CLEO+

Atualizado 27/08/20
Corrigido o ADD_CLEO_BLIP não aparecendo o ícone no menu de pausa caso esteja longe dele. Pouco importante.
  
Atualizado 13/07/20
Corrigido o "RENDER_OBJECT" ficando distorcido ao esticar um objeto rotacionado na diagonal. Pouco importante.
  
Atualizado 12/07/20
16 novos comandos adicionados. Sendo eles:
CREATE_RENDER_OBJECT_TO_CHAR_BONE, DELETE_RENDER_OBJECT, SET_RENDER_OBJECT_AUTO_HIDE, SET_RENDER_OBJECT_VISIBLE, SET_RENDER_OBJECT_POSITION, SET_RENDER_OBJECT_ROTATION, SET_RENDER_OBJECT_SCALE, GET_PICKUP_THIS_COORD, GET_PICKUP_MODEL, GET_PICKUP_POINTER, GET_PICKUP_TYPE, ADD_CLEO_BLIP, REMOVE_CLEO_BLIP, SET_CHAR_COORDINATES_SIMPLE, IS_GAME_FIRST_START, GET_CURRENT_SAVE_SLOT.
Em destaque, os "RENDER_OBJECT" que possibilita renderizar modelos nas partes dos corpos das pessoas, semelhante ao Helmet Mod, sem criar objetos, assim não causando nenhum bug anterior, e ilimitado. Com isto é possível criar até um "Tuning Mod" para pessoas muito facilmente (veja, veja), até mesmo personalizar armas. Também o "CLEO_BLIP" que é um sistema de ícones no radar separado do original: não fica salvo no jogo salvo, não atinge limites, e possibilita cor RGBA. Eu espero que este mod seja atualizado com isto. Eu também adicionei vários comandos para ter melhor controle dos pickups do jogo.
Em geral, eu fiz esta atualização para 2 mods importantes que vou lançar em breve.

Introdução
TLDR: Se você está aqui pois algum mod precisa disto para funcionar, simplesmente baixe, instale, e seja feliz. Você não precisa ler tudo.

Infelizmente o desenvolvimento da CLEO esteve lento nos últimos anos. A CLEO 4 foi lançada em 2010, e ainda não há previsão para CLEO 5.

MoonLoader é mais avançado que CLEO, mas até hoje instável e pouco evoluído.
plugin-sdk (mods .asi normalmente o usam) é super avançado, mas não é adequado para pessoas iniciantes e mods simples.
CLEO ainda é importante e precisamos de algo equivalente à uma CLEO 5.
NewOpcodes.cleo é o mais próximo que chegamos, mas não ficou tão famoso e usado. Na minha opinião, ele errou em focar na adição de coisas avançadas, pois quem quer criar mods avançados, vão preferir o plugin-sdk, não CLEO.

O que é?
CLEO+.cleo (ou CLEOPlus) é uma adição à CLEO 4 que adiciona novos opcodes/comandos.
É somente um plugin que vai na pasta CLEO.

O foco está em resolver limitações básicas da CLEO e facilitar que pessoas consigam criar mods com mais qualidade facilmente.
Recomendado para GTA3script, mas também adaptado para Sanny Builder.


O que resolve?
Você pode não saber, mas criar mods com a CLEO atual ainda há limitações sem sentido que requerem o uso de manipulação de memória (algo que iniciantes se espantam e o resto se irrita).
Por exemplo, não há como diferenciar uma bicicleta de uma moto, ou uma arma branca de uma arma de fogo. Isto faz com que modders medianos ou avançados usem leitura de memória (algo chato que deixa o código horrível), e iniciantes usem checagens de IDs (que não é uma boa prática, pois as pessoas podem adicionar carros e armas sem substituir, ou fazer alterações drásticas etc).

CLEO+ adiciona opcodes/comandos para facilitar estas ações básicas, como checar se uma pessoa, carro ou objeto é aleatório ou controlado por script/missão, pegar o clima atual, resolução da tela, corrigir sprites esticadas em monitores widescreen, pegar o volume do áudio para corrigir o volume dos mods que tocam sons, pegar sensibilidade do mouse, checar se está no SAMP, cutscene ou missão etc.
Em geral, os scripts ficam muito mais fáceis de serem criados.

Também, já inclui o FixSittingCarOpcode.cleo e CoopOpcodes.cleo — não precisa tê-los instalados. Há também alguns poucos comandos do NewOpcodes.cleo. CLEO+ não faz nada no seu jogo além disso, somente adiciona funções para serem usadas em mods CLEO.
Eu (Junior_Djjr) sou quem mais criou mods de script para GTA no mundo até hoje, só em CLEO foram centenas. Eu tenho minimamente noções práticas do que falta na CLEO, e quero usar o CLEO+ para melhorar isto.
Ainda não há o aumento de limite de variáveis, pois eu acho que o melhor é que isto seja incorporado diretamente na CLEO. Mas ainda há algo que ajuda...

Quais são os destaques?
Além do que foi citado logo acima, há algumas soluções de destaque.
Você pode criar objetos sem que eles fiquem presos no seu jogo salvo, o mesmo para a criação de carros estacionados. A solução sempre foi simples, mas agora ficou mais amigável para iniciantes.
Renderizar modelos em partes específicas do corpo das pessoas, sem criar objetos. Se você já tentou fazer pedestres segurarem objetos no GTA SA, conhece a dor de cabeça. Tudo foi corrigido com um sistema completamente novo, semelhante ao Helmet Mod, ou seja, uma renderização direta, e ilimitada. Você pode criar um CJ Megazord com prédios se quiser.
Blips (ícones no radar) sem ficar presos no jogo salvo e sem atingir limites do jogo. Finalmente você pode criar ícones no seu mod sem se preocupar com nada. Também possibilita cor RGBA.
Corrigir o brilho, altura do chão e fade-in na criação de uma pessoa, num só comando. Assim a pessoa é criada sempre corretamente no chão (inclusive compatível ao criar em interiores e embaixo de pontes), com iluminação correta (sem mais aquele bug de pessoas sendo criadas brilhando), e a aplicação de um aparecimento suave, como funciona em pedestres aleatórios criados na rua.
Todas as funções de ease do tween.js, que você pode visualizar no easings.net. Deste modo você pode criar animações de movimento em objetos, câmera, interface etc muito facilmente.
E o maior destaque de todos até o momento: armazenar dados em cada pessoa, carro ou objeto. Fazer isto em CLEO e MoonLoader era horrível, enquanto no plugin-sdk é maravilhoso. O que CLEO+ faz é uma ponte que liga a função do plugin-sdk para você usar em seus mods. Veja um exemplo: Peds Bleeding.

Assim, você tem a liberdade de ler e escrever dados ilimitados em cada entidade do jogo, e outros scripts podem também ler esses dados de maneira simples.

Situação atual
Ainda é uma versão beta com mais de 60 novos comandos. O meu objetivo é no mínimo 100 (como a CLEO 4 fez). Se você entende do assunto, pode dar sugestões no fórum, ou ver o que está por vir. Não dê sugestões se você não programa, e não dê aqui nos comentários, prefira o tópico no fórum.
Se você não cria mods CLEO e quer aprender, veja o meu tutorial (ainda não inclui atualizações sobre o CLEO+).
Se você cria mods CLEO, já pode começar a usar. Muito dificilmente algo irá mudar, eu só corrigirei possíveis problemas e adicionarei novos opcodes.
Não inclua o arquivo "CLEO+.cleo" no download do seu mod! Deixe um link pra cá, que sempre terá a versão mais recente.
Após sair da beta, o "CLEO+.cleo" virá junto com o download da CLEO aqui na MixMods, então é esperado que, pelo menos quem baixou daqui, já tenha isto instalado no jogo.
Eu inclusive irei documentar cada comando no gtamods.com, onde o GTA3script se integra, caso aceitem. E levar isto também para GTA Forums. No momento no download vem um script de exemplos com algumas explicações.
O meu objetivo é que o uso da "CLEO+.cleo" seja um padrão para os futuros mods CLEO.
fastman92 montou uma documentação que inclui os comandos da CLEO+. Nota: CLEO+ ainda está passando por adições e alterações, também verifique a data de atualização da documentação.
  
Simplesmente instale o arquivo "CLEO+.cleo" na pasta CLEO do seu GTA SA para os novos mods que o usem, funcionem. Sempre tenha a versão mais recente.
   
‎Autor: Junior_Djjr
Download
  
[Fonte primária]
Aviso:
Dê sugestões de mods para serem postados aqui (fórum) ou aqui (formulário).
Dê ideias de mods para GTA aqui.
É proibido discutir política, ideologias e religião aqui. Isto é um site de jogos.
Abrir Comentários