A evolução daqui pra frente

Site mais robusto

Primeiro de tudo, agradecimentos mais uma vez ao RvMecca por disponibilizar um servidor ainda mais potente pra MixMods! Na postagem anterior eu anunciei que o RvMecca nos deu um servidor 2X mais potente que o inicial, e agora é ainda mais potente: 6 GB de RAM e 4 CPUs! Mesmo que o site seja grande, isto é muito mais do que o necessário, sendo assim o site está ainda mais robusto. RvMecca está ajudando muito a MixMods se reerguer, ele deixou de dormir trabalhando pela estabilidade e otimização do servidor, acredito que as manutenções já estão finalizadas e não haja mais downtimes. De qualquer forma, o site ainda tem muito o que corrigir e melhorar, algo para evitar redirecionamentos, corrigir redirecionamentos errados (vocês podem ir avisando já, seja onde for), imagem ao clicar ainda no Blogger, postagens antigas com bug, cores escuras demais nos textos etc. Mas com o tempo isto tudo vai se acertando…  

CLEO e futuro do modding

Hoje eu postei CLEO Redux, uma recriação da CLEO, pelo próprio criador original dela, já adaptada para GTA SA:DE, opção de JavaScript (para os mods CLEO serem criados numa linguagem mais “high level”), e ainda tem muito o que evoluir, portar para os outros jogos etc… Com tudo isso, eu estou cada vez mais otimista com o modding no GTA Trilogy. Eu fiz um trabalho semi-automático de filtrar quais mods funcionam, ou são fáceis de serem portados, ao CLEO Redux para GTA SA The Definitive Edition, e consegui listar em torno de 100 mods! Eu não vou publicar a lista para evitar o que aconteceu com a comunidade mobile, onde as pessoas frequentemente rouba os mods dos outros, simplesmente renomeando ou recompilando, e libera como se ele tivesse criado (ou feito maior parte do trabalho). Eu sinceramente espero que a comunidade de GTA Trilogy seja diferente da comunidade do mobile. Eu divulguei a lista somente para algumas dezenas de modders confiáveis. Mas já adianto, são muitos poucos mods que funcionam no CLEO Redux sem alterações, normalmente requerem alterações simples (como trocar os comandos e remover .ini), pois a atual CLEO Redux ainda suporta praticamente nada da CLEO antiga, então ainda não há como tocar sons .mp3/.wav, não há como ler arquivos .ini etc. E outra coisa que eu não havia previsto: Os novos opcodes da CLEO Redux precisam ser diferentes da CLEO clássica, pois o mobile e GTA Trilogy sobrescreveu os mesmos opcodes que usamos na CLEO. Isto quer dizer que há conflitos entre as adições da CLEO, e as adições das novas versões do jogo, a CLEO Redux para GTA Trilogy requer esse ajuste, o que impossibilita que seja criado uma CLEO de maneira idêntica à clássica (que consiga rodar CLEO 4 sem nenhuma adaptação). Então precisaremos fazer pequenas conversões de mods, alguns difíceis, outros fáceis, depende de muitos fatores.   Seemann, o criador da CLEO, e agora criando a CLEO Redux, está no modding há 18 anos, e somente agora começou a receber doações (algo simplesmente incrível). Hoje ele tem um Patreon: www.patreon.com/seemann Somente 3 dólares por mês você apoia um dos mais importantes modders, e um dos mais importantes projetos da história do modding no GTA, a biblioteca CLEO. Inicialmente eu pensei em não apoiar, pois o dólar no Brasil é muito alto, portanto não vale a pena enviar dinheiro pro exterior, pois enquanto 3 dólares é quase nada lá, é uma quantia considerável aqui. Mas ainda assim é uma quantia baixa, e o que mais importa não é o valor bruto do dinheiro, mas sim o número de apoiadores! Se você pretende apoiar o modding em geral, não só do GTA Trilogy (afinal, CLEO Redux também é para o GTA clássico), pretende apoiar algum Patreon mas não sabe de quem, o Seemann é uma das melhores opções (senão a melhor opção), pois ele é o criador de um projeto extremamente importante para a base do modding.


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