[Curiosidades] Andrew Soosay

 
 
Você sabia que o mesmo cara que modelou a famosa Grove Street também modelou o NFS Most Wanted 2012, Grid 2 e F1 2013, 2014 e 2015?

1-4546001
Foto pública do Linkedin
mod-4-7547979
Logotipo “pessoal”
 
Andrew Soosay começou sua grande carreira ainda no GTA 3 com a Rockstar Games (na época, DMA Design), ajudou em todos os GTAs “importantes”, do III ao IV.
Logo saiu da Rockstar Games, foi para a Starbreeze Studios ajudar no jogo Syndicate, continuou na Starbreeze com o jogo Brothers: A Tale of Two Sons, e acabou entrando na Criterion Games (EA Games) ajudando a modelar o NFS Most Wanted (2012) e na Codemasters com o Grid 2, e F1 2013, 20142015 (até o momento que estamos (2015).
 
 

Começando por GTA III
mod-4-5086143
Print dele modelando uma casa do GTA III no 3DS Max Studio 3.1 num belo Windows 98 (?)
 
E uma print que não pude deixar de mostrar:
mod-4-4522764
Olha isso, parece lego kkkkkkkkk
Esta é uma boa demonstração de como o GTA III poderia ser, felizmente ele melhorou até ser lançado.
(aproveitando, veja outra clicando aqui kkkk)
 
Bem, infelizmente ele não divulgou absolutamente nada sobre GTA San Andreas (nem Vice City nem nada). Pulamos ao GTA IV:
 
Vídeo dele jogando GTA IV no mapa que ele modelou:
(quando eu assisti o vídeo ele só tinha 21 views!) (atualização: Por causa deste post agora ele tem mil kkk)
Que inclusive, também um local super importante do GTA IV, assim como aconteceu no GTA SA.
 
Mais uns trabalhos dele:
mod-4-5069069
mod-4-7679375
 
Syndicate (2012):
mod-4-2098967
mod-4-6651040
 
Grid 2 (Hong Kong):
mod-4-1643519
(ele não modelou as pistas, mas sim as construções por volta dela)
 
F1 2015:
mod-4-9284098
mod-4-2302106
mod-4-1245899
(não sei exatamente o que ele ajudou, mas, é claro, ele não é só modelador, e sim um level designer, a ajuda dele pode ter sido na verdade com o geral do mapa)
  
Adam (demo oficial da Unity Engine):
  
O trabalho dele no GTA San Andreas foi, como eu disse, modelar a Grove Street, assim como todo o lado leste de Los Santos ao meio de várias outras partes de San Andreas.
Também encarregado de testes, criação de LOD, posicionamento das luzes etc. (sinceramente você errou feio nos lods e lampadas ein, os erros são incontáveis)
 
mod-4-8257295
 
Você pode ver o nome das pessoas que modelaram cada parte de San Andreas usando ESTE mod.
 
 
Continuando, ele também é um ótimo desenhista
mod-4-5549877
(você pode ver mais desenhos dele nos links no fim da página, há nudez, e não recomendo.)
 
E fotógrafo! Onde na verdade, se não me engano ele era fotógrafo (meio aventureiro) (e estudava na DJCAD) antes de entrar na Rockstar Games.
mod-4-7328850
 
 
Gostou?
 
 
 
 

[Curiosidades] Nomes reais no GTA SA

Você acha mesmo que o GTA San Andreas somente usa marcas e nomes fictícios?

Você pode nunca ter notado, mas há sim usos de nomes reais no jogo.
Essas curiosidades foram encontradas e enviadas pela Meg, achei interessante e resolvi postar aqui, assim também para chamar as pessoas à relatarem mais, caso houver.


Antes de tudo, vale lembrar que a saga GTA, e até o Manhunt (também da Rockstar) estão em um outro “universo”, um universo fictício com cidades e marcas fictícias, que inclusive se interseccionam entre si.
O uso de nomes reais tem que ser evitado nesse universo, e o uso de marcas reais tem que ser evitado em qualquer jogo (precisa de autorização para adicionar cada marca).



Começando por, Tokyo!
A capital do Japão está mencionada no GTA SA como o nome de um voo no interior do aeroporto usado para o início da primeira cutscene:
mod-1-1921572
Não sei se foi easter egg, intencional, preguiça de inventar mais nomes (afinal, colocaram até um Johnson ali!?) ou realmente Tokyo existe no universo, afinal, Tokyo também foi mencionado no “Liberty Tree“, num filme em VC Stories (onde inclusive foi mencionado como Tokyo ser na China (??)) e num anime no IV e V.
Vale a atenção também às outras cidades: Carcer, cidade do Manhunt, sem sombra de dúvidas a cidade se passa no mesmo universo do GTA (há até carros do GTA lá), Leith Int onde “Leith” é o nome da cidade onde fica a base da Rockstar Games e o estranho “Johnson” (como eu disse antes, devem ter ficado sem ideias…)


Nitidamente: Sony
mod-1-1386889
Dentro de um interior podemos ver claramente a marca “Sony”, onde certificavelmente não pode haver coisas do tipo num jogo (mas não à ponto da Sony querer processar, né? Mini-propaganda grátis). Com certeza esqueceram de remover a marca na textura.


Que tal essa TV da Philips?
mod-1-5096006
Pelo menos nesta é um pouco difícil conseguir ler. Só quem já conhece o logotipo da Philips iria ler caso vesse isso no jogo.


Até uma placa de carro do Havaí
mod-1-6095528
Embaixo é possível ler com dificuldades o “Hawaii”, mas de longe podemos ler o “Maui”, se você não sabe, Maui é uma ilha do Havaí! E lá usam essa mesma placa.
Com certeza a Rockstar não deu a mínima importância ao “universo” aqui, colocou a placa mesmo.


Bônus:
mod-1-1329600
A Rockstar aproveitou para mostrar uma print do jogo em desenvolvimento 😀
É um printscreen do 3DS Max Studio, o programa que foi usado para modelar o GTA.
Se não me engano, a print é dos objetos do GTA 3 e não do GTA SA, mas bem, continua no mesmo easter egg.


E você? Encontrou mais marcas reais dentro do GTA SA?

[Curiosidades] O mod que fez o GTA SA ser re-lançado

Hot Coffee foi um mod criado pelo holandês Patrick Wildenborg (PatrickW), 38 anos, também criador do DYOM.


O mod é na verdade uma re-ativação de uma utilidade escondida no jogo. Não sabemos se foi realmente removido ou um easter egg para os modders (já que na época os GTAs eram bem modificados, então a Rockstar poderia ter colocado pra propósito para brincar com nós, tanto que várias vezes a Rockstar disse que dará suporte ao modding no GTA SA).

Isso sempre esteve no jogo, desde o PS2, e foi descoberto logo no lançamento para o pra PC (já que abrir o main.scm dos GTAs sempre foi comum). E assim o mod foi criado com um simples editar de bit, uma coisa minúscula na qual reativou tudo isso.

hot-coffe-mod-gta-sa-7465455

O problema é que: Ao lançar este mod, o jogo deixou de ter classificação “M” (Mature, para jogadores maduros) mudança para “AO” (Adults only, somente adultos), assim sendo vendido somente para adultos (assim como jogos pornográficos). Sim, os jogos “para maiores de 18 anos” não é o topo, ainda tem classificações mais duras.

A Rockstar Games fez o óbvio: Deu a desculpa de que isso é só um mod, não é o conteúdo original do jogo, o jogo em si não tem isso, foi criação de uma comunidade. Mas não adiantou.

A Rockstar Games foi obrigada a re-lançar o jogo assim removendo os scripts do Hot Coffee, e só assim conseguiram voltar para a classificação “M”.
Em seguida, também foi lançado um patch (v1.01) com correções para o jogo (geralmente correções que o SilentPatch faz) que também remove o hot coffee dos scripts e bloqueia quem tentar instalar.

Para finalizar toda a treta, a Estátua da Felicidade do GTA IV traz o rosto de Hillary Clinton segurando um copo de café, uma provável sátira às ações dela contra este mod em 2005.


Atualização:
Depois de toda a treta, a IGN falou isto sobre o mod Hot Coffee:
Obviamente, estamos cientes da comunidade de modding, mas a habilidade, experiência e conhecimento do código de Grand Theft Auto necessários para criar este mod surpreendeu a todos nós. Esses elementos nunca foram feitos para serem encontrados.
Um grande bullshit. Para criar este mod é necessário alterar literalmente 1 bit do jogo, na minha opinião, isto está lá para ser encontrado, e é fácil encontrar isto no código do jogo sem ao menos fazer qualquer tipo de pesquisa ou documentação, pois o nome das animações são “sex”. É possível encontrar referência disso até com o Bloco de Notas. Isto era só uma questão de (muito pouco) tempo.
Digitando isto eu fui atrás, para criar este mod sem nenhum uso de CLEO (onde CLEO é 1 linha de código), basta abrir o arquivo “data/main.scm” com algum editor de Hex, como HxD, ir (Ctrl+G) até o offset hexadecimal “226FF” e alterar aquele “1” por “0”, que é a censura (não testado).
 

 
Mas então… Que tal baixar o mod mais famoso e controverso da história do GTA?
Download Mod CLEO Hot Coffee
 


Escrito por Junior_Djjr (MixMods)

[Curiosidades] O início da revolução: GTA

A Rockstar North antigamente era DMA Design, uma equipe ainda pequena de criação de jogos.
Antes de GTA, fazia sucesso pela criação do jogo Lemmings, de 1991, inclusive eu tive o privilégio de jogar no meu Windows 98, onde adorei o jogo, sem ao menos conhecer o nome “GTA” e “Rockstar”.

“Grand Theft Auto” começou a ser criado com o nome “Race’n’Chase”, já iniciando pela fictícia Nova Iorque: Liberty City, onde há também a fictícia Miami: Vice City, e até mesmo San Andreas, que antes era uma cidade baseada em São/San Francisco e agora conhecemos como um estado inteiro.
mod-4-8152080
Sim, este é o mapa com Liberty City, Vice City e San Andreas tudo junto… Um “pouquinho” diferente do mod SAxVCxLC.

O jogo demorou 4 anos para ser criado, terminado em 1997.
Veja o vídeo do making of do GTA 1:

(por que diabos há uma thumbnail do GTA V?)
Ele começou a ser criado por uma pequena equipe de pessoas quase-inexperientes, e de quebra ganhou muito atenção por ser um jogo polêmico, violento.

GTA London foi uma continuação do GTA 1 devido ao grande sucesso.
Passando em Londres, ambos lançados em 1999.
Teve duas versões, a London 1969:
mod-4-1522955

E depois, London 1961:
mod-4-6475876

Chegando ao GTA 2 no fim de 1999:
mod-4-8629412
Onde se passa na cidade de Anywhere. Sim, ou não, na verdade, foi referenciada por “Anywhere, USA” como “qualquer lugar dos Estados Unidos”, mas foi chamada por “Anywhere City” pelos fãs.
O jogo já ganha um toque de grande jogo, extenso e completo.


E eis que chegamos num ponto interessante.
Durante a criação do GTA 2, DMA Design esteve criando também o Body Harvest:
mod-4-7523153
E o simpático Space Station Silicon Valley:
mod-4-8345789
Acredite ou não, sem estes 2 jogos você não teria GTA hoje.

Body Harvest foi na verdade um teste para a criação do GTA III, testando o que eles conseguiam fazer, e na sequência, os elementos dele foram usados para a criação do GTA 3.
Body Harvest é um jogo open world (mundo aberto), onde você também pode “roubar” os veículos (entrar em veículos e dirigir), assim como no GTA.

O jogo não teve tanto sucesso, vendeu muito pouco, mas para a DMA Design foi um passo gigante!
mod-4-1832674
A equipe criadora do Space Station Silicon Valley foi trabalhar no GTA III, e a criadora do Body Harvest foi trabalhar no Manhunt.
Com os elementos do Body Havest e a equipe do Space Station Silicon Valley, nasce o GTA III, que na época de lançamento (2001) ganhou a atenção mundial.

Ele foi o primeiro jogo do gênero, nenhum antes demonstrou violência realista num mundo aberto com o jogador fazendo o que bem entender.
As críticas pipocaram, muita controversia por causa da alta violência e elementos de sexo, como transar com uma prostituta para ganhar saúdeenergia.
O jogo ganhou fama exatamente por causa disso, inclusive, 2 jovens foram assassinados, e a família diz que as ações foram influenciadas pelo GTA III. A Rockstar e Take 2 receberam uma ação judicial de 246 milhões de dólares, onde pediu extinção do processo se dizendo não ser responsável pelos supostos efeitos psicológicos.

Em 2002, DMA Design mudou de nome para Rockstar Studios, e 2 meses depois, para Rockstar North.