GTA Trilogy: Minha rápida análise do trailer

Saiu o trailer do GTA Trilogy, os chamados “The Definitive Edition” do GTA III, GTA VC e GTA SA.
 
O jogo será lançado dia 11 de Novembro, ou seja, a mesma data que eu postei aqui semanas atrás.
 
Desde que o trailer saiu, já teve 7 mil mensagens no canal VIP (para somente membros selecionados) no Discord da MixMods. O pessoal de lá dissecou muita coisa, e dá para criar uma postagem profunda analisando cada detalhe, levando ao lado técnico (algo que poucas pessoas fazem).
 
Mas não vou fazer isso hoje pois uma postagem dessas levaria muito tempo. Agora, eu vou só fazer resumos do que eu acho do jogo neste momento…
 

Vale 320 reais?
Nem fodendo. Pra quem não é do Brasil, saiba que isto é quase um terço do nosso salário mínimo, e é o que uma família pequena gasta para comer num mês.
Eu peguei Red Dead Redemption 2 por 180 reais numa promoção, e hoje está 240 reais.
E a Rockstar está obrigando as pessoas a comprarem esta versão, pois removeram a versão clássica das lojas. Agora só estão disponíveis por pirataria (pra quem não pegou os jogos grátis ano passado).
 
“Mas são 3 jogos e não 1!”
Mas isto realmente é um argumento válido?
Todos os jogos juntos são 60 horas de gameplay do modo história, similar à jogos como RDR2, ou seja, mesmo que sejam 3 jogos, eles são considerados somente 1, devido à serem 3 pequenos remasterizados por uma equipe de menos de 50 pessoas. God Of War, considerado por muitos (por exemplo, uma votação pública da IGN) o atual melhor do jogo da história, está 100 reais mais barato!
Ou seja, são 3 jogos pequenos que juntos se tornam o equivalente à 1 grande. Lembrando que o mapa do GTA III é minúsculo, o do GTA VC também é minúsculo, mas com escala aumentada para parecer maior, somente o GTA SA é quase a metade do mapa do GTA V. Se juntar o mapa desses 3 jogos, ainda não alcança o padrão de um mapa AAA de hoje.
Ou seja, o que é válido é comparar esses 3 jogos como se fosse 1 jogo AAA. É injusto tratarmos como “o preço é grande pois são 3 jogos”, não estamos falando de 3 jogos como The Witcher 3, estamos falando de 3 jogos do início dos anos 2000, somente com gráficos novos e pequenas melhorias feitas por uma equipe de poucas pessoas! Nem da Rockstar é! E sim, eu amo eles, não estou desmerecendo, mas vamos ser realistas na comparação.
 
“Não ficou tão bom pois eles não conseguiriam! É trabalho demais!”
Primeiramente, os jogos foram criados pela Grove Street Games (anteriormente, War Drum Studios), é a mesma equipe de menos de 50 pessoas que remasterizaram esses jogos (e foi para o Android, iOS, Microsoft Store, PS3 e Xbox 360), ou seja, ser uma equipe de poucas pessoas é um argumento válido, realmente é difícil pra eles criarem isso tudo pra tantas plataformas. Mas é uma falha neste argumento: O jogo está sendo vendido com preço e requisitos mínimos de um jogo AAA!!! Se o jogo está sendo vendido com um preço de AAA, eles devem dar uma qualidade AAA! E também foi falha da Rockstar Games ou TakeTwo não ter investido mais dinheiro no projeto! Não podemos passar pano usando esse argumento, não estamos falando de uma equipe indie, estamos falando da Rockstar Games dando dinheiro pra uma empresa remasterizar jogos icônicos e vendê-los por preço até maior do que de um jogo AAA.
 
Requisitos mínimos e recomendados
Quando vazou os requisitos mínimos e recomendados, eu até duvidei que fossem reais, de tão absurdos!
Vamos comparar com um jogo absurdamente gigante e maravilhoso: Red Dead Redemption 2.
RDR2 pede um i5-2500K e o GTA Trilogy pede um i5-6600K. Como mínimos!!!
RDR2 recomenda 12 GB de RAM e GTA Trilogy recomenda 16 GB de RAM.
É sério isso, eu não faço ideia do que fizeram para o GTA Trilogy ser mais pesado que RDR2. Eu não sei nem o que comentar.
 
Modding
Por ser na Unreal Engine, o modding é bem ruim. Melhor que RAGE? Não sei, pelo menos Unreal há muitos jogos funcionando igual, então a comunidade para ferramentas é muito maior, mas até hoje os métodos de modding na Unreal são PÉSSIMOS! Muitas vezes você precisa usar hex editor, é um absurdo. E ainda pode ser que o jogo seja propositalmente bloqueado contra mods, com visto nas ações atuais da TakeTwo. Pode ser que no futuro isso melhore e saia ferramentas melhores. Se você tem conhecimento no assunto, nos ajude, participe do nosso Discord para nos auxiliar.
 
“Mas o que há de bom na Grove Street Games (War Drum Studios)?”
Porque, diferente da Rockstar Games e TakeTwo, a Grove Street Games adora a comunidade de modding!
Cada jogo que eles remasterizaram, eles vazaram alguma coisa importante pro modding. Vocês não tem noção do quanto eles ajudaram no modding que temos hoje! O CEO da empresa elogiou o SilentPatch e modding em geral, inclusive, a versão 2.0 do GTA SA para mobile foi lançada por minha causa: Eu falei com o Silent sobre o bug dos artefatos da tela, que ainda estavam presentes no mobile, e por causa disso o Silent entrou em contato com eles dando a solução, e eles implementaram a correção no jogo, logo em seguida lançando a 2.0! Eles são muito legais com a gente, diferente da Rockstar Games, e TakeTwo, que processam modders, derrubam mods e até censuraram a palavra “mod”.
Mas… A Rockstar Games e TakeTwo ainda está lá, segurando os braços da Grove Street Games. Eles podem muito bem atualizar o contrato adicionando um “se vazar alguma coisa, você morre!”.
 
“Os personagens estão parecendo cartoon!”
Eu zoei isso na página do Facebook, comparando os mods do modder Ezekiel falando que ele fez trabalhos melhores com os personagens, e várias pessoas começaram e me atacar falando que eu estou me achando melhor que a Rockstar, e eu me acho o “bonzão”. Sendo que nenhum dos mods que eu comparei foram criados por mim! E o que eu estava fazendo é pagando pau pra outros modders, não eu!
Por algum motivo há pessoas defendendo com unhas e dentes que os personagens estão maravilhosos. Sinceramente, eu até entendo o argumento de “eles quiseram deixar cartunesco pois o jogo ao todo tem um estilo cartoon de simplicidade” (de fato, mas GTA SA não é tão cartoon assim), pra mim eu vejo isso como uma preguiça, pois cartoon é mais fácil e rápido de fazer. Eu odiei terem mudado o jogo para estilo cartoon, principalmente GTA SA que nunca teve rostos cartunescos, sempre foram fotos reais de pessoas, agora os personagens parecem feitos no The Sims! Ficou horrível, o mod de personagens em HD do Ezekiel é absurdamente melhor que o trabalho deles.
Os personagens serem num estilo cartoon pode ser uma escolha válida para eles, e pode ser só uma opinião minha de não ter gostado, tanto faz, mas eu ainda acho que o fator “preguiça” esteve envolvido nessa decisão.
 
“Você está falando que modders fazem um trabalho melhor que a Rockstar!”
Primeiro, quem fez foi a Grove Street Games, um grupo de menos de 50 pessoas (aparentemente 21 hoje), não a Rockstar North, e segundo, o orçamento do trabalho é quem define a qualidade dele, não especificamente a grandiosidade da empresa, e terceiro, sim, os melhores trabalhos são gerados por paixão, e não por dinheiro.
 
“Mas os personagens cartoon ficaram mais expressivos!”
Ao contrário. Não sei o que aconteceu, mas há várias cenas que eles perderam as expressões faciais, A própria cena da Kendl, no original, ela faz um olhar de desprezo pro CJ, o que não vemos no remaster. Provavelmente sentiram dificuldade em deixar as expressões sem bugs e desistiram. Isto é sim um problema importante, o modo história do jogo é muito importante, as expressões faciais das cutscenes são muito importantes. O mesmo problema também pode ser visto no GTA VC. Há outros exemplos (até mesmo de novas expressões) mas não vou focar nisso aqui.
 
Animações e controles
Foi dito que há melhores controles pros jogos, mas vendo o trailer, parece quase tudo igual, portanto eu acho que não será tão diferente. Bem, ainda não temos como concluir, só jogando…
Mas as animações continuam as mesmas de sempre, até mesmo GTA III e GTA VC, que sempre tiveram animações péssimas e cartunescas (pelo menos o estilo cartoon das pessoas vão combinar com as animações… Péssima ideia, mas enfim).
 
Texturas
Grande parte são claramente upscales com inteligência artificial, ou seja, sim, o RoSA Project Evolved será extremamente útil para esse jogo e pretendemos portá-lo. Mas o que me deixou puto foi a calça do CJ, que é claramente um upscale cagado feito numa das texturas mais importantes do jogo, aparentemente utilizado o upscale do Photoshop, algo que pode ser feito muito melhor utilizando ESRGAN!
 
Mapa
Na cena da placa de Vinewood vemos que não há mais gramas geradas proceduralmente! (as que usam o sistema de .col do jogo). Como será as florestas do GTA SA? O trailer por algum motivo não mostrou elas. Ainda grande parte é lowpoly, principalmente chãos, mas pelo menos há vários pontos positivos…
 
Mas o que há de bom?
Eu prefiro muito mais um remaster assim do que um remaster que muda completamente o estilo do jogo. Eu gostei muito do jogo continuar sendo parecido como ele sempre foi.
O mapa de Vice City está maravilhoso! Há também boas melhorias no mapa do GTA III e GTA SA, mas eu fiquei mais feliz com VC, pois, eu gastei os últimos meses trabalhando em VC pra um servidor de SAMP, e eu posso afirmar com toda certeza: é o pior mapa de GTA da história dos principais GTAs! Eu espero que esteja bem melhor agora, ainda com interiores conectados ao exterior (err, nem isso), as janelas com shader de interior falso são muito legais, eu sempre gosto delas em jogos e eu já fiz isso na Unity Engine pra testar, mas ainda notei muitas partes lowpoly principalmente nos chãos, o que indica que não melhoraram tanto os mapas dos jogos, parecem ter focados mais em props. Isto causou inconsistência de definição.
Em geral, o mapa e carros tiveram boas melhorias que os modders nunca antes fizeram de maneira completa, mas não posso dizer o mesmo das pessoas e armas.
 
Em breve postarei uma análise profunda do trailer aqui, com informações e opiniões técnicas.
 
Não sejam fanboys da Rockstar Games, TakeTwo, ou qualquer empresa. É por causa de pessoas assim que eles se sentiram confortáveis em cobrar um preço tão alto por um jogo assim.

[III/VC] Achievements System (conquistas para PC)

Mod CLEO que adiciona as conquistas clássicas do PS4 para PC, para os jogos GTA III (29) e GTA Vice City (34).
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O sistema é muitíssimo bem programado pelo Firehead, quase idêntica às conquistas oficiais, possibilita inclusive outros mods adicionaram novas conquistas e trabalharem em torno delas.
Você não precisa iniciar um novo jogo, você receberá as conquistas mesmo ao iniciar o seu jogo salvo sem o mod.
Conquistas do GTA III
King of Liberty City – Unlock all trophies.
First Day on the Job – Complete “Luigi’s Girls”.
Hunting Season – Destroy five helicopters.
Disposing of the Evidence – Crush a car at the junkyard.
Repeat Offender – Get busted 20 times.
Street Sweeper – Waste 100 gang members.
Population Control – Waste 1,000 people.
If You Ain’t Cheatin’, You Ain’t Tryin’ – Blow up 2,000 cars.
By a Mile – Complete the “Turismo” race in under 180 seconds.
Wreckless Driving – Perform a perfect insane stunt.
Wheels Up – Complete 20 unique jumps.
Where we’re going, we don’t need roads – Complete “Patriot Playground”, “A Ride in the Park”, “Multi-Story Mayhem”, and “Gripped!” missions.
Where To? – Complete 100 taxi fares.
Blood in the Streets – Pass all 20 Rampages.
Play Fetch – Complete the Portland Docks and Shoreside Vale import/export car lists.
Pest Control – Deliver all emergency vehicles to the crane at the Portland Docks.
A Marked Man – Complete “Last Requests”.
Offshore Delivery – Complete “A Drop in the Ocean”.
Not So Fast – Complete “The Exchange”.
A Gift from the King – Complete the “Kingdom Come” mission.
Man Toyz – Complete every RC Toyz mission.
Splish Splash – Extinguish 20 fires during a single Fire Truck mission.
Playing Doctor – Complete Paramedic level 12.
Going Rogue – Kill 20 criminals during one Vigilante mission.
Dirty Money – Amass a fortune of $1,000,000.
Right-hand Man – Earn a criminal rating of 2,500.
Like a Boss – Earn a criminal rating of 5,000 or higher.
Liberty City Secrets – Collect 100 hidden packages.
Is That All You’ve Got? – Achieve 100% completion.

Conquistas do GTA VC
Kingpin – Unlock all trophies.
Put ‘Em Up – Knock off 15 stores.
Running Rampant – Complete Vigilante Mission level 12.
Repeat Offender – Attain 100 wanted stars.
Straight to the Dome – Perform 100 headshots.
One is Better Than Two – Perform a 30 second wheelie.
Point A to Point B – Drop off 25 passengers driving the taxi.
High Quality H2O – Extinguish 10 fires.
Pie Guy – Deliver 10 pizzas.
Bull in a China Shop – Cause $1,000,000 in property damage.
Vice City Mogul – Own 10 properties.
Going Green – Destroy 100 road vehicles.
Catch Me if You Can – Achieve a six-star wanted level.
Did Somebody Call the Wambulance? – Complete Paramedic Mission level 12.
Greasy Palms – Use a Police Bribe to reduce your wanted level.
Just Like the Real Thing – Win the RC Bandit Race.
Keepie-Uppy Okie Dokie – Earn a high score of 5 with the Keepie-Uppy beach ball.
Gun for Hire – Complete all assassination contracts.
I’m Famous! – Earn the Stuff of Legends media attention rank.
Chicken of the Sea – Snipe a seagull.
Daredevil – Complete 36 Unique Jumps.
Legal Counsel – Complete the “Riot” mission.
Life of the Party – Complete the “All Hands on Deck!” mission.
South American Connection – Complete the “Supply & Demand” mission.
Big Heat from Little Havana – Complete the “Trojan Voodoo” mission.
Chauffeur – Complete the “Publicity Tour” mission.
Tommy Two-Wheels – Complete the “Hog Tied” mission.
Grand Theft Auto – Retrieve every wanted vehicle at Sunshine Auto’s Import Garage.
Bloodstained Hands – Earn the Butcher criminal rating.
Take the Cannoli – Earn the Godfather criminal rating.
Mischief Managed – Complete the “Keep Your Friends Close…” mission.
Done it All – Earn 100% completion.
Scouring the City – Find 50 hidden packages.
City Sleuth – Find 100 hidden packages.
  
Autor: Firehead
Agradecimentos: DK22Pac (CPatch class); Silent (AddressByVersion); ThirteenAG (CIniReader); VC:MP 0.1c Team (modified CD3DFont class); DK22Pac, ThirteenAG (CLEO 2.0.0.X SDK)
  
GTA III
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GTA Vice City
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Veja também:

[III] MixSets

40 configurações!

Um mod .asi com um extenso arquivo .ini com centenas de fixes (correções) e tweaks para você configurar o seu GTA III!
Você é livre para ativar somente uma, ou todas as opções.
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Lista de funções:
 
  1. Configurar limite de FPS.
  2. Configurar limite de uso de memória para streaming (stream memory fix).
  3. Carros não desviam do seu carro de polícia com sirene ligada.
  4. Velocidade de rotação do volante. Diminuir deixa a dirigibilidade do jogo mais realista e firme.
  5. Desativar todos os cheats do jogo.
  6. Tempo de vida da bala da sniper. Basicamente a distância que atinge.
  7. Desativar os lixos procedurais voando com o vento.
  8. Desativar as sombras dos postes.
  9. Desativa texturas de brilhos de luz. Não recomendado mas ajuda no FPS.
  10. Desativar traçantes de tiros.
  11. Desativar os aviões falsos no céu.
  12. Quantidade de gotas de chuva no chão.
  13. Tamanho do Sol.
  14. Desativar o Sol.
  15. Desativar nuvens, lua e estrelas. Útil para mods de skybox.
  16. Desativar nuvens no horizonte.
  17. Velocidade de rotação das nuvens.
  18. Distância que separa os objetos de alta-definição com os objetos LOD de baixa-definição do mapa.
  19. Densidade do tráfego de veículos.
  20. Limite de veículos aleatórios para serem criados.
  21. Distância para os carros serem deletados dentro da câmera.
  22. Distância para os carros serem deletados fora da câmera.
  23. Distância de visão para o LOD (modelo de baixa definição visto de longe).
  24. Distância de visão máxima dos veículos.
  25. Distância de visão para componentes pequenos, como portas.
  26. Distância de visão dos ocupantes dos veículos.
  27. Densidade dos pedestres.
  28. Limite de pedestres aleatórios para serem criados.
  29. Multiplicar a distância para os pedestres serem criados ou apagados.
  30. Distância de visão das pessoas.
  31. Distância de visão de algumas sombras e decals permanentes.
  32. Distância de visão das sombras dos veículos.
  33. Distância de visão das sombras das pessoas.
  34. Distância para gerar bloqueios de rua.
  35. Distância de visão para as luzes dos semáforos.
  36. Altura das marcas a partir do chão.
  37. Força da gravidade.
  38. Quantos minutos (reais) para passar 1 dia de jogo. Use “48” para ficar igual à jogos modernos como GTA V.
  39. Travar completamente o relógio.
  40. Travar um clima específico.

 !!! E LEMBRE-SE !!!
Não existe “MixSets é incompatível” ou “MixSets causou bug”.
 MixSets é um mod que ativa mods. Se aconteceu algum problema, basta você procurar qual das funções causou o tal problema e simplesmente desativá-la (colocando um “#” no início da linha ou deixando “-1”). Se nada está ativado, MixSets não fará nada no seu jogo!!!
 Dentro da pasta “(configurações)Tudo desativado” há um arquivo .ini vazio sem nenhuma configuração ativada, leia o .txt localizado nesta mesma pasta.

  
‎Autor: Junior_Djjr e toda a comunidade GTA Era 3D
Agradecimentos especiais aos contribuidores do .IDB e plugin-sdk.
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Baixe também para:
GTA San Andreas

[III] Xbox Version HD (versão Xbox para PC em HD)

Atualizado 02/07/21
  • particle.txd remontado no Magic.TXD, SkyGfx atualizado, adicionado opção do OLA para Windows XP, e arquivos Readme inglês e português, inclusive com instruções para instalar o mod no re3 (GTA III open source).
Atualizado 30/06/21
  • Agora instalável pelo ModLoader!
  • Peso do download diminuído de 1 GB para 500 MB. Inclui o update.
  • Removido mods terceiros opcionais e atualizado todos os mods dependentes.

Um projeto que começou em 2009 — mais de 10 anos de trabalho!
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O objetivo deste projeto é converter a versão Xbox do GTA III, para o PC, visto que é a mais bem polida de todas, mas não só isto, o mod é também uma remasterização que o deixa melhor jogável e em HD! Preservando a essência.
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  • Pack de todas as texturas em HD! Isso inclui o mapa inteiro, HUD, loadscreens, radar e muito mais
  • Mapa do Xbox, incluindo mapeamento de luz (lightmaps).
  • Modelos de pessoas do Xbox com animações por esqueleto e pele (mod Skin & Bones).
  • Veículos do Xbox (mais HD). Download separado, inclusive para GTA VC aqui.
  • Melhorado os reflexos dos veículos e efeitos de iluminação (mod SkyGfx).
  • Brilho nas ruas.
  • Gotas de chuva (mod SkyGfx)
  • Suporte para mip-maps.
  • Melhorado os modelos de colisão.
  • Corrigido os telhados (para voar com o III Aircraft Mod)
  • Efeitos especiais de partículas como no Xbox.
  • Corrigido posicionamentos de objetos.
  • Melhorado o menu do jogo.
  • Melhorado compatibilidade com outros mods.
  • Rádios em melhor qualidade.
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No minha opinião, a melhor melhoria é a adição de lightmaps/shadowmaps para simular as sombras do mapa:
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Também pode ser instalado no re3 (GTA III open source)! Instruções no Readme.
  
Autor principal:
Rim (rmws.) – conversão, modelagem, texturização, programação, testes e correções de bugs.

Agradecimentos aos contribuidores:
The Hero (aap)SkyGfx, arquivos da versão Xbox e Skin and Bones
Silent SilentPatch e GInput
DK22Pac – script para os faróis dos carros
yojc, Arab (CYP) (pearcyp), Fireburns – texturas HD
XAF226, XEPOMAHT007 – arquivos da versão Xbox
DimZet13, Kalvin (ManDog), 1TUFSS – texturas
SLAYERMAGGOT – conversão e testes
Ghost Bear, ms.cooldude – scripts SCM
eminemd12 – correção para a bomba de combustível
AK-73dffxbox2pc
The_GTA, DK22PacMagic.TXD

Jéssica Natália – Repack para ModLoader.
  
Download Xbox Version Mod
Instalável pelo ModLoader.
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517 MB
  
Rádios em HD
Opcional, melhora a qualidade das rádios.
É esperado que seja possível instalar no seu GTA III normal, sem precisar baixar este mod.
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520 MB

Incompatível com Tri-Pack devido ao conflito de IDs de modelos com os carros adicionados sem substituir dele com os objetos deste. Não instale a pasta dos carros adicionados ou edite os IDs do Xbox Mod para corrigir o conflito.

[III] Shadows (sombras dinâmicas suaves)

Um excelente mod de sombras dinâmicas HD e suaves para o GTA III!
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São sombras semelhantes às dos peds do GTA SA, também usadas nos carros, como no GTA Vice City Stories: PC Edition.
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O mod foi liberado como “TEST”, mas até o momento não notei nenhum problema.
  
‎Autor: Fire_Head
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Veja também: