Nos últimos dias muitos novos usuários começaram a visitar a MixMods, como eu apontei no Facebook, então é importante fazer uma introdução rápida:
Eu (Junior_Djjr) sou co-fundador da equipe indie de desenvolvimento de jogos, 2nibble (entre e curta a página), e atualmente estamos com um projeto de criar um jogo estilo GTA no Brasil, chamado IMPUNES/2NTD.
Você consegue todas as informações comuns nesta publicação no Facebook.
E uma dessas informações, é que a nossa ideia é de uma espécie de GTA Chinatown Wars, em HD, se passando numa cidade praiana brasileira.
Isto é, um jogo de câmera alta, quase-top-down.
Deste modo, o jogo seria muito mais simples de ser criado, pois, pela câmera estar longe de tudo, requer menos detalhes no mapa; não requer LOD; não requer tanto capricho com céu, áudio, animações etc. O jogo em si atinge um resultado bom com menos trabalho.
Mas a grande maioria das pessoas não aprovaram a ideia.
Desde o início nos pediam para mudar de ideia.
Digamos que não é motivador a maioria dos seus próprios seguidores não aprovar a sua ideia, uma ideia que não há muita escolha, é como se uma equipe estivesse fazendo um jogo de avião e as seus seguidores falando “não faz de avião, faz de carro”. Esta é uma boa comparação pois muita gente pedia câmera baixa em terceira-pessoa como opcional, como se isto fosse uma escolha — é como falar “pode fazer avião, mas coloca também carros como opcional”, não é assim que um bom desenvolvimento funciona.
Às vezes nós perdíamos a vontade de trabalhar no jogo, pois as pessoas não estavam realmente gostando, e querendo ou não, estamos fazendo o jogo para as pessoas, visando o lucro final, se não temos apoio do público, será perda de tempo.
Nós já fizemos várias “mini-reuniões” para discutir isto, e sempre tirávamos a mesma conclusão: vamos ignorar as pessoas.
No entanto, recentemente percebemos que a opção é sim válida.
Até este ponto do texto, eu acho que já ficou claro:
IMPUNES/2NTD agora será feito para câmera em terceira pessoa
Mas vamos explicar o que nos levou a mudar de ideia:
A desaprovação do nosso público
Como eu acabei de explicar acima.
O resultado começou a ficar melhor do que esperávamos
Começamos querendo algo simples, mas é difícil continuar quando você sabe que consegue mais do que isto.
A ideia inicial foi do LINK/2012, e de início estávamos fazendo algo tão simples que nem haveria motoristas visíveis dentro do carro — pra você ter noção do quão simples era pra ser.
Nós avançamos muito que ficou sem sentido continuar pensando em algo simples.
A nossa qualidade de modelagem melhorou muito, e mesmo que LINK/2012 se afastou, o Farias, profissional de Unity Engine, entrou na equipe, sendo um grande reforço para nós.
Nos últimos meses do desenvolvimento (isto é, há 1 ano atrás) nós já estávamos com uma reação de “até em primeira pessoa isto ficaria bom!”.
Em várias partes do mapa o resultado ficava muito mais bonito com câmera baixa, principalmente quando começamos a testar chão refletivo durante a chuva…
E brilho do sol nos vidros dos prédios. São detalhes bonitos, mas perdidos quando a câmera sobe e se vira pra baixo.
E nós queremos dar foco em criar uma boa zona rural, o que é fácil de deixar o mapa grande e legal de viajar e explorar, mas imagine viajar em rodovias e estradas de terra com uma câmera alta, sem horizonte, o jogo ficaria muito sem graça. O legal de viajar em locais assim é você ver as paisagens e o que há em sua volta, assim a câmera baixa seria muito melhor.
E nós queremos dar foco em criar uma boa zona rural, o que é fácil de deixar o mapa grande e legal de viajar e explorar, mas imagine viajar em rodovias e estradas de terra com uma câmera alta, sem horizonte, o jogo ficaria muito sem graça. O legal de viajar em locais assim é você ver as paisagens e o que há em sua volta, assim a câmera baixa seria muito melhor.
Nosso sucesso com um jogo open world
Recentemente participamos de uma game jam de 9 dias, e em somente 9 dias criamos um jogo de mundo aberto que se passa numa cidade de 1 quilômetro de extensão, usando praticamente nenhum asset pronto, criando até mesmo o nosso próprio sistema de tráfego, do zero, assim vencendo como “Melhor qualidade técnica”.
Conheça e teste o Nibble: Pizza Delivery.
Foi um grande marco, ficamos impressionados com o que conseguimos fazer em somente 9 dias, entre somente 4 pessoas. E se conseguíssemos mais pessoas para ajudar no IMPUNES/2NTD?
Muita gente deseja participar do desenvolvimento, mas estamos cada vez mais levando o negócio a sério e pensando em chamar somente pessoas realmente boas.
Atualmente há somente 4 membros ativos e já estamos lidando muito bem com isso, portanto em vez de quantidade, nós iremos procurar por qualidade.
E como conseguir pessoas boas se ainda não provamos que a gente consegue produzir algo grandioso?
A resposta é simples: criando algo grandioso.
Nós estamos produzindo um novo jogo
Eu já falei brevemente sobre isto outras vezes, principalmente no Facebook, e agora estou falando mais abertamente com detalhes.
Nós pausamos o IMPUNES/2NTD para produzir um novo jogo antes dele.
Na verdade o IMPUNES/2NTD já está pausado há quase 1 ano, como se pode ver.
Todos os arquivos do IMPUNES/2NTD estão guardados intactos no meu PC, inclusive com backup num pen drive.
Tem razão, nós entramos pra lista das equipes indie que tiveram a brilhante ideia de fazer um GTA como primeiro jogo (bem, tecnicamente nós conseguimos, com a diferença de que são pizzas em vez de armas), isto é uma péssima ideia pois GTA é muito difícil de ser feito, mesmo que a nossa ideia tentava contornar isto, criando um GTA simples em vez de HD, mas que se tornou HD…
Tem razão, nós entramos pra lista das equipes indie que tiveram a brilhante ideia de fazer um GTA como primeiro jogo (bem, tecnicamente nós conseguimos, com a diferença de que são pizzas em vez de armas), isto é uma péssima ideia pois GTA é muito difícil de ser feito, mesmo que a nossa ideia tentava contornar isto, criando um GTA simples em vez de HD, mas que se tornou HD…
Nós já começamos a prototipar o novo jogo, e em alguns dias toda a base do gameplay já estava funcionando e com boas decisões e testes de como será o desenvolvimento, mas só anunciaremos quando tiver algo mais avançado.
Ele vai ser 2D ou 3D?
3D. Nossa equipe é muito focada em jogos 3D em vez de 2D.
Qual a ideia do jogo?
Ainda não iremos revelar, para evitar que a ideia seja copiada.
Eu (Junior_Djjr) tive uma ideia e falei para o pessoal da equipe, e todos gostaram muito por ser algo original (pelo menos até hoje não vimos nenhum jogo que teve a mesma ideia) e não tão difícil de ser feito.
Por outro lado, não espere uma ideia incrível, a ideia é simples, mas original.
Tudo o que eu posso te dizer agora, é que, se você gosta de Portal, provavelmente vai gostar deste jogo. E não, não tem a ver com portais.
Nós também acreditamos que o jogo será mais interessante do que divertido. Mas vamos tentar deixá-lo o mais divertido possível (o jogo é muito free style, portanto às vezes em uns brainstorms temos umas ideias que eu simplesmente choro de rir).
Quando provavelmente ficará pronto?
Diferente do IMPUNES/2NTD, este jogo será muito mais rápido de ser criado, e ele também será expansível pela comunidade.
Este ano está difícil para nós, principalmente porque o Farias está sem tempo, mas ano que vem devemos trabalhar ativamente no jogo e mostrar um gameplay. Então provavelmente em 2021 teremos uma versão open beta? Caso não haja nenhum imprevisto, é claro.
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Sempre que houver notícias sobre algum dos nossos jogos, postaremos lá.
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