[Info] GTA San Andreas continua sendo mais ativo que GTA V

Atualização:
Esta postagem é de 2016, eu atualizei os dados para 2020 aqui:


GTA San Andreas teve seu primeiro lançamento em Outubro de 2004 para PS2, e mesmo hoje, chegando em 2017, ele continua sendo mais procurado no Google e jogado do que o GTA V, que foi a maior produção da Rockstar Games.

gta-san-andreas-artwork-emil-goska-2165681
— art by EmilGoska, bem legal, parece o CJ velho

Online

Segundo uma reportagem do site Rock Paper Shotgun, o mod “MTA” (Multi Theft Auto) teve 616.000 jogadores em Julho de 2016. Enquanto “SA-MP” (San Andreas Multiplayer) oscila entre 15.000 e 50.000 jogadores simultâneos, chegando à 400.000 por mês (atualização: provavelmente o 400.000 foi uma estimativa, eu não sei onde conseguir dados mensais do SAMP, mas comparando ao MTA, a estimativa é de 200.000 e não 400.000. Se alguém tiver estes dados, envie).

Em comparação com o GTA V — ou melhor dizendo, GTA Online — segundo a Steam, tivemos 50.000 jogadores simultâneos em Setembro deste ano — um número que varia muito com lançamentos de novas DLCs, já que ao lançar novas DLCs o número sobe, e em seguida abaixa — que é um número até pequeno, afinal, se juntarmos MTA com SA-MP, podemos afirmar que GTA San Andreas online tem mais jogadores simultâneos que o massivo GTA Online! E eles nem precisam de DLC para isso, nós mesmo criamos os mods, nós mesmos produzimos as nossas “DLCs” sem nenhuma ajuda da Rockstar — oh, mas que modéstia!
Em questões de login, o GTA V teve 1,2 milhões dentro de duas semanas da mesma época (onde seria uns 2,4 mi por mês, Olhar Digital errou nesta informação). Mas na minha opinião o que mais importa foi os jogadores simultâneos, já que é este o número que diz “o quanto de pessoas estão jogando” e não simplesmente “entraram para jogar”.

Downloads:
SAMP
MTA


Google

E não é só o MTA e SA-MP que provam que GTA SA está no mesmo nível — ou até pouco acima, dependente das épocas — do GTA V.

Eu obtive acesso ao Planejador de palavras-chaves do Google AdWords (que é pago) e notei números interessantes:

gta-san-andreas-fama-google-8472044

O número de pesquisas mensais de “san andreas é entre 3 e 5 milhões, enquanto “gta v” é de, no máximo, 2,4 milhões.

É incrível como depois de 12 anos o GTA San Andreas continua sendo tão jogado e procurado assim.

E não só ele! “gta vice city” teve 2,7 milhões de pesquisas em Outubro deste ano (e continua crescendo), ou seja, até GTA VC é mais procurado que GTA V!!!


E se formos tocar no assunto de mods?

2016 foi um dos anos em que mais teve evolução no modding dos GTAs da Era3D (III, VC, SA, LCS, VCS).

Eu tento mostrar isso para vocês neste blog, mas somente quem realmente faz mods, e acompanha a evolução dos mods entende o quanto ele evolui.

Mesmo que você seja uma pessoa que só simplesmente baixa mods e joga, você deve perceber muito caso você faça isso durante muitos anos.
Você consegue se lembrar dos mods disponíveis ano passado? Ano retrasado? E que tal 2010? 2007?? As diferenças são enormes, realmente, incomparáveis, e isso é produto nosso mesmo, da evolução dos mods, que até hoje não parou e continua extremamente ativa.
Cada vez mais nós conhecemos como o jogo funciona, e cada vez mais usamos este conhecimento para criar mods cada vez melhores, mais desafiadores, para um jogo de 12 anos de idade! Um jogo extremamente limitado, sem absolutamente nenhum suporte oficial, e nós somos capazes de quebrar estes limites.
Cada mod criado não é criado por somente uma ou duas pessoas, mas sim por centenas de pessoas que estiveram se enfiando dentro deste jogo desde 2004, entenderam, compartilharam e continuam compartilhando seus conhecimentos à diante.



Texto de Junior_Djjr (MixMods) com fonte de informações de Rock Paper Shotgun.


Atualização:
Esta postagem é de 2016, eu atualizei os dados para 2020 aqui:

[Curiosidades] Diálogos do GTA

Todos os jogos da saga Grand Theft Auto possuem diversas páginas de roteiro muito bem elaborados e pensados, com a missão de misturar seriedade, ação, drama e humor ao mesmo tempo. De acordo com a GTAWikia, Dan Houser afirmou em uma entrevista de 2012 que o roteiro de GTA V possui 10.000 páginas. Para se ter uma ideia, o número de páginas de um filme de 90 minutos é 90 páginas — em média um minuto significa uma página nos roteiros de filmes —. Tudo isso para tornar o jogo absurdamente grande, com uma história cativante com variação de diálogos.
GTA SA não é diferente. Não tenho dados de quantas páginas tem o roteiro do jogo, porém, em um roteiro feito por fãs do jogo através das falas e cutscenes que o jogo tem, dá algo aproximadamente em 300 páginas de roteiro (achei pouco, acredito que deva ter mais, principalmente porque os caras botaram poucas ações e muito diálogo).

Mesmo assim, o jogo proporciona diálogos inusitados com pequenas referências. Selecionei dois diálogos bem estranhos e que vão ser explicados por aqui:

O papa cagar na floresta?
(Does the Pope shit in the woods?)

Essa é clássica, quem prestou atenção na legenda do jogo estranhou com certeza na hora. Cesar fala sobre algumas corridas ilegais em San Fierro e CJ vai até lá. Cesar pergunta se CJ quer fazer algum dinheiro e o CJ solta essa pérola. Cesar pergunta por que CJ pergunta isso e que o que a vossa santidade faz é problema dele.
A frase é simplesmente uma junção das frases “O Papa é católico?” e “Um urso caga na floresta?”. Em inglês isso faz mais sentido. As frases “Is the Pope Catholic?” e “Does a bear shit in the woods?” simplesmente ironizam algo óbvio que você pergunta. Como as duas perguntas são comumente faladas por lá, acabaram misturando elas.
O diálogo, provavelmente, foi tirado do filme americano de comédia “The Big Lebowski” (O Grande Lebowski), de 1998. Ele possui exatamente o mesmo diálogo, a mesma pergunta.

Ao Cesar perguntar “Quer fazer algum dinheiro”, CJ quis simplesmente dizer “óbvio”. Também há a questão do erro de tradução nessa frase. O correto seria “O Papa caga na floresta?”, mesmo que não faça tanto sentido em português ainda sim.

Eu não te conheço! Eu não te conheço! Trote! Trote!
(I don’t know you! I don’t know you! Prank Caller! Prank Caller!)

Essa não teria muito segredo ao se tratar simplesmente do The Truth, um hippie conspiratório lunático que solta diversas frases aleatórias, mas a frase é simplesmente uma referência ao filme Pulp Fiction. O traficante Lance (Eric Stoltz), no filme, ao perceber que Vincent Vega (John Travolta) fala com ele de um celular, fala exatamente a mesma frase de The Truth. Ambas as frases podem ser conferidas no vídeo (possui legenda em espanhol).
Mmm, this is a tasty burger.

E você, tem mais algum diálogo de referência no GTA? Envie nos comentários. Aproveite e veja mais algumas curiosidades do GTA aqui no site.

[Curiosidades] Esperando o lançamento de GTA: San Andreas

 
 
Atualizado 20/03/17
Adicionado trailer do Xbox e E3 2005;
Outras pequenas adições no texto.

Esta é uma postagem para você, que curte o GTA San Andreas mas não teve a oportunidade de acompanhar o tempo onde o jogo ainda estava para lançar, o tempo em que as pessoas nem sabiam quem era Carl Johnson, o tempo em que as pessoas não sabiam nem o que exatamente era “San Andreas”.
 
Esta curiosidade bateu em mim e eu resolvi me enfiar dentro do cu da aranha para encontrar os textos perdidos lá de 2003/2004, onde as pessoas estavam ainda esperando o futuro sucesso “Grand Theft Auto: San Andreas“, sem ao menos saber que o jogo seria tão bom assim.
 
Recomendado: Como a R* anunciava o GTA SA? (também sobre o pré-lançamento, mas somente informações oficiais)
 

Rockstar divulga o nome: Grand Theft Auto: San Andreas

É aqui que as pessoas, de cara, pensaram que o próximo GTA se passaria na cidade fictícia de São Francisco, afinal, no GTA 1 havia a cidade de “San Andreas” que era baseada em São Francisco.

gta-1-san-andreas-map-6130009
 

É divulgado que será exclusivo para PS2

De início, o GTA San Andreas seria exclusivo para PS2, e por algum motivo (eles disseram o motivo?) a Rockstar Games mudou de ideia.
 
Como pode se ver neste texto da revista Playstation edição do início de 2004, além de erros (que já eram de se esperar), eles usaram uma imagem demonstrativa:

gta-san-andreas-revista-playstation-2004-3523995
 
A imagem publicada na revista foi o primeiro fake do GTA San Andreas:
 
gta-san-andreas-fake-screenshot-san-fierro-2274037
 
Haha, e você achando que screenshots fakes de jogos não lançados é coisa atual. Elas sempre existiram e sempre irão existir… Até hoje as pessoas ganham muito dinheiro no Youtube com vídeos de notícias falsas do GTA VI, seja sensacionalismo — especulando que coisas podem ser verdade — ou explorando pessoas burrinhas — ganhar dinheiro desmentindo coisas óbvias que qualquer um com um pouco de ceticismo saberia fazer sozinho — (pô, gente, vocês não aprendem?).
Vocês podem ter algumas informações reais sobre o GTA VI aqui.
 
Também encontrei esta imagem:
 
gta-sa-iv-v-fake-3476234
Acredite ou não: Essa imagem já foi usada como fake para: GTA SA, IV e V!
Aparentemente foi inventada na época onde o GTA SA ainda não tinha sido revelado (até usaram o mesmo hud e radar do GTA VC, que falta de criatividade), mas só fez sucesso mesmo na época do GTA IV (sério? GTA IV com hud do GTA VC e fonte do San Andreas? E Soviet Hill é um bairro de San Fierro (GTA 1)), e há quem até acreditou ser do GTA V… Me poupe, gente…
 
créditos por esta seção: The GTA Place
 

A primeira descrição oficial

Finalmente em 12 de Maio de 2004 (poucos meses antes do primeiro lançamento, Outubro) a Rockstar deu sua palavra sobre como seria o jogo:
Five years ago Carl Johnson escaped from the pressures of life in Los Santos, San Andreas… a city tearing itself apart with gang trouble, drugs and corruption. Where filmstars and millionaires do their best to avoid the dealers and gangbangers.
Now, it’s the early 90s. Carl’s got to go home. His mother has been murdered, his family has fallen apart and his childhood friends are all heading towards disaster. On his return to the neighborhood, a couple of corrupt cops frame him for homicide. CJ is forced on a journey that takes him across the entire state of San Andreas, to save his family and to take control of the streets. 
Posso traduzir para…
Cinco anos atrás Carl Johnson escapou das pressões da vida em Los Santos, San Andreas… uma cidade desmoronada por problemas com gangues, drogas e corrupção. Onde estrelas do cinema, milionários fazem seu melhor para evitar traficantes e membros de gangues.
Agora, é início dos anos 90. Carl vai para a casa. A mãe dele morreu, sua família desmoronou e seus amigos de infância estão todos caminhando para o desastre. No seu retorno ao bairro, um par de corruptos culpam-no de homicídio. CJ é forçado em uma viagem que o leva através de todo o estado de San Andreas, para salvar sua família e ter o controle das ruas.
Como se pode ver, o básico da história foi contado, incluindo até mesmo a abreviação “CJ” para o nome dele, e o nome da cidade “Los Santos” dizendo que “San Andreas” é um estado, e não só isso, mas também “um estado que você irá viajar por ele!”.
Foi aí que as pessoas ficaram loucas, pois isso quer dizer “mais de uma cidade”, assim pensaram em pelo menos duas cidades (quase todos pensaram: Los Santos + alguma baseada em São Francisco. Acho que Las Vegas passou longe da cabeça das pessoas!).
 
Junto à descrição, foi também publicado algumas screenshots oficiais. Estas são as primeiras imagens liberadas pela Rockstar para demonstrar o jogo:
gta-san-andreas-beta-screenshots-2555174
Minha nossa, esse é o Ryder??
E como você pode ver nesta e muitas outras prints betas do jogo, alguns carros eram os mesmos do GTA Vice City. Inclusive se você danificar a porta detrás do Greenwood você verá que o vidro detrás dele ficará igual ao do GTA VC também, pois a Rockstar criou os carros do GTA por cima dos do GTA VC (assim como grande parte do jogo).
 
gta-san-andreas-beta-screenshots-3455848
CJ com seu rosto mais novo e roupa que lembra o vídeo de introdução (em outras palavras, esta é a roupa que ele usava quando ele morava em Liberty City).
Uma pena que esse sapato/sapatênis foi removido do jogo, eu uso um parecido na vida real.
Você pode baixar este exato mesmo sapato para seu GTA SA aqui.
gta-san-andreas-beta-screenshots-6847172
Esse sapato é muito foda. A cueca tá diferente.
Eu poderia dizer que o carro do Sweet está num lugar diferente como se ele morasse na casa ao lado, mas não, estou convicto que só mudaram a posição do carro para ele aparecer melhor na print e/ou não mostrar a casa do Sweet ainda, afinal, nesta hora com certeza boa parte das missões do jogo já tinham sido feitas, é impossível que tenham mudado a casa do Sweet assim tão rápido e sem bons motivos.
 
gta-san-andreas-beta-screenshots-1798523
Mano, olha para a cara desse CJ, sério.
Acredito que esta print seja bem mais nova.
 
gta-san-andreas-beta-screenshots-2942790
Aqui o jogo já estava mais parecido com o resultado final que conhecemos hoje. O andar dele parece que seria como os de gangue, legal.
 
Clique aqui para ver prints betas detrás pra frente. Acredito eu, elas estão corretamente posicionadas em ordem cronológica inversa.
Vocês tem muito o que debater nos comentários vendo estas imagens, há muita coisa que pode ser falada, e muita gente já fez muito disso em todos estes anos, seja por artigos ou vídeos, não focarei aqui.
 

Um jogo GRANDE!

GamesRadar.com teve a oportunidade de saber mais sobre este jogo (1 dia depois) e foram eles que afirmaram:
São três cidades: Los Santos (Los Angeles); San Fierro (San Francisco); Las Venturra (Las Vegas).
Sim… Venturra…
 
menu_bgmap-3139296
Não sei bem a origem desta imagem acima, mas ela deve ser desta época mesmo. Este mapa não foi divulgado tão cedo, e a imagem divulgada no site da Rockstar estava “Las Venturas” já.
O mapa aparentemente já estava pronto, na parte geral, e o nome da cidade ainda era “Las Venturra” e não “Las Venturas”, assim também podemos imaginar que a Rockstar nem tinha chegado a começar a criar as missões de Las Venturas então, e antes de começar a criar, o nome foi trocado (ficou mais bonito, né…).
 
Também foi informado coisas que todos nós estamos cansados de saber: Recrutar membros de gangues, necessidade de comer, apostar em cassinos etc.
Dan Houser em seguida disse que cada uma das cidades tem o tamanho de Vice City e que o tamanho total do mapa é entre 4 e 6 vezes maior. Também citando que terá zona rural e desértica entre as cidades para viajar de um lado para o outro. Lembrando que até o momento ainda ninguém tinha visto o mapa do jogo, é claro.
 
Ele também falou que você poderá comandar o seu próprio cassino… Bem, vamos pensar um pouco melhor sobre:
Como podemos ver acima, o nome era “Las Venturra” e depois foi trocado para “Las Venturas”, e como eu acabei de explicar, a mudança de nome só pode ter sido feita antes da Rockstar criar as missões de Las Venturas, então nesta época eles ainda não tinham criado as missões do cassino, então eles estavam pensando em ter um sistema mais realista de cassino? Ou foi só um sensacionalismo para as missões do cassino? Afinal, isso foi uma meia-verdade, nós realmente podemos ter um cassino em Las Venturas, mas a divulgação disso deu a se entender um modo diferente.
 
Na mesma época, IGN publicou isso:
This technological expansion also apparently goes on to include subtleties like real-time reflections, softer shadowing, ragdoll physics applied to fallen adversaries, and independent models dedicated to day and night cycles.

Ham?? Reflexos em tempo real, soft-shadows e ragdoll?? (mas os modelos separados para dia e noite existe desde o GTA III, pô!). Não acho que a Rockstar pronunciou isso, deve ser algum rumor que saiu na época (Edit: na verdade, é possível sim que a Rockstar pronunciou isso de maneira exclusiva para as revistas quando ainda estavam experimentando, mas foi removido por motivos). A engine gráfica e limites do PS2 não suportavam isso (reflexos em tempo real sim, foi aplicado nos GTAs seguintes (lembra SkyGfx?). Soft-shadows (per pixel?) nem pensar. Ragdoll pelo menos nós conseguimos um bom já).
 
Atualizado 2025: vindo do futuro para dizer que hoje já até temos o código-fonte do tal ragdoll que citaram!
 
Também foi dito que iria necessitar de um DVD Dual Layer (dupla camada) pois todo o jogo não caberia em um DVD comum de 4,7 GB. Por algum motivo, o DVD final do jogo conta com somente 4,0 GB (eu tenho ele), onde uns 3 GB são só para os sons (músicas, e principalmente vozes dos pedestres), enquanto o resto do jogo (mapa, carros etc) é somente uns 1 GB no DVD (afinal, compressão de arquivos de dados economiza muito, mas não há como comprimir arquivos de som, então o som ocupa muito mais espaço). É um tanto estranho, não vejo essa possibilidade do jogo antes necessitar mais do que 4,7 GB, será que isso foi informação oficial mesmo ou outro rumor? Precisaria do dobro de todo o jogo (excluindo o áudio) para o DVD ter 5 GB e assim precisar de Dual Layer.

Muitas pessoas duvidaram que o jogo seria bom, pois GTA Vice City pareceu mais uma versão alternativa do GTA III, até quem entende do sistema destes dois jogos sabe o quanto são parecidos, há até mods que você baixa em um e “sem querer” funciona no outro, de tão parecidos que são, então imaginaram que o GTA SA seria mais um da sequência, contendo o mesmo gameplay de sempre etc. Estavam enganados, a engine do jogo foi atualizada (Renderware v3.5.0.0) e muita coisa no funcionamento dele também foi trocado (principalmente grande parte do sistema de animações e streaming), assim como o sistema de tiro baseado em outro jogo da Rockstar, Manhunt.
   
 

O primeiro trailer do GTA SA

Trailer de 20 de Agosto de 2004, a primeira apresentação em movimento.
Aqui o pessoal já estava delirando com as possibilidades!

Nenhum outro jogo na época havia tanta diversidade assim.
O que eu mais percebi na recepção das pessoas e mídia, é que o que mais encantou na época foi as personalizações, principalmente a troca de roupa, corte de cabelo etc, que inclusive na minha opinião foi um bom passo para este jogo ser tão usado para modificações. O fato do jogo ter muita coisa para fazer e personalizar, faz aumentar as coisas que podemos modificar.

Eu duvido que as pessoas imaginavam que existiria tanta opção de roupa etc pro player, tanto que no início pensavam que era como GTA Vice City, onde você pega pickups de conjuntos de roupas prontas, eles nem imaginavam que você poderia escolher peça por peça, desde a camisa ao relógio! Até mesmo tatuagens!

Palavras do Dan Houser na E3 ao apresentar o GTA San Andreas:
If they would give me a bag full of money to get a team 3 times as big as the one I am currently dealing with, then it wouldn’t work for me. Just because my friends of the current team, aren’t in it.
Alguma coisa como:
Se eles me derem uma mala cheia de dinheiro para ter um time 3 vezes maior que eu estou tendo agora, isso não funcionará para mim. Pois meus amigos do meu time atual, não estarão naquele.

Outros trailers e o lançamento

Depois de muitos, e muitos reviews de revistas de todo o canto do mundo relatando várias e várias coisas que não vemos no jogo final (sério, é tanta coisa que falaram que tinha no jogo e atualmente não tem que é inacreditável, parece até mentira para ganhar atenção, daria pra fazer tudo num post separado, é muito mais do que eu já vi rodando por sites de curiosidades) ……foi lançado mais outros trailers:

Segundo trailer, de 25 de Setembro:


Terceiro e último trailer, de 30 de Outubro:


Podemos incluir também o trailer pro Xbox:


E você pode ver uma parte da E3 2005 mostrando o trailer aqui:


O que eu percebi, é que até o início de Setembro o jogo ainda contava com os mesmos carros de Vice City! Somente convertidos. Só dias antes do segundo trailer que foi apresentado os carros com iluminação atual e rodas com detalhes 3D.

O jogo estava marcado para ser lançado nos EUA para PS2 dia 26 de Outubro de 2004. E adivinha? É, tente adivinhar… Sim, você acertou… Foi vazado. Dia 21.

As pessoas ficaram impressionadas com o tamanho do mapa, o que é de se esperar, pois não era comum na época. Há também aqueles que ainda estavam conhecendo o jogo, mas com certeza o jogo não decepcionou ninguém. Eu dei umas olhadas nos fóruns brasileiros e gringos de pessoas comentando sobre o lançamento do GTA SA, e estas pessoas se assemelhavam ao lançamento do GTA V, esperando ansiosamente iguais.

Entre o seu lançamento e março de 2005, foram 12 milhões de cópias vendidas, só para o PS2!


Se você foi mais um dos que acompanharam o lançamento do GTA San Andreas, diga nos comentários como foi.
 
 
Recomendado: Como a R* anunciava o GTA SA? (também sobre o pré-lançamento, mas somente informações oficiais)


Grande parte deste texto só foi possível com o site gtasanandreas.net, se você quer ver uma boa sequência de notícias, entre e veja. Tem muita coisa lá e evitei escrever muito aqui, só tentei filtrar as coisas mais importantes e que se batem mais neste assunto.
 
Escrito por Junior_Djjr (MixMods)
Ao copiar conteúdo daqui, deixe claro a fonte original e créditos.

[Curiosidades] Cadrona é brasileiro

Uma curiosidade rápida:

Cadrona é um Chevrolet Cavalier. E o que é um Cavalier?

mod-3-6376925

Um Chevrolet Monza.
O Monza é a versão brasileira do Cavalier que é o Cadrona, ou seja, tecnicamente temos um carro brasileiro no GTA SA (mesmo que a traseira não lembre muito o Cadrona).

(Assim como já foi comparado no Carros do GTA SA na vida real #1 e é aceito pela comunidade)


É interessante pois geralmente as pessoas relacionam por exemplo o Blista Compact com Gol quadrado e Flash com Gol bolinha, sendo que de modo mais lógico, o carro brasileiro do GTA é o Cadrona.
Há também o Club que é um Golf MK2, mas esta versão do Golf é difícil no Brasil.

GTA San Andreas teria múltiplos protagonistas como GTA V

Esta é uma curiosidade de 2013 mas que acredito que não ganhou tanta fama, principalmente no Brasil.
gta-sa-multiple-protagonists-gta-v-6196401
(não necessariamente 3)

Segundo a entrevista com o atual ex-presidente da Rockstar North, Leslie Bensies, ele afirmou com todas as palavras que a ideia de ter mais de um protagonista (como GTA V) é pensada desde o GTA San Andreas.


Texto original:
– D’où vous est venue l’idée des trois personnages interchangeables?
Leslie: On avait déjà pensé à plusieurs personnages jouables sur San Andreas mais on n’a pas pu mettre ça en place pour des raisons techniques. […]

Texto traduzido:
– De onde você tirou a ideia de três personagens trocáveis?
Leslie: Nós já tínhamos pensado sobre vários personagens jogáveis em San Andreas, mas não podíamos colocá-lo por razões técnicas. […]



Consegue imaginar como seria o GTA San Andreas com mais de um protagonista? Quem seria? Seria outra história ou a mesma? Seria Sweet e Cesar? Diga o que você acha nos comentários deste post.

O interessante é que no texto ele diz “plusieurs” que, aparentemente, realmente quer dizer “vários” dando a se imaginar, na minha opinião, que seria três personagens como GTA V, mas não podemos tirar esta conclusão. Atualização: explicado abaixo.


Se você tem uma mente mais cética pode pensar “mas ele só disse da possibilidade pensada, foi só uma ideia, não quer dizer que teria”. Tem razão, mas você está enganado.


O que você está vendo neste vídeo não é um mod qualquer, isso é realmente um reuso de um código não utilizado pelo jogo (possivelmente o efeito de câmera foi manual, não sei, se essa câmera também estava no .exe vou ficar 2X mais impressionado).

Eu poderia duvidar disso ser verídico, mas este descobrimento (e vídeo) é do Silent, e você também pode ler o que ele disse na descrição do vídeo.

Basicamente, como explicado por ele, tudo funciona como deveria funcionar, diferente dos falsos mods de troca de personagem na qual muda o modelo do CJ para dar a sensação de que mudou de pessoa.
O vídeo acima demonstra um código real de dois personagens jogáveis que trocam os controles. Não são dois “CJs”, são realmente dois players que compartilham diferentes armas, vida, dinheiro e até nível de procurado! (só os stats que não, possivelmente era só um teste da Rockstar para o gameplay, assim só em seguida eles iriam procurar adaptar os stats).

Em detalhes mais técnicos, é uma flag indicando o “active player“. Silent pensou que isso era relacionado ao modo coop (de 2 jogadores) do PS2, mas não, não tem a ver com 2 jogadores.

Atualização 2018: Segundo Silent, “And the other two pedtypes, no, I doubt it. SA supports 2 players at once, not more.”. Ou seja, ele acredita que só é suportado 2 protagonistas e nada mais.



Conclusão
Isso é verídico e o código de troca de personagens como GTA V está dentro do .exe do seu jogo!
Esta informação não é muito famosa, e sobre o código disso estar dentro do .exe é menos ainda devido à sites de notícias não serem muito ligados neste assunto, mas nós somos um blog de mods, né.
Infelizmente, aparentemente não há download deste reuso, somente mods “falsos” de troca de personagem. De qualquer modo, segundo Silent, este reuso não pode ser considerado um mod jogável.


Escrito por: Junior_Djjr (MixMods)
Agradecimentos ao Andreas (GTAForums).