SA::Render (all downloads - test 1-3)

SA::Render foi um projeto ambicioso comandado por PetkaGTA e DK22Pac, mas já abandonado há muito tempo atrás.

O projeto consistia em recriar partes da engine gráfica do GTA SA, adicionando sistemas mais modernos/avançados de renderização como iluminação dinâmica, shadow mapping, per-pixel lighting, soft particles etc.



Durante o desenvolvimento, algumas builds de testes foram liberadas ao público pelo PetkaGTA. Todas bugadas, raramente alguma pessoa voltava mostrando alguma boa imagem do resultado e muitas pessoas não conseguiram rodar isso devido a alta incompatibilidade com sistemas (placa de vídeo etc).



Eu fui uma delas, mas antes de postar hoje eu resolvi voltar a testar, e por minha surpresa, pela primeira vez eu consegui fazer rodar com poucos bugs na minha onboard Intel HD Graphics 2500:

(minhas prints)


Iluminação: Simplesmente linda, se todo o mod fosse somente a iluminação eu já estaria super satisfeito;
Sombras: As chamadas soft shadows com shadow mapping deu um novo nível gráfico à engine do GTA SA, é lindo você ver todos os formatos de todos os objetos aparecendo nas suas de forma suave, e ainda todas as sombras passando por cima de todas as coisas (pedestres, carros etc), só que as sombras foi a parte mais bugada do mod aqui; 
Texturas: As texturas com alpha (transparência) como a vegetação do jogo, ficou horrível, toda pixelada, infelizmente. Mas em geral, a qualidade das texturas do jogo inteiro ficou melhor, mais nítidas!
Água: Os reflexos na água funcionou somente na versão 1. Uma versão que deu muito lag aqui, o gráfico não ficou bonito e as sombras ficaram muito ruins. Eis aqui uma screenshot.

E até o tão sonhado per-pixel lighting está presente!
Ou seja, luzes dos carros iluminando as paredes e tudo mais de forma dinâmica.

Meu vídeo:


O projeto SA::Render foi cancelado devido aos resultados não serem satisfatórios. Disseram que ainda está muito bugado, dando muito problema devido ao desafio de conseguir fazer tudo isso "hackeando" o jogo (se o GTA SA fosse código aberto, tudo seria mais fácil), mas principalmente porque o desempenho era muito ruim - lag mesmo em placas de vídeo potentes.
Também acredito que podemos incluir o fato de que 90% das mensagens no tópico de desenvolvimento do mod eram de pessoas chatas pedindo download incansavelmente enquanto quase ninguém ajudava eles com os problemas do mod.

 Posso dizer que o desempenho é bom, principalmente pelo fato de que as sombras originais do GTA são tão ruins que as quedas de FPS chegam a até mesmo de 60 para 25 FPS, mas SA::Render o FPS é praticamente sempre constante (pouca oscilação). Aqui ficou 15 e 20 FPS, chegando no máximo 25 FPS. No fim do post há mais informações.


E sim, é possível ter este mod funcionando sem bugs no seu jogo:

Basta baixar e cruzar os dedos.


Eu me dei ao trabalho de procurar por todas as versões lançadas no tópico oficial dele para publicá-las aqui, já que em outros sites as pessoas só publicam uma e inventam algum nome nada a ver para chamar a atenção como "sa::render beta v0.1" ou até mesmo "sa::render v1.0 beta" sendo que nenhum alpha ou beta foi publicado, só foi publicado três testes, estas pessoas estão mentindo para ganhar downloads, não existe v1 nem nada.

Lembrando que: Como eu deixei claro, isso são versões de testes e há alta possibilidades delas não funcionarem no seu jogo. Baixe por sua conta e risco. Recomendo inclusive você testar em um GTA sem mods.
Editei também o nome de um arquivo para que você possa instalar uma versão por cima da outra sem dar erros, assim não precisa ficar desinstalando cada versão para testar.
A versão 1 tem uma pasta extra chamada "resources" que as outras não tem e não usam, é normal, as outras são versões menores mesmo.
Recomendo baixar a 1 e/ou a 3. Diga nos comentários os resultados!


‎Autor: PetkaGTA, DK22Pac
Ajudas: }0RIC)-(, Maks, Marty McFly, oksa8


SA::Render public test 1
(sa::render first public)



SA::Render public test 2
(sa::render amd test 1)



SA::Render public test 3
(sa::render amd test 2 (hotfix))



Necessário placa de vídeo com DirectX 0.9c (shader 3.0 ou superior)
Necessário Visual C++ 2013 Redistributable
Não funciona com anti-aliasing ligado


Se você não sabe, o Extensor de Sombras é um sistema de sombras semelhante ao SA::Render, mas sem bugs! Portanto, se você não pode desfrutar do SA::Render, baixe o Extensor de Sombras.


Se você é um bom programador C++, você pode tentar compilar o mais atual source, e quem sabe dar umas editadas pelo menos para as pessoas poderem escolher quais efeitos querem ou não etc. O mundo te agradeceria.


Abra o post para mais informações sobre os resultados de cada versão.



Placa de vídeo Onboard Intel HD Graphics 2500:
GTA sem mods e sem sombras: 110 FPS
GTA sem mods e com sombras: 30-50 FPS
GTA com SA::Render: 15-20 FPS
GTA com SA::Render a noite: 5-10 FPS
* "sem mods" na verdade é usando somente: Mod Loader; Widescreen Fix; Improved Fastloader; Open Limit Adjuster e SilentPatch. Quando eu ativei todos os mods do meu Mod Loader o sa::render não funcionou.

Resultados desta placa de vídeo nas versões:
Versão 1: 5 FPS; gráfico ruim; sombras totalmente quadradas. Esta é a versão com mais funções.
Versão 2: 15-20 FPS; gráfico bonito; sombras boas mas bugadas, principalmente em algumas vegetações.
Versão 3: 15-20 FPS; gráfico bonito; sombras boas mas bugadas, só que menos bugs comparada a versão 2.

Um autodidata polímata. Amante de computação, música, desenvolvimentos e ciências em geral. Ibitinga - SP

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85 Comentários


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85 comentários:
Renato Russo

Rain Drop por acaso o SA::Render teria poças da água?

Funky das antigas Cat ᴼᴿᴵᴳᴵᴻᴬᴸ

Olhando as prints parece até o famoso mod "GTA IV San Andreas"

Traknagem

Testei aqui somente a versão 3:

- Rodei na resolução 1600 x 900 x 32 com 60 de FPS e algumas partes dropavam pra 30

- A noite o FPS é muito menor.

- Sombras ficam piscando direto, o gráfico fica porquinho assim

- As luzes funcionaram perfeitamente, deu até tesão :(

Meu PC: i3 3220, 4 de ram, GTX 650 2 gb

Elton César

Esses caras queriam deixar o GTA com a cara de quem?
Mesmo deixando os gráficos assim, a movimentação continuaria a mesma.

Myster B

mod é bem leve mesmo, pelo o que ele faz no jogo,instalei num gta com mod crashou,dps usei o limpo e foi de boa mas teve uns bugs mas acho que é coisa da minha HD Graphics que é meio bosta
http://imgur.com/uOZ9mjv

Alisson Zanchett

Acho que a melhor coisa seria vocês se juntarem e tentarem fazer algo parecido com o SArender, os fãs de GTA iriam amar vocês.

Paulo da Silva

esperendo o desde 2014 :3

Mauro

É realmente uma pena que o projeto tenha sido cancelado. Eu fiquei muito entusiasmado quando foi anunciado há uns dois anos!

DOUGLAS.BIAZUS

Não precisa ser um bom programador C++ para compilar, é só baixar o compilador e apertar nos botões. =)

Neon32

Lindo, mas é uma pena que tenham abandonado
Outra coisa, no tópico do mod lá na gta forums, eu vi outro admin dando closed no tópico dizendo que obviamente já tava morto, os desenvolvedores afirmaram isso ou só ele que fez por conta própia?

anderson bitencourt

Acho q n tive sorte,instalei e n aparece nada no jogo kkk

Franklin Boladão

To tendo um infarto '-'

PauloFX

Realmente Uma Boa Ideia, Eu Ainda Me Pergunto Porque Gta sa nao e Open Code, Sera Que Isso Diminuiria as compras na steam ( ou ele iria passar a ser free to play?) Tirando o fato de que esse mod mais o visa poderiamos Tirar algumas prints e muita gente iria achar que era Gta v '-'

PauloFX

Queria So 1 FIX Pra esse mod, Que a partícula de tiro emitisse luz pq fica mt estranho sem um tipo de iluminaçao parece uma cartolina '-'

Junior_Djjr

Sim, não exatamente eu acho, de qualquer modo o Ezekiel fez poças de água de um outro método q tbm ficou muito legal (acredito q foi animação de textura num modelo 3D, assim como as ondas do mar q ele tbm fez)

Junior_Djjr

Realmente a noite dah um lag pacas... E olha q na noite parece q todos os efeitos do mod desligam

Junior_Djjr

Então não pode melhorar o gráfico pq o resto não foi melhorado? Boa lógica, não vou corrigir um pato pq o boi ainda não foi corrigido

PauloFX

Separei Alguns Erros e bugs que Voçe Pode ou Vai ter com esse Mod

1-Vidros(como janelas de carro)Ou Objetos Transparentes vao ficar preto sem textura, Pois O Sa Render Nao os reconheçe...

2-Sombras Piscando Dependendo do Movimento e da visao do personagem ( Posiçao da camera )

3- As Luzes Dos Farois Irao Ficar Fisicas ? http://prntscr.com/atehoq

4-um grande quadrado em sua volta:http://prnt.sc/atepgt

5:isso ? https://www.youtube.com/watch?v=mCFWDLvHVwY

Junior_Djjr

Wtf, nem PetkaGTA junto com DK22Pac, Marty McFly e oksa8 conseguiram

Junior_Djjr

Três anos, realmente muito tempo..

Junior_Djjr

Tah neh, vai lah então, mostre essa "facilidade"...

Junior_Djjr

Somente GTA 1 e 2 ficou open, e isso ajudou as pessoas a editarem ele para deixar compatível com sistemas atuais
GTA SA ainda dah dinheiro, até GTA III, enquanto durar o dinheiro caindo na Rockstar ele nunca será open, pois open eh dar o jogo de graça + aberto para editarem e criarem variações dele, as pessoas poderiam criar novos jogos usando estes códigos...

E pra mim oq deixa parecido com GTA V eh a ENB MMGE
http://brmodstudio.forumeiros.com/t5039p825-sobre-gta-prints-videos-easter-eggs-etc#214335

pedro90

não teria como somente usar a Iluminação do mod? criando um asi. ou algo parecido

PauloFX

Pounra https://www.youtube.com/watch?v=OWO1aBqeofQ

PauloFX

Queria Um Mod De Sun Shafts no gta sa assim iria ficar foda

Junior_Djjr

"O projeto SA::Render foi cancelado devido aos resultados não serem satisfatórios. Disseram que ainda está muito bugado, dando muito problema devido ao desafio de conseguir fazer tudo isso "hackeando" o jogo (se o GTA SA fosse código aberto, tudo seria mais fácil), mas principalmente porque o desempenho era muito ruim - lag mesmo em placas de vídeo potentes."

O mod foi parado desde 2014..

Junior_Djjr

Vdd, aqui tbm os carros ficaram com vídeos pretos (assim como uns faróis deles)

E esse quadrado preto em volta de vc eh uma sombra...

Elton César

É, quer deixar com gráfico de GTA 4 mas com a movimentação de GTA 3.

Junior_Djjr

Na verdade a movimentação eh de SA msm :v
Quem tem movimentação de GTA 3 eh o Driv3r kkkk

Shedox

Nem baixei e meu PC cometeu suicídio.

Franklin Boladão

Dps faça um video passo a passo detalhe por detalhe de como faz isso...

Franklin Boladão

Antes de morrer, queria saber de tem como pegar so as sombras e aquele negocio (Esse negocio: http://prntscr.com/atgmo5) ?

Neon32

Realmente uma pena, se comparar a primeira versão com a terceira da pra notar que o fps não é tão baixo, parece que estavam perto conseguir o que queriam

greglc
Este comentário foi removido pelo autor.
J3FF

eu gosto de driv3er ;-; feriu meus sentimentos

J3FF

eu consigo

Anderson S.

2 e 3: abriu e depois fechou.
1: ficou uma tela preta.

TER UM C-70 DE 1 GHZ GARGALANDO COM UMA GT 210 É OSSO.

Junior_Djjr

"Se você é um bom programador C++, você pode tentar compilar o mais atual source, e quem sabe dar umas editadas pelo menos para as pessoas poderem escolher quais efeitos querem ou não etc. O mundo te agradeceria."

Eu toh falando kct, tem q ser bom

Ronald Rodrigo

tipo? kkkk

Paulo Henrique

Alguém sabe como tirar o scrolling de armas do HUD do GTA V?? Só deixar o HUD e deixar a troca de armas orignal do game.... por favor :)

yProDrifter

kkk

Franklin Boladão

Eu falei com ironia rapaz

Pra que agredir

Franklin Boladão

Resposta pro J3FF: http://prntscr.com/atjfmz... ignore o "dps" no começo da mensagem.

Higor Stanley

Vou fazer uma pergunta meio tosca
Seria possivel reconstruir o jogo com o codigo aberto ? aproveitando ao maximo ?

Franklin Boladão

E vc ta escrevendo onde?

Franklin Boladão

Resumo versão 3 (Resto das versões irão ser em resposta a esse comentario): Abriu, 2 segundos tela preta e o famoso gta_sa.exe parou de funfar

Franklin Boladão

Resumo v 2 (Obs: N respondi o comentario que ta em cima desse (ou não) pq to fazendo os negocio rapido, ent vai assim msm): Mesma cosia da v 3, abre, 2 segundos tela preta, e fecha gta

Renato Russo

É que por curiosidade eu abri o TXD que vem só pra ver se tinha texturas que podiam ser aproveitadas como textura de água ou coisas do tipo, mais só tinha esse Rain Drop e um outro lá

Franklin Boladão

Resumo v1: Tela Preta EVERYDAY!

Junior_Djjr

(Como se a água fosse por textura. Eh reflexo)

Junior_Djjr

Celular

Robson Martins

Mesmo com gráficos relativamente bons, a jogabilidade de driv3r é horrível. GTA 3 > Driv3r

DOUGLAS.BIAZUS

Sim, seria possível re-fazer o jogo, mas seria díficil pra caramba, sem falar que quem fosse projetar as missões teria que pensar bastante, os modelos 3D teriam que ser reaproveitados para não demorar para fazer, mods cleos não iriam funcionar, seria complicado fazer os carros, e o multiplayer? Mais ainda, já que teria missões daria muitos conflitos. Ninguém iria fazer.

J3FF

Por que você simplesmente não escreveu?

J3FF

Teria que recriar o jogo com outros códigos,scripts acredito eu, acho que ficaria mas ou menos assim:

https://i.ytimg.com/vi/5HZ3QBx_2hA/maxresdefault.jpg

Junior_Djjr

Eh realmente uma pergunta totalmente sem sentido......

Recriar o jogo inteiro soh para ficar com código aberto? Obviamente a pessoa criaria um jogo novo

E oq a gente faz na verdade pode se assemelhar ao código aberto, afinal, oq a gente faz eh disassemblear o .exe do jogo para assim entendermos como ele funciona e assim podermos editar os scripts, ou seja, pegamos o código compilado e tentamos passar para aberto (lendo-os em pseudo códigos, no caso, códigos gerados por máquinas tentando simular como o jogo foi criado (como ele seria caso fosse aberto), e assim adicionando anotando, documentando etc... Uma guerra q está aí desde 2005 e a cada dia q passa, mais há evolução, mais há documentação e quebras de limites para abrir mais portas ao modding

Daniel Rufino

Eu entendi esse comentário como irônico :D
Claro que pra compilar não precisa ser bom programador mas você precisa escrever o código, saber o que você está escrevendo e depois compilar

Um n00b qualquer pode pegar um código na internet, colar no compilador e compilar
Não precisa ser programador mesmo pra fazer isso :D Que genial

Isso foi a ironia

arthur klaus

Deu um bug louco quando mudei a resolução,tudo ficou duplicado uma parte fantasma e outra real.
http://imgur.com/a/wa5yX

Cristian Reis

queria só a iluminação deste mod pra mim já estaria melhor que as enb que eu uso abaixando 8 fps do meu GTA

J3FF

No meu ficou uma tela verde, achei que tinha baixado o mod do chroma key .-.

Franklin Boladão

N foi isso que quis dizer, que tipo, ja que e tão facil assim, praq so vc aprender sendo que existe youtube pra mostrar essa facilidade toda kkkkk

Franklin Boladão

Resposta 1: Eu ia ter que ficar olhando pra cima e pra baixo pra escrever o bagulho certo
Resposta 2: Meu mouse ta uma verdadeira bosta pra copiar e colar, ate pra marcar msm usando Ctrl+C Ctrl+V e uma bosta
Resposta 3: Ja tava pronto essa resposta da print ae, era so tirar print e vualá

Elton César

Tipo... nada. .-.

Franklin Boladão

Esses testes foram com gta com mods, vou testar aqui no sem mods, sem mais sem mods msm, gta instalado recentemente

Franklin Boladão

Q versão tu instalou? Foi GTA puro sem mods ou com mods?

Franklin Boladão

Resumo v1 sem mods: Tela preta 20 segundos e o Famoso gta_sa.exe parou de fufar!

Franklin Boladão

Resumo v2 sem mods: 7 segundos tela preta e gta_sa.exe parou de funcionar

Franklin Boladão

Resumo v3 sem mods: Meu pc nunca rodara SARender, 2 segundos tela carvão (racismo) e crash, nunca vou poder ver como e essa diliçia

gabriel gamer

nao tem como deixar só a iluminaçao??Tipo um .asi?
ia ficar massa

Renato Russo

Não queria dizer igual está na print, mas texturas normais como usar enb series com outras texturas de água etc

ALEX GAMS

Junior Perguntinha Rápida dessa vez sem brincadeiras Minhas :) , Como Faço para Editar os Arquivos FX. ?

greglc

É so não mudar a resolução aconteceu aqui tbm.

Junior_Djjr

Tem q aprender a programar shaders hlsl
São editáveis com qualquer editor de texto (recomendo Notepad++)

PauloFX

Sim e uma Sombra, QUanto mais se aproxima ela some, e um bugzin

J3FF

Séloko cachorro

ALEX GAMS

Vlw :D

Franklin Boladão

Ja achei um mod da print, (Per-Pixel-Lighting) Agr so falta as sombras

TopLuis Loko

É possível criar um mod com esta iluminação separada?tipo somente as luzes iluminando paredes e tal,seria possível fazer um mod assim seja em cleo,.asi,C++,etc...?

Junior_Djjr

Pq tanta pessoa perguntando isso? Eu coloquei no post pedindo para algum programador C++ editar o mod para deixar os usuários escolherem quais efeitos querem, daí nos comentários um monte de pessoas perguntando se isso eh possível

Elton César

Diário de Franklin Boladão

Franklin Boladão

Como assim diario vei, so to falando oq aconteceu cmg (Mas n e isso q nos fazemos com os diarios? wat)

Paulinho S.

Junior, vc tem algum timecyc.dat realista? tipo dia mais claro e noite mais escura?

Junior_Djjr

n

matheus vitor

faz que nem eu, tenho um c-60 (que não muda quase nada pro c-70) fiz um overclock, deixei cada nucleo 3 Ghz, e a placa de video minha é uma amd ati radeon hd 6290 512 mb de video dedicada , 2 gb de video ram, possa ser até bastante 3GHz pra cada nucleo mas acredite, não aumenta muito o desempenho por que não são os ciclos por segundo que faz o processador ser bom ou não, a forma da arquitetura, mem cache etc... tbm faz diferença, consegui rodar a 20 fps '-'

Franklin Boladão

Pronto, agr posso desfrutar dessa dlç como se fosse sa::render (mais n é)