[III/VC/SA] SCRLog 2020.3 (descobrir crash em mod CLEO)

Atualizado 23/11/20
Corrigido GET_COLPOINT_DEPTH e GET_COLPOINT_SURFACE com opcode diferente do newOpcodes.

Atualizado 07/10/20
Arquivos .ini atualizados com mais novos comandos da CLEO+.

Atualizado 07/10/20
Adicionado cheat "SCRL" para ativar/desativar o SCRLog durante o jogo. Fica salvo no arquivo .ini.
Está pré-adaptado para a nova versão do CLEO+ que eu devo lançar em breve.
A janela de crash agora é mais confiável (antes existia uma mínima chance de ser mostrada sem necessidade). O log mudou um pouco também.
Correções para a compatibilidade do GTA III e VC.
As opções de configurações que vêm no download foram refeitas, agora há mais opções mais leves ainda.
Como notado pelo HzanRsxa2959, a janela de crash não aparece com GInput instalado, mas estranhamente o problema é corrigido ao renomear a pasta "GInput" dentro do ModLoader para qualquer outro nome, como "GInputSA".
 
Atualizado 07/09/20
Mod de 2012, com uma pequena atualização do lazyuselessman, e eu (Junior_Djjr), que o deixei compatível com uma futura atualização da CLEO, adicionei mais algumas opções no arquivo .ini e uma janela de crash que mostra o nome do script causador do crash.
O problema do lag foi corrigido instalando o SCRLog no ModLoader, mas se isto não funciona para você, o mod agora inclui novas opções para gerar o log com menos impacto no FPS.
Também adicionado os comandos do CLEO+.
Em geral, o mod agora está mais "user friendly", há pré-configurações no download, e eu refiz o tutorial de como usá-lo.

SCRLog é um mod ASI que faz um log (registro) dos últimos scripts processados do seu GTA III, VC ou SA, para, por exemplo, descobrir qual mod CLEO causou crash no seu jogo, inclusive o motivo do crash. É um sucessor do velho SCMLog.
Compatível com praticamente qualquer versão do III, VC e SA.
Além de uma janela de crash, caso o erro tenha sido diretamente num script, também gerará um arquivo "scrlog.log" que é útil tanto para pessoas leigas, quanto para quem cria mods descobrirem qual é o motivo exato do crash, e assim corrigi-lo.
Lembrando que nem sempre o problema é no mod, por exemplo, um crash ao criar um carro pode ser problema do carro.
  
Isto pode abaixar um pouco o FPS do seu jogo caso o seu PC seja fraco e tenha muitos mods CLEO, mas é por um bem maior. Na configuração padrão o impacto é muito baixo, mas você precisa testar se realmente está funcionando. Você pode querer desativar o mod em gameplays casuais com um jogo já bem testado.
  
Leia o tutorial abaixo para entender como usá-lo da maneira correta.
Se o SCRLog não mostrar o crash pra você, provavelmente não tem relação com scripts CLEO. Então use a Lista de Crash.
  
‎Autor: LINK/2012
Melhorias: Junior_Djjr
Suporte ao GTA:VC JP: lazyuselessman
Download
  
Recomendado usar junto com:
  
Veja também:

Como usar:
Básico:
Sempre que o jogo iniciar, o mod criará um arquivo "scrlog.log" (não .ini!) na mesma pasta do arquivo scrlog.asi.
Quando o jogo causar crash, as informações do último script processado estarão no final do scrlog.log, e caso de fato o crash seja causado por um script, aparecerá uma janela de crash com o nome dele e última linha.
Somente pela janela do crash você já sabe o nome do script causador do crash, mas caso essa janela não apareça:
Antes de tudo, leia o Leiame/Readme do mod para fazer o teste para saber se o mod realmente está funcionando.
No momento GInput faz a janela de crash não aparecer, e estranhamente foi corrigido renomeando o nome da pasta dele no modloader para outro nome, como "GInputSA".
Caso a janela realmente não esteja aparecendo e o motivo é realmente um script, abra o seu "scrlog.log" com o bloco de notas e procure pelo último script no final. Continue lendo:

Como descobrir qual script deu erro:
No exemplo da imagem acima, o nome do script causador do erro é "testcra":
Normalmente o nome do script é o nome do início do arquivo (por exemplo "testcrash.cs"), ou então um nome semelhante à proposta do mod.
Caso você não encontre, abra o "cleo.log" na pasta do jogo e pesquise (CTRL+F) pelo nome do script, na linha de cima você terá o nome do arquivo.
Caso o nome seja "noname", normalmente é porque o crash foi causado no main.scm, o que não é normal no jogo vanilla.
Caso o final do log, no último script, termine com "Finished processing." IGNORE! O log neste caso é inútil (mas você pode confiar na janela do crash) e provavelmente não foi um mod CLEO que causou o crash. Use a Lista de Crash para saber o real motivo. A Lista de Crash também pode ajudar algumas vezes mesmo com o scrlog, servindo como complemento.
Sabendo qual é o script causador do problema, contate o autor do mod enviando o "scrlog.log" para ele, assim ele saberá corrigir.

Entendendo de modo técnico:
Se você quer entender mais a fundo: O problema em específico aparece na janela do crash, e na última linha do tal script no scrlog.log, por exemplo.
Neste exemplo, o comando "[0A8C]" causou problema. Lembrando que "[0001] WAIT" é só a finalização, se terminar com WAIT, TERMINATE_THIS_CUSTOM_SCRIPT, RETURN_SCRIPT_EVENT ou "Finished processing.", ignore!
Você pode pesquisar por isso, neste exemplo em específico, por "[0A8C]", na Lista de Crash (CTRL+F). No entanto, isto raramente te ajudará, pois normalmente o erro é do mod. Qualquer pessoa que entenda o mínimo de CLEO/SCM, principalmente GTA3script, consegue te ajudar e/ou corrigir.
Aviso:
Dê sugestões de mods para serem postados aqui (fórum) ou aqui (formulário).
Dê ideias de mods para GTA aqui.
É proibido discutir política, ideologias e religião aqui. Isto é um site de jogos.
Abrir Comentários