Update separado: Corrigido chão invisível dentro e fora da mansão do Madd Dogg.
Atualizado 15/03/22 (v1.2 PC)
Corrigido bugs, recriado mais várias texturas ruins (máquina de Sprunk etc) e remasterizado muitas novas texturas. Agora o mod está ainda mais completo (aumentou 600 MB) e separado em somente 2 partes. Não há previsão para atualizar a versão 512/SAMP.
Agora vem a nova versão do Proper Vehicles Retex (que inclusive corrige um crash em algumas cutscenes).
Atualizado 27/02/22 (v1.1 Android)
Corrigido alguns bugs na versão para Android.
Atualizado 24/02/22 (v1.1 Android)
RoSA Evolved v1.1 agora portado para o Android!
Atualizado 01/02/22 (v1.1 PC)
Lançado update (inclui o update anterior): Corrige a caixa do “número 9” do Ryder na cutscene do drive thru; textura bugada no departamento de polícia; textura HD pro membro da grove da cutscene.
Atualizado 28/01/22 (v1.1 PC)
Lançado update (somente 80 MB): Corrige crash na missão Body Harvest (Colheita de Corpos); corrige uma porta e janela de interior; melhorado pesos na academia; adicionado personagens de cutscene com upscale HD (mesmo para versão 512). Se você usa Proper Fixes, lembre-se de baixar a nova versão (v1.0.5 ou superior) pois ele corrige os pesos da academia.
Atualizado 26/01/22 (v1.1 PC)
Adicionado versão light (512) para singleplayer e SAMP! (download único)
Atualizado 25/01/22 (v1.1 PC)
Adicionado 921 edições, correções e melhorias feitas desde agosto de 2021.
Adicionado 1041 texturas do SA The Definitive Edition (maioria upscale para interiores).
Corrigido falta de textura no cofre da missão da Catalina.
Corrigido incompatibilidade entre 3 .txd de interior e exterior.
Corrigido pesos da academia.
Melhorada placa do pier de Santa Maria.
Corrigido vidro da concessionária.
Trocada vitrine de loja por uma melhor (por um placeholder melhor).
Trocada algumas portas (por um placeholder melhor).
Trocada texturas da garagem de Doherty por novas mais parecidas com as originais.
Corrigido um problema em uma folhagem.
Recriada duas novas texturas de parede.
Melhorado shadowmaps da casa de Santa Maria (interior compartilhado também para outras).
Adicionado os mods “Proper Retex” (projeto de texturas HD para carros, armas, interiores, cutscenes, vegetação e namoradas).
RoSA Evolved é a nova versão do RoSA Reborn, versões do RoSA continuadas por nós da MixMods.
“I’m extremely surprised by the current workflow”, dima001rus (autor original do RoSA)
Esta nova versão foi trabalhada pela Jéssica Natália desde o início de 2021, onde ela fez quase 3 mil novas texturas (isto é quase o dobro das versões passadas, juntas!). E adicionou mais de mil texturas do SA:DE.
E teve ajuda de ilustrações recriadas pelo Jão, que transformou o mod numa obra de arte.
(por favor, parem de roubar as artes dele!)
Foi criado com base na versão antiga, RoSA Project Reborn + ESRGAN AI Upscale, onde além das mais de mil novas texturas, foi removido os upscales que ficaram ruins e recriado incontáveis texturas que não estavam combinando.
E novas billboards fiéis às originais, do KUSTODIY.
Assim como projetos como RE4 HD Project, nós gastamos meses procurando por fontes das texturas originais em HD no Discord da MixMods, onde vários usuários participaram.
A Jéssica Natália fez pesquisas reversas e conseguiu acesso à alguns dos packs de texturas que a Rockstar North usou para criar o jogo.
Portanto, centenas de texturas agora são as fontes originais em HD! Algo inédito na comunidade, e um dos poucos projetos de remasterização de jogos que fizeram isso num nível tão grandioso. Agradecimentos também ao Mehaniq Gaming pelas suas pesquisas e vídeos inspiradores.
Também inclui (ou foi considerado) algumas correções do Map Textures Fix e Better Leftovers Fix, e pela primeira vez, algumas texturas de interiores.
E agora (2022) inclui mais de 1000 texturas do GTA San Andreas The Definitive Edition (somente as melhores)!
De bônus, todos os pedestres remasterizados com upscale por inteligência artificial.
E mais: Utiliza o SA Optimized Map, um método que otimiza o world streaming do jogo economizando até 30% do uso de disco e RAM!
Vídeo da versão Android:
Considerações finais
O mod vem em arquivos .img para não causar stutter / lag spikes / engasgos no jogo, pois centenas de arquivos no ModLoader pode atrasar o carregamento, principalmente em HDD fragmentado.
É recomendado abaixar a prioridade da pasta do RoSA no ModLoader, para que outros mods (como armas) funcionem corretamente.
No entanto, arquivos .img sempre têm prioridade abaixo quando instalados no ModLoader, portanto, instalar mods que mudam o .txd do mapa sempre irão substituir as texturas do RoSA.
Por usar mipmaps, eu recomendo deixar “ForceAnisotropic = 1” no MixSets para fazer o jogo usar anisotropic filtering e assim as texturas ficarem mais nítidas. Caso lag, diminua o valor do AF na opção “Anisotropic“, usar “1” já dá bons resultados, “4” é ótimo, use “16” para a melhor qualidade possível.
Lembre-se que este mod somente troca as texturas, ele não corrige os modelos com texturas erradas e outros bugs. Isto é trabalho para o Proper Fixes. Não reportem bugs que não são sobre as texturas do mod!
Requisitos
É necessário pelo menos 512 MB de stream memory (1024 recomendado), senão os objetos do mapa não irão carregar.
O IMG Limit Adjuster não é compatível com EXE Compact, somente Hoodlum. Para Compact use FLA.
Para mobile: escolha versão light caso seu smartphone tenha pouca memória RAM. Recomendado pelo menos 2 GB de RAM. Leia o “Readme” no download para informações sobre a GPU do seu smartphone.
Texturas HD normalmente não causam muito lag, mas aumenta o tempo de carregar o mundo. Como explicado acima, o mod estar em .img melhora o desempenho, mas se seu HDD ser ruim, o mapa pode demorar pra carregar, assim recomendo a versão 512.
Load Whole Map pode ajudar a economizar uso de disco, mas não é muito útil pois esta nova versão usa SA Optimized Map, que faz parte dessa otimização de uma maneira melhor. Eu recomendo usá-lo com o RoSA somente para carros e pedestres.
Ou seja, já inclui SA Optimized Map integrado, você não precisa baixá-lo!
Sobre o progresso
Faltam mais de 3 mil texturas de exterior e 2 mil texturas de interior (no total, o jogo tem mais de 10 mil texturas). O mod ainda está em desenvolvimento, e não se sabe quando vai terminar, ou se irá terminar.
Como o mod muda muita coisa, alguns bugs e problemas podem ter passado despercebidos, por isso é impossível que o mod não tenha updates, e é inviável fazer reupload do mod inteiro por causa de poucos MB.
Aquela imagem do RoSA Project original onde dizia que partes do mapa estavam 90% etc é fake. Esta versão está 6X maior e preenche 70% do mapa exterior.
Direitos autorais: PT-BR:A autora NÃO DÁ permissão para que outra pessoa lance uma versão editada do mod ou continue lançando “atualizações não oficiais” dele. Quase todos os modders de textura fazem um péssimo trabalho (exemplo) e a autora não quer que pessoas assim deem continuidade ao mod: “É melhor ter um mod incompleto, mas bonito, do que um mod 100% completo cheio de texturas ruins. Respeite minha decisão e não mexa no mod”. Se você criou texturas pro mod, nos contate que provavelmente adicionaremos. Estamos derrubando vídeos usando o nosso nome para outros mods. O reupload é permitido, exceto em sites que pagam por download e LibertyCity.ru/.net devido à ataques dos moderadores contra a autora.
EN:The author DO NOT give permission to other person to release a edited version of the mod or unofficial “updates”. Almost all texture modders do a terrible job (example) and the author don’t want that people like this working on RoSA: “It’s better to have a incomplete but good mod than having a 100% complete mod filled with bad textures. Respect my decision and don’t touch my mod”. If you created textures for the mod, contact us and we may add them. We are taking down videos using our name for other mods. Reuploading is allowed, except on sites that pay per download and LibertyCity.ru/.net due to attacks by moderators against the author.
Autores:
– RoSA Project Evolved:
Jéssica Natália (Firefly)
Ajudas: Junior_Djjr, Jão, KUSTODIY, OjTrue, François Declasse
– RoSA Project Reborn:
MS, EduardoDev, Junior_Djjr, HybridTheory, Pequeno, Tiagrand, Jão, KUSTODIY, Victor Trok, Jéssica Natália (Firefly), OjTrue, Zeneric, yojc, Fireburns, Johnny Cash, Lucid, Arab, Reyks, Mr. Explosive, ElCabe99
O mod Proper Vehicles Retex está desatualizado, baixe a nova versão. Também pode corrigir um possível crash em cutscenes (não sabemos se o crash existe).
1,4 GB
Update (v1.1):
1: Corrige crash na missão Body Harvest (Colheita de Corpos); corrige uma porta e janela de interior; melhorado pesos na academia; adicionado personagens de cutscene com upscale HD (mesmo para versão 512).
2: Corrige a caixa do “número 9” do Ryder na cutscene do drive thru; textura bugada no departamento de polícia; textura HD pro membro da grove da cutscene.
Primeiro instale o RoSA v1.1 (antigo), e em seguida esta atualização.
A nova versão (v1.2) já inclui estes updates e muito mais.
84 MB
Download v1.1 2022 512 (light) Android
Já inclui todos os updates!
Instalação pronta para Android.
1024 ou mais HD não é possível devido à limitação de 2 GB do Android (esta versão substitui muitas texturas). Mas a tela de um celular é pequena, então é o bastante.
Este mod é gigante, se esquecemos de dar créditos para alguma textura sua, é só entrar em contato.
Por favor, se forem fazer um vídeo ou algo assim deste mod, linkem para esta página, que é oficial e pode sair novos updates no futuro.
Nós estamos derrubando vídeos falsos da versão mobile (outros mods usando o nome RoSA Project para views). Isto é um grande desrespeito ao nosso trabalho.