[Artigo] O melhor criador de mods do mundo

A definição da palavra "maior" é usada como tamanho, quantia etc.
Já a definição de "melhor" é geralmente direcionada a qualidade.

Eu sempre evitei assistir destes vídeos, só que num vídeo chamado "GTA - O maior criador de MODS do MUNDO é BRASILEIRO" eu também fui obrigado a abrir o vídeo pra ver a merda que iria falar, e falou.
(eu tinha citado SanInPlay pois assisti esse vídeo há 2 semanas atrás e só lembrava de um gordo de óculos, não voltei pra conferir qual dos gordos de óculos era, é o gameplayrj. Não tenho uma opinião formada sobre Davy Jones já que assisti pouco sobre ele, mas só por este vídeo já vejo que não é dos melhores...)

Como o título do vídeo diz, o "maior", mas o vídeo em si foi para dizer o "melhor" e não o "maior", e isso que me preocupa.
Ele citou JulioNIB como o "maior criador de mods do mundo", possivelmente posso concordar, pois a quantia de mods legais dele é grande, assim pode ser o "maior", mas o vídeo foi destinado mais como "melhor" ao invés de "maior", como se JulioNIB fosse um modder de habilidade e não de grande número de mods.

Vamos ficar com que realmente quis divulgar o "melhor" modder do mundo. Com que base ele tira esta conclusão? Ele é o que para afirmar quem é ou não o melhor modder? Ele nem modder é! Afirmar que é o "maior", tudo bem, mas tratar JulioNIB como o "melhor" é loucura e eu tenho certeza que o próprio JulioNIB não aceitaria ser chamado de "melhor" pois ele deve saber que isso foi injusto (ps: não sei como ele reagiu à isso, mas se fosse eu no lugar dele com certeza não aceitaria), pois ele sabe o que ele pode ou não criar, portanto se ele estiver lendo isso, acredito que ele concordaria comigo e que esta avaliação foi totalmente errada, pois JulioNIB sendo um modder sabe como os outros modders são e sabe melhor dizer quem é bom ou não.

Por exemplo, há bom tempo atrás eu citei num post da MixMods o Silent chamando ele de "melhor modder de GTA SA do mundo", Silent viu isso e pediu pra eu remover do blog pois ele mesmo não aceita ser chamado de "o melhor". Se nem o Silent aceita isso, quem é você para aceitar?

Vamos à como os mods são criados, mais especificamente GTA IV, onde JulioNIB ganhou tanta fama.
Ele cria mods .asi, se você entende de criação de mods de script deve saber que mods .asi no GTA SA é uma coisa muito avançada, geralmente programados em C++ "hackeando" o .exe do jogo tudo "na unha", manualmente chamando as funções do .exe, .dlls do windows etc, enquanto os mods cleos para GTA SA são na verdade um monte de linhas de funções já prontas para você colocá-las em sequência e assim por exemplo criar um pedestre andando por aí, coisas realmente muito simples pois os scripts .cs são iguais o modo de criação das missões do jogo, ou seja, é um sistema facilitado para cenas. Criar e mover coisas usando mods .cs é mais simples do que você pensa, só é uma exceção os mods cleos que realmente fazem coisas complexas na qual não existe função pronta dentro do jogo e na livraria cleo, pois assim o mod cleo será obrigado a fazer coisa parecida com os .asi, tudo manualmente "hackeando" o .exe para conseguir o que deseja. Um exemplo é a diferença de um mod de checar se está freando etc e assim tocar um som [1], contra um mod que tira cópias da mesh de um modelo e escreve dentro da estrutura da mesh de outro modelo [2]. Num é feito por funções próprias do jogo e livraria cleo, noutro é manipulação de endereços de memórias e chamadas de funções C++ dentro do .exe.
A diferença pro GTA IV (e tenho quase certeza que também no GTA V) é que os .asi não são necessariamente o que foi dito acima, são considerados scripts cleos do GTA SA, ou seja, os mods .asi do GTA IV são criados quase sempre com funções prontas assim como acontece na livraria cleo do GTA SA. Em outras palavras, a "livraria cleo" do GTA IV e GTA V é o próprio asi loader dele.

Ou seja, criar mods no GTA IV é tão simples quanto GTA SA, e não estou falando pois a física ajuda a criar cenas legais e tudo mais, também, realmente o GTA IV tem uma engine ótima para criar mods divertidos facilmente, mas o ponto é que há mais modders dependentes de "funções já prontas" no GTA IV e V do que no GTA SA (e outros), onde no GTA SA sim há muitos modders guerreiros que enfiam as unhas dentro do .exe e lutam contra os limites do jogo tudo manualmente.
O próprio NTAuthority critica a fama do JulioNIB (e acredito que o NTA não se incomoda de eu ter citado a opinião dele aqui, ele é realmente um (bom) crítico).

Eu particularmente sou um pouco parecido ao JulioNIB, já que eu só crio mods cleos (mas não necessariamente mods de cenas etc, geralmente eu me enfio dentro do .exe e já fui criticado por isso falando que os mods que eu faço deviam ser feitos em .asi...)

Portanto, se você quer chamar alguém de "melhor", tudo bem, você é livre desde que não influencie a opinião de outras pessoas (a não ser que você tenha bons argumentos para a afirmação), pois não é tão simples assim apontar qual é o melhor, há vários fatores como "O que ele faz?", por exemplo DK22Pac faz o que fastman92 não faz, mas fastman92 faz o que DK22Pac faz? Cada um na sua função, o DK22Pac por exemplo é um expert em programação visual, shaders etc, enquanto outro dia fui falar com fastman92 sobre specular e ele nem sabia o que era isso, ou seja, cada modder tem a sua área de atuação e não se pode generalizar dizendo que um é o melhor de todos, no máximo, com muito esforço só é possível apontar quem é o melhor em cada área, como fastman92 que é o melhor hacker de limites do GTA SA, onde provou isso criando o seu incrível limit adjuster que somente modders sabem exatamente a complexabilidade disso.

Eu por exemplo posso ser chamado de "maior modder", afinal, eu já devo ter publicado entre 300 e 400 mods desde 2011, não conheço ninguém que publicou mais do que eu (há alguém?), mas me apontar como o "melhor" também é loucura, nem se for limitar à "mods cleos" pois Fabio e LINK/2012 são melhores que eu, mas quem é o melhor entre eles? Até isso é difícil pois por exemplo LINK/2012 nos últimos tempos ficou longe de scripts cleos e assim esqueceu muita coisa, então, para você ter noção, até apontar ele como o melhor modder cleo do Brasil é difícil mesmo que haja poucas pessoas, e isso que LINK/2012 foi nosso professor. E quem sabe há pessoas escondidas por aí que sejam melhores? Quantas pessoas será que estão lendo isso e reconhece a habilidade da Thayná? Ela foi a autora do maior script cleo que já vi na vida, 37 mil linhas de script (Tuning Mod 1.0 tem 11 mil, in-game timecyc editor do fastman92 por exemplo tem somente 5 mil e o grande SilentPatch tem somente 18 mil (mas não é cleo)), estou falando do script de interface gráfica de salvamento do Tuning Mod, um script super complexo que eu nunca me imagino conseguindo criar, portanto acredito ela ser melhor que eu principalmente pois ela também sabe .asi (programando em Assembly e C++), e quem a conhece? E olha que ainda tem gente chamando eu de "melhor do mundo" sendo que até pessoas desconhecidas são melhores que eu.

E o que dizer de por exemplo, spaceeinstein? Quantas pessoas que estão lendo isso será que conhece a habilidade dele? Listener possivelmente ninguém conhece ou conhece ele como "o criador do crack compact" não conhecendo o quanto ele influenciou no mundo do modding, um grande (e nerd) hacker russo que sem ele e muitos outros caras nós nem estaríamos aqui com estes mods, mas estes caras ninguém conhece pois geralmente não criam mods, foi ele que documentou o gta_sa.exe para hoje nós podermos ler o .exe do jogo pra criar mods complexos e foi com isso que montei a lista de crash.
O que sobre Craig Kostelecky? Steve-M não existe? E o DexX? GooD? oksa8? A pessoa passa a vida baixando mods cleo mas nem conhece o Alien, que é o criador da cleo 4, e NTAuthority então? Ele é chamado de "Deus do conhecimento" pelos grandes modders e ganhou a medalha de maior conhecimento tecnológico na GTA Forums. Alexander Blade é conhecido no mundo do GTA SA por ter criado mods bugados como o hud do GTA IV, e o que ele é hoje?? Na GTA Forums ele tem a medalha de "Major Contribution Award [Mods]" juntamente com o spaceeinstein e Craig Kostelecky (mais?), que é o nível máximo de contribuição ao modding (nem eu tenho alguma medalha de contribuição ao modding; LINK/2012 tem), sem Alexander possivelmente não existiria mods asi para GTA V (ou não chegaria perto do que é hoje), ele brigou contra a Rockstar pra isso. Mas quem é você para apontar que um carinha que criou um mod cleo de peidar é o melhor modder do mundo? Não é porque ele criou vários mods que são do seu gosto que você pode sair por aí falando "ele é o melhor de todos".

Um autodidata polímata. Amante de computação, música, desenvolvimentos e ciências em geral. Ibitinga - SP

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52 Comentários


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52 comentários:
Dieguinho Fua

texta1,mais foi muito bom ler!!

The Phoenix

Fico pensando onde Djjr arranja paciência para fazer um post tão grande.

De qualquer jeito, ficou bem legal.

J3FF

JulioNib esta trabalhando junto com o 171 (http://www.betagamesgroup.com/171-equipe-crescendo-ainda-mais-novos-veiculos-entre-outras-novidades/),chupa estados unidos!

Junior_Djjr

Tinha ouvido falar sobre há tempão, isso pouco muda, criar mods com funções jah prontas eh uma coisa, criar um jogo do zero eh uma coisa totalmente diferente

J3FF

Ué, a unreal nao tem nenhum sistema de progamaçao padrao?

KσwαlєwรK

Não consegui ler,não tem figura

Junior_Djjr

Como assim "programação padrão"?

J3FF

Slaa algo que vc possa criar os scripts da parada, tipo tipo... Tipo.. Slaa sleeping dogs ele foi feito na ue4, provavel progamado la msm .

Junior_Djjr

E oq Sleeping Dogs tem a ver com isso? Ele foi criado como qualquer outro jogo profissional, ue

Junior_Djjr

Eu fiquei pensando sobre essa coisa de apontar os melhores modders e resolvi começar a digitar um texto com meus pensamentos, digitei isso há 1 semana atrás e depois fui aperfeiçoando um pouco

Yuri Herbert
Este comentário foi removido pelo autor.
J3FF

Ne q e mermo @_@ viajei legal, nem eu me entendi lendo isso dnv, nisso q da ficar ate as 4 da matina.

Neilor Gamer

Esse exemplo que você criou http://1.bp.blogspot.com/-MvA1922ShzI/Vtf8JFQfQ0I/AAAAAAAAIQQ/NfWsIWLqTD0/s1600/mod-6.jpg do pedestre andando por ai
para colocar o lugar em que ele ira ficar andando
é só trocar o número da posição ali nos 0,0,0,0,0,0 ?

Dil0- -

podem ser dois godos que usam óculos durante o video, mas esse ai não é o saninplay

Anderson Santos

Não sei pq acharam esse post tão grande, achei q pro assunto o tamanho tá bom, tem tutoriais bem maiores que isso no site, só não sei se vc devia colocar o link pro video dele Junior, termina dando audiência pra esse doente, mesmo que sem querer, embora eu nem entre no link, sei que os videos dele são bostas, e sua palavra me basta, não tem pq perder tempo indo lá conferir um video bosta.

Bruno Nunes

Cara aplausos por todo o texto descrito, explicou com bastante nitidez essa parte de ficarem "rotulando" o pessoal sem nem conhecerem direito seus conhecimentos. Aliás muitos falam das coisas sem nem saber sobre o que estão falando.

Erick Silva

ué, mas esse n é o gameplayrj?

Daniel Rufino

Acredito que o SanInPlay deu significado errado pra palavra maior, porque é até comum ver alguem falando o maior jogador, o maior empresário visando mostrar superioridade ou um nível mais alto dos outros e maior significa é quantidade, tamanho.

Ele poderia ter dito : Os maiores modders e citar a quantidade de mods criados. Agora se for os melhores modders ele vai ter que criar uma lista bem grande de candidatos pq quantidade nao mostra qualidade. Talvez um modder faça um mod incrível, mas só um mod, e outro faz 5 mods, mal feitos. Qual seria o melhor e maior?
Voce sabe né

3 Trevo

'-' falando assim parece q ele é um lixo(o julionib)po se é tao facil igual cleo é melhor aprender ele, vc sai aprendendo a "criar mods"e progamar enquanto cleo só gta sa

ele usa c++ pela sua explicação entendi q c++ = cléo (minha opnião sobre esse artigo todo

Trollfavoi deTexeira

Caralho faz anos Anos que visito o Site, Porem nunca vi um post tão bonito

Junior_Djjr

Opes, citei SanInPlay mas eh o gameplayrj

Eu assisti esse vídeo há 2 semanas atrás e na última semana voltei a pensar sobre isso e comecei a digitar o texto sem conferir quem era, soh lembrava de um gordo de óculos dae achei q fosse o SanInPlay

ps: algumas pessoas dos comentários concordaram de um modo q parece até ter assistido o vídeo e tudo, acho q pensaram q era a msm pessoa, lol (ou não assistiram msm...)

Cereal Guy

Falta de livro dar nisso

Junior_Djjr

Sim, expliquei no comentário ali em cima

Junior_Djjr

Não, C++ eh realmente uma programação avançada, soh q o asi loader do GTA IV e V eh como uma livraria cleo q auxilia, diferente do asi loader do GTA SA onde eh tudo manual, então criar mods asi pro GTA IV e V eh muitíssimo mais fácil doq pro GTA SA

Junior_Djjr

Eh onde ele será criado, em seguida ele se tornará um pedestre normal e andará como uma pessoa normal (caso longe da tela ele sumirá, jah q pedestres normais somem, neh..)

Archives

Junior, já viu o novo vídeo do San? Ele usou vídeos de 2 caras sem colocar créditos nem nada. Sobre o Davy Jones, ele enche a box com 7 vídeos por dia pra tentar ganhar views. Só 3kk de inscritos mas uns 10.000 vídeos, de nada.

tuga games

Concordo plenamente, e devo dizer que existem youtubers muito melhores que o Gameplayrj e que o SanInPlay e que tem menos subscritos, enquanto que esses canais de lixo tem mais de 1000000 de subscritos.

lucas de paula

E o que dizer dos mods mitos do natanael

Anderson Santos

Apenas um relato do tamanho da merda sobre o "gameplayrj", um dia fui ver um video dele que se chamava algo como "O que existe no fim do mapa de GTA V", que consistia em pegar uma lancha e ir pra o fim do mapa pelo mar (pra variar nenhuma novidade, coisa que qualquer jogador faz, mas esses doentes dão uma sensacionalizada pra outros doentes assistirem), em determinado ponto do video ele soltou a pérola "porque, em todos os outros jogos de GTA, quando vc vai pro horizonte pelo mar, 'alguma coisa' vem e te mata" , pqp mano, sério que esse é um dos maiores canais considerados "gamers" do brasil, o cara não edita os videos, não pesquisa sobre o que vai falar, e nem ao menos joga os jogos anteriores mano, de onde ele tirou essa informação de merda????? depois percebi que ele lança cerca de 4 videos POR DIA, não preciso dizer mais nada né? qualquer um com meio cérebro sabe o que lançar 4 videos por dia implica.

Matheus Rivaldo #Contente

O Sillent é polonês?

Anderson Santos

Foi oq pensei, mas não quis dizer :p

3 Trevo

wtf sempre achei q o asiloader era c++, ele fez uma live fazendo um mod n lembro qual(só olhar no canal dele) ele "ensina" no modo c# e c++ ou seja para fazer mod tem q aprender algum do dois certo??

( o godNTS não sei se é assim o nome mais acho q ele ia fazer o asiloader se o alexandre não fissese)

Junior_Djjr

Eu falei q não discordando oq vc disse, em nenhum momento falei q asi loader não aceita c++, afinal, .asi eh uma .dll renomeada, qualquer programação q cria .dll se cria um .asi, como csharp, vb etc

Junior_Djjr

Sim

Se não me engano, fastman92 tbm, e DK22Pac eh da Ucrânia, ou seja, tudo pertinho um do outro

Junior_Djjr

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Esses youtubers brasileiros.........

Neilor Gamer

ta dando que a diretiva é desconhecida
load_requested_models

{$CLEO}
#BMYDJ.Load()
load_requested_models
actor.CreateAsDriver(0@,civmale,#BMYDJ,0.0,0.0,0.0)
#BMYDJ.Destroy()
actor.RemoveReferences(0@)
end_custom_thread

Junior_Djjr

Para com isso e vai estudar
http://brmodstudio.forumeiros.com/t203-indice-de-tutoriais-cleo-script-scm

Wallasse Botelho

Quatro é pouco aquele cara lança 7 ou 8 videos por dia, e quando lança uma dlc ele lança cerca de 14 videos, deve tar milionario aquele gordo.

Bruno Nunes

Apenas por curiosidade. Você disse que o pessoal meio que reclama pelo fato de n fazer seus scripts em ASI, dai me surgiu a pergunta, existe alguma diferença, ex: o mesmo mod pod ser programado tanto em ASI quanto em CLEO, teria diferença "mecânica" nele por conta disso, tipo, seria mais leve, rápido, algo assim ou seria exatamente igual mudando somente a LP?

Spotty Jam

Junior, vc tah com ciúme?

Matheus Rivaldo #Contente

É sério que ele fez isso? ele tentou carregar um modelo sem definir a variável dele, e depois tentou fazer o actor 0@ ser criado num carro, sendo que o actor que ele criou não tem variável

Junior_Djjr

Ham? Oq ciúmes tem a ver com isso?

Junior_Djjr

Matheus, oq ele fez está certo, o problema eh q ele não criou o carro, ao invés de colocar o carro ele colocou a coordenada, tipo, wat, tah criando um ator num carro mas ao invés de falar qual carro ele tem q ficar manda ele aparecer numa coordenada

Junior_Djjr

A diferença tah explicada neste post, C++ eh pra fazer coisas avançadas enquanto mods cleos são feitos do msm modo q as missões do jogo são feitas, ou seja, cleo tem quase 2 mil funções jah prontas (funções do jogo + da livraria cleo)

C++ (ou qualquer outra programação q possa se criar uma dll pra criar o asi) eh mais leve pois vai direto pro assembly (ou seja, direto pro processador), enquanto cleo na verdade, como eu disse no post, são funções jah prontas q chamam um assembly (q foi criado em C++...)

Matheus Rivaldo #Contente

Nossa, agora que eu fui ver msm, antes eu tinha lido mto rápido kkkk

Jonjão

Aqui é o único lugar que me interesso para ler textos grandes... :v

3 Trevo

kkkkkk pegou isso do contente, esses foram os piores videos do gameplayrj kkkkkk , e man se ele posta 7 videos por dia deixa o cara man o leon(do coisadenerd) fica mais de 12hrs por dia no computador e posta 1 video por dia e para min da mesma qualidade (obs: man vc acredita q o gameplayrj é casado, ele deve passar 1hr com ela kkkkk)

3 Trevo

entao pô achava q asiloader era c++ e c# e só, entao achava a "linguagem" avançada

Junior_Djjr

Bem, e eh, acredito q todas as linguagens q criem aplicativos e dlls podem ser chamadas de "avançadas", msm q ainda seja meio errado generalizar assim, oq mais importa em dizer "avançado" eh o MODO q a pessoa usou pra criar a tal coisa

AlanSantos_

somos dois, principalmente por que eu não leio com muita frequência ai ler os artigos, tutoriais e explicações sobre mods e etc, publicados aqui na mix, é algo muito bom e que me incentiva a leitura.

Sua Mãe™ ;D

quem tem ciume de um gordo q fala merda, lança bones com o nome do canal dele e q acha q o julionib é o melhor criador de mods do mundo?

Breno Da Silva Pereira

Sete tretas ou mais todos os dias :v