Modders não deviam corrigir o GTA Trilogy?

Atualização: A Eurogamer postou esta minha opinião no site deles, citando minhas frases. Eu fico feliz que minha voz tenha se espalhado desta maneira.

 


Hoje, eu (Junior_Djjr) gastei muitas horas redirecionando e apagando postagens inúteis, principalmente de mods deletados e redirecionados para novas versões ou alternativas melhores. Já foram quase 500 postagens (eu não esperava que fosse tantas!), e ainda tem mais… Vale a pena, UX é muito importante, eu odiava esses redirecionamentos manuais de precisar clicar num link para ir para a postagem correta (às vezes, 3 links!), como eu já expliquei na postagem anterior.

Mas não é sobre isso o assunto de hoje…

Está errado criar mods pro GTA Trilogy?

Mesmo antes do GTA Trilogy ser lançado eu já imaginava que fosse existir uma certa “treta” com quem cria mods para o jogo, pois a TakeTwo derruba e continua derrubando mods, e processando modders, e após o jogo ser lançado, vimos o fiasco que foi. É mais um item pra lista dos desrespeitos que a TakeTwo anda fazendo com os fãs de GTA nos últimos anos.

No entanto, eu quase não vi pessoas problematizando a criação de mods pro GTA Trilogy, basicamente todas as pessoas apoiaram! Somente uma minoria não apoiou. Entre eles, alguns modders importantes, como o Silent, que disse que não fará o SilentPatch pro GTA Trilogy pois não quer ajudar o jogo (boicote).

Na minha opinião a grande maioria das pessoas apoiaram a criação de mods pro GTA Trilogy devido à um motivo um tanto óbvio:

O GTA Trilogy sendo corrigido por fãs é a mais efetiva forma de protesto.

Você pode ter a ideia de os modders corrigindo os problemas do GTA Trilogy estão fazendo com que as vendas do jogo aumentem, mas eu tenho 2 pensamentos sobre isso:

  1. Nada é melhor do que as notícias “Fãs estão corrigindo o jogo”, a mensagem que isso passa é maravilhosa! É como um tapa na cara. Fomos noticiados na PC Gamer, Kotaku e Wccftech. Inclusive o título na Kotaku foi “Os modders, não a Rockstar, estão corrigindo”, não há nada melhor do que ver sites de notícia publicando títulos assim!
  2. É errado, mas “jogar sem comprar o jogo” sempre foi uma opção desde as primeiras horas de lançamento. Muita gente está partindo pro lado da pirataria, por raiva, por não querer pagar tão caro por um trabalho tão ruim.

Cada mod que os modders lançam corrigindo algum problema do GTA Trilogy, é como um tapa na cara da TakeTwo.

Por exemplo, nós fomos os primeiros do mundo a criar um mod pro GTA Trilogy, e que mod foi? “Camisa F*ck You TakeTwo“.

Por que TakeTwo e não a desenvolvedora do jogo (Grove Street Games)? Pois eu acredito que o jogo estava caminhando para um caminho bom, mas o jogo parece inacabado, como se não tivessem tempo de ser concluído.

Já está mais do que comprovado de que o nosso trabalho com o RoSA Evolved (texturas HD) é superior.

gta-sa-definitive-rosa-evolved-texture-hd-trilogy-comparison

Eu já postei muitas imagens de comparação e críticas na página Família MixMods.

Não é sobre “ajudar nas vendas do jogo”, é sobre “mostrar que os modders fazem um trabalho melhor”.

É sobre “paixão VS dinheiro”.

Eu acredito que os modders deviam criar mais mods para o GTA Trilogy, eu particularmente ainda não sinto muito gosto em criar mods pra ele, pois eu gosto de criar scripts mais avançados, e o jogo ainda é muito limitado comparado ao modding clássico, que teve 20 anos de evolução, mas eu já estou ajudando o criador da CLEO no Patreon, e acho que vocês também deviam ajudar. Daqui alguns anos o modding do jogo pode começar a ficar mais evoluído, e será os modders, mais uma vez, que farão o jogo continuar existing, mostrando mais uma vez que nós somos importantes.

Todo esse movimento do modding é importante para fazer com que o modding seja relevante e respeitado. Nós estamos mudando a visão das pessoas, de que modders só sabem trocar a cabeça do personagem principal pelo Shrek, e mostrando que sim, modding além de divertir, é também sobre criar coisas importantes e relevantes, que são comparáveis até mesmo aos trabalhos de uma grande empresa. Cyberpunk 2077 por exemplo contratou modders para trabalhar no jogo.

E lembre-se, nós, que não estamos felizes com o GTA Trilogy, estamos corrigindo o jogo com o sentimento de “está ruim, temos que corrigir”, se nós não fizéssemos isso, os poucos modders que estão felizes com o GTA Trilogy também iriam criar os mesmos mods, mas agora com o sentimento de “nós amamos esse jogo e estamos deixando ele ainda melhor”. Eu acho o primeiro caso mais efetivo.


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