Por que quero sair do Blogger, para Wordpress

Criar e editar postagens no Blogger sempre foi bom

Eu sempre estive feliz usando o Blogger como plataforma para a MixMods, desde Fevereiro de 2011, principalmente por ser grátis, e mesmo que limitada, com gambiarras, se consegue fazer muita coisa.

Por exemplo, eu queria uma opção de tradutor que só aparece para pessoas de outros países, e consegui. Eu queria uma maneira de criar postagens em 2 idiomas e um botão para trocar entre elas, e inclusive selecionar automaticamente o inglês caso a pessoa seja de outro país, e consegui.
Dá para ter muita coisa que, inicialmente parece limitação do Blogger (por não ter nenhum controle sobre o servidor, nada de Php, Python etc, somente um XML), mas com um esforcinho em Javascript, você consegue.

O editor de postagem do Blogger sempre foi simples e ágil, eu sempre tive pouquíssimas reclamações, em geral criar uma postagem sempre foi muito rápido, era quase perfeito, era.

Começou a piorar

Nos últimos meses, o Blogger começou a desenvolver um novo editor de postagem, no começo era horrível, mas foi melhorando, ainda que ruim, e eu enviei alguns feedbacks avisando dos bugs e pedindo para re-colocarem de volta coisas removidas.

Passou várias semanas, no últimos dias, Blogger avisou que iria remover a opção do editor antigo, e pediu para enviar feedback de bugs importantes para serem corrigidos. Eu continuei enviando mais avisos de bugs e pedidos para re-colocarem as coisas que removeram.

Eles continuaram atualizando o visual de tudo, muita coisa no visual foi melhorada, e mais bugs e remoções foram aparecendo, até que finalmente removeram a opção do editor antigo, e sou obrigado a usar o editor novo, ainda com todos os bugs que eu reportei. Sério, até hoje nada do que eu enviei foi atendido.

Está ficando impossível

Há meses o editor vem piorando, você vê o visual melhorando a cada dia ou semana que passa, o que indica que eles estão trabalhando, mas bugs que eu reportei há mais de 1 mês atrás, continua existindo. Eu continuei às vezes avisando de bugs antigos ao avisar de bugs novos, nada muda.

No momento o editor está num nível tão alto de bugs e problemas que está horrível criar uma nova postagem, e às vezes, praticamente impossível, como o que citei no final desta lista.

Abaixo, uma lista de todas as reclamações. Sim, tudo isto abaixo é reclamação.

Note que, se você está vendo isto no futuro, alguns dos bugs citados podem ser corrigidos, e eu espero que sim.


Não há mais como arrastar as imagens para o editor para fazer upload delas direto na posição arrastada.
Isto agilizava muito, pois enquanto eu editando e salvando uma nova imagem, a imagem anterior fazia o upload e já aparecia na posição correta, são 10 segundos que, em várias imagens dentro de milhares de posts, se tornam horas, senão dias. Agora eu tenho que abrir uma janela de upload, esperar ela carregar, clicar num botão, e navegar até a imagem, pois não há nem como arrastar ela para a janela de upload.
Mas eu posso fazer upload de várias imagens ao mesmo tempo? Sim, mas o tempo que eu economizava editando uma enquanto fazendo upload de outra, não existe mais.
Ah, mas não parece tão ruim, né? Então, quando faz o upload de várias imagens ao mesmo tempo, elas aparecem no mesmo local, e eu tenho que arrastar elas para as devidas posições, e quando arrasta uma imagem, o link dela se perde (não tem mais como clicar nela para ver ela maior), isto também causava no editor antigo, mas eu já fazia upload nas posições corretas, e antes para pegar o link maior, era só pegar o link atual e trocar um "s400" por "s1600", agora é igual, mas tem que colocar o tamanho da altura e largura.

Não há mais como fazer a imagem aparecer do tamanho original.
Imagine que eu estou fazendo upload de uma imagem 80x80, antes, bastava clicar para aparecer no tamanho original que ela ficava 80x80, corretamente no post, agora, para ajustar o tamanho da imagem é num botão + e - que muda a cada X pixeis, por exemplo, 60x60, 120x120, para conseguir deixar a imagem no tamanho original, tem que abrir o editor de HTML, procurar e editar 4 números. Se não fizer isto, uma imagem em 79x79 em vez de 80x80 fica mais borrada do que o normal, o que é horrível principalmente para screenshots de texto, pois a imagem é redimensionava pelo Blogger, aparentemente com resampling bilinear, que deixa tudo mais borrado.

Editar o HTML da postagem agora requer 2X mais cliques.
Outro pequeno detalhe mas que se torna horas perdidas, além de um esforço cansativo de repetir.
Várias vezes é necessário editar o HTML da postagem, e antes, bastava 1 clique para trocar entre rich text, e HTML fonte, agora você abre um menu, e seleciona o modo de edição.
Não parecia um grande problema pois editar o HTML raramente se faz mais do que 2 vezes cada post, mas outra coisa chegou para piorar...

Não há mais como escrever HTML fora do editor de HTML.
Antes, se eu por exemplo precisava colocar uma linha horizontal no post (que até hoje o Blogger não dá essa opção num botão), como por exemplo as linhas de início e fim dessa lista, bastava eu digitar "<hr>" no próprio texto do post, que automaticamente a tag era interpretada e colocava uma linha horizontal, agora, eu tenho que abrir o editor HTML e tentar se encontrar o local exato para colocar (pois o HTML no editor é minimizado, portanto é muito pouco legível), assim, eu tenho que inclusive digitar algo para me encontrar, por exemplo "asd", abrir o editor HTML (2 cliques), CTRL+F, digitar "asd" para encontrar o local que eu quero colocar o "<hr>", ir lá e digitar "<hr>". Depois disso tudo, mais 2 cliques para voltar no modo de edição de texto e continuar o que eu estava escrevendo.
E isto é somente 1 exemplo, o Blogger não dá opção de botão para o "<strong>" que é a versão o "<b>" que mecanismos de pesquisa entendem como palavra mais importante, o que é útil para destacar palavras e frases importantes para os mecanismos de pesquisa, agora eu tenho que fazer todos esses passos pesquisando pelas frases e palavras que eu quero colocar a tag.
Outro exemplo comum é adicionar vídeos do Youtube, álbuns do Imgur, textos do Pastebin etc. Antes, bastava colocar o código HTML do vídeo no post, direto ao escrever, agora é necessário fazer isto acima.

Colocar e editar um link requer 2X mais cliques.
Também foi adicionado a necessidade de abrir um menu para abrir uma janela para colocar ou editar um link. Antes, principalmente na hora de editar o link, era muito melhor, pois você clicava no link e ele aparecia na tela, e assim você lia o link para ver se está tudo certo, podia clicar nele para testar, e ali mesmo você podia clicar para editar, agora, você só consegue ver, testar e editar o conteúdo do link abrindo este menu, o que deixa tudo muito cansativo.

Não há mais como colocar o botão de clicar para ver a postagem inteira.
Quanto o post é muito grande, normalmente eu coloco um botão para clicar e abri-lo inteiro, assim na página inicial ele fica menor. Esse botão é sistema do próprio Blogger, e além de não funcionar ao colocar em postagem nova, se eu abro para editar uma antiga, ele se perde.
Por exemplo neste post, eu poderia muito bem colocar uma introdução, esse botão, e esta lista só apareceria após clicar no botão para ver o post inteiro, algo que eu faço várias vezes, mas não pude fazer isto agora.
Isto é muito comum em outros blogs, pouco comum aqui. Imagine blogs que usam isto literalmente em todas as postagens, ou seja, um resumo/introdução com um botão embaixo para abrir o resto, as pessoas que usam esse padrão de postagem devem estar descabeladas agora.

O botão de editar postagem que fica no blog não funciona mais.
Isto deve ser corrigido editando XML pegando o novo código de botão, mas imagine alguém que não tenha conhecimento no assunto.

Anúncios entre as postagens não funcionam mais.
O anúncio que fica entre os posts é o segundo mais rentável, em torno de 20%, e simplesmente parou de funcionar, quanto ativa, ele volta a desativar. Felizmente eu pude editar o XML para remover a condição e colocar o meu próprio código de anúncio lá. Mas de novo, imagine uma pessoa que não tenha conhecimento no assunto, ela acaba de perder 20% da renda dela (ou 100%, se somente usa eles).

Problemas ao mudar links no post.
Ultimamente se tornou comum algum link da postagem ficar como "blogger.com" ou "#", e também, não atualizar o link de download antigo. Por um momento eu achei que eu estava fazendo algo errado, mas eu comecei a tomar um cuidado tão grande que eu chego a trocar o link de download até 4X para ter certeza de que ele mudou, e várias vezes eu ainda abro o download depois de postar para ver se realmente está o link novo. Há poucos dias atrás, lembro perfeitamente que troquei o link uma vez, e para ter certeza de que mudou, logo antes de salvar a postagem, eu o troquei de novo, e salvei. Poucos minutos depois me avisaram que estava o link antigo. Já estou cada vez mais confirmando que realmente é um bug do Blogger e não da minha cabeça.
E mais, o Blogger não adiciona mais o "https://" no link, se você colocar sem, o link não funcionará.

Problemas ao escolher link do post.
Agora, o link do próprio post... Se eu deixar o link automático, posts com título como "Mod v2.0" ficará com link "v2_0", então quando eu atualizar para "v3.0" continuará parecendo que é um link para v2 (até hoje o link do modloader tem um "SA" nele). Para isto eu preciso colocar um link personalizado, o problema é que no novo editor, na maioria das vezes, o link personalizado é completamente ignorado e aparece o automático, assim eu tenho que reverter a postagem para rascunho, sair e voltar do editor para poder re-postar, para de novo não funcionar e ter que fazer isto de novo, eu já cheguei a repetir isto 4X. Num dos dias, estava passando de um mês para outro, meia-noite, eu havia colocado o link já no Facebook e Youtube, e durante essa tentativa de troca, o mês passou e o link ficou errado pois mudou o mês. É tudo muito irritante.
É tão irritante, que mesmo que o link mude, ele não muda totalmente, e isto sempre acontece. Aconteceu de novo nesta postagem e estou editando agora para explicar, eu tentei postá-la com o link "por-que-quero-sair-blogger", quando postei, saiu o automático, que era "por-que-quero-sair-do-blogger-para", eu reverti para rascunho e editei de novo para "por-que-quero-sair-blogger", e agora saiu "por-que-quero-sair-do-blogger", desisti, deixei assim mesmo.
Outra coisa chatinha é que agora, ao colocar para editar o link do post a ser postado, você tem que redigitar o link todo, o que antes era só editar o link a partir do atual.

Problemas ao escolher as categorias do post.
Antes, para escolher as categorias, você simplesmente começava a digitar o nome, e aparecia o nome dela para clicar, você clica, e começa a digitar o novo para outra categoria, tudo muito rápido. Agora, você digita, e tem lá a lista, em vez de clicar no nome da categoria e começar a digitar uma nova, você marca uma caixa de seleção, e tem que apagar o texto para começar a digitar um novo. Tá, não é grande coisa, o problema é, isto não funciona! Quando você apaga o texto, a categoria é desmarcada, a marcação de categorias só funciona se você marcar todas sem pesquisar, ou seja, eu tenho que rolar a lista de todas as categorias da MixMods para encontrar cada uma, e sabe quantas categorias tem aqui? Mais de 220, e a lista é pequena, então é muito sensível para rolar (pensando agora, eu posso aumentar ela injetando um CSS), quando há muitas categorias eu demoro uns 30 segundos só para procurar e marcá-las. Aparentemente o Blogger esqueceu que existe blogs como este que tem centenas de categorias.

Perda das opções de tamanho de texto.
Agora, se você quer um texto grande, é muito grande, e se você quer um texto pequeno, é muito pequeno.
Texto muito pequeno
Texto pequeno
Texto normal
Texto grande
Texto muito grande
Perceba também que o texto pequeno é quase do tamanho do normal, eu usava o texto pequeno para detalhes pouco importantes, agora quase não há diferença.
A única maneira de ter melhor controle sobre o tamanho do texto, é, de novo, editando o HTML.
Texto grande e correto
Ou seja, assim é o tamanho grande, mas não tanto, que eu sempre usei no texto "Atualizado" e outros sub-títulos, agora só é possível ter esse tamanho editando o HTML da postagem, e pra piorar, no editor, esse texto aparece quase do mesmo tamanho do texto normal, o que causa confusão. No editor antigo, este era o texto "grande", e aparecia do tamanho correto no editor, agora, esta opção não existe e no editor aparece do mesmo tamanho do que era o texto "médio".

Postagens estão perdendo textos ao abrir no novo editor.
Um dos mais graves problemas de todos, especialmente porque é muito comum editar rapidamente alguma postagem antiga só para colocar o link para o post novo, atualizar, corrigir um link etc, algo que eu faço praticamente todos os dias com mais de 1.
Agora, se eu abro uma postagem antiga, eu tenho chances de perder parte do texto da postagem.
Pelo menos é só postagens antigas, né? Não, isto também começou a acontecer nas novas mesmo 100% criadas com o novo editor, o que já era ruim, ficou pior, e normalmente acontece no link de origem, que eu coloco no final do post, ele simplesmente some.

Não há mais como trocar a data da postagem para aparecer na primeira página (subir o post).
E está aqui, o motivo principal. MixMods vive de atualizar postagens antigas com novas versões dos mods e colocar de volta na página inicial para todos verem. Isto não é mais possível, agora é necessário criar uma nova postagem, completamente nova, perdendo os comentários antigos (ou mandando solicitação para o Disqus mudar o link da página, que requer vários trabalhos adicionais e demora até 1 dia para ser feito), e pior, redirecionar a postagem antiga para a nova, o que só colocar um link no post é muito chato fazer a pessoa clicar, ainda mais se haver mais de 1 clique, então é obrigatório entrar nas configurações do Blogger, abrir um menu de redirecionamentos e adicionar o link da postagem antiga e nova (cortando o final do link, pois o Blogger não sabe nem fazer isto atualmente pra você). E sabe o que é mais legal nisso tudo? É que já houve uma vez que o Blogger, por algum motivo, apagou todos os redirecionamentos daqui, e todas as postagens que antes redirecionavam para as novas, voltaram lá, o que me fez começar a fazer direcionamentos direto no XML para isto não acontecer mais. Com essa necessidade, facilmente existiria mais de 1000 redirecionamentos aqui (já são mais de 150), pois eu teria que fazer um novo praticamente todos os dias, a não ser que eu crio um novo post só para avisar da atualização, mas assim o blog começaria a ter mais posts sobre atualização do que mods.
Inclusive, a data da postagem agora é postada como a data que começou a escrevê-la, a não ser que você mude manualmente. Isto pode causar uma baita confusão se eu começar a escrever um post ontem, paro, posto um hoje, e volto a postar o de ontem, se eu não escolher a data manualmente antes de postar (visto que não há como mudar a data depois de postar), a nova postagem ficará embaixo da postagem de ontem. E perceba que, simplesmente, se você não trocar, todos os visitantes virão a data e hora que o post começou a ser escrito, e não quando ele foi postado.

edit: E eu continuo presenciando mais coisas...

Postar um mod com hora adiantada, obrigatoriamente será programado.
Parece ok, né? O problema é que não é possível escolher especificamente a hora, é a cada 30 minutos. Várias vezes eu estive atualizando 2 posts e eu precisei postar um neste momento, e outro adiantado, para que eles fiquem em horários separados e não cause bug no contador de páginas. Agora se eu fizer isto, eu obrigatoriamente tenho que esperar até os próximos 30 minutos para o post ser postado.

A pesquisa (ctrl+f) no editor HTML do post não retorna mais para o início.
Quer dizer que é só voltar pro início e pesquisar de lá? Não, pois quando a pesquisa termina e você aperta Enter, você perde a última expressão encontrada, pois por exemplo o editor considera que você apertou Enter com a palavra selecionada, assim ela desaparece e quebra a linha. E o que já era ruim, por causa disso, fica pior.

Prévia de postagens rascunho só são visíveis para autores do blog.
Antes, era possível enviar para qualquer pessoa a URL gerada pela pré-visualização de uma postagem rascunho, e isto era muito útil em alguns casos em que você precisava enviar para alguém um post ainda não publicado, agora só é possível enviar se a pessoa for autora do blog. Nota que a URL de pré-visualização era gerada no momento, não era permanente.

A abra da pré-visualização do tópico não abre mais do lado da aba do editor.
Outro pequeno detalhe, antes a pré-visualização do rascunho abria na aba do lado da aba do editor do post, óbvio, né? Agora, ela abre no lado da aba que você está atualmente selecionado. Ou seja, se enquanto a pré-visualização seja salva e aberta você dá uma rápida olhada numa outra aba, por exemplo no Facebook, a pré-visualização do post abrirá do lado da aba do Facebook, deixando tudo desorganizado.



Eu estou tentando

Eu já enviei feedback sobre tudo (ou quase tudo) isto acima, sempre com educação pois eu sei como o desenvolvimento funciona, eles podem simplesmente filtrar usuários que não dão bons feedbacks, então eu sempre enviei feedbacks bem explicados, e às vezes, mostrando rapidamente indignação pois é algo importante.
Nada ainda foi atendido, muitas das coisas parece que foi uma real escolha de design, como não poder digitar HTML no rich text, que parece ser uma maneira de focar em pessoas leigas, e mudar a data da postagem para subi-la, o que pode ser uma tentativa de evitar trazer páginas novas não sendo realmente novas, não sei... Se for proposital, não adianta esperar e pedir, tenho que migrar de plataforma.

O Blogger é do Google, e é uma plataforma grátis com foco em atrair novas pessoas para criar sites, e com isto, eles lucram com os anúncios do Google Adsense e Google Ads que essas pessoas, que antes não teriam um site, acabam incorporando, e o Google fica com 32%. Se eu sair do Blogger, eu continuarei usando Google Adsense no Wordpress do exato mesmo modo, então, mesmo que eu tivesse um site de 1 bilhão de visualizações mensais, mudaria nada nos lucros do Google, eu ainda seria só uma formiga fazendo peso nos servidores deles. Isto faz com que eles não se importem com os criadores de conteúdo, pois pessoas como eu, não são lucrativas, pelo contrário.

Desde o início eu fiquei indignado que começaram a piorar as coisas, eu não esperava que ficaria cada fez pior, o Blogger sempre teve excelente funcionamento desde quando comecei a usá-lo em 2011, agora parece que trocaram o desenvolvedor por uma iguana.

Eu preciso de algo independente

Assim eu realmente preciso de um sistema meu, um servidor próprio, para ter as coisas do meu jeito, e implementar sistemas que no Blogger eu não podia.

É mais provável que isto aconteça, pois eu duvido que os principais pontos que eu reclamei serão resolvidos, se tudo for resolvido, provavelmente vou continuar no Blogger, senão, vou ter que sair. Também depende de muitos outros fatores que precisam ser testados.

Vale a pena lembrar também que, mesmo que eles resolvam tudo isso daqui alguns meses, o que indica que não vou passar por isso de novo? E isto não melhorou em nada, só irá voltar como sempre esteve, mas agora com um visual mais moderno e um botãozinho de + e - para mudar o tamanho da imagem (sim, estes são os meus únicos elogios para o novo editor do Blogger, de resto, é a mesma coisa ou pior, e com bugs novos).

É uma pena que, num servidor próprio, para o meu site existir, eu sempre tenho que pagar no mínimo 5 dólares por mês (o que é um preço de um Celta 1.0 hoje), mas isto seria o mínimo, o que não vai acontecer, pois MixMods é um site grande, com uma banda de 163 GB no último mês (somente de carregamento da página!!!), eu ainda não sei qual servidor seria necessário para tudo isto, enquanto no Blogger eu posso ter o site vivo enquanto o Blogger existe, e por ser do Google e tão usado, com certeza décadas, séculos... Eu posso morrer e o site vai continuar existindo, basta eu parar de pagar o domínio que ele volta para .blogspot.com, que é 100% grátis. Num servidor próprio, o site deixará de existir.

Outra coisa é que Blogger é 100% à prova de ataques DDoS, afinal, como é possível atacar um servidor do Google? Num servidor próprio, é necessário o uso do Cloudflare (eu já até uso aqui, para um cachê adicional tentando deixar a página ainda mais leve), necessário para parar ataques DDoS, mas o chato é que durante um ataque, as pessoas normais podem receber uma tela de espera e com captcha. É assim no Fórum MixMods, devido aos ataques dos fãs do 171 contra mim, eu tive que ativar o modo anti-ataque do Cloudflare, o que resolve 100%, mas pode fazer a tela aparecer para pessoas conexões comuns que estejam só um pouco estranhas (por exemplo o uso de VPN). Para ter um sistema mais inteligente, é necessário pagar.

Está sendo um tanto difícil. No Fórum MixMods já é um servidor próprio (eu migrei do Forumeiros, quando era BMS, Forumeiros é horrível!), 5 dólares por mês (+1 dólar para backup), sendo que o lucro que o fórum dá atualmente não paga nem metade do servidor, ou seja, é o blog que possibilita que o fórum continue vivo. O lado bom é que eu poderia migrar o fórum para o mesmo servidor do blog, mas não ao contrário, pois o fórum, nos piores casos, às vezes atinge 30% de CPU, não há muita potência disponível para um site tão grande como MixMods, o que mesmo precisar de menos CPU, precisará de muito mais banda e disco quando todas as imagens dos posts começarem a vir direto do servidor. Provavelmente precisa de um servidor 2X mais potente, mas não é possível eu testar agora.

Eu tenho medo de migrar e os lucros, que já são baixos, continuem mais baixos. Afinal, no final das contas, o que importa é o conteúdo, migrar de plataforma não vai fazer muita diferença pro conteúdo, no máximo vai dar para separar melhor as categorias, por exemplo, eu acho que dará para a pessoa escolher receber somente mods para GTA Vice City etc, mas não será uma melhoria tão grande assim para conseguir pagar um custo adicional de uns 50 ou 100 reais por mês, que, atualmente, tudo está indo bem, mas imagine quando MixMods cair e 50 ou 100 reais pesar no bolso para conseguir deixar o site vivo, o site irá literalmente morrer, o que não aconteceria no Blogger. 50 reais não parece grande coisa, mas são 600 reais por ano, seria quase como perder 1 mês de lucro.

Um lado bom é que seria mais organizado para começar a postar mods de outros GTAs e jogos, como mods para a versão mobile do GTA SA, pois postar aqui agora fica tudo muito misturado, mas qualquer jogo adicional aumentaria mais do que o dobro do tempo que gasto no blog (seria mais que o dobro pois eu precisaria estar sempre aprendendo coisas novas desses jogos), um tempo que eu poderia estar gastando criando novos mods e jogos. E não há como "contratar" mais pessoas, os lucros já são baixos demais para dividir.

Isto também me lembra da minha insatisfação com o Disqus, o sistema de comentários. Eu comecei a usá-lo quando anúncios dele não eram obrigatórios para contas grátis, mudaram isto e agora me senti obrigado a continuar pois é difícil voltar. Mas vi que no Wordpress tem como migrar os comentários do Disqus, só tenho que cuidar dos links dos posts, outra dificuldade que tenho medo de passar.

É complicado ter que procurar bons mods e corrigir mods para postá-los todos os dias, listar novos mods para testar, postar e corrigir, corrigir links quebrados, editar e redirecionar postagens, ainda criar mods novos, ajudar nos outros mods, criar jogos novos, cuidar do fórum, Discord e ainda o blog em si, que além da parte de administração, como violações de políticas, presença do Google, avisos de bugs tanto do blog, quanto do fórum, quanto de mods etc, agora requer uma reforma, e quem sabe, cuidar de apoiadores. Sem contar hobbies, como produzir música e alguns vídeos Youtube, que ultimamente estou muito parado, e ainda procuro um tempo para jogar algo para minha cabeça não explodir, pois às vezes trabalho 12 horas todos os dias.

Apoios

Eu penso em trazer mais alguma forma de lucro, como um apoio recorrente que dá algumas vantagens para essas pessoas, mas não consigo imaginar quais vantagens. Eu imagino coisas como suporte em tempo real para problemas, mas eu já até faço isto (não em tempo real) no fórum, e em tempo real (mas somente para modders) no Discord, tenho medo disso ser visto como "é só ser modder que você não precisa ser apoiador", ou "não ajude quem não te apoia". Ensinar e ajudar a criar mods eu também sempre faço dessa forma. Criar mods para apoiadores não acho tão legal pois mesmo mods que parecem simples às vezes demoram mais de 1 dia para criar, algo que eu poderia estar fazendo um trabalho mais útil etc. Também pensei em lançar mods beta para apoiadores, como JulioNIB faz e ganha milhares de dólares com isto, mas também não é tão agradável pagar para testar mods ainda com bugs, só que pelo JulioNIB, as pessoas parecem curtir ter isto em primeira mão, só tenho medo da obrigação de não conseguir agradar apoiadores e procurar sempre ter mods "beta" para serem testados. Também pensei em apoiadores terem acesso à pasta do meu jogo com todos os mods, testes etc, o que causa dores de cabeça com pessoas "vazando" e postando download de mods não terminados em outros sites, inclusive fingindo ser o criador, o que não acontece quando se posta na MixMods, pois qualquer coisa postada aqui, ganha uma especie de certificação de autoria e evita esses roubos.

Com um apoio recorrente seria possível tratar este site como um real emprego, pois até o momento ainda não é possível se sustentar. Eu estou sempre usando os lucros ganhos aqui para investir, por exemplo em fundos de investimento, para ter algo mais aceitável. Se eu conseguisse ser auto-sustentável eu alugaria uma casa, começaria a fazer vídeos e lives etc com vontade. Coisas como este texto, daria para ser um vídeo.

Visto a ideia de um servidor próprio pra MixMods, daria até para trazer algumas vantagens para apoiadores no próprio site, como destaque nos comentários. Algumas pessoas podem dizer "posts novos antes das outras pessoas", mas isto atrasaria o conteúdo, que já é atrasado e me preocupo com isto, e faria, de novo, apoiadores testarem antes de todo mundo, o que há mais chances de enfrentar problemas, seja com o mod ou mesmo o download faltando alguma informação importante etc.
Mais uma ideia seria uma espera de 5 segundos com anúncios para não apoiadores, e assim usar servidor próprio em vez de Sharemods, mas remover Sharemods se perde 20% do lucro e teria que ser recompensado, o que é difícil, pois Sharemods paga um valor fixo em euros, e euros hoje vale muito no Brasil, e não removê-lo mas só adicionar mais anúncios, é anúncio demais, eu não quero isto, eu gostaria de melhorar o site, não piorá-lo.

Em geral eu ainda não sei o que seria tão bom para apoiadores, e não sei nem se a ideia de migração pro Wordpress realmente vai acontecer. Tudo fica no ar.

Atualização: Sim, muito provavelmente eu migrarei pro Wordpress, eu voltei a fazer testes e estou muito feliz com os resultados.
Aviso:
Download quebrado?
Precisa atualizar?
Problemas com a postagem?
Dê sugestões de mods para serem postados aqui (fórum) ou aqui (formulário).
Dê ideias de mods para GTA aqui.
É proibido discutir política, ideologias e religião aqui. Isto é um site de jogos, não facebook.
Abrir Comentários