[Curiosidades] Esperando o lançamento de GTA: San Andreas

Atualizado 20/03/17
Adicionado trailer do Xbox e E3 2005;
Outras pequenas adições no texto.

Esta é uma postagem para você, que curte o GTA San Andreas mas não teve a oportunidade de acompanhar o tempo onde o jogo ainda estava para lançar, o tempo em que as pessoas nem sabiam quem era Carl Johnson, o tempo em que as pessoas não sabiam nem o que exatamente era “San Andreas”.

Esta curiosidade bateu em mim e eu resolvi me enfiar dentro do cu da aranha para encontrar os textos perdidos lá de 2003/2004, onde as pessoas estavam ainda esperando o futuro sucesso “Grand Theft Auto: San Andreas“, sem ao menos saber que o jogo seria tão bom assim.

Recomendado: Como a R* anunciava o GTA SA? (também sobre o pré-lançamento, mas somente informações oficiais)



Rockstar divulga o nome: Grand Theft Auto: San Andreas

É aqui que as pessoas, de cara, pensaram que o próximo GTA se passaria na cidade fictícia de São Francisco, afinal, no GTA 1 havia a cidade de “San Andreas” que era baseada em São Francisco.

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É divulgado que será exclusivo para PS2

De início, o GTA San Andreas seria exclusivo para PS2, e por algum motivo (eles disseram o motivo?) a Rockstar Games mudou de ideia.

Como pode se ver neste texto da revista Playstation edição do início de 2004, além de erros (que já eram de se esperar), eles usaram uma imagem demonstrativa:

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A imagem publicada na revista foi o primeiro fake do GTA San Andreas:

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Haha, e você achando que screenshots fakes de jogos não lançados é coisa atual. Elas sempre existiram e sempre irão existir… Até hoje as pessoas ganham muito dinheiro no Youtube com vídeos de notícias falsas do GTA VI, seja sensacionalismo — especulando que coisas podem ser verdade — ou explorando pessoas burrinhas — ganhar dinheiro desmentindo coisas óbvias que qualquer um com um pouco de ceticismo saberia fazer sozinho — (pô, gente, vocês não aprendem?).
Vocês podem ter algumas informações reais sobre o GTA VI aqui.

Também encontrei esta imagem:

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Acredite ou não: Essa imagem já foi usada como fake para: GTA SA, IV e V!
Aparentemente foi inventada na época onde o GTA SA ainda não tinha sido revelado (até usaram o mesmo hud e radar do GTA VC, que falta de criatividade), mas só fez sucesso mesmo na época do GTA IV (sério? GTA IV com hud do GTA VC e fonte do San Andreas? E Soviet Hill é um bairro de San Fierro (GTA 1)), e há quem até acreditou ser do GTA V… Me poupe, gente…

créditos por esta seção: The GTA Place

A primeira descrição oficial

Finalmente em 12 de Maio de 2004 (poucos meses antes do primeiro lançamento, Outubro) a Rockstar deu sua palavra sobre como seria o jogo:
Five years ago Carl Johnson escaped from the pressures of life in Los Santos, San Andreas… a city tearing itself apart with gang trouble, drugs and corruption. Where filmstars and millionaires do their best to avoid the dealers and gangbangers.
Now, it’s the early 90s. Carl’s got to go home. His mother has been murdered, his family has fallen apart and his childhood friends are all heading towards disaster. On his return to the neighborhood, a couple of corrupt cops frame him for homicide. CJ is forced on a journey that takes him across the entire state of San Andreas, to save his family and to take control of the streets. 
Posso traduzir para…
Cinco anos atrás Carl Johnson escapou das pressões da vida em Los Santos, San Andreas… uma cidade desmoronada por problemas com gangues, drogas e corrupção. Onde estrelas do cinema, milionários fazem seu melhor para evitar traficantes e membros de gangues.
Agora, é início dos anos 90. Carl vai para a casa. A mãe dele morreu, sua família desmoronou e seus amigos de infância estão todos caminhando para o desastre. No seu retorno ao bairro, um par de corruptos culpam-no de homicídio. CJ é forçado em uma viagem que o leva através de todo o estado de San Andreas, para salvar sua família e ter o controle das ruas.
Como se pode ver, o básico da história foi contado, incluindo até mesmo a abreviação “CJ” para o nome dele, e o nome da cidade “Los Santos” dizendo que “San Andreas” é um estado, e não só isso, mas também “um estado que você irá viajar por ele!”.
Foi aí que as pessoas ficaram loucas, pois isso quer dizer “mais de uma cidade”, assim pensaram em pelo menos duas cidades (quase todos pensaram: Los Santos + alguma baseada em São Francisco. Acho que Las Vegas passou longe da cabeça das pessoas!).

Junto à descrição, foi também publicado algumas screenshots oficiais. Estas são as primeiras imagens liberadas pela Rockstar para demonstrar o jogo:
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Minha nossa, esse é o Ryder??
E como você pode ver nesta e muitas outras prints betas do jogo, alguns carros eram os mesmos do GTA Vice City. Inclusive se você danificar a porta detrás do Greenwood você verá que o vidro detrás dele ficará igual ao do GTA VC também, pois a Rockstar criou os carros do GTA por cima dos do GTA VC (assim como grande parte do jogo).

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CJ com seu rosto mais novo e roupa que lembra o vídeo de introdução (em outras palavras, esta é a roupa que ele usava quando ele morava em Liberty City).
Uma pena que esse sapato/sapatênis foi removido do jogo, eu uso um parecido na vida real.
Você pode baixar este exato mesmo sapato para seu GTA SA aqui.
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Esse sapato é muito foda. A cueca tá diferente.
Eu poderia dizer que o carro do Sweet está num lugar diferente como se ele morasse na casa ao lado, mas não, estou convicto que só mudaram a posição do carro para ele aparecer melhor na print e/ou não mostrar a casa do Sweet ainda, afinal, nesta hora com certeza boa parte das missões do jogo já tinham sido feitas, é impossível que tenham mudado a casa do Sweet assim tão rápido e sem bons motivos.

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Mano, olha para a cara desse CJ, sério.
Acredito que esta print seja bem mais nova.

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Aqui o jogo já estava mais parecido com o resultado final que conhecemos hoje. O andar dele parece que seria como os de gangue, legal.

Clique aqui para ver prints betas detrás pra frente. Acredito eu, elas estão corretamente posicionadas em ordem cronológica inversa.
Vocês tem muito o que debater nos comentários vendo estas imagens, há muita coisa que pode ser falada, e muita gente já fez muito disso em todos estes anos, seja por artigos ou vídeos, não focarei aqui.

Um jogo GRANDE!

GamesRadar.com teve a oportunidade de saber mais sobre este jogo (1 dia depois) e foram eles que afirmaram:
São três cidades: Los Santos (Los Angeles); San Fierro (San Francisco); Las Venturra (Las Vegas).
Sim… Venturra…

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Não sei bem a origem desta imagem acima, mas ela deve ser desta época mesmo. Este mapa não foi divulgado tão cedo, e a imagem divulgada no site da Rockstar estava “Las Venturas” já.
O mapa aparentemente já estava pronto, na parte geral, e o nome da cidade ainda era “Las Venturra” e não “Las Venturas”, assim também podemos imaginar que a Rockstar nem tinha chegado a começar a criar as missões de Las Venturas então, e antes de começar a criar, o nome foi trocado (ficou mais bonito, né…).

Também foi informado coisas que todos nós estamos cansados de saber: Recrutar membros de gangues, necessidade de comer, apostar em cassinos etc.
Dan Houser em seguida disse que cada uma das cidades tem o tamanho de Vice City e que o tamanho total do mapa é entre 4 e 6 vezes maior. Também citando que terá zona rural e desértica entre as cidades para viajar de um lado para o outro. Lembrando que até o momento ainda ninguém tinha visto o mapa do jogo, é claro.

Ele também falou que você poderá comandar o seu próprio cassino… Bem, vamos pensar um pouco melhor sobre:
Como podemos ver acima, o nome era “Las Venturra” e depois foi trocado para “Las Venturas”, e como eu acabei de explicar, a mudança de nome só pode ter sido feita antes da Rockstar criar as missões de Las Venturas, então nesta época eles ainda não tinham criado as missões do cassino, então eles estavam pensando em ter um sistema mais realista de cassino? Ou foi só um sensacionalismo para as missões do cassino? Afinal, isso foi uma meia-verdade, nós realmente podemos ter um cassino em Las Venturas, mas a divulgação disso deu a se entender um modo diferente.

Na mesma época, IGN publicou isso:
This technological expansion also apparently goes on to include subtleties like real-time reflections, softer shadowing, ragdoll physics applied to fallen adversaries, and independent models dedicated to day and night cycles.

Ham?? Reflexos em tempo real, soft-shadows e ragdoll?? (mas os modelos separados para dia e noite existe desde o GTA III, pô!). Não acho que a Rockstar pronunciou isso, deve ser algum rumor que saiu na época, de maneira alguma isso seria implementado no jogo! A engine gráfica e limites do PS2 não suportavam isso (reflexos em tempo real sim, foi aplicado nos GTAs seguintes (lembra SkyGfx?). Soft-shadows nem pensar. Ragdoll pelo menos nós conseguimos um bom já).

Também foi dito que iria necessitar de um DVD Dual Layer (dupla camada) pois todo o jogo não caberia em um DVD comum de 4,7 GB. Por algum motivo, o DVD final do jogo conta com somente 4,0 GB (eu tenho ele), onde uns 3 GB são só para os sons (músicas, e principalmente vozes dos pedestres), enquanto o resto do jogo (mapa, carros etc) é somente uns 1 GB no DVD (afinal, compressão de arquivos de dados economiza muito, mas não há como comprimir arquivos de som, então o som ocupa muito mais espaço). É um tanto estranho, não vejo essa possibilidade do jogo antes necessitar mais do que 4,7 GB, será que isso foi informação oficial mesmo ou outro rumor? Precisaria do dobro de todo o jogo (excluindo o áudio) para o DVD ter 5 GB e assim precisar de Dual Layer.

Muitas pessoas duvidaram que o jogo seria bom, pois GTA Vice City pareceu mais uma versão alternativa do GTA III, até quem entende do sistema destes dois jogos sabe o quanto são parecidos, há até mods que você baixa em um e “sem querer” funciona no outro, de tão parecidos que são, então imaginaram que o GTA SA seria mais um da sequência, contendo o mesmo gameplay de sempre etc. Estavam enganados, a engine do jogo foi atualizada (Renderware v3.5.0.0) e muita coisa no funcionamento dele também foi trocado (principalmente grande parte do sistema de animações e streaming), assim como o sistema de tiro baseado em outro jogo da Rockstar, Manhunt.
   

O primeiro trailer do GTA SA

Trailer de 20 de Agosto de 2004, a primeira apresentação em movimento.
Aqui o pessoal já estava delirando com as possibilidades!

Nenhum outro jogo na época havia tanta diversidade assim.
O que eu mais percebi na recepção das pessoas e mídia, é que o que mais encantou na época foi as personalizações, principalmente a troca de roupa, corte de cabelo etc, que inclusive na minha opinião foi um bom passo para este jogo ser tão usado para modificações. O fato do jogo ter muita coisa para fazer e personalizar, faz aumentar as coisas que podemos modificar.

Eu duvido que as pessoas imaginavam que existiria tanta opção de roupa etc pro player, tanto que no início pensavam que era como GTA Vice City, onde você pega pickups de conjuntos de roupas prontas, eles nem imaginavam que você poderia escolher peça por peça, desde a camisa ao relógio! Até mesmo tatuagens!

Palavras do Dan Houser na E3 ao apresentar o GTA San Andreas:
If they would give me a bag full of money to get a team 3 times as big as the one I am currently dealing with, then it wouldn’t work for me. Just because my friends of the current team, aren’t in it.
Alguma coisa como:
Se eles me derem uma mala cheia de dinheiro para ter um time 3 vezes maior que eu estou tendo agora, isso não funcionará para mim. Pois meus amigos do meu time atual, não estarão naquele.

Outros trailers e o lançamento

Depois de muitos, e muitos reviews de revistas de todo o canto do mundo relatando várias e várias coisas que não vemos no jogo final (sério, é tanta coisa que falaram que tinha no jogo e atualmente não tem que é inacreditável, parece até mentira para ganhar atenção, daria pra fazer tudo num post separado, é muito mais do que eu já vi rodando por sites de curiosidades) ……foi lançado mais outros trailers:

Segundo trailer, de 25 de Setembro:


Terceiro e último trailer, de 30 de Outubro:


Podemos incluir também o trailer pro Xbox:


E você pode ver uma parte da E3 2005 mostrando o trailer aqui:


O que eu percebi, é que até o início de Setembro o jogo ainda contava com os mesmos carros de Vice City! Somente convertidos. Só dias antes do segundo trailer que foi apresentado os carros com iluminação atual e rodas com detalhes 3D.

O jogo estava marcado para ser lançado nos EUA para PS2 dia 26 de Outubro de 2004. E adivinha? É, tente adivinhar… Sim, você acertou… Foi vazado. Dia 21.

As pessoas ficaram impressionadas com o tamanho do mapa, o que é de se esperar, pois não era comum na época. Há também aqueles que ainda estavam conhecendo o jogo, mas com certeza o jogo não decepcionou ninguém. Eu dei umas olhadas nos fóruns brasileiros e gringos de pessoas comentando sobre o lançamento do GTA SA, e estas pessoas se assemelhavam ao lançamento do GTA V, esperando ansiosamente iguais.

Entre o seu lançamento e março de 2005, foram 12 milhões de cópias vendidas, só para o PS2!


Se você foi mais um dos que acompanharam o lançamento do GTA San Andreas, diga nos comentários como foi.


Recomendado: Como a R* anunciava o GTA SA? (também sobre o pré-lançamento, mas somente informações oficiais)



Grande parte deste texto só foi possível com o site gtasanandreas.net, se você quer ver uma boa sequência de notícias, entre e veja. Tem muita coisa lá e evitei escrever muito aqui, só tentei filtrar as coisas mais importantes e que se batem mais neste assunto.
 
Escrito por Junior_Djjr (MixMods)
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