Fãs do 171 me pagaram 300 reais por dia para dizer isto

Atualização:
Os devs do 171 soltaram uma nota defendendo algo que eu estou há 3 dias sem parar falando que eu NÃO SOU CONTRA, que é o uso de assets.

Isto já foi além da desonestidade, já faz 3 dias que eu estou falando que eu não sou contra o uso de assets, eu até falei que eu já comprei até mais assets que o 171 pros meus jogos, mas não adianta, as pessoas continuam falando que eu disse isso, e ignoram totalmente o ponto da crítica, que é a falta de transparência nas metas e o resultado entregado.

Não adianta, já faz 3 dias a mesma coisa, todo mundo só inventa coisas que eu não falei e não concordo, para defender, sendo que o que eu realmente falei ninguém consegue defender.
 
Eu duvido que a maioria das pessoas que doaram pra esse projeto acreditavam que essas metas de dezenas de milhares de reais eram somente para implementar sistemas prontos (e ainda mal implementados). Isto é uma denúncia de falta de transparência com os apoiadores, mas youtubers e sites de notícia adoram a palavra “fraude” pra gerar cliques.
 

Atualização 2022:
Com o lançamento do jogo 171, analisando os arquivos, agora eu tenho as provas concretas do que eu andei falando desde 2015:
  • Havia uma meta de 85 mil reais para criar um sistema de dia e noite, pegaram o dinheiro e compraram um asset de 39 dólares (200 reais) na Unreal Marketplace: Ultra Dynamic Sky. Há inclusive chuva, mas por algum motivo, eles propositalmente desativaram ainda (nós reativamos). Edit: as pessoas estão falando que menti dizendo que eu falei que eles disseram que custa 85 mil, sendo que não é isto o que está escrito, está escrito “havia uma meta”, mesmo que você desconsidere metas anteriores, esta meta adicional ainda é de 27 mil reais, que inclui um item que custou 200 reais, então eu pergunto, é honesto existir essa meta? Eles pelo menos deviam ter dito que eles iriam comprar um sistema pronto, pois a meta dava a entender que eles iriam criar o sistema do zero (e por isso precisa atingir aquela meta). Edit 2: Explicando ainda mais isso do ciclo de dia e noite para deixar claro, existia uma meta de 58 mil, não tinha o ciclo de dia e noite lá, mas na meta de 85 mil tinha como um item, isto dá a entender que eles precisavam de 85 mil reais para criar o ciclo de dia e noite, que nem com 58 mil eles não conseguiriam, no entanto, o sistema custa só 200 reais.
  • O sistema de carros obviamente também não foi criado por eles, é o FGear, de 100 dólares (550 reais).
  • O sistema de controle de personagem e armas é grátis: Advanced Locomotion.
  • Animações grátis da Mixamo.
  • Cachorros editados do Animalia.
  • Minimapa do Journeyman Minimap, de 300 reais.
  • GPS é o Roadmap Navigation de 50 reais.
  • Não criaram nem o sistema de NPCs, é o World Director NPC de 550 reais.
  • Os efeitos de impacto são do Ballistics FX, 550 reais.
  • Vento do Adaptive Binaural Wind (não mais a venda).
  • O menu do jogo é o Ezitna Kit System (nos arquivos se chama “Antize Menu”) (400 reais).
  • Água do Branching River Tool (180 reais).
  • Fios/cabos do Ultimate Cable System FT, 26 reais.
  • Escadas do Impromptu Stairs (27 reais).
  • Árvores do In Tree Creator (250 reais).
  • Algumas vegetações e texturas do Redwood Collection (não sei qual deles).
  • Sangue do YI Blood Droplets (eu acho que este), 160 reais.
  • Os códigos do jogo quase não têm conteúdo deles, e quando tem, é péssimo.
  • Quase todos os nomes dos arquivos são em inglês de vários assets, inclusive vegetação, props e texturas, e vários arquivos em português foram só renomeados também.
  • Vários personagens e armas estão com nomes em inglês e estilos de texturas completamente diferentes, indicando que também não foram criados por eles. A granada por exemplo é daqui, veja, 60 reais.
  • Eles adicionaram um shader de upscale/sharpness e disseram que é DLSS, sendo que é ativado mesmo em placas de vídeo da AMD.
  • Ao analisar os arquivos, fica ainda mais claro a má otimização do jogo.
  • Edit: já que a merda tá feita, vou listar mais alguns (nem todos são pagos e uns são só ferramentas, o que não é problema, pode ser útil pra vocês entenderem melhor como foi criar este jogo): DonMeshPainting, PrefabTool, MagicNode, PTMTool, FMod, Linter, ObjectPool, SkinnedDecal, rdLODtools, UIWS, RoadmapNavigation, AsyncLoadingScreen.

Isto é quase o jogo inteiro, e totaliza menos de 3 mil reais de custo (edit: com mais assets encontramos, deve chegar a 4 mil), e eles muito provavelmente compram em promoção (não sei da Unreal, mas Unity sempre faz 50% de desconto). Ainda deve ter mais que ainda não vimos, pois eles trocaram o nome de vários arquivos.

Ou seja, o sistema do jogo é um asset flip onde a única coisa criada por eles foi o mapa (exceto boa parte da vegetação e texturas), carros, armas (não todas), alguns personagens e quase nenhum script.

Se compra o lápis e papel para criar o desenho, mas não se compra o desenho (e ainda inventando metas de maneira desonesta). Eu mesmo já comprei muitos assets pros meus jogos, mas eu nunca inventei metas de milhares de reais pra depois comprar um sisteminha barato e pronto e enfiar no jogo de qualquer jeito todo bugado. Se comprar sistemas prontos fosse a ideia inicial deles, eles deviam ter deixado transparente! Pois muita gente doou para eles pensando que eles iriam criar essas coisas em vez de comprar prontas, afinal, as metas eram valores altos.

É um absurdo afirmar que esse jogo é “100% brasileiro” onde 90% do sistema é comprado de gringos na Unreal Marketplace.

Respondendo mais uma vez esse argumento de que o dinheiro serviu pra sustentar os 7 desenvolvedores, primeiro, não são 7, são 3 ou 4 (1 game designer, 2 modeladores e 1 designer (de texturas ou artes?), chega a ser engraçado as pessoas realmente acharem que o dinheiro foi usado como salário para eles trabalharem diariamente nesse jogo, se tivessem trabalhado diariamente, o jogo seria muito melhor, sendo que eles nem sequer estudaram coisas básicas, como otimização, não souberam programar nem o básico, preferiram gastar 300 reais num minimapa em vez de criar um do zero (eu já programei um minimapa do zero duas vezes, uma delas durante uma game jam).

E quem fica dizendo que Catarse pega 13%, tem que pagar recompensas etc, ainda sobra uns 200 mil, assim como quem fica falando que o jogo é criado em 7~8 anos devido a mudança de engine, em vez de 10 anos, se contar o início de tudo (final de 2010) é quase 12 anos. Dizer “10 anos” é uma média, depende se você quer contar antes ou depois da mudança de engine.

Daí eu deixo a pergunta no ar:
Será que vale o que eles entregaram (neste nível de conteúdo, polimento e otimização), mesmo com 10 anos de desenvolvimento e quase 300 mil reais de investimento, mesmo com quase todo o gameplay base comprado já pronto? E foi justo eles terem inventado metas de crowdfunding que depois foram convertidas na compra de 3 mil reais de assets prontos?

Edit: eu não consigo acreditar que há pessoas (inclusive o Gigaton) não entendendo o ponto disso tudo, eu estou dizendo que é desonesto eles terem comprado o jogo praticamente inteiro, e inventando metas onde quando atinge, eles usam o dinheiro para comprar itens prontos e baratos (algo que nem precisava de meta alguma), ou seja, tudo é desonesto, e principalmente para mostrar para as pessoas que ficam comparando o 171 com o GTA dizendo que eles criaram tudo sozinhos e que o jogo é 100% brasileiro etc, sendo que não é assim que indie funciona. Mesmo eles tendo comprado quase o jogo inteiro, eles ainda tinham quase 300 mil reais e 10 anos para polir, e não poliram.

Edit: agora há pessoas mentindo falando que eu afirmei que foi fraude, sendo que em absolutamente nenhum momento eu falei isso, eu só falei que é desonesto e criticável o que eles entregaram mesmo tendo usarem coisas prontas e gastarem tanto dinheiro e tempo com o jogo, não há absolutamente nada de fraude no que eles fizeram, somente incompetência e falta de transparência em dizer que eles iriam comprar assets em vez de criar os sistemas do zero. Eles ainda não se pronunciaram.

Edit: eu postei tudo isso no início do dia, e durante o dia INTEIRO eu recebi mensagens de pessoas discordando de mim falando que não há problema em usar assets prontos, sendo que eu deixei claro que isto não é o ponto desse texto! Eu mesmo falei que eu uso muitos assets em meus jogos, e eu já gastei até mais dinheiro do que o 171 em assets, eu não disse que é errado jogos usarem assets prontos, mas as pessoas estão distorcendo para fazer parecer que eu falei isso.


 
Os fanboys do jogo 171 começaram a me dar mais de 300 reais por dia.
 
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Isto na verdade é um flood de cliques nos anúncios do site com o objetivo de criar cliques inválidos e fazer a minha conta ser banida.
 
Como eu sei que são eles?
 
Coisas assim aconteceram outras 2 vezes logo no dia seguinte que eu crio uma postagem sobre o 171 (mesmo que eu tenha elogiado). Eu já falei isto numa outra postagem:
 
Mas o gado não aceita estar errado. Criaram uma página no Facebook para difamar os meus trabalhos (inventando mentiras, por exemplo sobre a quantidade de anos que os jogos estiveram em desenvolvimento, espalhando que o 2NTD não era jogo mobile etc), fizeram floods nos comentários do blog e divulgação de vídeos do jogo nos comentários do blog e Facebook, e realizaram ataques DDoS no Fórum MixMods.
Isto aconteceu há 1 ano atrás: num dia o fórum ficou lento, eu passei 1 mês pensando que era bug, cheguei a tentar realizar ações de manutenção no fórum, por passar tanto tempo, e durante o dia todo, a ideia de que isto era um ataque era inimaginável, pois nenhum idiota ficaria 1 mês 24 horas por dia atacando um fórum só para deixá-lo mais lento.
Isto coincidentemente aconteceu poucos dias depois de eu criar uma postagem sobre o 171, era inimaginável, mas ativei o modo anti-ataque do Cloudflare e resolveu.
Agora, quando eu criei esta postagem, voltou a acontecer logo em seguida, e ativei de novo o modo anti-ataque e resolveu de novo, o que indica que, sim, existe pessoas idiotas o bastante para passar 1 mês 24 horas por dia tentando deixar um fórum lento porque o dono dele criticou um jogo.
 
Neste novo caso, aconteceu no mesmo dia que eu postei o Warpunk, que é novo jogo que eu estou criando. Tire suas próprias conclusões.
 
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A comunidade fanática do jogo 171 é tão tóxica e mente fechada que, quando recebem críticas, são capazes de se organizarem para tentar fazer a pessoa perder o emprego.
 
Os anúncios da MixMods são o meu emprego hoje, o Google Adsense cobre 70% dos ganhos, e por eu ter criticado a comunidade fanática do 171, eles chegaram ao extremo de tentar me fazer perder esse emprego.
 
É óbvio que isto nunca irá acontecer, estamos falando da maior inteligência artificial do mundo, Google, e os produtos Google Ads e Google Adsense são a fonte de lucro deles, eles têm ferramentas ultra inteligentes que detectam e invalidam esses cliques automaticamente, assim todos os cliques falsos serão desconsiderados sem a necessidade de banimento. O que importa é a intenção.
O máximo que pode acontecer é de alguns cliques não serem invalidados e eu ganhar alguns reais com isto. Só é chato que agora eu preciso esperar o recebimento para ter a visão real dos ganhos finais.
 
Ainda mais: eles decidiram fazer isto no dia que eles viram que eu estava criando um jogo novo, ou seja, agindo diretamente contra a criação de um novo jogo indie, por que alguém precisa chegar a esse extremo?
 
Isto que nem sou hater do 171, eu sempre disse que o jogo é “ok” (e após os 300 mil reais que eles conseguiram, está melhorando bastante, o poder do dinheiro) e eu só acho a comunidade muito overrate e fanática (olha só, mais uma vez a própria comunidade prova que estou certo), eu disse que pretendo comprá-lo, e mais recentemente venho fazendo elogios, por exemplo à compra do mocap e sistema de luta (se eles realmente criaram). Se eu fosse um hater, o que aconteceria? Cercariam minha casa segurando tochas?
 
Antes eu comparava a comunidade fanática do 171 com torcedores de futebol fanáticos, mas agora eu vejo que é muito pior (exceto torcida organizada), nenhum torcedor de futebol tenta duas vezes por mais de 1 mês derrubar um site e acabar com o emprego de uma pessoa só porque criticou (parcialmente) os torcedores de um time (e olha que esta pessoa nem segue time algum). Isto é mais comparável com psicopatia.
 
Este é o preço por dar sua opinião verdadeira na internet.