Backrooms 1992: teaser do jogo

Quem acompanha a página do Facebook já viu, nós estamos criando um jogo usando o GTA San Andreas como base, algo que eu chamo de “mod-jogo”.

O jogo é inspirado nos vídeos de backrooms do youtuber Kane Pixels, câmera em primeira pessoa, com armas, e uma pequena história com cenas dubladas em inglês e português.

O jogo será curto, portanto o teaser também tem que ser curto para não dar muitos spoilers:

Português:

Inglês:

O projeto é um desafio, ou prova de conceito, de como seria criar um jogo utilizando o GTA San Andreas como base. Isto é, os desafios de uma engine de 2004, usando os mods, e ferramentas que temos hoje. Ou seja, em boa parte, é como se estivesse criando um jogo em 2004 (mas usando um template).

A ideia é que você não reconheça que isto é GTA San Andreas, eu quero passar a impressão de ser um jogo moderno, e não um mod para um jogo de 2004/2005, e principalmente, inspirar novas pessoas a tentarem fazer o mesmo: usar o GTA SA como uma plataforma, engine, de criação de jogos. Claro que não tão avançada, mas é um desafio interessante, e quem já sabe criar mods, pode usar o mesmo conhecimento para criar um jogo.

Eu (Junior_Djjr) estou criando o jogo praticamente sozinho, mas foi idealizado e co-produzido com a Jéssica Natália, encontrando e convertendo modelos do Sketchfab. O mapa foi idealizado do zero por mim e modelado no Sketchup, e a iluminação, que parece de jogo moderno, é na verdade vertex color (prelight) criado com radiosity no 3DS Max (também o mesmo software usado para criar o mapa do GTA SA). Jão e Fyro dublaram em português, e o inglês foi utilizando Uber Duck (sim, essas vozes são I.A.!).

gta-sa-san-andreas-mod-game-backrooms-1992-indie-jogo

Isto tudo está rodando na engine original do GTA San Andreas!

Foi utilizado a minha versão melhorada do First Person Mod (sim, eu corrigi o mod justamente para que fique melhor neste jogo), o script foi escrito com gta3script através do main.scm usando CLEO 4.4 com CLEO+ — e nisto é uma grande vantagem, pois atualmente é possível fazer muita coisa de maneira fácil com CLEO 4 e CLEO+.

E um grande destaque está no efeito postfx de VHS na tela, o que deixou o jogo muito mais interessante: além de um ReShade de ruídos VHS, a cor não é uma simples diminuição de saturação e contraste, é mais do que isto, eu usei a opção “YCbCrCorrection” do SkyGfx que simula o espaço de cores YCbCr presentes em hardwares antigos, ou seja, a limitação de cores é relativamente acurada! E isto deu um toque visual interessante ao jogo, diferente de muitos jogos que “tentaram” passar o mesmo visual.

E outro destaque está na entidade do atual vídeo mais famoso do Kane Pixels, foi modelado pelo Zeneric e ficou muito fiel ao vídeo!

gta-sa-san-andreas-mod-game-backrooms-1992-indie-jogo-3

O jogo não deve ficar tão pesado pois todo o resto do jogo foi descartado (não há mais dezenas de pedestres, carros, postes etc), mas todos os modelos são HD, e algo que pesa muito é o postfx de VHS, mas há como desativar alguns efeitos para ficar mais leve, ou desativar totalmente o ReShade (só o SkyGfx já dá uma cor legal).

E sobre o gameplay, eu acredito que será um jogo bem curto, pois é só um pequeno desafio e prova de conceito, e eu espero que tenha pelo menos entre 10 ou 15 minutos de gameplay.

Eu procuro algo interessante, com uma história, algo que lhe passe uma leve sensação de terror psicológico, em vez de fazer um jogo genérico com jumpscares. Eu quero uma experiência pelo menos um pouco interessante de como seria um real jogo de backrooms. E um detalhe interessante que eu não mostrei no teaser, é que haverá uma batalha contra “entidades”, no escuro. Está ficando interessante.

E é importante notar que a lore da backrooms se passa em torno de 1990, portanto se encaixa completamente com o ano 1992 (o ano que se passa a história do GTA SA), por isso, eu decidi chamar o jogo de “Backrooms 1992“.

gta-sa-san-andreas-mod-game-backrooms-1992-indie-jogo-2

Ok, mas isto ainda é GTA San Andreas. O que podemos tirar de benefícios?

Eu pretendo colocar no jogo um menu de missões adicionais, assim pessoas podem criar novas missões pro jogo usando CLEO, e eu já planejo incluir uma missão de corrida. Sim, é isso mesmo! Eu spawnei um Kart e Mower e dirigi pelas backrooms e ficou muito legal e engraçado, eu quero aproveitar as possibilidades de modding para brincar um pouco com o projeto.

Quando será lançado? Em algumas poucas semanas, ou meses? Eu não sei, eu pretendia terminar dentro de 1 semana mas eu perdi a vontade de trabalhar no projeto, eu não sei quando eu vou ter tempo e vontade para finalizar, mas está uns 75% pronto. E claro, será grátis.


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

10 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments