[CURIOSIDADES] Rastros de desenvolvimento do GTA SA #2


1 - Help me, Obbe!
"tell Obbe it happened again"
"diga Obbe, isso aconteceu de novo"

São as palavras de um programador confuso pedindo ajuda ao Obbe Vermeij, diretor da Rockstar Games.

Este código acima é um pseudo-code (uma "simulação" do código real) dentro do .exe do GTA SA.
Isso está no fim de uma função que checa a distância e pega o local para criar um carro na rua. Aparentemente este programador estava com problemas no código e colocou essa mensagem, que no caso, ao dar o problema, iria aparecer na tela do jogo o aviso seguido de alguns números decimais (no lugar dos %d) com informações da situação.



2 - Just a little test...
Só um "pequeno teste" no meio dos códigos das marcas de pneu no chão.



3 - Tuning in chassis?
Todos já devem saber que no GTA SA iria ter tuning em motos, muito possivelmente em Las Venturas, dentro do arquivo carmods.dat, no fim dele tem até as linhas de configurações das peças tuning para as motos onde inclui 3 escapamentos, 2 peças de decoração e 2 nitros.

Bem, mas teve outra coisa que encontrei que me deixou confuso...


Na print acima, na parte debaixo pode se ver os nomes das peças tuning normais, como no caso "spl_" é o spoiler (aerofólio)(todos os arquivos .dff de spoilers começam com "spl_" etc etc. O que chama atenção é que há um "chss_" (chassi), e no jogo não há nenhuma peça de chassis tanto para carros quanto para motos, nem nos arquivos e nem no carmods.dat.
GTA SA iria ter também como trocar alguma coisa do chassi dos carros ou motos? Até chassi iria ser tunavel e foi retirado?


Atualização:
4 - zombtest1.txd
Um arquivo .txd com nome "zombtest" (que nome, estranho...) encontra-se dentro do gta3.img e aparentemente não é usado, pelo visto, foi usado só para testes.
Diferente de todas as outras texturas do GTA SA, estas são de alta-definição, têm 1024px, e ainda por cima numa das texturas mostra uma empresa REAL de trabalhos com aço, Bo'Ness, uma empresa do Reino Unido, diferente de todas as texturas do GTA onde são empresas fictícias.


5 - Palmeira do mobile?
Quando o GTA SA pra mobile saiu, várias pessoas correram atrás de pegar as texturas dele para colocar no GTA SA pra PC, mas um fato engraçado é que a maioria das texturas do mobile, sempre esteve dentro dos arquivos do GTA SA, a War Drum Studio simplesmente remisturou as texturas.
Dentro do gta3.img tem o arquivo fosterflowers.txd, onde tem, sim, a palmeira do mobile... (em maior definição)(aparentemente não usada pelo jogo)
A palmeira original do GTA SA tem 128px de resolução, a do mobile é 512px, mas é porque foi esticada (para diminuir o alpha serrilhado), na verdade a textura do mobile foi pega dai, do fosterflowers.txd, um arquivo que está e sempre esteve dentro do seu GTA SA.
Mas bem, não importa mais, hoje já temos ela até em 1024px...


Quando eu encontrar mais coisas eu publico.

Um autodidata polímata. Amante de computação, música, desenvolvimentos e ciências em geral. Ibitinga - SP

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32 Comentários


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32 comentários:
Stênio Henrique

Deve ter Easter Egg até nos scripts do jogo huehuehuehue.

Matheus Araújo

O Vermejj está errado, o correto é Vermeij. De nada

Junior_Djjr

tah certo sim, eh Vermejj @_@

"Founders Rockstar North : Sam Houser , Dan Houser , Aaron Garbut , Leslie Benzies , Adam Fowler , Andrew Semple , Obbe Vermejj."

até no Wikipedia tah lah
""War, The Game Interview with Obbe Vermejj""

Junior_Djjr

puta mano, em outro lugar do wikipedia tah "ij"

Junior_Djjr

ok, pelas pesquisas o "ij" ganhou, tem mais sites e mais confiáveis

Anderson S.

Agora já sei o motivo da textura ter o 256 no nome, sendo que a textura é 128x128.

Marcello Julio

Nossa loI :v, isso de Palmeira do mobile Nunca Sabia, e Olha que a Muito Tempo eu Jogo GTA San Andreas e Nunca Vi Ninguem Falar Sobre isso!! Parabéns Junior pela Postagem :)

Jhonatan Paiva

Em quase 11 anos de jogo, ninguém (até agora) sabia que tinha palmeira de alta definição no jogo. pqp.

Robson Martins

Imagine se a equipe da Rockstar tivesse total liberdade de tempo e de criatividade para fazer esse game que já é épico. San Andreas teria skates, tuning ao estilo de jogos de corrida, multiplayer, comportamentos muito mais variados nos pedestres, novas missões secundárias, quem sabe talvez até uma Liberty City completa com opção de comprar uma passagem pra lá nos aeroportos. Talvez fosse superior a GTA V no que diz respeito a diversão (não de gráficos, lógico).

Robson Martins

Tem aquele russo (Vadim M.) que é um viciado em GTA Series. O canal dele no Youtube mostra várias coisas que foram cortadas de todos os jogos da série, incluindo muitos "rastros de desenvolvimento" nos arquivos do SA e pedestres, animações, veículos, missões, sons, armas etc. (algumas coisas ele até ensina como reativar). Uma ótima fonte de mods rápidos e curiosidades.

Robson Martins

Percebi que Bo'Ness é também o nome de uma cidade da Escócia. Como a sede da Rockstar North fica em Edinburgh, pode ser uma referência ou coisa assim (tipo o whiskey "Johnnie Walker" na casa do CJ que se chama "Rockstar" e em baixo mostra a origem do produto - Edinburgh), ou ainda o cheat de fazer chover - scottishsummer (verão escocês). Tem também umas revistas em alguma safe house que é um guia turístico que mostra fotos de casinos em Las Venturas, da ponte de San Fierro e de um castelo na Escócia. Eles devem amar de verdade a Escócia!

Gabriel Santos

Que linguagem e usada no EXE fo gta SA ?
Como faço pra descopilar

Junior_Djjr

Rockstar eh muito desorganizada, olha os nomes das texturas, tudo nada a ver e sem nomenclatura, e ainda por cima colocam a resolução da textura no nome..... tipo, q? praq? depois mudam a resolução e fica com um nome de uma resolução e imagem de outra

o nome dessa textura eh "planta256", os caras misturam até idiomas, e isso continuou até no gta iv (nao sei do gta v)

Junior_Djjr

e olha q eu encontrei depois de fazer isso post.. fui procurando mais coisa pra adicionar pois o post tava pequeno e encontrei .--.

pois eu tbm nunca vi falando dessa textura

Junior_Djjr

na textura eh um aço com um escrito "Bo'Ness Iron Works" (acho)

Junior_Djjr

como dito no post, "pseudo-code", uma "simulação do código real", pois obviamente nós nao temos o codigo real (código fonte (source)), senao daria pra gente até recriar um novo GTA dentro do GTA SA, teria toda a liberdade do mundo, mas Rockstar nao fez e ainda vai demorar muito pra fazer, soh quando GTA SA ficar grátis (assim como GTA 1 e GTA 2)
por enquanto oq vemos eh a linguagem da máquina (low level), no caso, o Assembly (como na terceira print), dae o IDA tem tbm como criar um pseudo-code em C++ para facilitar a leitura humana (jah q low level eh um saco pra ler e entender)


pra vc ver o gta_sa.exe, baixe o database
https://dl.dropboxusercontent.com/u/35476123/SA%20Reverse%20Engineering/IDB/gta_sa.7z
e abre com o IDA Pro
http://www.info.ck.ua/downloads/vovs/IDA%20Pro%20Advanced%206.1%20RDW/Hex-Rays.IDA.Pro.Advanced.v6
(detalhe q vem uma pasta "_RDW-ANTIPIRATE" com um arquivo q retira a checagem de pirataria, basta instalar o arquivo de lah e vc vai poder abrir o database)

pra ver o pseudo code, press F5 em alguma função
pra ver um endereço de memória (assim como eu vejo os endereços de crash) press G, mas nao recomendo ficar fazendo isso pois até eu tenho dificuldades em entender, imagina entao quem nunca mexeu com scripts do gta sa... entao se tiver crashes mande na lista de crash do blog ok, soh toh falando isso por curiosidade ou quem sabe vc tbm tentar ajudar kk

Junior_Djjr

outro detalhe eh q a grove st e lah por perto tem menos FPS q o resto do mapa, pois lah tem várias texturas de maior resolução, aparentemente pois a Rockstar começou a modelar a partir dali assim começaram com texturas de boas resoluções, por fim ficou pesado e tiveram q abaixar tudo, mas esqueceram de uns .txds ainda bom boas resoluções, como no caso de uma construção, tipo um armazém meio laranja de reciclagem lah perto

Junior_Djjr

eu nunca vi ele, mas geralmente eh a msm coisa de sempre, aquilo q tudo mundo jah sabe

"ain, iria ter essa arma" "ain teria skate" "ain teria 2 membros de gangue a mais" "ain seria diferente o mapa"

oq postei agr eu msm encontrei sozinho nos ultimos dias (e ultimas horas) e nunca vi em outro lugar (mas deve ter)

Marcello Julio

Então Junior Você Foi o Primeiro a Descobrir '-'

Junior_Djjr

com ctz nao
a comunidade de gta modding eh gigantesca e qualquer pessoa q fez um pack de texturas q muda todas as texturas do jogo com ctz devem ter abrido este .txd e visto (ou nao ter percebido q tava em 256px, sei lah)

acho q eu fui o unico na qual divulgou em grande publico, geralmente descobrem q fica ali entre amigos falando "olha q legal isso aqui", nao ligam em mostrar para o publico

Robson Martins

Realmente, a maioria das coisas "beta" do jogo já são bem conhecidas. Outras nem tanto. Uma sugestão bem simples e rápida: reativar o comportamento dos "bebuns" e "sem-teto" do jogo: https://www.youtube.com/watch?v=nPAWE2px6Os. Uso esse "fix" desde que ele postou o vídeo e nunca tive bugs. Não há porque não ter no jogo ;)

Robson Martins

Com o cleo "homeless brains" criado pelo Vadim, não tive nem mesmo os bugs que ele cita no vídeo. Além de ter também reativado quase todos os pedestres cortados do GTA, simplesmente editando alguns arquivos do jogo sem substituí-los e tbm sem bugs. E mais: alguns pedestres que não tem voz, por exemplo, é por causa de simples erros de digitação dos desenvolvedores, só corrigir uma palavrinha e pronto: tudo consertado.

Junior_Djjr

eh msm, eu tinha postado um tipo de conversão total q vinha com estas coisas como o mendigo, mas tinha problema demais e apaguei

tah na minha lista pra postar de novo, tentar postar melhor

Marcello Julio

Assim eu Falei, Lógico no Sentido de que foi o Primeiro a Postar e Compartilhar pro Publico Grande e como Você disse, alguém possa ter descoberto e não ter dado valor ou descobriu e Compartilhou com Amigo(s) e Nunca ter Postado Assim em Sites ou Fóruns Grandes de GTA.

Anderson S.

Eu acho que o nome indicaria que essa seria outra versão da palmeira, plant A.

Matheus Araújo

Uai.

Junior_Djjr

bem pensado

Paulo da Silva

zombtest1.txd - zombietest1, what como assim. a resposta é facil assistiram muito The Walking Dead.

Junior_Djjr

vdd, o jogo foi criado há mais de 10 anos atrás e jah assistiam TWD :v

Paulo da Silva

é serio não to levando a serio é brincadeira

Vítor A. K.

tinha as HQs de twd :v

AJ

essas texturas com nome zomb provavelmente é de zombotech algo que muitos conhecem e ninguem ainda percebeu