[SA] PS2 CLEO Opcode Extender

Finalmente se tornou real: CLEO para GTA San Andreas de PS2!

E não estamos falando de emulador, estamos falando do console, o hardware real do PS2:

Criado pelo Daniel Santos, agora será possível criar mods de script avançados para o PS2, com manipulações de memória, chamadas de funções internas do sistema e engine do jogo, e muito mais.

Bem, sei que muitos já sabem, mas estou trabalhando e já tenho um protótipo funcional da biblioteca CLEO para o PS2, mas o que quase ninguém falou é: Como isso pode ajudar o modding de PS2?

Possibilidades. O que antes não era possível agora pode se tornar possível graças à vinda de uma biblioteca CLEO, pois acima de tudo ela é uma interface extremamente íntima com os sistemas internos que compõem o jogo, o que nos dá muito mais controle sobre o código que estamos produzindo e acesso a recursos que antes não tinhamos(como funções padrão da linguagem C ou da própria Renderware! Muito mais possibilidades e sem o intermédio de uma camada de abstração de scripting por parte do jogo). Além de que toda a pesquisa derivada da CLEO pode ajudar a criação de outras ferramentas como um plugin loader ou mods equivalentes aos .asi de PC.

Demorou muitos anos desde a ideia, até ter o conhecimento necessário para a implementação, e como o próprio Daniel diz, é emocionante ver que tudo está funcional, e rodando no hardware do PS2.

gta sa san andreas ps2 cleo daniel santos

Sempre que o assunto começa, as pessoas não entendem exatamente o que é isso, e muitas pensam que já existia CLEO no PS2, principalmente por causa dos vídeos clickbaits no Youtube (assim como antigamente as pessoas também pensavam que existia mods de carros etc).

Afinal, por que é tão desafiador assim? É devido à como o CPU do PS2 funciona, o MIPS, uma arquitetura que hoje é rara e você dificilmente encontrará documentações e ajuda (diferente do Assembly que é um padrão do PC e muitas outras coisas). Todo o hardware do PS2 é diferente do PC, portanto requer um conhecimento específico que hoje poucos têm.

Ainda é muito difícil criar, mas já é possível mods colossais como Tuning Mod e até mesmo este sistema de Minecraft (que não foi feito com CLEO, mas seria possível ser feito).

O sistema de scripting do jogo foi feito para as missões, e a CLEO adiciona funções novas para possibilitar ou facilitar a trabalhar com sistemas mais internos do jogo, assim possibilitando ou facilitando mods mais complexos.

CLEO do PC tem 100 opcodes (390 se incluir CLEO+ e mais de 400 se incluir NewOpcodes). CLEO para mobile tem 15 opcodes, e atualmente, esta de PS2 tem 38 opcodes!

Sim, a atual CLEO de PS2 é mais de duas vezes maior que CLEO para a versão mobile!

Por exemplo, o mod Wanted Radar Warning rodando no PS2 com CLEO:

Ainda não acabou: para isso se tornar possível, Daniel converteu parte do sistema de scripting do PC para o PS2, onde a Rockstar otimizou, portanto além de possibilitar incluir novos comandos (igual como funciona na CLEO de PC) também deixa o jogo um pouco mais leve!

E esta CLEO é uma conversão praticamente idêntica à de PC, portanto é muito fácil de portar!

Infelizmente ainda não é possível instalar scripts através de arquivos externos (como .cs). Mas há planos de que será possível! No momento tudo tem que ser feito dentro do main.scm / script.img.

Novidade: Funciona através de um “asi” loader para PS2 que ele também criou!

Para baixar, redirecionará para o tópico oficial no Fórum MixMods, onde lá há mais informações técnicas e download fácil de instalar.

Autor: Daniel Santos
download-baixar-5744501
Código fonte

Veja também:
[SA/PS2] GTA Generations (GTA brasileiro para PS2) — em breve o autor usará CLEO lá!
CLEO+ — outra revolução da CLEO criada por nós
[Tutorial] Como criar mods cleos em GTA3script
(mais posts na categoria de PS2)

4 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments