2nibble: Novo jogo e futuro do IMPUNES

Nos últimos dias muitos novos usuários começaram a visitar a MixMods, como eu apontei no Facebook, então é importante fazer uma introdução rápida:

Eu (Junior_Djjr) sou co-fundador da equipe indie de desenvolvimento de jogos, 2nibble (entre e curta a página), e atualmente estamos com um projeto de criar um jogo estilo GTA no Brasil, chamado IMPUNES.

Você consegue todas as informações comuns nesta publicação no Facebook.

E uma dessas informações, é que a nossa ideia é de uma espécie de GTA Chinatown Wars, em HD, se passando numa cidade praiana brasileira.

Isto é, um jogo de câmera alta, quase-top-down.

Deste modo, o jogo seria muito mais simples de ser criado, pois, pela câmera estar longe de tudo, requer menos detalhes no mapa; não requer LOD; não requer tanto capricho com céu, áudio, animações etc. O jogo em si atinge um resultado bom com menos trabalho.

Mas a grande maioria das pessoas não aprovaram a ideia.

Desde o início nos pediam para mudar de ideia.
Digamos que não é motivador a maioria dos seus próprios seguidores não aprovar a sua ideia, uma ideia que não há muita escolha, é como se uma equipe estivesse fazendo um jogo de avião e as seus seguidores falando "não faz de avião, faz de carro". Esta é uma boa comparação pois muita gente pedia câmera baixa em terceira-pessoa como opcional, como se isto fosse uma escolha — é como falar "pode fazer avião, mas coloca também carros como opcional", não é assim que um bom desenvolvimento funciona.

Às vezes nós perdíamos a vontade de trabalhar no jogo, pois as pessoas não estavam realmente gostando, e querendo ou não, estamos fazendo o jogo para as pessoas, visando o lucro final, se não temos apoio do público, será perda de tempo.

Nós já fizemos várias "mini-reuniões" para discutir isto, e sempre tirávamos a mesma conclusão: vamos ignorar as pessoas.

No entanto, recentemente percebemos que a opção é sim válida.

Até este ponto do texto, eu acho que já ficou claro:

IMPUNES agora será feito para câmera em terceira pessoa



Mas vamos explicar o que nos levou a mudar de ideia:


A desaprovação do nosso público

Como eu acabei de explicar acima.


O resultado começou a ficar melhor do que esperávamos

Começamos querendo algo simples, mas é difícil continuar quando você sabe que consegue mais do que isto.

A ideia inicial foi do LINK/2012, e de início estávamos fazendo algo tão simples que nem haveria motoristas visíveis dentro do carro — pra você ter noção do quão simples era pra ser.

Nós avançamos muito que ficou sem sentido continuar pensando em algo simples.

A nossa qualidade de modelagem melhorou muito, e mesmo que LINK/2012 se afastou, o Farias, profissional de Unity Engine, entrou na equipe, sendo um grande reforço para nós.

Nos últimos meses do desenvolvimento (isto é, há 1 ano atrás) nós já estávamos com uma reação de "até em primeira pessoa isto ficaria bom!".


Em várias partes do mapa o resultado ficava muito mais bonito com câmera baixa, principalmente quando começamos a testar chão refletivo durante a chuva...
E brilho do sol nos vidros dos prédios. São detalhes bonitos, mas perdidos quando a câmera sobe e se vira pra baixo.

E nós queremos dar foco em criar uma boa zona rural, o que é fácil de deixar o mapa grande e legal de viajar e explorar, mas imagine viajar em rodovias e estradas de terra com uma câmera alta, sem horizonte, o jogo ficaria muito sem graça. O legal de viajar em locais assim é você ver as paisagens e o que há em sua volta, assim a câmera baixa seria muito melhor.


Nosso sucesso com um jogo open world

Recentemente participamos de uma game jam de 9 dias, e em somente 9 dias criamos um jogo de mundo aberto que se passa numa cidade de 1 quilômetro de extensão, usando praticamente nenhum asset pronto, criando até mesmo o nosso próprio sistema de tráfego, do zero, assim vencendo como "Melhor qualidade técnica".
Conheça e teste o Nibble: Pizza Delivery.

Foi um grande marco, ficamos impressionados com o que conseguimos fazer em somente 9 dias, entre somente 4 pessoas. E se conseguíssemos mais pessoas para ajudar no IMPUNES?

Muita gente deseja participar do desenvolvimento, mas estamos cada vez mais levando o negócio a sério e pensando em chamar somente pessoas realmente boas.
Atualmente há somente 4 membros ativos e já estamos lidando muito bem com isso, portanto em vez de quantidade, nós iremos procurar por qualidade.

E como conseguir pessoas boas se ainda não provamos que a gente consegue produzir algo grandioso?
A resposta é simples: criando algo grandioso.


Nós estamos produzindo um novo jogo

Eu já falei brevemente sobre isto outras vezes, principalmente no Facebook, e agora estou falando mais abertamente com detalhes.

Nós pausamos o IMPUNES para produzir um novo jogo antes dele.

Na verdade o IMPUNES já está pausado há quase 1 ano, como se pode ver.

Todos os arquivos do IMPUNES estão guardados intactos no meu PC, inclusive com backup num pen drive.

Tem razão, nós entramos pra lista das equipes indie que tiveram a brilhante ideia de fazer um GTA como primeiro jogo (bem, tecnicamente nós conseguimos, com a diferença de que são pizzas em vez de armas), isto é uma péssima ideia pois GTA é muito difícil de ser feito, mesmo que a nossa ideia tentava contornar isto, criando um GTA simples em vez de HD, mas que se tornou HD...

Nós já começamos a prototipar o novo jogo, e em alguns dias toda a base do gameplay já estava funcionando e com boas decisões e testes de como será o desenvolvimento, mas só anunciaremos quando tiver algo mais avançado.


Ele vai ser 2D ou 3D?
3D. Nossa equipe é muito focada em jogos 3D em vez de 2D.


Qual a ideia do jogo?
Ainda não iremos revelar, para evitar que a ideia seja copiada.
Eu (Junior_Djjr) tive uma ideia e falei para o pessoal da equipe, e todos gostaram muito por ser algo original (pelo menos até hoje não vimos nenhum jogo que teve a mesma ideia) e não tão difícil de ser feito.

Por outro lado, não espere uma ideia incrível, a ideia é simples, mas original.

Tudo o que eu posso te dizer agora, é que, se você gosta de Portal, provavelmente vai gostar deste jogo. E não, não tem a ver com portais.

Nós também acreditamos que o jogo será mais interessante do que divertido. Mas vamos tentar deixá-lo o mais divertido possível (o jogo é muito free style, portanto às vezes em uns brainstorms temos umas ideias que eu simplesmente choro de rir).


Quando provavelmente ficará pronto?
Diferente do IMPUNES, este jogo será muito mais rápido de ser criado, e ele também será expansível pela comunidade.
Este ano está difícil para nós, principalmente porque o Farias está sem tempo, mas ano que vem devemos trabalhar ativamente no jogo e mostrar um gameplay. Então provavelmente em 2021 teremos uma versão open beta? Caso não haja nenhum imprevisto, é claro.

Curta a página 2nibble no Facebook para ficar por dentro das novidades.
Sempre que houver notícias sobre algum dos nossos jogos, postaremos lá.

E enquanto eu digitava isto a página da MixMods atingiu 6 mil curtidas! Muito obrigado.

Aviso:
Dê sugestões de mods para serem postados aqui (fórum) ou aqui (formulário).
Dê ideias de mods para GTA aqui.
É proibido discutir política, ideologias e religião aqui. Isto é um site de jogos.
Abrir Comentários