Depois de quase 2 décadas desde que o GTA SA foi lançado, nós encontramos as fotos das pessoas usadas como fonte para criar as texturas dos pedestres do jogo!
Se encontrarmos mais, adicionaremos aqui.
E também do GTA IV (procuramos por menos tempo):
E a possível inspiração da versão beta do Niko Bellic. Lembrando que de fato a Rockstar North de fato usou as fotos das pessoas deste site, portanto é realmente muito provável que a inspiração veio desta foto. Depois foi usada para o Kalem numa missão do jogo.
Vídeos:
Por favor, se você for compartilhar (por exemplo, fazer algum vídeo de curiosidade no Youtube), preserve créditos para nós (comunidade da MixMods). Nós gastamos muito tempo vendo milhares de fotos comparando com 300 pedestres, não foi um trabalho simples.
Como nós encontramos?
Nós fomos os primeiros do mundo a encontrar isso, mas provavelmente as do GTA IV não, pois estavam muito fáceis de serem encontradas, a dificuldade está em encontrar as do GTA SA.
RoSA Project Evolved houve uma intensa pesquisa para encontrar as fontes das texturas do jogo, e assim, usar as exatas mesmas texturas, mas em HD. Pra isso, Jéssica Natália gastou muitos dias procurando por packs de texturas da época do jogo, que a Rockstar pode ter comprado.
Durante a pesquisa, ela encontrou este site, que há 2 rostos que reconhecemos ser de pedestres do GTA SA, principalmente o rosto negro, pois há muitos anos atrás, olhando para as texturas do cutscene.img à procura de pedestres não usados pelo jogo, eu lembro de ter visto esse rosto e achado estranho o quão “foto” ele estava.
E acabou aí, não havia como comprar esse pack de texturas pois é muito antigo, e nenhuma outra textura do site se parecia com as do GTA SA, o que parecia estranho, começamos a imaginar que a Rockstar somente usou uma amostra grátis de lá, além do mais, a textura era bastante diferente da usada pelo jogo, mas claramente eram as mesmas pessoas.
Passou 1 ano, e recentemente, enquanto criando o Proper Characters Retex, estava difícil conseguir bons resultados com o barbeiro do CJ, portanto eu (Junior_Djjr) decidi ajudar procurando por uma textura de algum homem negro, até que num resultado do Google Imagens, eu vi a foto deste rosto, que logo lembrei de ser o mesmo que vi há 1 ano atrás.
Estava neste site, como um tutorial, e lá foi dito que a foto veio do site 3d.sk.
Ou seja, finalmente encontramos a origem de uma foto de uma pessoa usada para a textura de um pedestre do GTA SA! Basta usar Wayback Machine para visitar aquele site como ele era em 2004 (aviso: há nudez), e assim teremos as fotos que a Rockstar usou na época!
É um tanto difícil encontrar a pessoa usada para tal pedestre, pois as texturas foram muito editadas, e você precisa de uma boa habilidade em reconhecimento facial (e de texturas) para isso. Veja também.
Se você procurar e encontrar algum, por favor antes faça uma comparação direto na textura, pois quase nenhum pedestre é igual à pessoa real, isto tudo se trata de detalhes, principalmente um olho, uma boca, um nariz. Uma pessoa parecida com um pedestre, geralmente não é indício algum. Além do mais, nós já vimos todas as fotos, então já encontramos os óbvios.
Nós não encontramos nenhum indício de personagens da história ainda, muito menos o CJ.
Mehaniq também encontrou fotos de roupas dos pedestres, neste caso, aparentemente a Rockstar simplesmente pegou de sites de venda da época. Se você curte o assunto de texturas fonte, veja o canal do Mehaniq, ele é incrível e está constantemente postando as descobertas dele no nosso Discord (eu ainda pretendo fazer uma postagem aqui dedicada à ele).
Não vou destacar muito as pessoas, pois ainda haverá novas pessoas encontrando, mas no momento, as principais pessoas que encontraram as fontes, foram:
Junior_Djjr (descoberta), Jéssica Natália, Mehaniq, Alessandro, Fyro.
Quem são as pessoas das fotos?
São voluntários que foram pagos para um ensaio de fotos para referência. Tais fotos são vendidas para serem usadas para referência em criar texturas e/ou modelagem 3D de pessoas. As fotos são de vários ângulos de rosto, ou até mesmo do corpo inteiro, cada detalhe do corpo (inclusive nudez, que é também de onde veio a textura das namoradas nuas).
Também descobrimos a nacionalidade delas: Eslováquia, ou seja, os pedestres do jogo são europeus! Não só por causa do site ser domínio .sk, mas em algumas fotos aparece nomes de marcas da Eslováquia (e de fato, essas pessoas parecem europeias).
Eu adoraria conseguir contato com pelo menos uma dessas pessoas! O que será que elas pensam em ver que foram transformadas em pedestres no GTA SA?
Esta descoberta é útil para mods?
Não muito. Você pegar uma foto dessas, em HD, e editar para ficar semelhante ao pedestre, é um grande trabalho que provavelmente nunca ficará idêntico, e estamos falando de um jogo com quase 300 pedestres diferentes!
Inclusive, perceba o grande trabalho que a Rockstar North fez com as fotos dessas pessoas para criar as texturas, pra um jogo de 2004, isto é incrível, é realmente um trabalho caprichado e com dedicação, não é simplesmente uma foto de rosto colocada de qualquer jeito, eles fizeram um tratamento geral, e conseguiram criar rostos totalmente diferentes usando a mesma pessoa!
É mais útil simplesmente usarmos inteligência artificial para remasterizar os rostos, assim ficam HD e literalmente idênticos aos originais, e trabalhos manuais para ajustes e outras melhorias (como redesenhar roupas). Foi isto o que fizemos com o Proper Characters Retex, ficou realmente muito bom, e mesmo aquele projeto demora muito tempo para ser concluído.
Mas de qualquer forma, aquele site pode ser útil para criar variações de rostos dos pedestres do jogo (para possibilitar uma melhor versão do Original Peds Vary).
Veja também:
RoSA Project Evolved — pack de texturas que usa centenas de texturas fonte em HD.
Proper Fixes — milhares de correções e centenas de texturas iguais em qualidade melhor (mas geralmente mesma resolução)
Proper Characters Retex — pedestres do jogo remasterizados com AI e muitos trabalhos manuais, inclui algumas texturas fonte
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