Jogo 171 - Ainda não era o bastante

Atualização:
O financiamento terminou.
Eles pediram o equivalente à um Mercedes C180 usado, e conseguiram um 0 KM, com um Gol G4 de troco.
Ou, se preferir, imagine vender 2 casas à vista, para desenvolver um joguinho.
São 200 mil reais (mesmo que, segundo eles, só metade é para o desenvolvimento do jogo), para criar um jogo que custa somente 1,5 mil reais para ser produzido.
Na imagem acima eu fiz uma lista de custos (você tem a origem com os links aqui), se baseando na Unity Engine (lembrando que Unreal Engine é ainda melhor, este sistema de movimentação para Unreal 4 é melhor do que o que usaram no 171, na verdade é melhor até que alguns jogos AAA, e é grátis), e deu somente 1320 reais (mesmo incluindo coisas que o 171 nem tem, como nadar, andar à cavalo, arco e flecha etc. E como citei anteriormente, há coisas melhores do que isto pra Unreal 4 que são grátis, só tirar o sistema de movimento já cai pra 1120 reais). Eu esqueci da física de motos, e se quiser uma margem de erro, fique à vontade para considerar 1500 reais. Um pouquinho longe dos 70 + 200 mil reais de crowdfunding que eles fizeram, né? Claro, obviamente não é só baixar os sistemas, você precisa modelar o mapa etc. Mas isto não custa dinheiro, somente tempo, e quem conhece a comunidade de modding sabe, o pessoal faz muito mais do que isto sem receber 1 centavo (GTA Brasil tem 170+ carros, não são HD, mas mesmo assim) — sem contar que modding é inacreditavelmente mais difícil do que criar algo para um jogo dentro de uma engine própria, como Unreal 4, a mesma engine usada para criar jogos como Outlast 2 e Final Fantasy, sendo usada para criar o 171. As ferramentas e documentações são precárias, criadas pela própria comunidade sem financiamento e suporte, e sistemas muito antigos, sem snippets prontos. É masoquismo.

Mas não adianta tentar abrir o olho do gado. Eu já mostrei códigos, eu já refiz sistemas que eles fingem ser muito custosos de criar, eu já comparei com outros jogos brasileiros melhores mas menos famosos, outras pessoas também, eu já criei um jogo open world em 8 dias e meio com a metade da equipe que eles têm e sem gastar 1 centavo, eu já fiz lista de custos de produzir um jogo semelhante. Eu nem ao menos preciso fazer comida melhor para provar que uma comida é ruim, mas as pessoas sempre levam para a falácia ad hominem, e sempre irão invalidar por motivos idiotas.
O único ponto que salva, é que 20 mil será usado para comprar o sistema de mocap para eles criarem suas próprias animações, isto sim é um custo real e correto à ser feito. Tirando isto, o hype faz jus à origem do nome, estelionato.

Mas o gado não aceita estar errado. Criaram uma página no Facebook para difamar os meus trabalhos (inventando mentiras, por exemplo sobre a quantidade de anos que os jogos estiveram em desenvolvimento, espalhando que o 2NTD não era jogo mobile etc), fizeram floods nos comentários do blog e divulgação de vídeos do jogo nos comentários do blog e Facebook, e realizaram ataques DDoS no Fórum MixMods.
Isto aconteceu há 1 ano atrás: num dia o fórum ficou lento, eu passei 1 mês pensando que era bug, cheguei a tentar realizar ações de manutenção no fórum, por passar tanto tempo, e durante o dia todo, a ideia de que isto era um ataque era inimaginável, pois nenhum idiota ficaria 1 mês 24 horas por dia atacando um fórum só para deixá-lo mais lento.
Isto coincidentemente aconteceu poucos dias depois de eu criar uma postagem sobre o 171, era inimaginável, mas ativei o modo anti-ataque do Cloudflare e resolveu.
Agora, quando eu criei esta postagem, voltou a acontecer logo em seguida, e ativei de novo o modo anti-ataque e resolveu de novo, o que indica que, sim, existe pessoas idiotas o bastante para passar 1 mês 24 horas por dia tentando deixar um fórum lento porque o dono dele criticou um jogo.

Isto é a comunidade do 171, uma comunidade infelizmente tóxica e que não aceita críticas (edit: um modder que criou alguns mods pro 171 foi criticado no servidor do Discord por fãs do 171, sim, por simplesmente ter criado um mod!). Até mesmo os desenvolvedores zoaram minhas críticas, me agradecendo por estar "divulgando" eles.
Eu sinceramente espero que, as pessoas do outro lado, mostrem a outra face e não fiquem atacando agressivamente o jogo, e quem apoia o 171, apoie de maneira realista compreendendo que este jogo é muito hype e overrate, isto é, compreenda que o jogo não é tudo isto. É uma vergonha ver como brasileiros levam qualquer assunto como se fosse futebol, escolhendo 1 entre 2 lados e agarrando-o para nunca mais soltar.

As pessoas sempre continuará com o argumento de "ajuda quem quer".

Ignorando que este argumento é de apoio ao estelionato. Simplesmente coloque este comentário em qualquer publicação sobre denúncia de estelionato, e você verá o absurdo que pessoas como esta estão falando. Não afirmando que 171 é estelionato (em partes, né?), mas este argumento é, no mínimo, perigoso.
Não, você não fala "as pessoas fazem o que quiser com o seu próprio dinheiro" ao ver sua tia doando para uma "instituição" após ver uma publicação no Facebook pedindo por ajuda com uma foto da Mia Khalifa.

Dando um comentário à parte, recentemente eu joguei MadOut2 BigCityOnline, e tirando o fato do jogo ser muito mal polido (cheio de bugs visuais, pra piorar, ele é só um port mal feito da versão mobile), ele é muito completo, mapa grande, dezenas de carros, tanto singleplayer quando multiplayer online, eu me diverti muito, e foi criado sem crowdfunding. Mais uma prova da enganação que o 171 é.




Diferente das outras postagens sobre o 171, eu (Junior_Djjr) não vou extender muito agora, pois eu já disse tudo o que eu tinha pra falar, mas este é um momento importante pra mais uma postagem...

Se você quer entender qual é minha opinião sobre este projeto, leia: Jogo 171 - Elogios e críticas (2019), e de preferência, para entender o que venho criticando sobre as campanhas de crowdfunding dele, também: Jogo 171 - Analisando a campanha... e Jogo 171 foi financiado.


A caso agora é, o jogo 171 iniciou uma segunda campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) para gerar dinheiro para continuar a criação do jogo.

Esta é uma resposta para todas as pessoas que me criticaram falando que "eles estão pedindo 60 mil reais para criar o jogo inteiro, é um valor justo". Errado, eu estava certo, aquela campanha era somente para o pré-alpha!

Agora eles estão com uma pra alpha. Será que também terá mais outra pra beta? E mais outra pra final? E mais outra pra "Gold"?

Mas tudo bem, não é mais 58 mil, nesta segunda campanha é menos, agora é só 57 mil.

Na anterior, conseguiram 68 mil reais (onde o objetivo máximo era de 150 mil), e ainda não foi o bastante, agora querem mais 57 mil, pois o equivalente à um Mercedes C180 usado, que ainda sobra pra um Uno Mille, ainda não era o bastante. Provavelmente cada clique de mouse durante a criação do jogo deve custar 1 real pra eles.

E o que eles irão fazer com esses 57 mil reais? Ou melhor, desconsiderando todos os outros gastos e taxas (citados por eles nesta campanha), são 43 mil reais:
  • Sistema de cover — Pera, mas isto não é o básico?
  • Pular muros — Ham?
  • Combate corpo à corpo — Quê? Eu pensava que já tinha isto.
  • 13 novos veículos — 1 único modder de GTA cria mais do que isto de graça, mesmo com ferramentas improvisadas. Mesmo que grande parte seja convertida, só na GTA Inside há 35 mil mods de carros (só carros).
  • 5 novas armas — Básico... Isto se cria em 1 dia. Eu tenho um vídeo criando uma arma lowpoly em menos de 1 hora.
  • Gangues pela cidade — Não sei dizer o quão avançado isto será, se é um real sistema de gangues ou só um spawn de grupos de pessoas.
  • Polícia — ...Sério, vou nem comentar.
  • Sistema de dia e noite — Eles tinham pedido um campanha de 85 mil pra colocar isto, que eu já provei (nas postagens anteriores) que é extremamente fácil de fazer. Eu criei este sistema, na Unity, que inclusive segue um calendário completo, em somente 2 dias, e com mais 1 dia eu criei ciclos de clima (névoa e chuva, mas a chuva ainda não molha superfícies), então passei mais 1 dia melhorando o código e resultado visual. Ou seja, outra coisa básica.
  • Eventos aleatórios pela cidade — Também não sei dizer o quão avançado, provavelmente só um spawn de pessoas realizando animações. Quem é ligado nos mods de GTA sabe que isto é extremamente simples de ser criado, é inclusive o tipo de sistema que eu recomendo as pessoas iniciantes praticarem no meu tutorial de scripting.
  • Loja de armas e roupas — Também não sei dizer o quão complexo será. Se eles criaram sozinhos o sistema de personagem com modelos de roupas editáveis (não só texturas, realmente trocar partes do corpo, como camisas), isto é interessante, mesmo que não sendo novidade (é o mesmo princípio do sistema de tunar carros).
  • 10% do mapa com interiores interativos — 1 em cada 10 imóveis serão entráveis, anotem isto.
Eles precisam de 43 mil reais (brutos) para fazer isto. E são 7 pessoas!

Sim, 7 pessoas não são capazes de criar tudo isto se você não dar 43 mil reais na mão delas.

Modders de GTA criam muito mais do que isto de graça, e como eu expliquei aqui, criar um mod pra GTA é muitíssimo mais difícil do que criar um sistema para um jogo, pois modding é hacking e não há ferramentas profissionais nem sistemas prontos para usar e se basear. Você mal tem suporte, tutoriais e documentações. Quando você já tem uma base pronta, criar coisas adicionais é muitíssimo mais fácil, por se tratar de uma engine moderna com ótimas ferramentas (eles estão criando na Unreal 4).

Não é só eu, grupos de desenvolvimento de jogos criticam muito o 171, muitas vezes é usado como motivo de piada, e exemplo do que não fazer.

Não que o jogo seja ruim, o problema, como eu digo desde 2016, é o overrate, o hype exagerado. É um jogo de 10 anos de desenvolvimento que ainda não chegou nem ao básico ainda (é um GTA que nem tem polícia ainda, você nem consegue pular um muro), mesmo com 7 pessoas trabalhando, e agora, eles estão encaminhando para um financiamento total de mais de 100 mil reais! Com 100 mil reais você consegue comprar uma casa própria, ou se você preferir, uma outra visão: é como você vender a sua casa pra criar um jogo.

E as coisas que são realmente boas no jogo, como sistema de carros, armas e ragdoll ativo, não foram criadas por eles, algo que não é errado, é comum em jogos indie (você compra o lápis para desenhar o seu desenho, você não precisa produzir um lápis), mas que cria más impressões para quem é leigo, idolatram, pensam que tudo é criado pela equipe. Não, é comum que sistemas como estes sejam baixados gratuitamente ou comprados por algo em torno de 200 reais — sim, um sistema completo de movimentação de personagem em terceira pessoa com armas gira em torno de só 200 reais, na Unity, Unreal deve ser mais barato, e você encontra alternativas grátis, mesmo que você não tenha a capacidade de criar um sistema de controle novo, com só 200 reais você consegue todo o sistema de arma para criar um jogo de tiro sozinho.

Inclusive, pra Unity, com 300 reais (considerando promoção de 50% que Unity sempre faz, e desconsiderando a alta do dólar, pois é um ponto fora da curva) você tem isto, inclusive com montar à cavalo, cover, natação, agachar, rastejar, pular e se pendurar em muros se movendo pros lados etc. Se você duvida, vejaveja, e veja. Ou seja, isto não custa X mil reais, isto custa 300 reais.

Mas não vou ficar só em críticas, há algo para elogiar:

Eles estão pedindo +21,6 mil reais para comprar um equipamento de motion capture (mocap) para criar as próprias animações.

Este é o único elogio que faço para as propostas de crowdfunding deles. É para isto que crowdfunding existe! Pelo menos nisto eles acertaram, mas para chegar nisto, eles precisam de um financiamento total de 78 mil reais. Logo no primeiro dia já estão com 30 mil!

Há muitos jogos brasileiros com trabalho maior do que o 171 e que não estão recebendo a devida atenção e financiamento.

Ontem eu entrei no grupo do Facebook da Unity (mas o jogo é criado na Unreal) e logo vi uma pessoa compartilhando um jogo criado por somente 1 pessoa desde 2017:

Avalom

Ninguém impede de você apoiar o 171, é válido quando você considera que o jogo não é tudo isto que dizem, pois é muito fácil ganhar hype com um jogo estilo GTA, e youtubers são muito bons em criar hype para qualquer coisa, o importante mesmo é que você pelo menos dê consideração para outros trabalhos que merecem mais atenção, e compreenda a realidade do jogo que você está apoiando.

Na minha opinião, o melhor jogo indie brasileiro atualmente sendo criado, é o RIO: Raised In Oblivion.



E ainda este ano, este jogo terá uma versão demo gratuita.

Aviso:
Download quebrado?
Precisa atualizar?
Problemas com a postagem?
Dê sugestões de mods para serem postados aqui (fórum) ou aqui (formulário).
Dê ideias de mods para GTA aqui.
É proibido discutir política, ideologias e religião aqui. Isto é um site de jogos, não facebook.
Abrir Comentários