Review: Plextone 4GAME (earpad gamer)

Estou feliz em anunciar que a Plextone está patrocinando a MixMods! Uma marca de fones de ouvido com foco em earpads gamer.

Uma empresa patrocinar um site de mods é raro, só com isto já merece dar uma moral à Plextone!

plextone_logo

Ao fazer qualquer compra, use o cupom PLEXMIXMD para 5 reais de desconto e ajudar o site! (Brasil e México no momento).

Os caras estão com promoção no fone 4GAME na Shopee e enviaram um pra mim, eu testei por mais de uma semana e agora farei uma análise.

plextone-4game-2

Antes de tudo, eles não colocaram nenhuma limitação no que eu devo ou não falar, me deram a total liberdade de falar o que eu quiser — outro motivo para confiar neles!

Dito isso, vamos começar do básico:

  


Conforto, usabilidade e qualidade

Eu vivo usando headphones over-ear, pois eu ouço muita música, sempre estou sentado no PC e me preocupo com a qualidade sonora, mas usar um headphone no celular é horrível, pois normalmente você está fora do seu quarto, ou deitado na cama, portanto ter um earpad Bluetooth (sem fio) é essencial, mesmo que você prefira headphones, pois é infinitamente mais confortável.

Plextone tem foco em earpads gamer, leves, e de fato ao usá-lo eu até esqueço que estou com eles no ouvido.

O fone 4GAME vem com uma bela caixinha de carregamento estilizada como um “baú”, que funciona toda através de ímãs, bem rápido e prático de usar, o que é importante, pois após o uso você sempre colocará de volta para desligar e recarregar.

Uns podem achar bobagem, mas eu achei excelente a qualidade de fabricação do fone e da caixa de carga, parece um produto de alta linha.

E antes que digam “eu não confio em qualidade de produto fabricado na China”, esse raciocínio é errado e preconceituoso, iPhones também são fabricados na China.

E ainda sobre a caixa de carga, eu acho legal o estilo, mas não é tão confortável guardar no bolso por causa das bordas sólidas.

E o fone não tem botões, funciona através de touchscreen de comando único, por exemplo, um toque em qualquer um dos fones, pausa, segurar por 3~5 segundos desliga, entre vários outros comandos.

Mesmo nesse baixo custo, e todas as funcionalidades, ele ainda tem um microfone embutido! Nada incrível, mas aceitável para comunicação.

Bateria? Eu nunca fiquei sem, pois ao parar de usar eu sempre guardei na caixa de carga, que até hoje marca 3/4 de bateria. Eu usei muito, mas não tanto, pois infelizmente o meu adaptador Bluetooth pro PC parou de funcionar, então eu só usei ele no celular, por exemplo ouvindo podcasts ou jogando Super Auto Pets antes de dormir. Oficialmente, é dito que a bateria dura 4 horas (no modo música?), e a caixa de carga dura 16 horas de carregamento (o que é muita coisa). Em 2 horas o fone fica completamente carregado.

Bateria é algo que cria muito peso, e os fones são bem leves, durar até 4 horas é algo bem impressionante.

 

plextone-4game-3


Qualidade sonora

Antes de tudo, é importante ter em mente de que se trata de um earpad de baixo-médio custo focado em jogos.

Eu tenho um hobby de produzir música eletrônica (todas aqui), isso desde os 12 anos de idade, quando eu nem sequer tinha acesso à internet (sim, sou velho).

Portanto, eu tenho bagagem para falar sobre análise de som.

Começando pelo óbvio: isto é um earpad o tamanho que você prende no ouvido (levemente virado de lado), earpads têm a limitação física de um drive pequeno, portanto é quase impossível ter bons graves em um fone assim.

Ou seja, se você está comprando um fone para ficar ouvindo músicas focadas em graves, como músicas trap, um earpad não é para você, pela própria limitação física.

Mas se você ouve músicas não focadas em graves, ou só está querendo um bom fone para jogar no celular, isso não é importante, pois bons médios é o bastante, e nisto o 4GAME é melhor do que eu esperava.

Para testar a qualidade sonora, eu ouvi parcialmente centenas de músicas, de vários artistas, e músicas minhas, pois eu tenho de memória cada som que eu usei para criar as minhas músicas, e gastei literalmente dezenas de horas remasterizando-as, e de fato eu ouvi cada som que eu coloquei lá. Ultrapassou as minhas expectativas (a Tenebris Bark VIP por exemplo, eu ouvi sons que antes eu quase não ouvia).

No momento eu uso um headphone JBL e caixas monitoras semi-profissionais da Edifier. Eu usei isso para equalizar o áudio de uma maneira que fique parecido com o Plextone 4GAME, e o equalizador ficou algo em torno disso:

equalizador-aproximado

Tenha em nota de que isto é somente uma simulação aproximada.

No entanto, sempre que eu fazia a comparação, o áudio do 4GAME ficava mais nítido, ou seja, o balanço de graves, médios e agudos estava semelhante, e mesmo assim o áudio ficava mais nítido, principalmente na bateria (como os snares).

Eu ouço muito bass music / EDM, e uma excelente música para testar os médios é a Kill The Noise Part 1, e enquanto nas outras eu achei “ok”, nesta eu fiquei impressionado.

Não que seja um áudio incrível, mas foi melhor do que eu esperava para um fone de baixo-médio custo. Eu senti falta de graves, mas isto é esperado em um earpad.

 


4GAME para jogos

Jogar no celular com um fone de ouvido sem fio é um excelente conforto, o problema é o delay (atraso de resposta), e por isso é importante comprar fones focados em baixo delay.

O 4GAME promete 40 ou 65 milissegundos de delay, o que é baixíssimo para um fone sem fio, considerando que normalmente o tempo de reação humana é entre 150 e 450 milissegundos.

Eu digo “40 ou 65” pois eles dizem que “antes era 65 e agora é 40”. Não ficou claro pra mim pois no manual ainda diz 65, mas tanto faz, seja lá qual for, é muito baixo.

Mas o que eu quero deixar muito claro para vocês é: o delay não vem somente dos fones, mas também do aparelho.

Eu vi pessoas fazendo análises negativas no 4GAME falando que o delay é alto demais, mas basta você pesquisar por “Bluetooth delay” no Google que você terá milhares de resultados sobre causas de delay do Bluetooth, como:

  • Distância
  • Interferências
  • O codec usado pelo Bluetooth
  • Versão do Bluetooth

Ou seja, não culpe o fone, e se você está comprando para jogar jogos competitivos, antes pesquise ou tente solucionar o delay do Bluetooth do seu celular.

E outra, para ter o delay baixo, você precisa ativar o modo jogo fazendo 4 toques rápidos (viu como é importante ler o leiame? Quer dizer, o manual de instruções).

Agora, se você pensa em comprar para música, vídeos, podcasts, ou jogos casuais, não há preocupação, siga em frente, mas para jogos competitivos, como de tiro, considere o Bluetooth do seu aparelho para não se frustrar.


Ao fazer qualquer compra, use o cupom PLEXMIXMD para 5 reais de desconto e ajudar o site!

Link para compra do 4GAME na Shopee

Loja oficial da Plextone na Shopee

Nota: no momento a promoção é só para o Brasil e México, mas há os produtos para alguns outros países.

   


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments