Este é o texto mais importante que eu já escrevi


Há alguns anos atrás, ajudando no projeto GTA Brasil, e eu achava interessante a qualidade de trabalho de alguns carros específicos, eu perguntava quem criou, e era sempre do Chrystian Farias. Isto me chamou a atenção, e descobri que ele também era um bom programador e estava desenvolvendo sozinho um jogo de corrida. Eu achei interessante e decidi chamar ele para a equipe 2nibble, principalmente para nos ajudar no jogo IMPUNES, que por minha surpresa, eu descobri que antes ele também já havia trabalhado no jogo 171. Foi também com ele que idealizamos o básico do sistema de extras recursivos do VehFuncs, que fez o mod ser tão usado e vencer a GTA Awards como Melhor Mod de Script/Plugin junto com SilentPatch.

A coisa que realmente trabalhamos até o momento foi o Nibble: Pizza Delivery, e também num protótipo de um jogo que eu tive a ideia, trabalhamos em cima dela, ele programou a prova de conceito, e até hoje nós estamos querendo concluí-la. Ideia ainda em segredo, mas é um jogo de puzzle em primeira pessoa num estilo inspirado em Portal — este jogo servirá não só para entretenimento, mas até mesmo educacional.

Pouco tempo depois dele entrar pra 2nibble, ele foi contratado por uma empresa, e ele continua feliz trabalhando nela até hoje, mas infelizmente isto atrasou o desenvolvimento de nossos jogos, principalmente o IMPUNES, que ele entrou como principal programador e trabalhou pouco (tanto que nem anunciamos o que ele trabalhou, mas foi principalmente em melhorar o sistema de danos dos carros). Eu estou adquirindo mais experiência com programação na Unity, mas é difícil pois eu já tenho alta experiência na parte da ambientação deste jogo, então quero evitar me expandir tanto, afinal, sou uma pessoa só.

Eu não vou digitar o nome da empresa pois MixMods tem muita relevância nos resultados de pesquisa do Google (e eu não gostaria de pesquisar pela minha empresa e aparecer esta postagem na primeira página), mas estou falando da DP.

Não é uma empresa grande (pelo menos ainda não), mas trabalha para gente grande, muito grande.

No portfólio da DP há empresas como Globo, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, AVON, Saraiva, Pão de Açúcar, Philips, CARAS, Abril, Valor Econômico, Honda, Mercedes Benz entre outras...

Não só trabalha ou trabalhou para as maiores empresas do Brasil, mas também é parceira da Microsoft.

Há trabalhos muito legais que não posso falar aqui, só digo, siga as notícias que você ainda verá muita coisa deles. Os caras fazem um trabalho muito legal na digitalização brasileira, e se você tem experiência e deseja trabalhar lá, eu recomendo, eu acredito que irão crescer muito.

Eu enviei currículo para trabalhar como Especialista em Unity Engine, e fui chamado para uma entrevista de emprego via vídeo-conferência — o novo normal.

Eu fiquei surpreso, eu não tenho experiência prévia, eu nunca trabalhei por carteira assinada e nem fiz faculdade, tudo o que eu tinha era o meu portfólio, que se resume em meus mods, jogos, designs e músicas.

Fui entrevistado por um especialista na área de Unity Engine para Microsoft Hololens, claro, não darei todos os detalhes de como foi a entrevista, mas no geral eu falei da MixMods, meus mods, e mostrei os projetos do Warpunk, IMPUNES (eu remontei o mapa remasterizado em somente 1 dia para poder mostrá-lo, pois eu nem o tinha ainda), enquanto ele me fazia perguntas técnicas — inclusive, eu buscava responder rápido e isto foi péssimo pra mim, eu devia ter elaborado melhor as minhas respostas mesmo que eu demore para responder. Fica a dica aí.
Também idealizei e abri muitas coisas, passei um grande tempo polindo os projetos pensando que eu iria mostrar em detalhes, mas foi tudo bem rápido.

Houve perguntas sobre tudo, até mesmo produção de música — ele me perguntou se eu tenho noção de escala musical ou só uso notas prontas, eu ri pois eu produzo EDM, e escala musical é 1% do trabalho necessário.

Algo que eu achei interessante é a grande importância em compreender otimização. Trabalhar com Microsoft Hololens é muito semelhante à trabalhar na criação de jogos mobile (você se preocupa com limitações do hardware, temperatura, bateria, UX), e eu, devido aos mods para GTA San Andreas e pesquisas sobre otimização para a criação do IMPUNES, eu de fato tenho muito conhecimento nisto, e até mesmo o conhecimento em engenharia reversa (necessário para criar mods mais avançados) me ajudaram a entender à fundo como a engine de um jogo funciona e a como otimizar códigos na programação etc.

Conhecimento em otimização é importante — essa é pra todos os modeladores que se organizaram para me atacar no grupo do Tuning Mod no Facebook falando que otimização de modelagem é besteira (na verdade já faz uns 4 anos que essa treta aconteceu, nem faço mais ideia de quem era e ninguém deve mais lembrar disso).

Num momento ele me perguntou se eu me lido bem em trabalhar sem documentações, pois eles trabalham com tecnologias novas e portanto é comum não ter documentação. Eu ri e falei que isto é o meu dia a dia — todo mundo que cria mods avançados sabe muito bem do que eu estou falando, se você tem um problema, você tem que se virar sozinho.

Ele disse que viu "vários" mods meus. Este "vários" me marcou, afinal, ele teve a mente aberta para compreender que isto é sim um portfólio importante. Criar mods é mais difícil do que criar jogos, pois você está constantemente lidando com limitações da engine, hacking, documentação e problemas que ninguém no mundo postou uma solução. Ele não só quis ver meus mods, mas sim, "vários" mods. Não sei quantos, não sei quais, mas provavelmente ele se baseou nos principais do meu workshop (há link no meu portfólio) quando ele ainda estava na GTA Forums (antes de eu ser banido de lá e ter meu workshop deletado por plágio, que cômico né? E que coincidência isto acontecer poucos dias de eu falar lá que eu estava tendo esta oportunidade, né?).

Em outro momento, ele me perguntou se eu gosto de procurar aprender a criar coisas diferentes, e antes de eu responder, ele respondeu por mim "eu já até sei a resposta, afinal, 400 mods". Mais uma vez, fui valorizado por eu ter criado esses mods, algo que eu nunca na vida imaginei que aconteceria, pois eu comecei quando as pessoas nem conheciam essa palavra (na verdade, quando criança eu fazia sem nem saber que mais gente também fazia isso), e ainda existe muito preconceito contra mods e quem cria eles, um preconceito que felizmente está diminuindo. 

Cada vez mais o ato de "modding" está sendo reconhecido, inclusive, um pouco recentemente, a Unity trocou os seus principais tutoriais de iniciantes para um tutorial não de criar um jogo, mas sim de modificar um jogo — sim, eles de fato usam os termos "modding" e "mods", mas claro, com a diferença de que você está modificando um jogo dentro da engine dele, diferente do que nós fazemos no GTA que é um modding-hacking, mas mesmo assim.
No momento isto está na principal página de download da Unity Engine. Ou seja, eles compreenderam que modding é uma excelente forma de aprendizado, e no caso do GTA, eu garanto que gta3script (usada para mods CLEO, e eu criei um excelente tutorial) é uma das linguagens de programação mais fáceis do mundo. Criar mods pra GTA é masoquismo, mas a linguagem é de aprendizado muito fácil.

Por eu ter criado tantos mods na minha vida, eu adquiri conhecimento em diversas áreas. Eu de fato não conheço nenhuma pessoa que tem conhecimento tão amplo como eu, tão "generalista", e eu acredito que isto foi o meu diferencial.

Sou programador, modelador, designer 2D, sonoplasta, produtor de música, entendo o básico de web design, web development, marketing, gerenciamento de projetos, administração, investimento, empreendedorismo etc etc etc. Eu faço de tudo mas não me considero avançado em nada, como um pato. Inclusive eu brinco com os perfis de profissionais, eu digo que não sou um "T", mas sim um "_".

Eu realmente gosto de ter uma noção básica de tudo, eu me vejo parando de programar para abrir um vídeo no Youtube sobre física, biologia etc. Quando não é programação, eu trabalho enquanto ouço podcasts sobre empreendedorismo, inglês etc (normalmente NerdCast). Eu sinto prazer em entender o mínimo de como as coisas do mundo funcionam.

Uma das coisas que mais me marcou foi o entrevistador dizer que ele se identificou comigo, no sentido de gostar de aprender e fazer de tudo um pouco. Ele começou a falar como se sente nisso, eu me identifiquei totalmente, e que ele já foi como eu, não conseguindo emprego por não ter foco numa área específica, e disse que hoje pessoas como eu são essenciais.

A entrevista começou com "não procuramos certificados, procuramos pessoas" e terminou com "independente da resposta positiva ou negativa, saiba que você está na direção certa".

Com uma pessoa de tanta importância falando isto pra mim, eu decidi (agora definitivamente) que eu nunca farei faculdade. Principalmente na área de desenvolvimentos, o seu portfólio vale mais do que um pedaço de papel. É claro que nem todas as empresas pensam assim, mas é uma tendência lógica.

Eu ouvi a mesma coisa quando fiz uma entrevista de emprego para web design em 2013, eu iria começar a trabalhar mas "felizmente" o Brasil entrou numa crise e cancelaram as contratações.

Poucas semanas depois, eu recebi uma ligação de outra pessoa da empresa, depois de uma mini-entrevista mostrando a MixMods e NPD, foi decidido que farei um teste prático, eu assinei um termo de confidencialidade, marcamos uma reunião e foi passado o teste, que, claro, não posso falar como é, mas a base é óbvia: Unity Engine.

O interessante dessa mini-entrevista é que ele achou interessante a comunidade de mods para GTA, e começou a me fazer perguntas se existe suporte oficial ou ações da Rockstar contra a comunidade etc. Na pergunta de suporte, eu ri e falei "não, e é por isso que é tão difícil". Sério, quando eu parti para o desenvolvimento de jogos na Unity parecia que eu entrei num paraíso (como assim não existe crash, todos os erros que eu faço eu recebo a explicação do problema e tem uma comunidade com centenas de milhares de sistemas e snippets prontos??? Isto é utopia!!!).

E nesta também teve outro detalhe que me marcou. Ele disse algo como "já deu pra ver os seus trabalhos, mas mesmo assim faremos um teste prático", o que me deu à entender que nem há muitas dúvidas sobre minha contratação, mas, "mesmo assim", faremos um teste.

O ponto é, desde o início eu estava pensando se esta é a vida que eu queria.

Ao meu ver, eu muito provavelmente seria contratado, e eu disse não para esta oportunidade.

Algumas pessoas vão me dizer que eu estou louco, e eu entendo, mas isto é algo muito mais pessoal do que vocês imaginam. Eu tive muita dificuldade de fazer essa decisão, foram semanas, vários dias eu tive dificuldade de dormir.

Inclusive eu não dei uma despedida total, eu disse que ainda estou disposto para freelances (a partir do ano que vem), e quem sabe eu volte no futuro.

O que eu quero é tempo para concluir os meus projetos pessoais. Eu não quero deixar tudo de lado.

MixMods fará 10 anos em Fevereiro do próximo ano, daqui poucos meses. Eu gastei 10 anos da minha vida para montar esta comunidade, e ela continua crescendo.


Eu olho para este gráfico e penso, "pra quê parar agora?".

Com certeza eu teria um belo salário trabalhando na DP, enquanto na MixMods eu ganho pouco, não o bastante para me sustentar, mas eu tenho algo mais valioso do que um salário, que são pessoas que me acompanham.

Inclusive, acontecimentos recentes de grupos criando absolutas mentiras para me afundar (1 2) levantaram muito o suporte que vocês têm comigo, a quantidade de pessoas da GTA Forums migrando para o Fórum MixMods por exemplo foi incrível (e eu ainda quero dar mais valor ao inglês lá). Claro que não decidi só por causa disso, mas o apoio de vocês sempre me ajudou a continuar aqui.

"MixMods não é um site, são pessoas"
(tá, eu acabei de comparar vocês com usuários de crack, mas tudo bem)

É claro, eu não quero continuar vivendo com o que eu ganho com a MixMods, não dá pra viver assim, mas eu quero primeiro aproveitar ao máximo desta comunidade, e enquanto isto, trabalhar em meus projetos pessoais, seja mods, jogos, qualquer coisa.

MixMods pode parar hoje, que continuará viva por vários anos caindo devagar. Quantos anos? Ninguém sabe, muita gente em 2013 disse que iria morrer com o lançamento do GTA V. Olhe para o gráfico, estavam certos? Já estamos chegando em 2021, vão falar do GTA VI? VII? VIII? IX? X?

Como eu sempre digo, se não fosse o dinheiro que eu comecei a ganhar na MixMods, o site teria sido descontinuado em torno de 2015. É muito difícil realizar um grande trabalho sem retorno financeiro. Eu ainda estou aqui por causa do apoio de vocês.

Se eu fosse trabalhar na DP, seria uma carga horária comum, de 8 horas, sem contar horas e dias extras. Até dá para imaginar que com um pouco de esforço dá sim para continuar cuidando do blog e fórum, mas veja bem, eu só teria tempo para isto, não trabalhos adicionais como novos mods e jogos (só em fins de semana, quem sabe), mas estamos falando de um emprego relacionado com computação, inclusive, em maioria, programação, algo que é extremamente cansativo para a mente, e com certeza após, todos os dias, 8 horas de trabalho em programação, eu não aguentaria ver uma ; na minha frente, tudo o que eu iria querer é descansar em vez de programar mods que é, como eu disse, extremamente mais difícil e doloroso.

Pelo menos, o legal de trabalhar com Unity é que você não trabalha só em programação, mas também, tudo que envolve o desenvolvimento de jogos — deixando claro, eu não iria trabalhar com desenvolvimento de jogos, mas sim com aplicações em realidade virtual (VR), aumentada (AR), e mista (MR), por exemplo com Microsoft Hololens 2, que é muito semelhante ao desenvolvimento de jogos mobile.

Mesmo que eu consiga continuar cuidando da MixMods e toda a comunidade que nos cerca, eu teria uma vida de somente trabalho, com muito pouco lazer. É comum que cada post, mesmo aparentemente simples, demore 2 horas para fazer, em mods maiores, 4 horas, e alguns eu chego a dividir o trabalho em 2 dias. Lembrando que normalmente há todo o trabalho de procura, teste e correções. Mesmo quando é uma atualização aparentemente pequena, às vezes eu passo horas tentando solucionar para postar simplesmente como "Corrigido um bug". Tudo parece rápido, mas este texto aqui por exemplo eu demorei 5 ou 6 horas pra escrever (muitas revisões, com pequenas pausas para ajudar pessoas no Discord etc).

Não só mods grandes, mas eu definitivamente teria que cancelar os meus jogos. Quem sabe eu ainda concluiria o Warpunk, que já está bem avançado, dentro de alguns anos, mas vocês podem ter certeza absoluta que IMPUNES e outros jogos seriam cancelados para sempre. Eu escolhi não cancelar.

Isto é, todos os meus mods e jogos continuam abertos, nada foi cancelado, e eu pretendo focar nisto a partir de hoje. Há uma nova versão do GTA Brasil chegando, depois quero começar o Projeto Urbanize (eu antes queria CLEO+ pra auxiliar) etc.

Infelizmente até hoje não temos equipe o suficiente para o IMPUNES, mas nós acreditamos que após lançarmos alguns jogos, naturalmente atrairemos pessoas capacitadas para a nossa equipe.

É engraçado que IMPUNES, quando ainda era 2NTD, foi inicialmente idealizado e desenvolvido pelo LINK/2012, que nos deixou para trabalhar na Google, e depois entrou Farias, que nos deixou para trabalhar numa empresa parceira da Microsoft — brincadeira, não nos deixou realmente, mas de fato existe a falta de tempo para nos ajudar. E quase eu fui junto com o Farias.

Eu pretendo continuar focado em mods e Unity Engine. Tudo o que eu passei foi inspirador, eu me senti valorizado, e eu aprendi que tudo o que eu faço, não só Unity Engine, mas até mesmo mods, pode ser usado como um portfólio.

Unity Engine é muito mais do que uma engine de criação de jogos, é um canivete suíço utilizado em diversas aplicações, diferente da Unreal Engine, que especificamente para desenvolvimento de jogos 3D, é uma faca.

Ou seja, se você pensa em trabalhar com coisas assim no futuro, nada impede de seguir os mesmos passos que eu segui. Você pode sim aprender desenvolvimento de jogos e sistemas criando mods, principalmente para GTA SA pois já tem toda uma comunidade muito ativa, e usar Unity não só para criar jogos, mas até mesmo outras aplicações. Isto é o emprego da atualidade.

Há anos eu venho montando uma comunidade de desenvolvedores, ensinando pessoas à desenvolverem mods no Fórum MixMods, o que inclui áreas para literalmente qualquer tipo de desenvolvimento, não só mods.

E eu ainda não cheguei no principal: o e-commerce que eu estou abrindo com meus amigos (pessoas que vocês já ouviram falar aqui). Todos nós estamos animados, já investimos milhares de reais nisso, o site está basicamente pronto, tudo está anotado, estamos praticando, fazendo melhorias e já começando a montar um estoque. Já tem CNPJ, conta empresarial, advogado, tudo.

Ainda não anunciamos do que será esse e-commerce, mas é algo que pretendemos ser pioneiros.

Eu não quero deixar isso de lado, eu quero focar integralmente nessa loja, mesmo que eu não ganhe tão bem quanto trabalhar na DP, criar a minha própria empresa é como um sonho pra mim.

Eu criei a MixMods (que é toda uma comunidade de jogos e mods) e a 2nibble (uma equipe de desenvolvimento de jogos indie), e agora, de fato uma empresa, inovadora, de venda de serviços e produtos físicos, que infelizmente não vai dar para abrirmos ainda este ano pois ainda estamos aperfeiçoando os nossos ambientes de trabalho e estudando o assunto, mas este é um projeto muito importante pra mim, que eu quero focar muito.

E já adianto que se puderem, quando lançar, divulguem, não só para me ajudar, mas ajudar também outras pessoas que estão relacionadas à este trabalho.

O mesmo eu digo para qualquer jogo ou mods que eu trabalhar, lembre-se que eu deixei de lado uma grande oportunidade de emprego para fazer isto pra vocês.

Eu tenho a oportunidade (e já até comecei esta busca) de ter um vida financeira independente, isto é, trabalhar o dia e hora que eu quiser, no que eu quiser, poder não só dizer "não" caso eu acorde num mal dia, mas também "sim" caso eu esteja num domingo disposto à tudo. Eu sei que há pessoas que sonham em ter uma vida assim, e eu sinto que tenho a oportunidade de ter. Provavelmente não serei rico, mas o que importa é estar de bem comigo mesmo. E você pode ter certeza que quando você algo com vontade, você faz melhor.

Eu dou muita importância às minhas realizações pessoais ao ponto de preferir tentar algo próprio, ainda incerto, do que ser contratado por uma empresa que me pagará bem à troco de uma vida diária de um chefe me dizendo o que eu devo fazer. Nunca é tarde para desistir.

Eu não quero viver com uma vida dependente e controlada por outras pessoas, a vida é uma só e devo aproveitar para vivê-la fazendo o que eu quero.

Eu prefiro a minha vida ser montada em cima de meus próprios objetivos, senão não há bons motivos pra viver.

Eu voltarei com o projeto de migrar a MixMods para o WordPress, e lá haverá opção de se tornar um membro apoiador em troca de algumas recompensas. Eu vou agradecer muito a cada pessoa, pois ajuda financeira e compartilhamentos é essencial para continuarmos aqui. Atualização: provavelmente não incluirei, pois quero focar em outros projetos.


Aviso:
Dê sugestões de mods para serem postados aqui (fórum) ou aqui (formulário).
Dê ideias de mods para GTA aqui.
É proibido discutir política, ideologias e religião aqui. Isto é um site de jogos.
Abrir Comentários