[Curiosidades] Não use drogas

Atualização:
Hipster depois de ver esse post criou um vídeo incrível e muito completo.
O vídeo além de abordar o assunto desse post, também conta em mais detalhes a história do jogo e seus personagens.
Vale muito a pena conferir o resultado!

Parte 1


Parte 2





Quem já terminou a história de algum GTA, principalmente o GTA San Andreas, percebeu que há várias referências sobre drogas. O GTA SA mesmo é um jogo puramente feito para acabar com as drogas no estado de San Andreas.

Carl Johnson sempre recusa drogas, sempre querendo (e precisando) acabar com elas para salvar seus amigos e companheiros de gangue.

mod-4-5378326

Se a sua mãe, vó ou seja lá quem for reclama de você jogar GTA San Andreas, deveria demonstrar para ela a real história do jogo, fazer a pessoa conhecer quem realmente é o CJ, um cara que teve sua vida abalada pelo assassinato da mãe que luta contra as drogas da região e sempre evita ter que matar alguém, vai até o fim esperando por desculpas, diferente de um maníaco, diferente da fama que os gamers deram e tratam ele, ele é na verdade um personagem santo e de bom coração.

Mas bem, este não é o assunto deste post, o assunto aqui é sobre drogas, dentro e fora do jogo, muito bem destinado aos visitantes do blog na qual têm faixa etária média de 12-20 anos de idade.

Não é de se impressionar que até um jogo violento como GTA SA tenha tanto assunto contra as drogas, realmente a Rockstar quis abordar o não-uso dela. Inclusive, o jogo iria ter pick-ups de adrenalina que deixaria o jogo em câmera lenta… e até isso foi removido por ser considerado uma droga ilícita!

mod-4-6048983
Ryder- Pegue o molhado (gíria para PCP). Pegue o molhado.
CJ- Tire isso do meu rosto, cara, você sabe que eu não me fodo com isso, cara. Vai!

Os mocinhos do GTA San Andreas não usam qualquer tipo de droga ilícita, sendo eles: CJ, Sweet, Cesar Vialpando, Madd Dogg (na verdade, ele acabou perdendo a casa depois de usar cocaína), Zero entre outros. The Truth usa e cultiva maconha, mesmo sendo considerado um mocinho ele está no GTA só para o humor se chamando de “A Verdade” e contando conspirações.
Ryder usa maconha misturada com PCP (Fenilciclidina, uma droga de efeitos anestésicos que causa alucinações) e sempre oferece o CJ a experimentar, assim sempre respondendo coisas como “Eu não me fodo com essas merda, cara”, “Não, cara. Eu estou bem assim.” (tradução livre)
Big Smoke não usa, mas como todos já devem saber, foi o principal “traficante”, onde, diz ele, ter feito isso pois queria dinheiro.
Antes mesmo disso, Big Smoke já demonstrava interesse desde quando ele se mudou para Idlewood (território dos Ballas) em 1989 e viu o quanto os Ballas lucravam com aquilo, chegou até mesmo a falar para o Sweet sobre os Families venderem drogas mais fortes para lucrar mais (já que eles só vendiam maconha e PCP), onde Sweet recusou. Assim Big Smoke inicia uma aliança secreta com os Ballas, indo em seguida para Vagos e Mafia Russa, traindo seus amigos por dinheiro.

Big Bear, como o próprio apelido diz, “O Grande Urso”, era gordo e foi um dos principais membros da Families atuando entre 1987 e 1992, mas parou depois de se viciar em drogas.
Carl Johnson ao vê-lo, até não o reconhece e se surpreende ao ver o estado dele, sendo tratado como um escravo pelo B Dup, trocando limpeza na casa por drogas.

mod-4-3528208
CJ- Ei, Bear? Big Bear, é você? Ei, você continua sendo do bairro, mano, ou o que?
B Dup- Não, a única coisa que o Bear se importa é fumar e deixar minha casa limpa.

mod-4-8812184
CJ- Eu vejo o que você quis dizer agora, cara. Se o crack consegue fazer isso com Big Bear, transformar ele num escravo, a média dos filhos da puta não terá chances.
Ryder- Há viciados em toda a cidade, me irrita.

Assim como o Madd Dogg foi falido por causa da cocaína e entregou a mansão dele para um traficante.
1-1044452

Perto do fim do jogo, por muito pouco o Sweet começa a usar crack também, mas felizmente o CJ aparece. Sweet diz estar “cansado” de tudo, que tudo foi destruído e agora ele vai destruir ele mesmo. Este realmente é um dos principais inícios de uso de drogas das pessoas em geral.
mod-4-8010209

CJ fica extremamente frustrado e triste de ter visto aquela cena, vão juntos direto acertar as contas com B Dup e saber onde Big Smoke está. Assim acontece uma cena realmente muito divertida, onde B Dup manda Big Bear matar o CJ e Sweet, Big Bear vira e começa a confrontar com B Dup dizendo estar cansado das drogas.

mod-4-3076885
Big Bear- Eu estou cansado de fumar, eu estou cansado de crack e estou cansado de fazer seus serviços caseiros.

E assim ele dá um soco. Em breve, Sweet chama ele para reabilitação.
mod-4-4355634

Referências à drogas estão presentes em literalmente o jogo inteiro, não só Los Santos, mas isso se estende em todas as cidades, como CJ acabando com todas as máfias de drogas em SF e até mesmo explodindo a fábrica de drogas lá depois de acabar com tudo e o engraçado Ken Rosenberg, conhecido também no GTA VC, onde lá ele era um advogado de sucesso mas caiu na cocaína assim detonando sua vida.

mod-4-6466991
Ele entrou na reabilitação no centro médico de Fort Carson (San Andreas), conseguiu deixar as drogas, mas perdeu a amizade com Tommy Vercetti e nunca mais pôde ser advogado.
No vídeo de introdução do GTA SA, aos 10:28 mostra ele saindo da reabilitação, cena interessante e engraçada. Aos 12:38 mostra que ele perdeu a amizade com o Tommy.

Mas não demorou muito para ele voltar a usar…
mod-4-5764593
Por um motivo muito comum: Amigos oferecendo para “acabar com os problemas”.

Esse tipo de coisa acontece muito na vida real, e cada vez mais, já que atualmente estamos numa época em que ser diferente é legal, os “zé-droguinhas” que se mostram usando drogas só para chamar a atenção e ser o “carinha diferente”, e são esses os que geralmente te chamam para só experimentar… Logo você estará querendo mais e mais e ele estará vendendo para você.

Tanto eu (Junior_Djjr) como Amilton tivemos várias (várias!) pessoas próximas (próximas!) de nós na qual caíram nas drogas por motivos diferentes e tiveram suas vidas destruídas. Uma pessoa próxima da pessoa próxima me agradeceu por eu ter publicado este post.
Quem vê esse tipo de coisa com os próprios olhos consegue ter a noção. É muito drama enquanto está sóbio (sem os efeitos). Ele consegue perceber como ele destruiu a própria vida dele e quer voltar para atrás, e quem vê isso pensa “Como ainda existem pessoas que começam a usar isso?”.
Desde adolescentes à pais com filhos pequenos, seus filhos crescendo ao lado de um pai viciado.
São coisas que eu particularmente não compreendo, eu não compreendo nem o uso do cigarro, onde todas as pessoas sabem o tão mal que isso faz mas ainda existem pessoas começando a fumar, imagina então drogas ilícitas! Enquanto o cigarro acaba com sua vida lentamente, drogas ilícitas podem acabar com sua vida no mesmo segundo em que você “experimenta”, um caminho “quase sem volta”.

Experimente perguntar à algum usuário de cocaína ou crack — enquanto está sóbio — se ele está satisfeito de ter usado isso…
Ninguém fica satisfeito, TODOS querem voltar para atrás mas não conseguem. A melhor maneira é entrar numa reabilitação e ficar um bom tempo lá se medicando, uma coisa também difícil pois as leis não aceitam obrigar as pessoas à irem para a reabilitação (exceto em casos de violência etc), portanto a própria pessoa tem que querer ir e ter forças para lutar contra. Mas claro, isso só se algum dia você pensar em cair nesse mundo.


Eu já falei uma vez mas fico feliz em repetir que a MixMods, em 2012, salvou um usuário das drogas:
mod-4-3197794
Foi uma coisa que me emocionou, ele em seguida começou a estudar programação e modelagem. Tentou me ajudar nos mods Show do Skrillex (criando a skin, mas o Maciel fez uma melhor e usei a dele), e Anim de Mudar Marcha (mas depois refiz a animação), em seguida um simples editor de handling.cfg. Não criou muita coisa, mas se esforçou muito e ficava todos os dias baixando os mods do blog ao invés de, segundo ele, estar na rua fumando maconha. Em seguida esta pessoa comprou um PC gamer e começou a passar os dias jogando. E ainda há as pessoas que não apoiam adolescentes jogando jogos, né.

Nos comentários deste post há também outros relatos de pessoas que foram ajudadas por este blog.
mod-3-8901511


Compartilhe

Texto: Junior_Djjr (MixMods)
Agradecimentos: GTA Wiki

[Curiosidades] Hoodlum e mais

Algumas pequenas curiosidades:

O primeiro crack para GTA SA foi criado pelo grupo hacker conhecido por “Hoodlum”, criador do crack também de outros jogos como NFSU2, onde “hoodlum” pode ser basicamente traduzido para “bandido” ou “arruaceiros”.

Coincidentemente, o nome a unidade do departamento de polícia de LS na qual persegue o CJ por toda a história, é “C.R.A.S.H.”, onde quer dizer “Community Resources Against Street Hoodlums“, alguma coisa como “Recursos Comunitários Contra Arruaceiros”.

Portanto, “C.R.A.S.H.” (do GTA SA) é contra o “Hoodlum”, onde coincidentemente “Hoodlum” é o nome de grupo de hackers que crackeou o GTA SA. Irônico.

Bem que o C.R.A.S.H. deveria parar de perseguir o CJ e ir atrás dos caras da Hoodlum, né?


(ah, e você sabia que esse vídeo acima foi criado com somente 64 KB? Mesmo com todos esses efeitos 3D etc, é só um .exe de 64 KB oficial de lançamento do crack para o GTA SA. Eu mesmo tenho ele aqui. O nome disso é Demoscene.)


O GTA San Andreas é o GTA v3.2
Já parou para pensar nisso?

Tecnicamente nós podemos fazer isso:
Grand Theft Auto = v1.0
Grand Theft Auto: London = v1.1
Grand Theft Auto 2 = v2.0
Grand Theft Auto III = v3.0
Grand Theft Auto: Vice City = v3.1
Grand Theft Auto: San Andreas = v3.2
Grand Theft Auto: Liberty City Stories = v3.3
Grand Theft Auto: Vice City Stories = v3.4
Grand Theft Auto IV = v4.0
Grand Theft Auto: The Lost and Damned = v4.1
Grand Theft Auto: The Ballad of Gay Tony = v4.2
Grand Theft Auto V = v5.0
(sem contar os menores como GTA Chinatown Wars e GTA Advanced)

Tanto que, para a própria Rockstar, o GTA VC e SA é sim um GTA 3, é a chamada “Era III”, tanto que um jogo foi criado por cima de outro. O próprio GTA SA tem arquivos do GTA VC ainda etc.

[Curiosidades] Mais referências a GTA

Após ter feito o último post de referência ao GTA em séries e filmes, as pessoas mandaram mais algumas, o que rende mais um belo post para acompanhar mais referências:

Dois Homens e Meio
indicado por Hansdell Root
No episódio 21 da 7ª temporada (Gumby with a Pokey) uma pequena referência a “Grand Theft Auto” no meio do diálogo.

diálogo enviado pelo Luciano:
Alan: “Agora eu vou confessar, você está dirigindo muito bem”
Jake: “GTA, pai. É tipo auto-escola mas com cafetão e prostitutas”

Capitão América 2
indicado por mksDan
O usuário mksDan achou a cena inicial de Capitão América 2 parecida com a missão The Da Nang Thang. Referência ou apenas coincidência?

Missão no GTA:

Capitão América 2:


King of the Hill
Há uma referência, no episódio 209 da série. Ele é chamado de Grand Theft Arlen. Além do nome do episódio, o jogo exibido nele, chamado de Pro-Pain, é completamente baseado no GTA.
pro-pain-8869688

Big Bang Theory
No episódio 14 da 5ª temporada, “The Beta Test Initiation”, Leonard diz que ele jogou GTA tantas vezes, que ele poderia usar uma arma na vida real.

Também há uma citação no episódio 19 da mesma temporada, The Weekend Vortex, onde Leonard cita novamente GTA.
Leonard: “Bem, nós somos sempre os mocinhos. Em Dungeons & Dragons (jogo de RPG), somos bons, na Cidade de Heróis, nós somos os heróis. Em Grand Theft Auto, nós pagamos as prostitutas prontamente e nunca antigimos elas com um bastão.”

Alguma referência ao GTA em algum filme/série que não enviamos? Mande nos comentários!

[Curiosidades] Referências em filmes e séries

Com 007 Só Se Vive 2 Vezes (1967)
Possível fonte de inspiração para a Rockstar Games?
Em uma cena do clássico filme de 007 com Sean Connery, um helicóptero tira um carro perseguindo James Bond de uma maneira bem inusitada
you-only-live-twice-helicopter-magnet-car-sedan-8464820
Na missão Up, Up and Away (nome de uma música de Lil Wayne), você deve usar o helicóptero Leviathan para roubar um carro
Obs: esse método de carregar um carro COM UM IMÃ (não confundir com transporte de peso com cordas) é impossível e completamente fictício
maxresdefault-6751309
Inspiração ou coincidência?

NCIS
Em um episódio da série de investigação criminal, o carro Kuruma do GTA III é citado
Diálogo:
Ziva David: “Um garoto que viu o carro disse que o carro parecia um Kuruma. Não conheço esse modelo.”
Gibbs: “Kuruma é “carro” em japonês, Ziva”
Tony Dinozzo: “Sua descrição de carro é “carro”. Bom trabalho, oficial David”
McGee: “Kuruma é o nome de um carro do GTA III. É um Sedan Chrysler Sebring.”

Criminal Minds
O personagem de GTA IV é citado em outra série de investigação criminal
Diálogo:
David Rossi: “Ela deu um nome?”
Penelope Garcia: “Ela disse que o nome era Niko Bellic e sua cidade natal era Newton, Iowa.” 
David Rossi: “Niko Bellic é o nome do personagem principal do GTA IV.”
“David Rossi: O quê? Eu conheço as coisas.”

Simpsons
No filme*, há uma possível referência ao GTA, com uma máquina de jogos chamada Grand Theft Walrus

*errata: obrigado por corrigirem, ThePedro004, W!lLL e Felipe Rocha,

Family Guy
O jogo é citado em Family Guy, onde Peter, após bater seu carro, ganha o GTA de Lois e acaba jogando por 8h seguidas.


Essas são algumas referências em filmes e séries ao GTA (com exceção da primeira, claro, onde a referência É o GTA)
Tem alguma curiosidade extra em algum filme ou série que viu? Envie nos comentários, podemos coletar para um próximo post.

[Tutorial] Carros sem substituir + Carro extra + Huntley 89′

Substituir por outro
Acho que todas as pessoas já devem saber que para substituir um carro por outro é só editar os nomes dos arquivos e das linhas etc, eu mesmo quando fui instalar meu primeiro carro no GTA SA já logo pensei em fazer isso (fiz dias depois).
De qualquer modo, lá em 2011 postei um tutorial de como fazer isso e recentemente eu dei umas editadas no texto etc, clique aqui para ver.


Adicionar sem substituir
Atualização:
Criado!!! Clique aqui para ler o tutorial de como adicionar quantos veículos você quiser sem precisar substituir nenhum.


Carro extra
E aqui uma dica muito legal que veio depois de uma conversa com a Firefly: Usar a “Lure Rancher” como um veículo extra.
Isto pode servir caso você queira adicionar um carro sem substituir, mas não queira seguir aquele tutorial de adicionar sem substituir.
gta_sa12-2819537
rnchlure” é uma versão da Rancher que iria ser usada na missão “Lure”, onde a única diferença dela para a Rancher normal é o fato dos vidros serem insulfilmados, onde iria te esconder nesta missão. Estranhamente ela não foi usada na missão mesmo assim, usou a Rancher normal mesmo, assim sobrando um veículo nunca usado no jogo e que pode ser usado na rua.
Clique aqui para um mod que re-adiciona ela na missão.

Assim, basta usar a tática de substituir um veículo por outro e substituir a rnchlure. Logo em seguida abra o seu “datacargrp.dat” (se quiser, coloque ele dentro do Mod Loader e edite ele lá, para não precisar fazer backup), e adicione “rnchlure” em QUALQUER lugar (cuidado com as vírgulas).

Por exemplo:
greenwoo, savanna, voodoo   # Gang 2 (FAMILIES – PLAYER – BLACK)
Esta é a linha dos carros da Grove (Greenwood, Savanna e Voodoo), se você, por exemplo:
greenwoo, savanna, voodoo, rnchlure   # Gang 2 (FAMILIES – PLAYER – BLACK)
Assim a Lure Rancher irá aparecer também sendo utilizada pela Grove… pronto.
Basta dar uma lida no arquivo e adicionar ela em qualquer linha, por exemplo a linha “# POPCYCLE_GROUP_CASUAL_AVERAGE” são dos carros de pessoas de classe média.

Para trocar o nome da Lure Rancher ou outro veículo:
Uma dica também muito simples que serve para trocar o nome de qualquer veículo, uma coisa que demora só 10 segundos.

Por exemplo trocar o nome do Elegy:
Abra o bloco de notas, digite “ELEGY Skyline R32” e salve em formato .fxt dentro da pasta “CLEOCLEO_TEXT” ou qualquer pasta do Mod Loader… pronto.
Você inclusive pode usar o mesmo .fxt para vários carros, só colocar 1 em cada linha, e cuidado para não deixar um espaço na frente da linha (irá fazer não aparecer o nome). Cuidado também que muitos carros de mais de 7 letras tem nomes encurtados, como Blista Compact é na verdade “BLISTAC”, assim você precisa digitar por exemplo “BLISTAC Honda CR-X”.

Voltando para nossa rnchlure, será necessário mudar o nome da entrada GXT dela na linha do vehicles.ide, aqui a original:
505, rnchlure, rnchlure, car, RANCHER, RANCHER, null, normal, 10, 0, 0, -1, 0.9, 0.9, -1
O segundo “RANCHER” é o nome da entrada GXT, onde podemos ver que usa o mesmo nome da Rancher normal, no caso, troque por algum outro nome exclusivo com até 7 letras, qualquer um, por exemplo:
505, rnchlure,  rnchlure,  car, RANCHER,  FODASE,  null, normal, 10, 0, 0, -1, 0.9, 0.9, -1
Assim, basta criar um arquivo .fxt com dentro dele “FODASE Lure Rancher”, simples.

O primeiro “RANCHER” é o handling, e como pode se ver, também usa o mesmo handling da Rancher original.
Para contornar isso é também fácil, troque por “ROLLER”, onde ROLLER é um handling não utilizado pelo jogo (iria ser utilizado pelos patins), e assim coloque as configurações do seu novo veículo lá no “ROLLER”.
Outro handling não usado pelo jogo, é o AIRTRAIN, que é um leftover do GTA Vice City.


Conclusão: Ler e entender os arquivos da pasta Data é útil e divertido, sério, eles inclusive vêm com mini-tutorial de edição (na qual os desenvolvedores da Rockstar usou entre eles), deem umas lidas nestes arquivos e vejam as possibilidades. Eu particularmente, mesmo antes de conhecer os mods para GTA SA já editava estes arquivos, muito fácil aprender.

ps: Há também o “bloodrb”, outro carro não utilizado pelo jogo, onde só há o .dff e .txd, e a linha de handling, não há ele no vehicles.ide assim não sendo possível reutilizá-lo tão facilmente (a não ser que reutilize a linha de handling como fizemos com a “ROLLER”, né? funcionaria igual). Outro detalhe é que este carro é do Vice City e tem um modelo super bugado, você pode vê-lo com seus próprios olhos simplesmente renomeando os arquivos (bloodrb.dff para, por exemplo bloodra.dff e .txd, assim substituirá o Bloodring Banger)


Que tal um exemplo?

Huntley 89′

mod-3-1197319

Uma versão mais clássica da Huntley, lá do ano de 1989.

No download virá tudo já pronto para instalar ela substituindo a rnchlure, inclusive ela aparecerá sendo dirigida por pessoas de classe média e pobre, e terá o nome “Huntley 89” dentro do jogo (aproveitei também para corrigir a cor do vidro que estava muito claro (escureci mais ainda depois da print))

É só colocar tudo no Modloader. Dê uma olhada para ver como eu fiz para você poder também fazer.

(caso você use QVHS troque por outro nome (pois dará conflito com o nome “Huntley”) e instale o .fxt manualmente (fora do Mod Loader) se não não poderá spawnar com o QVHS, não irá aparecer o nome no TAB do Tuning Mod entre outros problemas (isso é problema da livraria cleo, reportamos isso hoje, possivelmente será corrigido na nova versão da CLEO))

Autor da Huntley 89: МакМилан
download-baixar-4770080
download-baixar-2-5643985