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Jogo 171 foi financiado

Quando a campanha do Catarse começou eu fiz um post explicando o motivo de ser um absurdo o que eles estão pedindo: Jogo 171 - Analisando a campanha...

E aconteceu um caso muito interessante:
O objetivo máximo deles era de 153 mil reais, e conseguiram "somente" 68 mil. 10 mil reais acima da meta mínima.

Eles conseguiram alcançar a meta mínima de 58 mil reais no último dia, e logo pulou para 68 mil.

É um caso interessante pois é pouco para eles (nem metade da meta máxima), mas na realidade é muito.

Com este resultado, o jogo terá somente isto:
Ou seja, os elementos mínimos de um GTA...

Na verdade, nem isso, pois:
  • O jogo não terá noite, somente dia (eles pediram 85 mil reais para isto).
  • Não terá mercado para compras de armas.
  • Não terá bares e lojas.
  • Disseram que com somente 153 mil reais vão deixar o mapa mais vivo com oficinas, vendedores ambulantes etc.
  • Somente 10 carros.
  • Somente 2 armas (uma pistola e um fuzil).
Não sou eu que estou dizendo, mas sim eles mesmos na página do Catarse.

E segundo eles, este jogo vai custar 68 mil reais para ser criado...

Isto é mais caro do que um Volkswagen Polo Comfortline 2019 0 KM.

E entre os carros usados, dá para comprar um Mercedes C180.
(Encontrei um anúncio no Mercado Livre, mas não vou colocá-lo aqui por motivos óbvios.)

E ainda sobraria 7 mil reais para comprar um Uno.

Lembrando que esta foi somente a meta mínima.

A meta máxima que eles queriam, 153 mil reais, dá para comprar um Chevrolet Camaro, ou se preferir, 76 PlayStation 4, ou... uma casa própria.

Se está difícil de entender o nível, pense no contrário: você vender um carro deste, ou a sua própria casa, para poder criar o jogo.

Qualquer desenvolvedor de jogos sabe que isto é um absurdo para um jogo indie.

Veja o jogo brasileiro Saint Paul:


Quer saber quanto foi arrecadado para a criação deste jogo?

0

Quer saber quantas pessoas trabalharam nele?

1

Em pouco tempo estará na Steam. Já tem a página dele lá.
1 pessoa consegue fazer um jogo multiplayer, 3d, sozinho sem ajuda financeira?
- Talvez não, mas 1 pessoa talvez consiga fazer uma versão Alpha e lançar na Steam para mostrar que tudo é possível. — Facebook.
Eu não tenho nada a ver com este jogo, não conheço o desenvolvedor nem nada, só achei interessante, especialmente a ambientação. Veja a página no Facebook.

Atualização:
O jogo foi lançado, e é grátis!
Ainda muito cru e jogabilidade ruim, mas por ser pré-alpha e grátis, feito por só uma pessoa sem receber 1 centavo ainda por isto, realmente espero que o desenvolvedor melhore-o em breve.
Sobre o jogo que eu participo, IMPUNES, eu procurei contar o custo necessário para criá-lo, seguindo a ideia de "comprar coisas básicas para economizar tempo e focar no que realmente importa" (ou seja, um desenvolvimento menos "low level" e mais "high level"). Tentando ser muito cuidadoso com o valor, evitando colocar um número baixo demais e sermos surpreendidos, eu diria que será menos de 10 mil reais.

É claro que daria pra criar um jogo quase sem gastar nada, ou até mesmo sem gastar nada. Mas eu entendo sim que existe custos, e comprar coisas prontas é importante para agilizar o desenvolvimento de um jogo.

Imagine que você quer desenhar num papel, você não precisa produzir um papel para poder desenhar, você compra o papel e foca no que importa: no desenho.

No entanto, você não pode afirmar que você precisa de X mil reais para comprar um papel senão não vai criar o desenho, ou o desenho só será feito pela metade. Capitalismo sim, mercenarismo não. Nós temos que exigir um preço justo.

Só o número de carros e armas já é um absurdo (mesmo que seja somente um dos pontos). Eu entendo completamente o argumento deles de que "é uma cidade pequena e não precisa mais do que isto", no entanto, se não precisa mais do que isto, porque pediram mais dinheiro para criar mais deles? Isto não faz sentido, ainda mais que na meta que promete colocar uma cidade adicional, não inclui aumento do número de carros.

Por que farão 10 carros com 58 mil reais, e se for 85 mil será 12 carros, e 153 mil será 15 carros? É sério que um carro custa tanto dinheiro para ser criado? No IMPUNES foi criado 7 veículos (incluindo um caminhão e uma moto) para fins de teste, e a versão final terá em torno de 100 veículos (lembrando que GTA San Andreas tem "somente" 212 veículos).

Quem é ligado no modding de GTA SA está acostumado e sabe muito bem que modelar um carro ou arma é algo extremamente comum (não exatamente "fácil", mas "comum") e um só modder faz dezenas de carros super HD e libera tudo ao público sem receber 1 centavo por isto.

Só o site GTA All (que eu não gosto pois não respeitam os autores e tem muito mod roubado) tem 34 mil veículos para GTA San Andreas.

E também, uma pergunta que eu realmente não sei dizer, 171 terá motos? Os 10 carros, são realmente carros? Não terá motos, nem caminhões, nem ônibus? Brasil sem moto não é Brasil (ou o jogo realmente não será no Brasil, pois a descrição do jogo diz que é somente "inspirado no Brasil", devem ter se confundido...).

Se o 171 estivesse prometendo tais números baixos sem cobrar estes absurdos, eu estaria apoiando, pois eles estão fazendo o contrário da minha primeira crítica (que coincidência, não? Eles fizeram o certo, esta pergunta é para você que xingou aquele post), onde eu critiquei eles estarem querendo criar algo que não conseguiriam tirar do papel (por exemplo, todas as casas exploráveis), e assim eles mudaram, agora vão criar um jogo menor... ...mas pedindo muito dinheiro por isto.

E mesmo após anos eles continuam sem mostrar competência.
"Ah, mas eles fizeram até sistema de tuning".
Eles não fizeram! Eles compraram.
Sinceramente eu não sei o que eles realmente fizeram no jogo além dos modelos, lembrando que na Unreal 4 é possível criar um jogo inteiro até sem escrever 1 linha de código (por exemplo utilizando os blueprints).

Por último, a crítica não é direcionada especificamente aos desenvolvedores, mas para quem defende eles (não necessariamente "apoiar", mas "defender" — são coisas diferentes).
Por exemplo este vídeo não foi para os desenvolvedores, foi para quem estava defendendo eles dizendo que "é sim difícil" etc. Se as pessoas não caíssem nessas conversas, eles não estariam fazendo isto. Em outras palavras, estão nos fazendo de idiotas, pois sabe que as pessoas vão jogar dinheiro em cima deles. Também explica o motivo deles terem pedido um número tão alto como meta máxima, eles imaginavam que as pessoas fossem tão burras assim — mas não foram!

E por incrível que pareça, o meu texto anterior praticamente não teve pessoas tentando defender. É muito interessante pois, em contraste, a minha primeira crítica houve mais de 100 comentários me jogando pedra. Isto demonstra que até quem apoia o jogo percebeu que tem algo errado nesta história.

Assim terminamos de analisar o que poderá ser a versão pré-alpha... Será que irão repetir isto na versão alpha? E depois beta? E depois na final? Estou muito curioso para saber.
O mínimo que eles deviam fazer com estes 68 mil reais é criar um jogo minimamente muito bom.



Eu prevejo pessoas lendo somente este texto e tentando contra-argumentar com os horríveis argumentos de que "GTA V custou 265 milhões", "doou quem quer" etc.
Este post é só uma conclusão. Por favor, se você não leu, leia o anterior:




AFU (Argumentos Frequentemente Usados):

"você fez [coloque qualquer coisa aqui]"
Ad hominem.

"cada um faz o que quiser com o seu dinheiro"
Isto não faz o menor sentido falar para mim, eu não estou controlando o seu dinheiro, eu só estou te dando dicas para repensar no que gastar. A decisão final obviamente é usa, se você leu tudo e não concordou, siga em frente.
Seria exatamente a mesma coisa de eu criticar um político e você falar "cada um vota em quem quer". A lógica é exatamente a mesma.
Você também pode passar a lógica para outros produtos, por exemplo criticar um preço injusto de uma loja e por exemplo falar para as pessoas que na outra loja é mais justo. Qual é o problema disto? Você está ajudando ao próximo.

"eles podem pedir dinheiro sim"
Leia o texto antes de passar vergonha. Eu deixei claro que eu apoio crowdfunding e eu mesmo uso, pretendo usar mais vezes e já apoiei projetos assim. Estou muito feliz que crowdfunding se popularizou recentemente (tem total relação com livre mercado e independência), mas também tem que tomar cuidado — MixMods já derrubou um deles.

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