GTA San Andreas continua sendo tão jogado quanto GTA V (2020)


Fanart de Deiv Calviz

Playstation 2 foi o console mais vendido da história, com 155 milhões de unidades vendidas. Em comparação, Playstation 4 teve somente 102 milhões — menos até do que o Playstation 1.


GTA San Andreas foi o jogo mais vendido do console mais vendido.

E estamos falando do Playstation 2, um console onde a pirataria reinava e jogos originais eram raros.

Quantas pessoas você conhece que comprava jogos originais para Playstation 2? A maioria das pessoas que vejo dizem que na época nem sabiam o que "jogos originais" eram, por exemplo pensavam que um "jogo original" era uma versão premium ou algo assim (eu também pensava).

Levando este ponto em consideração, você consegue ter noção do número real de cópias vendidas?

Segundo esta lista na Wikipedia, na data que escrevo isto, GTA San Andreas é o 17° jogo multiplataforma mais vendido do mundo (considerando todas as plataformas). Você consegue ter noção do número que seria se considerarmos a pirataria?

Se só considerarmos que em cada 2 vendas, 1 foi original e outra pirata, ele subiria para o 5° lugar.

Em janeiro de 2018, MTA:SA atingiu 805903 jogadores online. É um número tão alto que quando eu vi pensei que fosse 80 mil, não, tem um dígito a mais ali, é 805 mil, quase 1 milhão de jogadores únicos em 1 mês! Como demonstra a publicação oficial deles. Pesquisando por "A Year in Recap and Season Greetings" você encontra os dados de cada ano.

Lembram da minha postagem de 2017 citando um artigo da Rock Paper Shotgun? Na época era 600 mil, ou seja, os 600 mil viraram 800 mil, e continua em números altos todos os meses, por exemplo em Novembro foram 531 mil.

Eu não sei se há estatísticas mensais do SAMP, mas em 2017 ele atingia picos diários de 70 mil jogadores, recentemente está em 40 mil. Em comparação, MTA:SA no final de 2019 teve um pico de 132 mil.
Portanto, fazendo a estimativa, SAMP está em torno de 150 e 200 mil jogadores únicos mensais — se alguém tiver a estatística exata, envie. Dados retirados daqui.

Ou seja, só o multiplayer online do GTA San Andreas continua próximo de 1 milhão de jogadores únicos mensais.

Na Steam, o GTA V (não especificamente o GTA Online) há uma média de 50~60 mil jogadores únicos ao mesmo tempo, com picos em torno de 100 mil (varia muito com a época, nos melhores casos, lançamentos de DLC etc, passa de 150 mil).
Também podemos incluir o Five-M, que é o multiplayer não-oficial do GTA V. Onde o recorde total de players online foi de 17 mil (ou seja, não tão relevante pras contas).

Em comparação, como eu disse, os picos diários atuais para o SAMP é 40 mil e MTA:SA recentemente teve 132 mil. Se usarmos recordes históricos dos últimos 2 anos, SAMP é 70 mil e MTA:SA é 180 mil. Simplificando, considerando o melhor cenário, seria 250 mil jogadores simultâneos, e recentemente, 150~200 mil.

Com estes números podemos concluir que GTA San Andreas atualmente é mais jogado do que GTA Online, mas são estimativas, os dados do GTA Online são somente da Steam, sem contar outras lojas (mas convenhamos, quase todo mundo prefere tê-lo pela Steam), mas por outro lado, estamos considerando todo o GTA V, não só o GTA Online (mesmo que seja a grande maioria), enquanto no GTA SA estamos considerando somente o online.
Então, mesmo os números estimados conseguindo ser até maiores que o GTA V, os dados não são totalmente concretos, visto que não sabemos quantas pessoas estão jogando ele neste momento no PS4 e Xone, mas também por outro lado não estamos contando o GTA SA mobile (que atualmente há milhões de downloads). Então está certo evitar tirar esta conclusão. É difícil conseguir números exatos.

Mas o que podemos concluir de fato é:
Mesmo hoje, GTA San Andreas tem um número de jogadores simultâneos comparável ao GTA V.
E quando você faz as estimativas no PC, consegue números até maiores do que o GTA V.

edit: vendo por este lado, eu acho que é correto afirmar que, em PC, GTA SA há uma quantidade maior de jogadores do que o GTA V. Sim, esta é uma afirmação muito forte, mas incrivelmente é o que estes números apontam.
E vamos lembrar que não estamos contando o GTA SA mobile, que também há uma gigante quantidade de jogadores, visto que hoje está sendo mais comum crianças e adolescentes terem smartphones do que PC.

Isto me faz lembrar de muitas pessoas em 2013 falando que GTA San Andreas vai morrer com a chegada do GTA V, e mesmo hoje nós estamos discutindo se ele é mais jogado do que GTA V.

Eu lembro perfeitamente na GTA Forums quando GTA V chegou ao PC, a seção de mods foi um tsunami de mods de GTA V, escondendo completamente os mods de GTA SA.
O modder DK22Pac disse algo como "GTA SA algum dia vai morrer, mas se vocês não separarem os mods de GTA V em outra categoria, vai ser uma morte rápida e dolorosa". Ele estava errado, isto não foi feito e logo no próximo ano os mods de GTA V já começaram a ficar raros. GTA SA continua dominando os sites de mods de GTA até hoje, e continua sendo o maior modding sem suporte oficial do mundo — isto porque eu não tenho como fazer comparações com jogos com suporte oficial, como Minecraft, Skyrim etc. Fiquem à vontade em dar suas opiniões e dados nos comentários.

Você nem precisa afirmar se ele é ou não mais jogado que GTA V, inclusive isto pode mudar a qualquer momento. O ponto é, só o fato de podermos fazer esta comparação e discussão, já é algo completamente impressionante para um jogo lançado em 2004.

E me vem uma pergunta: Por que só há notícias de GTA V? Parece que GTA San Andreas está sendo cada vez mais tratado como um jogo "underground", o mainstream não quer saber de falar dele, mesmo que ele seja equivalente ao GTA V, que é sempre dito como um dos jogos mais jogados do mundo, portanto, GTA San Andreas também é um dos jogos mais jogados do mundo, ainda hoje, começando 2020.
Aviso:
Dê sugestões de mods para serem postados aqui (fórum) ou aqui (formulário).
Dê ideias de mods para GTA aqui.
É proibido discutir política, ideologias e religião aqui. Isto é um site de jogos.
Abrir Comentários