Tuning Mod v3 — Eu preciso de você

O que é Tuning Mod?

Tuning Mod é uma modificação (mod) para o jogo GTA San Andreas, criada por mim com algumas ajudas de outras pessoas. Se trata de um dos maiores mods da história do GTA SA, principalmente no Brasil e América latina.



É um mod no estilo “sandbox” (caixa de areia) onde o limite é a sua criatividade, podendo tanto fazer leves alterações nos carros, quanto criar carros totalmente novos, completamente dentro do jogo.
Não só carros, mas também motos, bicicletas, aviões, barcos etc.

gta-tuning-mod-9920503

Uma ideia que tive mais ou menos aos 10 anos de idade e foi um grande sucesso, atualmente tendo em torno de 100 mil downloads (só na MixMods) e uma comunidade no Facebook com 2,2 mil membros que interagem entre si e compartilham suas criações. Foi considerado durante 2 anos o 3º mod mais baixado da MixMods, que atualmente é o maior site de GTA do Brasil.

tuning-mod-gta-sa-4406369
— compilação de só alguns veículos mais novos; boa parte dos carros “apocalipse” acima são do Carlos Julio, realmente um ótimo trabalho —
Veja tudo o que a comunidade criou aqui.

Muitas pessoas voltaram a jogar GTA San Andreas por causa deste mod. Podemos dizer que teve boa influência em reviver o jogo, e trazer diversão e passatempo aos jogadores, além de despertar o lado criativo (eu não esperava ver tanta coisa legal). Eu inclusive tenho amigos que conheci por causa do mod.


E daí?

Já faz 1 ano que estou criando uma nova versão do mod contendo muitas novidades.
Sempre que eu começo a trabalhar na nova versão do Tuning Mod eu logo paro. Eu acho que o pior é o lado financeiro, eu não tenho emprego, estou tentando tirar algo com a MixMods e pensando em criar novos sites e outros serviços para ter algum lucro, pois criar grandes mods é trabalho demais para pouco lucro.

Tuning Mod é o maior mod cleo do mundo, eu demorei vários anos para criá-lo e ter um retorno de 150 reais nos últimos 2 anos, e mesmo tendo informações de doação no post e dentro do mod, absolutamente nenhuma das centenas de milhares de pessoas que baixaram fizeram alguma doação.
Se eu vendesse algum serviço, como criação de site, ou produto, como assets para desenvolvimento de jogos, em dias eu teria mais do que isso com muito menos trabalho.
“Por que os outros modders fazem coisas maiores, nunca ganham 1 centavo e não estão reclamando?”
Diferentes pessoas; diferentes realidades. Não me entendam mal, eu não sou superior aos outros. Se outro modder fizer a mesma coisa que estou fazendo agora, eu apoiaria 101% e divulgaria na MixMods igualmente.

Eu poderia deixar tudo de lado e partir pro lucro, mas eu não quero ter que fazer isso, eu quero continuar criando tais mods.

Pensando nisso, eu estou abrindo um financiamento coletivo (crowdfunding) para arrecadar algum lucro para o desenvolvimento do Tuning Mod v3.

Isto seria bom pra todo mundo — bom pra mim, bom pra minha mãe e bom pra vocês todos, pois eu trabalharia no mod todos os dias, entregando ele mais rápido e muito mais caprichado, com coisas adicionais que normalmente eu não faria. Bom até mesmo para a própria vida do GTA San Andreas.

Isto é bom até pela visão do modding, vários modders pararam de criar mods não porque não gostam, mas porque não gera lucro. Eu gostaria de mudar esta visão, assim caso algum estiver na minha mesma situação, ele pode tentar fazer o mesmo (e se o Projeto Insanity tivesse crowdfunding?).

Uns de vocês — principalmente desenvolvedores e programadores — devem estar dizendo “sei como é difícil”, mas não sabe, criar um mod para GTA SA não é só desenvolvimento, é hacking: Veja o meu artigo “Modders de GTA San Andreas são guerreiros“. Criar um jogo é mais fácil do que modificar ele — e eu compreendo que é difícil acreditar nisto.

Eu redirecionarei parte do dinheiro para outros modders que ajudaram no Tuning Mod também.




Como apoiar

Estou abrindo uma campanha no Catarse onde vocês podem doar alguma quantia, por exemplo, 10 reais, e além de ajudar no desenvolvimento do mod, receberá certos benefícios.

Quais são os benefícios?
  • Acesso antecipado à atual versão de desenvolvimento do Tuning Mod, recebendo atualizações constantes durante o desenvolvimento;
  • Um grupo no Discord para ter suporte, acompanhar, sugerir etc;
  • Seu nome como agradecimento dentro do mod, no download, no post e até mesmo a sua foto no vídeo de lançamento. (se quiser, com algum link seu)
  • Um pack completo de todas as 700+ peças do blog do Tuning Mod, incluindo .ini configurados e organizados;
  • Você pode pedir que eu modelarei novas peças que você quiser.
Se só 15 pessoas apoiarem com 10 reais eu já teria ganho mais do que ganhei nos últimos 2 anos!!! E cá entre nós, 10 reais é o preço de um açaí.

É pagamento único, não é por mês!

A campanha estará aberta durante Setembro e tudo começará em Outubro até a finalização do desenvolvimento, que poderá continuar até Dezembro.

Iniciar o apoio é super simples e rápido, não precisa enviar nenhum tipo de comprovante, podendo pagar inclusive por boleto. Em últimos casos, eu aceito ajuda externamente, como doação por PayPal, criptomoedas e depósito bancário.


Meta

Não há realmente uma meta de arrecadação, ela é somente simbólica.
Eu simbolizei a meta inicial como “300 reais”, que é o mínimo aceitável para um trabalho que durará 3 meses (100 reais por mês…). Ainda não vale a pena mas já estarei feliz.


Quais são as novidades do Tuning Mod v3?

A lista abaixo é uma lista de tudo o que eu já fiz ou estou fazendo:
  • Agora você pode instalar peças pré-adaptadas ao VehFuncs e MDPMv5 (e outros mods que podem surgir). Ela se tornará funcional instantaneamente.
  • Ligado com o de cima, agora é suportado peças “multi-nodes” (com vários nodes na hierarquia em vez de só 1).
  • Mudar cor do farol utilizando uma paleta RGB/HSV com mouse (versão alterada da utilizada no in-game timecyc editor do fastman92). Inclui comandos de copiar e colar, e opção para alterar somente um, ou os dois faróis. Grandes agradecimentos ao madleg e Fabio pela implementação do sistema do MTA:SA.
  • Todos os veículos com faróis halogênios (mesmo originalmente marcados no handling.cfg, como Turismo) agora terão coloração azulada na iluminação do farol no chão. Isto pode ser considerado uma correção ao jogo.
  • Anteriormente ao pintar uma peça de um tal modelo (como um objeto ou um capô de Elegy), todos os mesmos modelos também eram pintados. Isto foi corrigido. Grandes agradecimentos ao PepLegal por ter feito isto.
  • Possibilidade de reposicionar alguns dummies. Agora você pode alterar a posição em que os ocupantes ficam sentados, da fumaça do escapamento e dos faróis.
  • Possibilidade de reposicionar as rodas. Agora você pode alterar a posição de todas as rodas do véiculo. (alteração somente visual, o veículo continua andando com a mesma física).
  • Pivot visível mostrando os eixos X Y Z (vermelho, verde e azul) durante a escolha e instalação de uma peça, assim lembrando programas de modelagem. Você pode esconder/mostrar pressionando “P”. Agradecimentos ao DK22Pac pelo snippet.
  • Tela “Gerenciar” totalmente reformulada com uma visualização hierárquica estrutural responsiva.
  • O sistema de identificação de nodes foi totalmente recriado. Agora o mod consegue lidar por exemplo com nodes com nomes iguais no .dff do carro.
  • O mod detectará e aplicará correção de alpha automaticamente nas peças com transparência.
  • Anteriormente, a tabela de escolher a cor do carro ficava toda preta ao usar ImVehFt 2.0.8 e outros mods que alteram o limite de configurações de cores (carcols.dat). Isso foi corrigido (mas novas cores adicionadas sem substituir não aparecem ainda).
  • Modo “tour” que apresentará e ensinará jogadores novos a utilizarem o mod.
  • Corrigido uma possibilidade de corrompimento do jogo que pode causar crashes e bugs depois de jogar um tempo, ou logo ao entrar na garagem.
  • Corrigido um vazamento de memória após entrar na garagem.
E caso a campanha ir muito bem, com certeza eu vou me desempenhar ainda mais trazendo coisas adicionais que eu normalmente não faria.
Algumas das “coisas” incluem:
  • Possibilidade de adicionar novas garagens ao jogo — sim, adicionar sem substituir. Eu posso aproveitar e finalizar a nova Loja BMS Sound.
  • Algum sistema semelhante ao auto-sculpt do Need For Speed, bem diferente no entanto.
  • Novas melhorias no UX (User Experience) para facilitar o uso do mod. Não sei exatamente o quê, mas vou pedir opinião dos apoiadores e tentarei fazer algo que eles queiram.
Ainda não sei exatamente quais coisas eu faria a mais, mas darei o melhor e posso fazer algo que os apoiares peçam (desde que seja dentro dos meus limites).

Mesmo que você não goste do Tuning Mod você pode querer apoiar só pela ajuda, podendo ser pela página de doação também.

Ainda pretendo ir além dos mods, mas estou abrindo esta campanha para vocês me darem algum motivo para continuar criando tais mods.

Clique aqui para apoiar



Fim do meu canal do Youtube

E por fim, eu estou fechando o meu canal do Youtube para abrir outro.

Recentemente o meu canal começou a crescer muito, sendo que eu nunca levei à sério desde 2011, eu sempre usei conteúdos com direitos autorais, não me importo em receber strikes, não me importo nem que o canal seja deletado, assim como o canal está permanentemente sem poder monetizar, mas agora o canal está crescendo demais, algo que eu não esperava.

Eu também recentemente tenho internet com franquia maior e placa de vídeo offboard, então posso gravar e postar vídeos com qualidade melhor.

Eu vou abrir um novo canal, e espero que quem esteja inscrito no canal antigo se inscreva no meu novo canal.

Tudo continuará igual, postando novidades sobre meus projetos e uns vídeos aleatórios engraçados, como bugs etc, mas agora vou dar mais valor à ele e será um pouco mais ativo. Vocês também podem dar sugestões de vídeos (tutoriais? making-of? bugs? música?).

Para quem não conhece o canal antigo, eu fiz uma compilação:



Atualização: Parte 2

E este vídeo já é do meu novo canal.




Se você não se inscrever no meu novo canal você perderá os novos vídeos do Tuning Mod, VehFuncs, outros projetos e merdas.


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments