforma (exceto mobile), e é excelente para os limites do PS2! (mas pro PS2 é necessário redimensionar as texturas HD).
Bônus:
Aproveitamos para substituir todas as texturas pelas versões melhores presentes nos jogos GTA VC e GTA III de Xbox, Manhunt, o próprio GTA SA e incontáveis texturas fonte originais em HD encontradas em meses de pesquisa. Para não ficar pesado e não perder o estilo original do jogo, foram redimensionadas para 256/512px, e várias delas são de mesma resolução mas com menos artefatos de compressão. Centenas de texturas foram trocadas, nenhuma delas foi inventada. A inclusão delas diminuiu um pouco a otimização (uns 5%?), mas valeu a pena.
Em novas versões, também inclui centenas de correções, como algumas do Map Textures Fix e novas, principalmente em LODs (as texturas low vistas de longe) e leftovers.
Nota: Este mod inclui todas as texturas do jogo com mipmaps, e isto, além de várias texturas pouco mais definidas, aumenta o uso de memória do jogo, assim a otimização não é tão alta quanto poderia ser, mas o resultado visual vale muito a pena. Lembrando que anisotropic filtering deixa as texturas com mipmaps ainda melhores, mas tira um pouco de FPS.
É recomendado baixar o novo Map Textures Fix para mais correções.
Já inclui correções de interiores do Map Textures Fix e Better Leftovers Fix.
Atenção: Este mod já está incluído no Proper Fixes (modpack).
O download aqui está desatualizado e obsoleto, prefira o Proper Fixes.
Autores: Jéssica Natália, Junior_Djjr
Contém parcialmente: Map Textures Fix
300 MB
Recomendado usar junto com:
SkyGfx — várias correções gráficas, principalmente em texturas com transparência.
MixSets — força o uso do anisotropic filtering, deixando as texturas mais definidas.
Veja também:
[Fonte primária]
Alguém teria o arquivo do mod upado em outro lugar? Esse está muito lento (Eu não quero usar o Proper Fixes porque ainda não está adaptado para o SAMP) e gostaria de baixar o mod
Que país você é? Brasil mesmo?
How can i add this to the original ps2 version?
Need to recreate, because PS2 uses a lot of different txd.
How to get rid of white textures on SAMP? Please help me
Reading the readme.
Grandioso mod, probé en computadoras de cartón y se nota la optimización, además de verse mas bonito. Muchas gracias a vos y los que hicieron esto posible
Deberías agregar una opción para el SAMP con el archivo samp.ide ya incluido, así solamente copia y pegan la gente que es inexperta o le da flojera leer los pasos
PD: el samp.ide es el mismo para todos los SAMP de la versión 0.3.7(incluido el DL), lo usan todos
Cierto aun soy un poco novato en poner mods, resulta que cuando pongo el mod desaparecen las texturas en el samp
OBS:
si hay algun error pido disculpas, lo estoy haciendo a traves del traductor de google
Eu aposto que você tentou instalar no SAMP a versão que não é para SAMP.
Te falta hacer el paso de editar el samp.ide
É compativel com o RoSA Project Evolved?
????
Foi deixado bem claro no post do RoSA Evolved que o Optimized Map já está incluso.
Respondendo a sua pergunta abaixo, também outra pergunta óbvia, não ficou claro o suficiente que esse mod já contém mipmaps?
É compativel com Mip Mapped IMG?
O download ta muito lento,tem como colocar outro link de download pf?