Como os cheats do GTA San Andreas foram descobertos?

Os cheats (ou dicas, truques,  trapaças, códigos, manhas) foram muito marcantes para a história do GTA San Andreas. São quase 100 diferentes cheats, muitos realmente úteis e divertidos. Para muitos jogadores, isto é, ou pelo menos era, uma parte essencial no gameplay, principalmente antes de mods se tornarem comuns.
gta-sa-cheat-hesoyam-7416605

Você consegue imaginar a reação de alguém na época do jogo, sem conhecer o jogo, lendo a lista de cheats dele e vendo coisas como “pegar um avião”, “ficar musculoso”, “prostitutas pagam para você”, “carros voam” e “mochila à jato”? Eu sim, pois foi assim que eu conheci o GTA San Andreas, vendo a lista de cheats dele na revista Super Almanaque. Eu fiquei maravilhado com a quantidade de coisas que podiam ser feitas neste jogo e fui atrás de comprá-lo.

Os cheats do GTA SA ficaram tão marcantes que este deve ser o único jogo do mundo onde é comum pessoas fazerem tatuagens com os códigos, como exemplo, o jogador de basquete Devonte Green.

No entanto, poucos cheats são oficiais, muitos deles foram simplesmente descobertos pela comunidade.

Como os códigos foram descobertos?

O nome da pessoa é Edison Carter. Ele não parece ser muito aberto para informações pessoais, não encontrei nada sobre ele além do nome, nem nacionalidade nem idade.

Na época ele criou alguns dos primeiros mods para GTA, como o Cheat Device, que também deu o nome ao site dele. Na época este mod foi famoso, mas atualmente, com a evolução do conhecimento no modding de GTA, já deixou de ser algo incrível.

Ele foi o primeiro a listar os cheats do GTA San Andreas de PC, e montar e publicar uma lista das descobertas. No caso do PS2, ele ajudou em partes, mas também importantes.

Na época, sendo raro alguém ter internet, era muito comum a venda de revistas sobre jogos, e essas revistas incluíam códigos de cheats, seja parcialmente, ou até mesmo totalmente produzidas só para divulgar cheats.

Essas revistas precisam ser lançadas o mais rápido possível para aproveitar o hype do lançamento do jogo, então não houve tempo para os cheats reais serem descobertos. Os produtores dessas revistas pegaram a lista de cheats divulgada pelo Edison Carter, e usaram ela, com uma mistura de códigos estranhos, como BAGUVIX, e outros reais, como PROFESSIONALSKIT. Esta lista continuou sendo usada por nós até hoje.

No caso dos cheats para PS2, a própria Rockstar Games divulgou uma lista de cheats, não encontrei onde, mas provavelmente para revistas selecionadas. Provavelmente revistas pagaram pelo conteúdo inédito, tanto que os cheats estão escondidos em hashes para dificultar o descobrimento, o que indica que os desenvolvedores quiseram esconder propositalmente para divulgar depois.

O que as pessoas não esperavam, é que a lista não estava completa, e foi assim que, em Janeiro de 2005, Edison Carter chegou com mais alguns cheats “secretos” para o PS2:

Também reproduzida em gtasanandreas.net

Os cheats foram encontrados hackeando um controle de PS2, como mostra a foto enviada por ele:

gta-san-andreas-cheats-ps2-how-2473418

E alguns meses depois, Skiller, do mesmo grupo do Edison Carter, e CMX do site CodeTwink (antigo Code Breaker, de 1996) encontraram o resto da lista de cheats utilizando um método novo e mais veloz, que conseguiu gerar uma lista de 200 mil combinações válidas.

Também reproduzida em gtasanandreas.net

No caso do PC, Edison Carter publicou uma lista com todos os cheats logo 1 dia após o lançamento do jogo.


Por ser no PC, encontrar os cheats foi muito mais fácil. Se não me engano ele encontrou a lista de hashes dos cheats fazendo engenharia reversa do código do jogo, já documentado pela comunidade, e criou um software para gerar letras aleatórias até que o hash de tal cheat seja “colidido”, e assim é gerado uma lista dessas colisões de hash.

Algo que não ficou claro nesta minha “pesquisa”, é como as pessoas encontraram os nomes reais. Na publicação dele, há somente a lista dos cheats, e a página mais antiga salva no Wayback Machine continua igual. Provavelmente na publicação original continha um link para um software que ele criou, e assim as pessoas contribuíram na busca dos nomes reais deixando os seus PCs rodando palavras aleatórias até que elas se colidam com o hash, e faça sentido.
Deste modo, alguns cheats como o ROCKETMAN foram encontrados pela própria comunidade.

Você encontra a lista de cheats gerados por ele, inicial, na íntegra, aqui:


Foi um total de 17.845 linhas. E na linha 15.444, temos o famoso HESOYAM:

gta-san-andreas-cheats-hesoyam-7462828

Segundo Edison Carter, ele escolheu as colisões de hash (as “palavras” geradas aleatoriamente), pela menor quantidade de letras, e por algum acaso, HESOYAM foi a menor palavra entre as outras 290 que também gerou o mesmo cheat.

Ou seja, HESOYAM foi escolhido simplesmente por ser a menor palavra gerada de maneira aleatória nesta lista que o Edison Carter gerou com um software de geração de letras aleatórias afim de gerar colisões de hash…

Foi simplesmente uma geração aleatória. Se ele tivesse deixado o software rodando por mais tempo, poderia gerar outras opções, e ele poderia ter escolhido outra palavra.

Atualização: Bem notado nos comentários, todos os cheats da imagem acima, próximos ao HESOYAM, incluem “SOY”, o que indica que a geração aleatória usada não foi totalmente aleatória, mas sim usando alguma palavra junto. Não sei qual foi a ideia do Edison Carter, mas por toda a lista há coisas assim. Pelo menos agora temos uma ideia da origem do “SOY” do HESOYAM.

Isto foi tudo tão rápido, que ele nem ao menos testou os cheats, ele simplesmente gerou a lista (que 17 mil linhas nem é tão grande assim), e entre outras dezenas de cheats, ao escolher o cheat de vida, colete e $250K, entre 291 opções geradas naquele momento, ele escolheu a menor palavra, que foi HESOYAM.

E hoje, HESOYAM está na cultura dos gamers. Qualquer jogador de GTA San Andreas conhece essa palavra. Dezenas de pessoas já fizeram uma tatuagem com essa palavra.

tattoo-cheat-hesoyam-gta-sa-3627818

HESOYAM de maneira alguma é oficial, foi simplesmente gerada aleatoriamente para aquela lista específica, e o único propósito de escolha do Edison Carter é de que a palavra era a mais curta das opções, e não houve tempo o suficiente para encontrar o nome real.

Mas afinal, qual é o real?

Qual o nome real do HESOYAM?

Durante muitos anos as pessoas simplesmente desistiram de procurar pelos nomes reais dos cheats, também porque, na prática, muita gente prefere estes cheats mais curtos. Inclusive, muita gente memorizou estes, portanto, mesmo se encontrados, seria só por curiosidade e não pelo uso.

Em 2014 o LINK/2012, sim, aquele que vocês já conhecem, criou o Cheat Finder, que é um pequeno programa que também procura por colisões de hash.

Pouco tempo depois, LINK/2012 me contatou pedindo para deletar, pois ele sente “vergonha” da qualidade, nem ao menos usava multi threading do processador. Mas mesmo assim o uso foi interessante.

Em 2014 ou 2015 eu criei uma postagem aqui na MixMods pedindo para os visitantes usarem ele à procura dos nomes reais dos cheats. Eu não lembro se havia como colocar uma lista de palavras ou era totalmente aleatório, mas eu lembro que em algum momento, isto foi feito (seja por este ou outro criado após ele).

Depois de mais algumas tentativas e pesquisas do que já encontraram, tentando montar uma lista mais correta junto com o LINK/2012 (e falhando miseravelmente), foi descoberto o nome real do HESOYAM, que é: DISCOVERPARTSRICH, algo como “descobrir a parte rica”, uma sátira para receber dinheiro, colete e saúde… …Ou não era este?

Por um momento, fazia sentido, pois os nomes dos cheats normalmente são sátiras, mas vários outros nomes que faziam um pouco de sentido foram encontrados para outros cheats, então mesmo fazendo sentido, não podemos tirar conclusão — uma regra que vale para muita coisa na vida!

Até que Alexander Blade encontrou literalmente todos os nomes reais, vazados dentro do código do GTA SA de Android!

Assim, finalmente conseguimos a lista real, com nomes reais, de todos os cheats do GTA San Andreas, e no mesmo instante eu atualizei a lista aqui na MixMods: Cheats atualizados. Visto que muita gente ainda prefere os cheats curtos, na lista também está inclusa a variação curta e clássica.

Assim descobrimos que o nome real, oficial, do HESOYAM, é na verdade INEEDSOMEHELP (“eu preciso de uma ajuda”), e é inacreditável imaginar que ninguém na história tentou este cheat, nem descobriram por força bruta, sendo que são palavras muito simples, inclusive, bem óbvias.

Mas, perceba, até hoje nós não sabemos o código real de grande parte dos cheats de PS2 e Xbox. Mas sinceramente, ninguém liga, pois são só combinações de botões, enquanto no PC são, de fato, textos, o que causa mais curiosidade.

Ou seja, se você pensa em fazer uma tatuagem de HESOYAM, o certo seria INEEDSOMEHELP… …Pensando bem, HESOYAM é bem melhor.


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments