Coisas que você não sabia que podem ser feitas (mods)

1. Ponto numa pasta do ModLoader

Colocar um ponto “.” no início do nome de uma pasta dentro do ModLoader faz a pasta não ser carregada.

Isso é uma ótima dica para desinstalar pastas rapidamente sem editar o arquivo modloader.ini, principalmente se tratando de sub-pastas.
Note que caso o nome da pasta seja palavra única, dará erro. O melhor a se fazer é usar ponto e espaço, por exemplo “. mod”.
 

2. Folder.jpg

Esta não é uma dica específica de GTA, mas sim do Windows: Baixe o logotipo do ModLoader salvando-o com o nome “folder.jpg” (não pode ser em .png) e coloque dentro da pasta “modloader” para ter um ícone personalizado.
Eu gosto de fazer isso para diferenciar melhor as pastas (princialmente a pasta moonloader da modloader, pois eu sempre confundo).
A mesma dica serve para qualquer pasta do seu PC. Você, é claro, pode trocar o ícone da pasta pelas Propriedades mas seria necessário criar um ícone e mudaria completamente o desenho fazendo deixar de parecer uma pasta e podendo confundir com um arquivo ou aplicativo, portanto, na minha opinião este é o melhor método de personalizar pastas.
 

3. Rodas com físicas realistas em qualquer carro

Na linha do vehicles.ide do tal carro, troque o primeiro “car” por “mtruck” para ter uma colisão realista nas rodas.
Funciona fazendo com que o tal carro seja considerado uma monster truck, portanto em certos casos pode causar problemas. Isso pode ser útil caso você queira novas monster trucks ou simplesmente tenha instalado veículos com rodas grandes (como caminhonetes offroad) e queira uma física de roda mais realista.
Acredito que isso também lhe serviu para aprender melhor como os veículos funcionam de modos diferentes, né?

4. Trocar comandos de cheats e sons dos carros

Uma coisa que poucos notam é que fastman92 limit adjuster tem um arquivo cheatStrings.dat onde você pode trocar os comandos dos cheats por, por exemplo, palavras mais fáceis e pequenas. Assim como gtasa_vehicleAudioSettings.cfg você pode trocar o som dos veículos (pra quê substituir um VW Gol por um Infernus só para ter um ronco legal? Coloque o ronco do Infernus no Virgo e seja feliz!).
Não só isso, mas também é possível adicionar novos blips de radar (gtasa_radarBlipSpriteFilenames.dat), tipos de trem (gtasa_trainTypeCarriages.dat) e novos golpes (gtasa_melee_config.dat) criados no “data/melee.dat”, tudo para serem usados em outros mods ou scripts. Eu particularmente nunca vi alguém fazendo isso a não ser mods de conversões totais.
Importante: Para as alterações desses arquivos fazerem efeito é necessário abrir o seu fastman92limitAdjuster_GTASA.ini e ativar as configurações abaixo de [ADDONS] (removendo o “#” e deixando “= 1”.
 

5. Remover a vegetação do jogo em segundos.

Abra o seu “data/procobj.dat” e apague todo o conteúdo. Pronto.
Toda a vegetação e outros objetos procedurais (como pedras) não aparecerão mais no jogo, continuando as árvores e algumas vegetações fixas.
Se você quer também remover as árvores, use o mod Trees Remove (remover árvores).
 

6. Remover a água do jogo em segundos

Abra o seu “data/water.dat” e apague todo o conteúdo. Pronto.
Se você renomear o seu water1.dat para water.dat você terá uma versão não terminada das águas do jogo, ou seja, o seu jogo faltará locais com água (water1.dat é um arquivo da época do desenvolvimento do jogo).
Se você quer andar embaixo d’água ao invés de removê-la, basta se teletransportar para lá de algum modo ou ativar a função “IgnoreWater” do MixSets.
 

7. Centenas de arquivos do GTA SA são inúteis e podem ser deletados:

Toda a pasta “dataicons”
Toda a pasta “ReadMe”
Toda a pasta “datadecision”, exceto a pasta “allowed” e o arquivo pedevent.txt
Toda a pasta “modelsgeneric”, exceto o vehicle.txd
Todos os arquivos com nome “NODES” da pasta “datapaths”
Arquivos “intro*.txd” da pasta “modelstxd”
Arquivos “loadsc*.txd” da pasta “modelstxd”
modelstxdld_race.txd
modelstxdload0uk.txd
modelstxdoutro.txd
modelstxdsplash1-3.txd
modelsfronted3.txd
modelsmisc.txd
modelscollvehicles.col
animanim.img
dataanimviewer.dat
dataAudioEvents.txt
datagta_quick.dat
datamain.sc
datanumplate.dat
datapolydensity.dat
datatimecycp.dat
datawater1.dat
datamapsocclu.ipl
datamapsleveldesleveldes.ide
datamapsleveldesleveldes.ipl
datapathsspath0.dat
datapathstrain.dat
datapathstrain2.dat
audioCONFIGAudioEventHistory.txt
  
Todos estes arquivos não são carregados pelo jogo e podem ser deletados sem causar problemas (caso estiver errado, avise! Peguei daqui).
Pra quê?
Não é muito útil para você, mas também não é legal ter mais de 100 arquivos inúteis na pasta do jogo (eu deletei aqui e deu 136 arquivos; 18 MB), além de que isso é uma boa curiosidade… Por que diabos a Rockstar North deixou tudo isso no jogo? E vários destes mesmos arquivos continuaram até no GTA IV, é incrível. Se decidir deletá-los, recomendo que não esvazie a lixeira (para caso você delete um arquivo importante sem querer).
 
 


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments