[GTA VI] Quais cidades são mais prováveis? (2019)

Atualização 02/07/19 23:56
Eu adicionei minhas opiniões sobre “EUA em escala reduzida, como The Crew” abaixo.


Recentemente saiu mais uma notícia sobre o GTA VI se passar no Brasil — mais um prato cheio para youtubers e sites de notícias.
Em 2017 já fiz um post sobre o assunto: GTA VI no Brasil? Não mesmo!

O que eu gostaria agora é abrir uma real discussão sobre a seguinte questão: “Aonde??”.

O que o GTA tem que ser


Primeiramente, é importante lembrar que a Rockstar North é pioneira do open world. GTA V foi um sucesso gigantesco que rendeu alguns (vários) bilhões de dólares para a empresa. Isto quer dizer que a Rockstar North com certeza dará o máximo para que o GTA VI seja também um jogo marcante que chame a atenção pela grandiosidade — se não fizer algo ainda mais lucrativo que GTA V, a decadência vai acontecer!

Algumas pessoas poderão dizer “mas Red Dead Redemption 2 não foi algo tão grandioso pelos padrões atuais dos jogos”, está certo, mas RDR2 não é um jogo da Rockstar North, é um jogo da Rockstar Studios, que é uma junção dos estúdios da Rockstar (incluindo Rockstar San Diego, que foram os desenvolvedores do RDR), a Rockstar North só ajudou, no momento estevem focados em DLCs do GTA V e no futuro GTA VI.
Isto é, são estúdios completamente diferentes, eles só se ajudam com compartilhamento de modelos, texturas, códigos etc. Esta confusão acontece porque, diferente de outras empresas de jogos, os estúdios levam o mesmo nome: “Rockstar”, então as pessoas tendem a tratar tudo como a mesma coisa.

Voltando ao assunto, antes de discutir o local, temos que estar em acordo com: não será algo básico, não será somente uma cidade como foi GTA V, eles com certeza tentarão inovar com algo grandioso.

Portanto, GTA VI se passará em mais de uma cidade.

Eu já discuti muito esse assunto com amigos, namorada e pessoas aleatórias, além de ler várias páginas de discussões na GTA Forums, e eu noto as pessoas sempre cometendo os mesmos erros ou repetindo opiniões genéricas, portanto eu gostaria de dar aqui algumas conclusões que eu tirei e deixar que vocês discutam nos comentários.

Lembrando que eu já expliquei o motivo de que é praticamente certeza que o GTA continuará sendo nos EUA: aqui.

Abaixo, um mapa dos EUA com as principais cidades:
main-us-cities-map-5711336
Vamos usar este mapa para identificar as possibilidades…
  

Los Angeles + São Francisco + Las Vegas?


Califórnia + Nevada (isto é, San Andreas) sem dúvidas é a área mais interessante dos EUA, e foi um dos motivos do GTA San Andreas fazer tanto sucesso ao ponto de ser o jogo mais vendido da época do PS2 — a combinação de Los Angeles + São Francisco + Las Vegas é incrível!

project2dfx-4436576

Mas GTA VI faria isto? Se fizer, não faria sentido excluir Los Angeles (Los Santos), portanto eles iriam repetir Los Santos? Fazer o GTA VI reutilizando o mapa do GTA V?

Pensando rapidamente, parece uma ótima ideia, mas por eu ser um desenvolvedor eu compreendo completamente a decisão disso não acontecer: estamos falando de um jogo que provavelmente será lançado em 2021 (ou algo próximo à isto), não dá para reutilizar um modelo de mapa criado em 2013, é quase 1 década de atraso, e de fato mesmo para a época a qualidade média do mapa não era essas coisas (eles nem usaram materiais de Physically Based Rendering, algo que no momento é praticamente obrigatório para qualquer jogo ter gráficos realmente realistas). Eu duvido muito que os desenvolvedores iriam querer reutilizar aquele mapa, lembre-se que geralmente modificar uma coisa é mais difícil do que criar do zero — não vão querer remasterizar aquilo tudo.

RDR2 reutilizou o mapa do RDR, mas é incomparável, é um mapa menor, e não estamos falando de uma cidade. Uma cidade é absurdamente mais difícil de se criar e remasterizar, e a principal parte que precisam remasterizar são as texturas, que não utilizam materiais PBR, e cidade é justamente o que mais leva texturas diferentes — e GTA VI sem o uso de PBR seria um absurdo para o padrão gráfico de jogos atuais.

Então recriar Los Santos do zero? Outra coisa que eu duvido, dois jogos seguidos se passando na mesma cidade? Uma péssima ideia. Seria ok se fosse reutilização, como somente uma expansão do jogo anterior, mas acabei de argumentar que isto não deverá acontecer.

Então seria San Fierro + Las Venturas sem Los Santos? Eu acho isto mais provável do que Los Santos incluído, mas também não tenho muita fé. Não dá para imaginar estas duas cidades juntas sem a existência de Los Santos interligando elas.

E como eu disse, é muitíssimo improvável que seja somente uma cidade.

Somente San Fierro? Watch Dogs 2 já fez isso, nada demais, eles podem fazer melhor, mas não vale a pena, e é só uma simples cidade. Os jogadores querem ver algo novo.

Mesma coisa de Las Venturas, é realmente tentador imaginar um jogo como GTA focado na famosa Las Vegas, com roubo de cassinos, muitos itens e carros de luxo etc, mas, ei, Las Vegas fora da Strip é simplesmente uma cidade industrial chata, não tem muita coisa aí. No entanto pelo menos há o deserto de Nevada (Bone County no GTA San Andreas), e dá para idealizar muita coisa lá, mas são muitos pontos específicos de diversão (como a Area 51), mesmo que eu ache provável que a Rockstar North escolha isto, não me parece uma ideia tão boa assim — pelo menos é uma ótima maneira de explorar dinheiro no jogo, e assim aplicar no online, como já vêm sugando os jogadores atualmente, mas mesmo assim, roubos planejados já ficou saturado por causa do GTA Online.

  

Chicago + Detroit?


Esta parece uma boa ideia, sendo algo bem novo para o universo GTA.
carcer-city-manhunt-gta-7015120
Detroit é uma cidade que combina muito para o estilo do jogo, pois é conhecida por ser “hardcore”, e Carcer City é a provável versão de Detroit no universo do jogo (cidade do Manhunt, citada em praticamente todos os jogos da série GTA).
Ou seja, o local já existe no lore e já foi citado inúmeras vezes, é só trazer algo palpável em um GTA, juntando com Chicago, que é localizada bem próximo, já temos 2 cidades interessantes e nunca antes vistas no GTA.

  

Nova Iorque + Washington + Boston?


Outra combinação interessante nos EUA, mas veja só, estamos incluindo Liberty City, nós entraremos no mesmo caso de Los Santos ali em cima.
Eu tenho certeza que a maioria dos jogadores de GTA não querem Liberty City de novo, já repetiu 2 vezes, não queremos uma terceira.
É também uma cidade muito usada em outros jogos — isto já está muito saturado (e definitivamente não estou falando dos gráficos do GTA IV).
Novamente, não dá para remover Liberty City, principalmente porque fica exatamente no meio de Washington e Boston, então não há discussão.

  

Miami


Vamos agora quebrar a regra de “mais de uma cidade”…

Ao meu ver, a maioria dos jogadores acreditam que irá voltar em Vice City, e um dos motivos é porque a Rockstar aparenta estar repetindo as cidades da Era 3D (GTA III, VC e SA) na Era HD, portanto, ainda falta vermos GTA Vice City.

gta-vice-city-project2dfx-3928647
E de fato Vice City é muito interessante, mas não tanto em tempos atuais.
Vice City (isto é, Miami) nos anos 80 é incrivelmente marcante e peculiar (principalmente inspirado no filme Scarface, que o GTA VC se inspirou), na minha opinião fazer um novo “GTA Vice City” seria uma ótima ideia, e não é algo muito explorado por outros jogos atuais.
Só que criar um jogo em tempos antigos cria muita limitação. Por exemplo, nem terá smartphone! Você consegue imaginar GTA V sem o smartphone? Não terá nem GPS, não terá carros modernos, nem drones, em geral, limitações tecnológicas.
O jogo será totalmente algo na vibe dos anos 80, algo que pode enjoar após um tempo.

Mas e a questão da grandiosidade? Onde fica?

Eu falei que Vice City nos anos 80 seria mais interessante, enquanto em tempos atuais teria suas vantagens, e agora precisamos apontar algo para incluir grandiosidade no jogo.

Já entendeu a solução, né?

Vice City se passando em diferentes épocas.

Na minha opinião, esta é a melhor opção (e eu pensei nisto sozinho, e que coincidentemente o último rumor apontava a mesma coisa, mas minha ideia é diferente, inclusive Driver 4 já fez algo semelhante, não é algo tão novo assim).

Imagine um GTA onde você frequentemente troca entre duas épocas diferentes (como a troca de personagens), com duas histórias que se intercalam com o passar da narrativa.
Todo o mapa, carros, pessoas etc mudam nesta troca.
Se GTA V inovou com 3 protagonistas, que tal, além de múltiplos protagonistas, inovar com 2 épocas numa separação de 40 anos? São experiências diferentes a qualquer momento (você escolhe quando quer trocar), aproveitando o que há de melhor na vibe dos anos 80, e na tecnologia dos tempos modernos. Me parece uma ótima ideia.

Como apontado por várias pessoas, o problema de Miami é que fora da cidade é uma região muito chata.

  

EUA em escala reduzida

Muita gente também fala de algo como The Crew, onde é o país todo de modo simplificado.
Primeiramente, The Crew tem foco em rodovias e viagens, portanto mesmo sendo algo grandioso, é incomparável de tão simples comparado com o que o GTA tem que ser: foco em andar para qualquer direção, e cidades com vida.
GTA precisa de grandes centros urbanos com muita vida e coisas para fazer, e muito espaço para você ir para a direção que quiser.

Faz sentido se for pensar menos como The Crew (que definitivamente há longas distâncias, 2,4% da escala real) e mais como GTA San Andreas. Ou seja: Los Santos + San Fierro + Las Venturas + Liberty City + Vice City. Esta é uma outra possibilidade viável, mas na minha opinião ainda não é tempo para algo tão grande assim, provavelmente no GTA VII ou GTA VIII, caso isto acontecer, eu consigo imaginar o GTA VI criando algumas cidades, e o GTA VII sendo uma expansão adicionando mais, assim seria uma ótima ideia e o jogo não precisaria de tanto tempo para ser lançado.

Para você ter noção, GTA V é uma cidade só, esta ideia seria multiplicar o desenvolvimento do GTA V em 5! (ou 4, caso considerar a reutilização do mapa do GTA V). É claro que não é literalmente, mas simplificando, seria 5X mais trabalho, isto sem contar que os padrões da época exigem um jogo mais bem polido e vivo, portanto se você quer uma ambientação 2X mais viva, você multiplica ainda mais. É trabalho demais imaginando que o GTA VI pode ser lançado em torno de 2021.

A Rockstar North cresceu após o lançamento do GTA V, mas mesmo assim eu acho um trabalho inviável. Nesta ideia, eu acho que faria mais sentido imaginar somente algumas cidades (2 ou 3), para depois expandir com mais cidades nos próximos jogos. É outra possibilidade que eu acho viável principalmente porque a Rockstar North gosta de chamar atenção, mas ainda assim, pensando no lado técnico do desenvolvimento, eu duvido que aconteça logo no próximo jogo.



E o que vocês têm à dizer? Algo a corrigir? Acrescentar? Há alguma outra opção viável não citada?

Veja mais sobre GTA VI.


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments