[Curiosidade] Início da CLEO (A história da Livraria CLEO)

Atualizado
Comecei esse post antigamente, hoje eu poli ele e terminei
Se você curte mods, precisa ler isso! muito legal



Você já se perguntou de onde veio a Livraria CLEO? qual é o propósito? o que ela é? pouca gente sabe, mas não vivem sem ela!

Irei começar a ensinar a vocês curiosos coisas sobre mods que com certeza vocês não conhecem!



NOME: CLEO Library (Biblioteca CLEO), onde geralmente chamamos de Livraria CLEO (pois Library lembra Livraria), mas bem, dá no mesmo né... :D
Até hoje eu não sei ao certo o que quer dizer "CLEO", possivelmente deve ser alguma coisa como "Custom Library Extra Opcodes" (só teoria minha).
  
O QUE É: Bom, a "Livraria" CLEO é uma extensão de aplicativo, sim, uma .dll renomeada para .asi para ser carregado pelo Asi Loader, literalmente, é um arquivo .dll renomeado...
  
FUNÇÃO: O que muita gente se engana (até eu me enganei) é achar que Livraria CLEO é "a criação de uma pasta com nome cleo onde se coloca os mods lá", na verdade, Livraria CLEO quer dizer "a adição de novos opcodes" (códigos de operações) dentro do jogo, a pasta CLEO só veio na terceira versão da Livraria CLEO! irei explicar melhor abaixo...
  
OPCODES: Os códigos de operações (opcodes) são códigos já prontos dentro do .exe do jogo usado para facilitar a criação de missões (os opcodes são usados no "data/script/main.scm" alem de outros scripts como lojas etc no script.img), os mods cleos são criados desse modo, funcionamento igual de como funcionam as missões do jogo e scripts de lojas/academias etc, o que a CLEO faz é adicionar mais "opcodes" aumentando as possibilidades de scripts e os deixando mais fáceis de criar.


HISTÓRIA DA CLEO

CLEO 1: A Livraria CLEO 1 foi criada em 9 de março de 2007 pelo hacker Russo conhecido como Seemann, o nome inicial da Livraria CLEO era "Project CLEO".
O Projeto CLEO foi iniciado depois de discussões sobre o manuseamento de memoria do jogo, a ideia foi de criar mais códigos de operações para dar mais liberdade na criação de missões dentro do jogo, não só missões, mas também códigos para controlar o jogo (que no caso, funciona exatamente como as missões do GTA funcionam, tudo por opcodes).
O barato, era que os opcodes eram adicionados dentro do main.scm, não tinha nada de .asi e muito menos de pasta CLEO, era tudo dentro do script principal do jogo (main.scm) e os mods eram criados também lá dentro! no caso... apagavam todas as missões e scripts originais do GTA SA para botar novos scripts (novos mods), e a cada edição desse arquivo para adicionar mais mods etc, era necessário dar New Game!
Os primeiros opcodes criados para a CLEO (CLEO 1) foram os opcodes de manuseamento de arquivos, memória e .dll, além de alguns opcodes para auxiliar contas matemáticas entre outras coisas... os opcodes eram criados por meio de "gambiarra" usando programação Assembly dentro do main.scm (programação usada em mods até hoje por pessoas mais experientes, não eu).
O fato de poder manusear endereços de memoria do GTA SA deu um pontapé inicial para a criação de ótimos mods e modders indo atrás de descobrir mais endereços de memória do GTA SA para dar cada vez mais possibilidades de criação, 8 anos se passaram e ainda todos os dias as pessoas continuam com isso, atualmente a gente já conhece boa parte do gta_sa.exe e temos muito poderes de criação de mods... é uma pena, estamos a 8 anos procurando coisas e ainda falta quase tudo... Rockstar nunca nos ajudou... kkk.
  
PROGRAMAÇÃO: Mais atualmente, na versão Mobile do GTA SA, vazou uma lista de classes com os nomes reais das funções do jogo (o que nos ajudou MUITO a descobrir mais sobre o funcionamento do GTA SA) além de que agora nós sabemos o nome da programação usada para a criação dos scripts (main.scm etc), no inicio dos tempos nós demos o nome de "SCM" pois nós não sabemos o nome correto... mais atualmente mudou pra "SCR" (que é uma versão mais avançada de criação de mods cleos), e logo depois num vazamento de informação dentro da versão Mobile do GTA SA, hoje sabemos que o nome que Rockstar deu para essa programação, é "gta3script" além dos nomes reais de todos os opcodes.
Resumindo: os mods cleos são criados pela programação chamada "gta3script", mas... não tão literalmente, pois não criamos os scripts como Rockstar os criou, não temos o compilador dela, a gramática (forma de escrever os scripts) que usamos foi inventada no Mission Builder (super antigo), e depois o Seemann criou outro compilador usando a mesma gramática e com melhorias, mais atualmente Deji (o cara que está encaminhando nossa CLEO 4 para CLEO 5) criou um compilador mais avançado tentando deixar a gramática mais próxima possível da criação de scripts igual como a Rockstar criou o GTA, e a gente sentir na pele o que é "ser Rockstar" além de funções mais avançadas para a criação dos scripts etc... o projeto (SCRambl) continua em progresso, mas ainda pouco popular quanto ao histórico Sanny Builder criado pelo Seemann.

  
CLEO 2: A CLEO 2 chegou com uma ótima novidade há menos de 1 mês depois do lançamento da CLEO 1 em março de 2007. Nesta segunda versão, era utilizada um arquivo .dll na pasta do jogo, inclusive outros plugins para o aumento dos limites do jogo assim podendo adicionar mais scripts dentro do main.scm.
Nesta nova versão, veio 3 novos opcodes (códigos de operação)(depois foi vindo mais alguns outros, incluindo carregar e tocar mp3), suporte ao .exe 1.01, habilidade de usar plugins etc.
Inclusive, nela foi lançado o primeiro mod de MP3 Player em maio de 2007, na qual eu via pessoas usando até em tempos mais atuais (antigamente), até postei ele no início da MixMods em 2011.
Veja aqui o tópico da CLEO 2.

~a partir daqui possivelmente pode ter erros, pois abaixo digitei tudo pelo o que ouvi e aprendi com o tempo e sem usar fontes confiáveis para ver se as informações são realmente reais, qualquer coisa eu atualizo o post~

CLEO 3: A tão grandiosa CLEO 3 chegou com tudo, foi com certeza uma revolução nos mods para GTA.
Ela chegou em 2008 por um arquivo .asi e trazendo a tão famosa "pasta cleo" para assim você adicionar seus mods .cs nela, o que antes precisava editar o main.scm e começar New Game.
Nesta versão da CLEO, havia 50 novos opcodes ao total, todos de funções super úteis e avançadas (uma coisa que os opcodes originais do GTA SA não davam).
A CLEO 3 abriu largas portas para grandes mods, sobreviveu durante muito tempo, tanto que eu mesmo já sofri muito na MixMods dizendo para as pessoas usarem CLEO 4 até 2012 e ainda continuavam usando CLEO 3 kkk, finalmente hoje 100% das pessoas aprenderam e agora usam CLEO 4 :)
 

CLEO 4: Lançada somente em 2010, foi criada não por Seemann (criador da CLEO), e sim pelo ALIEN (outro programador russo).
Esta nova versão trouxe consigo mais 50 novos opcodes, sendo assim, CLEO 4 adiciona ao total, 100 novos opcodes no GTA! assim deixando o jogo com o total de 1,7 mil opcodes diferentes, junto com estes incríveis novos 100 opcodes da CLEO que ajudam, e muito em scripts mais avançados, principalmente em manuseamento de arquivos e memórias.
CLEO 4 também trouxe alguns plugins como possibilidade de carregar arquivos .fxt (na pasta "CLEO/CLEO_TEXT" assim não precisando editar os arquivos .gxt da pasta "text" do seu GTA SA.
Um detalhe, a CLEO 4 que tanto usamos na verdade era CLEO 4.1, pouquíssimo tempo após lançar a CLEO 4 houve vários bugs como nos mods do Ryosuke, pois ele criava os mods de uma maneira maluca na cleo 3 e tirava muito compatibilidade com as novas CLEOs, então houve atualizações na CLEO 4 pra fazer os scripts CLEO 3 do Ryosuke funcionarem.
 
 
CLEO 4.2: E eis que veio o problema!
Enquanto editavam os scripts da CLEO 4.1, bugaram, criaram erros, uma coisa normal em um desenvolvimento... basta voltar pra trás (backup), o problema é que perderam o source da CLEO 4.1 (!!!!!!).
Portanto, no ano novo de 2011 a CLEO 4.2 teve o source (código fonte) alpha liberado com esperanças de algum bom ser vivo o arrume.
Desde 2010, a CLEO 4 ficou parada na CLEO 4.1, e com uma 4.2 bugada desde 2011.
 
  
CLEO 4.3: E eis que veio a solução!
O fofo do Deji agarrou a CLEO e saiu arrumando todos os erros assim lançando a CLEO 4.3, que atualmente (lançada no início de 2015), está na versão 4.3.18, uma versão super estável, mais estável até que a CLEO 4.1 (onde funcionava os mods tudo muito bem, mas ainda tinha problemas com alguns opcodes e dificultava as pessoas que os criavam).
Nesta nova versão foi tudo renovado, novo logotipo, novo visual pro Sanny Builder, e até mesmo um novo site muito legal: CLEO.li
Um problema da CLEO 4.3, mais uma vez, foi a porra do Ryosuke onde de novo deu problemas aos desenvolvimentos. Mas a 4.3 tem um suporte, que é uma "conversão" para CLEO 3, onde basta você renomear o cleo de .cs pra .cs3 e ele será carregado como CLEO 3, sendo assim, mods como Skin Selector do Ryosuke839 irão funcionar.
(ps: mesma coisa sobre Mod Loader, não foi possível alguns mods do Ryosuke funcionarem nele, é inacreditável)
 
 
CLEO 5:
CLEO5 em 2015? numero legal, por que não.. :)
Mas até hoje ainda não saiu :c
  
Ainda estamos na 4.3, mas isso não quer dizer que antes teremos que passar pra 4.4, 4.5, 4.9 etc pra chegar na 5.0, como eu disse, a CLEO 4.3 já está estável, está funcionando muito bem, se realmente está tudo bem, já podemos adicionar novas funções (opcodes) e pularmos pra CLEO 5, ou antes passar por 4.4, não sei, não somos videntes.
MUITO possivelmente, a CLEO 5 virá com o NewOpcodes.cleo do DK22Pac, um plugin que adiciona 100 novos opcodes incríveis para o jogo! (mas que muita gente no blog (inclusive eu) tivemos muitos problemas e não funcionou... um problema que nem eu consigo explicar, parece que o NewOpcodes.cleo se corrompe depois de instalar mais de 1 mod, sei lá, e mesmo reinstalando tudo nunca mais funciona).
Deji e Seemann, juntamente com algumas ajudas de mais alguns caras (como NTAuthority e o nosso LINK/2012 da BMS) estão juntos nesse desenvolvimento, andando para a nova CLEO!

Então esperamos excitados pela chegada da CLEO 5, que pode ser rápida, ou demorar anos, nunca se sabe e não da pra saber, muito menos prometer alguma coisa...
  
  
  
Fonte: MixMods (texto criado por Junior_Djjr, agradecimentos ao LINK/2012)
(Somente divulgue este texto em algum site/blog/forum etc, deixando a fonte com link e os nomes)

Um autodidata polímata. Amante de computação, música, desenvolvimentos e ciências em geral. Ibitinga - SP

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27 Comentários


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27 comentários:
[BMS]Hue

cara isso é muito interessante
e é bom saber que continua evoluindo ainda mais com esse vazamento da Rockstar :)

Marceu Augusto

que legal essa historia gosotei de saber obrigado por mostrar

̶G̶a̶m̶e̶ ̶O̶v̶e̶r̶

agora eu posso entender mais sobre a cleo :D mais ainda não entendo por que o nome é cleo? kkkkkkkkkkk .-.

Fabio Rossini Sluzala

Se me lembro bem tinha vazado o compilador da Rockstar, mas ele só compila para o GTA III, acho que o LINK/2012 deve ter ele

LINK/2012

Compila pro GTA III e pro GTA VC, vazou na versão mobile do VC, ajudou bastante a descobrimos muitas coisas da gramatica da linguagem, ajudou bem mais do que se vazasse scripts como aconteceu no III.

Interessante que cada versão mobile que saiu nos tivemos uma grande """ajuda""" da Wardrum.
No GTA III vazou o codigo fonte do main.scm (faltando o arquivo principal mas ok)
No GTA VC vazou o compilador
No GTA SA vazou a lista de todos os comandos (opcodes)

(oh sim, em todas as versões mobile tinha o nome das funções e classes devido a falta de um switch para o compilador, por padrão em sistemas Unix o compilador deixa os simbulos no executavel e voiala). No caso do SA eu fiz uma ferramentinha para extrair os simbulos e monta-los em uma lista similar a uma antiga do GTA III (resultado http://pastebin.com/2VczpwK7).

Sim, já tinhamos o nome das funções e classes do GTA III desde que ele saiu pro PS2, a Rockstar deixou um arquivo html (??) com eles lá.

Apesar de já temos boa parte da gramatica da linguagem, ainda falta pedaços do quebra-cabeça, como por exemplo como funciona as streamed scripts (ou como chamam no Sanny external scripts).... Na versão LCS/VCS a linguagem foi melhorada significamente introduzindo funções e outras coisas, pois é, sabemos nada da gramatica original desses detalhes.

btw, não foi o Sanny que criou essa gramatica que o Sanny usa (so melhorou), a primeira aparição foi no Mission Builder do Barton Waterduck.

Dimitri_Rascalov

bem interessante :D

Santos Abac Cox

Really is a cool informations, Keep up! :)

dubi pc

muito bom isso eu queria saber

P@blo

Olha soh, nao entendo porque essa gente fica escrevendo em ingles em blog br, mas blz, se eh pra escrever escreve certo, sua frase tah PODRE

kelwen lucas grilo

postagem antiga mas foi util

Junior_Djjr

Pablo, acho que você deveria saber que a MixMods é conhecida mundialmente e não só por brasileiros
Tanto que, das 9,1 milhões de visualizações, somente 7,6 milhões são brasileiros

Não sei de onde é este gringo, mas parece ser da India
https://yt3.ggpht.com/-MO6xc54Zvgo/AAAAAAAAAAI/AAAAAAAAAAA/Cn3dw2HyiG8/s1600-c-k-no/photo.jpg
Tanto que o segundo país que mais visita a MixMods é a India

Junior_Djjr

--- DAQUI PRA BAIXO, COMENTÁRIOS DA HISTÓRIA JÁ COMPLETA ---

Junior_Djjr

atualizei o post falando do Mission Builder
:v

Lucas Martins

Nen Li e Nen Lerey

DOUGLAS.BIAZUS

Devem ser bots dos mecanismos de buscas, estranho mesmo...
Mas não é bom visitar os sites de entrada dos visitantes, por quê pode ser vírus ou algo assim.

Junior_Djjr

vc tah falando do outro comentário?

e eh obvio q nao sao bots, pq seria estranho gringos vistando a MixMods? uma prova ali em cima de um cara da india, outro cara da india me adicionando no face elogiando meus mods, ontem msm a gente postou um mod de um gringo e por surpresa, ele visitava a MixMods e viu o mod dele, e nos agradeceu etc

e 2 milhões de visitas de bots de mecanismos de pesquisa? bem massa ein, vou criar um blog, adicionar mil postagens nele e deixar lah, daqui há alguns anos vou voltar e ver 2 milhoes de visitas msm sem nenhuma pessoa conhecer ele

ainda mais q os tais bots, nao usam windows, e sim outros sistemas como linux, onde eh soh 1% das visitas, e msm assim pessoas q usam linux ainda visitam o blog

outra: BMS Parts (q eh um blog pequeno, poucos posts, portanto muitíssimo pouco mecanismo de busca), tem 25% das visitas gringas
em outras palavras, em cada 4 visitas, 1 eh de outro país

Douglas Biazus

Sim, estava falando do outro comentário, só que eu atualizei a página e sem querer escrevi em baixo, obrigado pela resposta, não sabia que os bots usavam GNU/Linux.
Como é que será que os estrangeiros descobrem o blog?

ramon victor

Turn Down for What!

kelwen lucas grilo

Quanto orgulho em saber q brasileiros estão ajudando no desenvolvimento da Cleo 5.

Outra coisa, acho q não è exagero dizer q o seeman mudou, revolucionou a forma de por mods no gta, um articulador melhor dizendo, já q ele conseguiu criar uma nova forma de adicionar códigos de operações ao jogo, e atualmente está muito mais fácil para modders iniciantes (como eu) aprenderem e não fazerem merda, realmente eu queria poder conhecer esses caras e fazer perguntas, muitas perguntas.

Elton Ferreira

Quando eu nem sabia o que era CLEO eu fui pesquisar e aparecia imagens daquela sereia de um seriado que chama cleo não sei o nome verdadeiro mas é isso. kk

Junior_Djjr

http://i19.servimg.com/u/f19/18/12/03/16/jpg210.jpg

acredito q os gringos visitam por serem visitas diarias msm, e nao soh veh em outro lugar e entra

pq?
simplesmente pq na gringa nao existem blogs de gta, eh tipo, raro, muito raro ter blogs... soh tem alguns sites (na qual sao grandes e fazem sucesso facilmente), mas blog msm eh raro e blog eh diferente de sites, sites soh botam o download e manda um fodase

soh no Brasil q existem tantos blogs assim de GTA, gringos nao sao como nós q ficamos competindo criando blogs pra todo lado e vendo quem posta os melhores conteúdos

dae eh uma novidade pras pessoas de outro país, ainda mais q a MixMods agr começou a criar posts sem usar gírias (jah era hora ein), o numero de gringos aumentou pakas, tanto q o translate apareceu entre os sites q mais dão visitas (nunca apareceu antes)

e há muito mod meu postado na gringa, assim como o Tuning Mod q os gringos amaram, dae consequentemente vai conhecendo meus blogs, e meu blog de projetos e mixmods fica cheio de visita assim

Junior_Djjr

LINK/2012 soh ajudou numas coisinhas (nao lembro oq)

ele eh amigo de vários caras de elite, como Silent, NTAuthority etc...

eu nao tenho amizade com nenhum caras como esse, soh as vezes peço ajuda ou tiro duvidas com DK, Wesser... ainda toh na fase "pedir ajuda" :v kkkkkk

Junior_Djjr

LINK/2012 soh ajudou numas coisinhas (nao lembro oq)

ele eh amigo de vários caras de elite, como Silent, NTAuthority etc...

eu nao tenho amizade com nenhum caras como esse, soh as vezes peço ajuda ou tiro duvidas com DK, Wesser... ainda toh na fase "pedir ajuda" :v kkkkkk
mas pelo menos, quanto mais tempo passa mais são difíceis minhas dúvidas ou menos preciso pedir huehueh

Junior_Djjr

euri
https://www.facebook.com/PerolasMixMods/photos/a.290554087783511.1073741828.290521217786798/403270999845152/?type=1

kelwen lucas grilo

que elite ein, esses caras parecem ate uma seleção, eles participam do projeto 2NTD? alguns eu sei que sim.

Berettas Knife

Dessa vez o texto não foi escrito com "eh" e aquelas palavras de funkeiros de 2011 com "h" em todas palavras...

Renato 725

O Seriado é H²O, só sei pq minha irmã ama essa série (E até é legalzinha).