Jogo 171 – Analisando a campanha…

Atualização:
Os devs do 171 soltaram uma nota defendendo algo que eu estou há 3 dias sem parar falando que eu NÃO SOU CONTRA, que é o uso de assets.

Isto já foi além da desonestidade, já faz 3 dias que eu estou falando que eu não sou contra o uso de assets, eu até falei que eu já comprei até mais assets que o 171 pros meus jogos, mas não adianta, as pessoas continuam falando que eu disse isso, e ignoram totalmente o ponto da crítica, que é a falta de transparência nas metas e o resultado entregado.

Não adianta, já faz 3 dias a mesma coisa, todo mundo só inventa coisas que eu não falei e não concordo, para defender, sendo que o que eu realmente falei ninguém consegue defender.
 
Eu duvido que a maioria das pessoas que doaram pra esse projeto acreditavam que essas metas de dezenas de milhares de reais eram somente para implementar sistemas prontos (e ainda mal implementados). Isto é uma denúncia de falta de transparência com os apoiadores, mas youtubers e sites de notícia adoram a palavra “fraude” pra gerar cliques.
 

Atualização 2022:
Com o lançamento do jogo 171, analisando os arquivos, agora eu tenho as provas concretas do que eu andei falando desde 2015:
  • Havia uma meta de 85 mil reais para criar um sistema de dia e noite, pegaram o dinheiro e compraram um asset de 39 dólares (200 reais) na Unreal Marketplace: Ultra Dynamic Sky. Há inclusive chuva, mas por algum motivo, eles propositalmente desativaram ainda (nós reativamos). Edit: as pessoas estão falando que menti dizendo que eu falei que eles disseram que custa 85 mil, sendo que não é isto o que está escrito, está escrito “havia uma meta”, mesmo que você desconsidere metas anteriores, esta meta adicional ainda é de 27 mil reais, que inclui um item que custou 200 reais, então eu pergunto, é honesto existir essa meta? Eles pelo menos deviam ter dito que eles iriam comprar um sistema pronto, pois a meta dava a entender que eles iriam criar o sistema do zero (e por isso precisa atingir aquela meta). Edit 2: Explicando ainda mais isso do ciclo de dia e noite para deixar claro, existia uma meta de 58 mil, não tinha o ciclo de dia e noite lá, mas na meta de 85 mil tinha como um item, isto dá a entender que eles precisavam de 85 mil reais para criar o ciclo de dia e noite, que nem com 58 mil eles não conseguiriam, no entanto, o sistema custa só 200 reais.
  • O sistema de carros obviamente também não foi criado por eles, é o FGear, de 100 dólares (550 reais).
  • O sistema de controle de personagem e armas é grátis: Advanced Locomotion.
  • Animações grátis da Mixamo.
  • Cachorros editados do Animalia.
  • Minimapa do Journeyman Minimap, de 300 reais.
  • GPS é o Roadmap Navigation de 50 reais.
  • Não criaram nem o sistema de NPCs, é o World Director NPC de 550 reais.
  • Os efeitos de impacto são do Ballistics FX, 550 reais.
  • Vento do Adaptive Binaural Wind (não mais a venda).
  • O menu do jogo é o Ezitna Kit System (nos arquivos se chama “Antize Menu”) (400 reais).
  • Água do Branching River Tool (180 reais).
  • Fios/cabos do Ultimate Cable System FT, 26 reais.
  • Escadas do Impromptu Stairs (27 reais).
  • Árvores do In Tree Creator (250 reais).
  • Algumas vegetações e texturas do Redwood Collection (não sei qual deles).
  • Sangue do YI Blood Droplets (eu acho que este), 160 reais.
  • Os códigos do jogo quase não têm conteúdo deles, e quando tem, é péssimo.
  • Quase todos os nomes dos arquivos são em inglês de vários assets, inclusive vegetação, props e texturas, e vários arquivos em português foram só renomeados também.
  • Vários personagens e armas estão com nomes em inglês e estilos de texturas completamente diferentes, indicando que também não foram criados por eles. A granada por exemplo é daqui, veja, 60 reais.
  • Eles adicionaram um shader de upscale/sharpness e disseram que é DLSS, sendo que é ativado mesmo em placas de vídeo da AMD.
  • Ao analisar os arquivos, fica ainda mais claro a má otimização do jogo.
  • Edit: já que a merda tá feita, vou listar mais alguns (nem todos são pagos e uns são só ferramentas, o que não é problema, pode ser útil pra vocês entenderem melhor como foi criar este jogo): DonMeshPainting, PrefabTool, MagicNode, PTMTool, FMod, Linter, ObjectPool, SkinnedDecal, rdLODtools, UIWS, RoadmapNavigation, AsyncLoadingScreen.

Isto é quase o jogo inteiro, e totaliza menos de 3 mil reais de custo (edit: com mais assets encontramos, deve chegar a 4 mil), e eles muito provavelmente compram em promoção (não sei da Unreal, mas Unity sempre faz 50% de desconto). Ainda deve ter mais que ainda não vimos, pois eles trocaram o nome de vários arquivos.

Ou seja, o sistema do jogo é um asset flip onde a única coisa criada por eles foi o mapa (exceto boa parte da vegetação e texturas), carros, armas (não todas), alguns personagens e quase nenhum script.

Se compra o lápis e papel para criar o desenho, mas não se compra o desenho (e ainda inventando metas de maneira desonesta). Eu mesmo já comprei muitos assets pros meus jogos, mas eu nunca inventei metas de milhares de reais pra depois comprar um sisteminha barato e pronto e enfiar no jogo de qualquer jeito todo bugado. Se comprar sistemas prontos fosse a ideia inicial deles, eles deviam ter deixado transparente! Pois muita gente doou para eles pensando que eles iriam criar essas coisas em vez de comprar prontas, afinal, as metas eram valores altos.

É um absurdo afirmar que esse jogo é “100% brasileiro” onde 90% do sistema é comprado de gringos na Unreal Marketplace.

Respondendo mais uma vez esse argumento de que o dinheiro serviu pra sustentar os 7 desenvolvedores, primeiro, não são 7, são 3 ou 4 (1 game designer, 2 modeladores e 1 designer (de texturas ou artes?), chega a ser engraçado as pessoas realmente acharem que o dinheiro foi usado como salário para eles trabalharem diariamente nesse jogo, se tivessem trabalhado diariamente, o jogo seria muito melhor, sendo que eles nem sequer estudaram coisas básicas, como otimização, não souberam programar nem o básico, preferiram gastar 300 reais num minimapa em vez de criar um do zero (eu já programei um minimapa do zero duas vezes, uma delas durante uma game jam).

E quem fica dizendo que Catarse pega 13%, tem que pagar recompensas etc, ainda sobra uns 200 mil, assim como quem fica falando que o jogo é criado em 7~8 anos devido a mudança de engine, em vez de 10 anos, se contar o início de tudo (final de 2010) é quase 12 anos. Dizer “10 anos” é uma média, depende se você quer contar antes ou depois da mudança de engine.

Daí eu deixo a pergunta no ar:
Será que vale o que eles entregaram (neste nível de conteúdo, polimento e otimização), mesmo com 10 anos de desenvolvimento e quase 300 mil reais de investimento, mesmo com quase todo o gameplay base comprado já pronto? E foi justo eles terem inventado metas de crowdfunding que depois foram convertidas na compra de 3 mil reais de assets prontos?

Edit: eu não consigo acreditar que há pessoas (inclusive o Gigaton) não entendendo o ponto disso tudo, eu estou dizendo que é desonesto eles terem comprado o jogo praticamente inteiro, e inventando metas onde quando atinge, eles usam o dinheiro para comprar itens prontos e baratos (algo que nem precisava de meta alguma), ou seja, tudo é desonesto, e principalmente para mostrar para as pessoas que ficam comparando o 171 com o GTA dizendo que eles criaram tudo sozinhos e que o jogo é 100% brasileiro etc, sendo que não é assim que indie funciona. Mesmo eles tendo comprado quase o jogo inteiro, eles ainda tinham quase 300 mil reais e 10 anos para polir, e não poliram.

Edit: agora há pessoas mentindo falando que eu afirmei que foi fraude, sendo que em absolutamente nenhum momento eu falei isso, eu só falei que é desonesto e criticável o que eles entregaram mesmo tendo usarem coisas prontas e gastarem tanto dinheiro e tempo com o jogo, não há absolutamente nada de fraude no que eles fizeram, somente incompetência e falta de transparência em dizer que eles iriam comprar assets em vez de criar os sistemas do zero. Eles ainda não se pronunciaram.

Edit: eu postei tudo isso no início do dia, e durante o dia INTEIRO eu recebi mensagens de pessoas discordando de mim falando que não há problema em usar assets prontos, sendo que eu deixei claro que isto não é o ponto desse texto! Eu mesmo falei que eu uso muitos assets em meus jogos, e eu já gastei até mais dinheiro do que o 171 em assets, eu não disse que é errado jogos usarem assets prontos, mas as pessoas estão distorcendo para fazer parecer que eu falei isso.


 
 
Acabou, e deu nisto.


Quando o jogo 171 começou a ficar famoso eu (Junior_Djjr) o critiquei dizendo para pensarem duas vezes antes de doarem para este projeto pois eles não mostraram nada ainda — e veja só, muitas das coisas que eu falei que não iriam sair do papel, ainda não saiu, que engraçado.

O tempo passou e eles arrecadaram uma boa grana para continuarem, e finalmente mostraram algo que seja realmente deles (pois na época a única coisa que era deles era a modelagem do mapa, nem a vegetação).
 
Uhu, então finalmente o projeto está indo para um lado mais justo e menos overrated?
Pelo contrário, o overrate só aumenta.
 
Recentemente abriram uma campanha “tudo-ou-nada” no Catarse para arrecadar dinheiro para desenvolver o jogo. A campanha durará somente 1 mês.
 
Que tal analisarmos?
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Oh, vejamos só, eles estão pedindo 58 mil reais para desenvolver o jogo com:
 
  • Um mapa.
  • Poder andar à pé e dirigir carros.
  • Customizar roupas do personagem (ok, interessante).
  • 10 carros…. Pera, o quê?? Vão arrecadar 58 mil reais para o jogo ter 10 carros??? Calma, vamos continuar…
  • 2 armas. Tá, eu não tenho mais palavras.
Ou seja, eles precisam de 58 mil reais para ter um jogo com os básicos de um GTA, contendo 10 carros e 2 armas.

Lembrando que isto é uma campanha do formato “tudo-ou-nada” para 1 mês, e a expectativa da versão beta do jogo é 2021. (atualização: chegando 2023 e ainda tá na alpha).
 
Continuando…
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Eles estão pedindo 85 mil reais para desenvolver o jogo com:
  • Sistema de dia e noite. Sim, é isto que vocês leram, com 58 mil reais o jogo só terá dia, eles precisam de quase 30 mil reais para fazer um sol rotacionar e mudar intensidade (além dos outros pequenos outros itens) (qualquer desenvolvedor de jogos que está lendo isto está tendo espasmos agora). Atualização: eu quero meus 85 centavos.
  • Compra de armas. Outra coisa muito difícil de programar, né?…
  • Bares e outras lojas. Só com 85 mil reais o jogo terá bares e outras lojas.
  • Mais 2 armas. De novo, eu não tenho mais palavras para expressar isto…
 
Calma que ainda tem mais…
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Com 128 mil reais eles desenvolverão o jogo com:
  • Uma cidade adicional. Ok, isto sim explica algo, pois modelar uma segunda cidade é realmente um grande trabalho, mas eu ainda não consegui ter noção do tamanho da cidade atual e o que será desta segunda, pois eles sempre mostram o jogo no mesmo lugar, como se a cidade fosse do tamanho de um pequeno bairro, mas enfim, isto deve ser a única coisa de toda essa lista que traz realmente algum trabalho (mas não para cobrar 43 mil reais por isto, né?).
  • Mais 2 carros. É isto aí, minha gente! Vocês não terá mais 10 carros, serão 12!!! Uhu!
  • Explosivos. Sim, só com 128 mil reais eles adicionarão explosivos no jogo.

E finalizando…
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Eles querem 153 mil reais, para:
  • Mapa mais vivo, com um vendedor ambulante, oficinas e mais lojas. Uau, que grande avanço!
  • Eventos, como enquadro, assaltos, brigas, acidentes… Sim, só com 153 mil reais eles farão isto, eles ainda não fizeram.
  • E mais 3 carros. Uhu!!! 15 carros! E só precisam de 153 mil reais para isto!
  • …O jogo continua com 4 armas (+ explosivos).

“Ei, mas você está falando como se eles fossem usar 100% deste dinheiro para o desenvolvimento, eles disseram que somente metade do dinheiro é para o desenvolvimento“.
E você acredita nesse gráfico? No máximo seria verdade até a primeira meta. Por exemplo o licenciamento, eles não precisam de novos licenciamentos para fazer absolutamente nada das metas adicionais. Licenciamento é para licenciar os softwares usados no desenvolvimento, mas em qualquer meta usarão o mesmo software com a mesma licença, eles não precisam de uma licença adicional para modelar 2 armas, e não, eles não estão pagando licença para usar carros de marcas reais ou algo assim. E “Recompensas” e “Acesso ao game” eu nem preciso dar argumentos. E sinceramente, você pode cortar isto tudo pela metade que continua um absurdo.

E vamos lembrar que isto é o custo de produção, quando o jogo ser terminado, ele ainda será vendido (a que preço será?). Veja que este jogo pode arrecadar até 1 milhão tendo 10~15 carros e 2~4 armas — é melhor eu parar de citar isto pois eu tenho certeza que eles vão aumentar o número só para depois eu ser considerado errado, mas eu só estou citando o que eles mesmos prometeram agora, está tudo aí na sua frente, não estou inventando nada.

Mas como eles vão alcançar estas metas? É relativamente fácil, eles estão dando recompensas para pessoas que doam até 3,7 mil reais, e eu realmente acho que terá malucos que farão isto.

O pior é que eu realmente acho que eles vão conseguir alcançar estas metas. A campanha do Patreon já foi muito bem, esta deverá ser um sucesso muito maior, principalmente com a pitada de ideias mercenárias, onde só vão fazer coisas básicas de um GTA caso conseguirem dinheiro equivalente à uma casa própria.

Isto é um absurdo, e como já foi provado no meu post anterior, este jogo tem uma comunidade de fãs que nunca aceitam críticas… Por quê? Porque eles realmente querem o jogo, eles não querem a verdade, eles querem o jogo. Não há nenhum outro “GTA HD no Brasil” no mesmo nível, então todos os holofotes vão para para este único jogo, por falta de opção, e eles estão aproveitando este momento para realizar práticas mercenárias, e funcionará, youtubers também saem no lucro com o jogo, e eles também vão fazer de tudo para seus inscritos doarem para o jogo, afinal, se não alcançar a meta você terá 10 carros, e não incríveis 15, né?

Anote isto: daqui alguns anos (não faço ideia, uns 5? 10 anos?) alguém aparecerá com algum GTA HD no Brasil realmente bom e vocês olharão para o 171 e falarão “Err… Ele estava certo, agora eu vejo o que é realmente bom”.

Eu tenho um infarto do coração toda a vez que leio alguém comparando 171 ao GTA V — um jogo que custou 265 milhões para ser produzido (mais do que todos os filmes do mundo, exceto dois filmes do Piratas do Caribe), teve uma produção com mais de mil profissionais tops do mercado, maioria com PhD, e bateu o recorde do produto de entretenimento mais lucrativo da história… Comparando com um jogo que usa dinheiro para comprar coisas prontas, nem parecem usar surface shaders para os gráficos e dizem que só colocarão noite no jogo caso nós colocarmos 85 mil reais no bolso deles.

Portanto cabe à mim, uma pessoa que não tem “tesão” em GTA no Brasil, e que não muda em nada na minha vida este jogo ser lançado ou não, olhar para ele com olhos neutros, analisar o que realmente está acontecendo, e ser um dos poucos à criticar, junto com, coincidentemente, outros desenvolvedores de jogos — perceba que quem mais critica este jogo são comunidades de desenvolvedores e PC gamers, basta sair da bolha social e ir para grupos mais experientes para ver a quantia de críticas que fazem contra o 171. Criar GTA no Brasil virou até meme em grupos de desenvolvedores de jogos no Facebook.

Jogos indie brasileiros ainda são bebês, infelizmente, e quando um jogo aparece, demonstram um lado mercenário, e como sempre, a população brasileira é levada pela ideia sem levantar quaisquer críticas.

Se você quer ver este jogo se tornando realidade, ninguém te impede e não há nada errado nisto, na verdade está ajudando a evolução dos jogos brasileiros (eu particularmente luto para gerar novos desenvolvedores, como no Fórum MixMods, todos que me conhecem sabe), mas você não pode passar pano para um absurdo como este, estão nos fazendo de idiotas, e estamos aceitando — como sempre, uma cultura do brasileiro.

Estou triste com este jogo sendo levado à um overrate sendo que há vários outros jogos independentes brasileiros que merecem mais atenção não conseguindo nem 10 mil reais de lucro (ou até nem tendo atenção alguma na verdade). Não cabe a mim fazer uma lista de divulgação de jogos indies aqui (eu na verdade até divulgo alguns na página do face), mas experimente procurar melhor e dar mais chances também aos outros jogos — afinal, você apoiar um jogo não lhe impossibilita apoiar outro, portanto esta discussão de “escolher quem apoiar” é ilógica, isto não existe.
Atualização: Agradecimentos ao BnoPlayer por ter enviado este mapa de indústrias de jogos indie brasileiras, é uma ótima maneira de conhecer mais jogos independentes brasileiros, há vários jogos que precisam de um reconhecimento e uma ajuda, pois o Estado não está ajudando.

Não só os desenvolvedores de jogos indie brasileiros precisam melhorar, como também os consumidores destes jogos. Precisam ver os jogos com mais senso crítico, aceitar e principalmente compreender as críticas das outras pessoas.

Brasileiro sempre trata tudo como times de futebol, basta eu criticar algo (na qual eu estou defendendo vocês e toda a comunidade de jogos indie) que já começam a me tratar como um inimigo.

Criticar um projeto considerado “não tão bom” não é desvalorizar um projeto. Agora, elogiar um projeto “não tão bom” sim é desvalorizar os outros projetos que são realmente bons.

Capitalismo é bom e as empresas de jogos precisam de dinheiro para desenvolver seus produtos, o problema é quando isto vira um mercenarismo.

“Boas pessoas criam bons jogos”.

Atualização:
Gigaton fez um vídeo (e até citou sobre este post), ele tem uma visão bem realista do projeto, diferente dos outros youtubers que partem pro hype.


Atualização:
Os caras da Beta Games tentaram explicar no Catarse deles como é difícil criar um sistema de anoitecer completo.
“Se é fácil, então faça” é falácia, mas aceito…
Concordo que já deu o que tinha para falar sobre isto, mas vi leigos defendendo e tentando explicar o quão difícil é, portanto eu decidi fazer hoje.
  • Sol e lua movimentando independentemente.
  • Todas as casas acendem e apagam as luzes utilizando emission map com diferentes cores e em diferentes momentos. A adição das casas é automatizada (não requer ação manual).
  • A iluminação global é afetada pelo emission, causando uma iluminação muito realista por volta.
No total teve em torno de 100 ou 150 linhas de código (depende de como você conta).
“Então vá lá ajudar eles”.
Primeiro, eu não consigo nem me ajudar kkkkk.
Segundo, não estou dizendo que sou melhor, muito pelo contrário, eu demorei 1 dia para fazer estas 100 linhas de código (no Tuning Mod teve dias que eu escrevi quase mil linhas), e se vocês me vissem criando o movimento da lua iriam rir da minha cara de idiota vendo a lua fazendo um ping pong e não eu sabendo corrigir… Eu ainda sou um bebê em programação de desenvolvimento de jogos mas estou estudando e praticando, os caras da Beta Games fazem um trabalho melhor que eu, o meu negócio é mods.