Fui banido da GTA Forums

Atualizado: O que já era absurdo, ficou ainda pior: O moderador que me baniu disse que eu tenho histórico de plágio e roubo de mods, e está ameando banir quem me defende. Sim, isto mesmo que você acabou de ler, veja:

Antes de tudo não vou expor o nome de ninguém, mesmo que sejam nicknames — pois mesmo assim isto pode cair na vida pessoal de cada pessoa.
Eu recomendo que vocês também não façam isto nos comentários.

GTA Forums é o atual site de GTA mais importante do mundo, eu o visito desde 2011, e em 2020, 1 dia antes do aniversário de 16 anos do GTA SA, eu fui banido para sempre.


Motivo? Eu postei mods de outras pessoas na MixMods, e por conter anúncios, eu não podia ter feito isso.

Me contaram pedindo pra eu remover? Não, só baniram.

Daqui 4 meses MixMods fará 10 anos de vida, são quase 4 mil postagens, basicamente 3 ou 4 mil mods, e por causa de mais ou menos 3 modders, que poderiam simplesmente me contatar para conversarmos para entender do que MixMods se trata, redirecionar ou remover o mod dele daqui, preferiram só me banir pra sempre do maior fórum de GTA do mundo, mesmo depois de toda a contribuição que fiz para eles.


A primeira vez aconteceu com um mod há poucos anos atrás, eu simplesmente recebi um warning, o que está ok, só que o motivo foi injusto, pois foi marcado como roubo, sendo que todos os créditos foram preservados, simplesmente apaguei o mod sem problemas e pouco tempo depois o autor me pediu desculpas.

Houve um segundo caso que eu fui conversar com o criador para explicar a importância do mod dele ser postado em outro site, por exemplo, atingir novos públicos de novos países, eu traduzi toda descrição dele e lista de tudo o que o mod faz, inclusive fazendo reupload das imagens pois as imagens dele estavam upadas de maneira não realmente pública, que podiam se quebrar a qualquer momento, separei a pasta para ficar melhor para o ModLoader etc. Se ele realmente não aceitasse minha explicação, eu iria entrar num acordo de eu criar o post para redirecionar ao original, assim as pessoas ainda tem a tradução, minhas instruções de instalação etc que levam pro original, mas nem chegou perto de ter alguma conversa, pois esta pessoa é literalmente um xenofóbico que abertamente diz não gostar de brasileiros (colocou muito poucos como exceção) e que disse que nunca "apertará as mãos" (shake hands) com um brasileiro.
Depois, quando questionei o motivo dele pedir para apagar o mod dele da MixMods, que é um site brasileiro, mas ele deixar sites russos postarem, ele não respondeu.
Por mim, ele perdeu totalmente a razão, nem há como discutir com uma pessoa assim. Se você acha que estou errado por não ter feito algo que ele queria, então tudo bem, eu prefiro continuar errado do que dar razão à um motivo xenofóbico.

Edit: Para remover o mod sem que a comunidade saia perdendo, eu recriei o mod, de melhor forma: Better Leftovers Fix, e assim removi o original.

E esta é a terceira vez, semelhante à primeira, ninguém antes veio conversar comigo, só me baniram para sempre. Simples assim.
E mais uma vez foi um mal entendido, o próprio autor do mod disse que não vê problema em ter o mod dele postado em outros sites que tenham anúncios, desde que preserve os créditos, e inclusive ele citou que acha ok os mods dele serem postados na LibertyCity.ru, onde é semelhante à como MixMods funciona, com a diferença de que lá são várias pessoas e aqui no momento é só eu (e que eu crio e eles me copiam na cara dura).
Ele disse que só vê problema em paywall, e eu concordo 100% com ele, tanto que eu proíbo paywalls, DRM e semelhantes no Fórum MixMods.
Ele não parece ter nada contra mim e eu não tenho contra ele, ele nem sabia o que MixMods era e pensou que eu tinha sido banido da MixMods (sendo que o site é meu), portanto, por favor não culpem ele por esse banimento.


Ou seja, eu recebi um warning, e em seguida fui banido pra sempre por causa de 2 mal entendidos, e ainda, poderiam ter simplesmente entrado em contato comigo para a gente conversar e remover. Na verdade, o que causou o ban nem diz ser contra.


GTA Forums é a principal comunidade de GTA do mundo, todos os anos têm premiação por votos da comunidade, contando todas as comunidades de todos os GTAs, e ano passado eu ganhei o prêmio de melhor mod de script/plugin (VehFuncs), melhor workshop e até o modder mais útil. De fato, eu sou o atual maior modder de GTA do mundo, não só pela quantidade de mods que eu criei, mas também pelos tutoriais e comunidade que eu montei. Desde a BMS centenas de criadores de mods aprenderam comigo, ou por volta da comunidade MixMods através do Fórum MixMods, que foi criado com o dinheiro que eu ganhei na MixMods — e que recentemente foi hospedado gratuitamente pelo RvMecca como uma forma de agradecimento pelo trabalho.
Atualmente eu fico diariamente no Discord do Fórum MixMods, destinado somente à modders, ensinando e ajudando eles em tempo real. Mais ou menos 80% dos mods postados na MixMods atualmente são criados pela comunidade em nossa volta, e a gigante maioria, o autor se sente grato, pois sente que o trabalho dele foi valorizado e está se espalhando por diferentes partes do mundo.
Brasil ainda é uma das maiores, senão a maior, comunidade de mods para GTA do mundo (junto com Russia, Indonésia entre outros). E em grande parte, foi graças à MixMods, que tem hoje quase 10 anos e é o atual maior site de GTA da América latina.

Eu fui banido pra sempre, e o xenofóbico não recebeu nem warning. Engraçado, não?

E não é só um xenofóbico que tem por lá, há uma quantidade considerável. Após postar isto, me relataram que certos servidores no Discord há até pregadores de neonazismo.

Outra coisa engraçada é que me pareceu o chamado "shadow ban", pois já passou mais de 1 dia e meus tópicos continuaram lá e minha conta não está marcada como banida, nem dá para saber que fui banido. Eu não posso nem ver o meu próprio conteúdo, muito menos editá-los (mas acredito que se eu quiser, eu posso contatar a administração para eles deletarem por mim, algo que não quero). Mas, veja só, todos os meus tópicos continuaram lá, exceto o mais importante que eu já fiz: CLEO+.
Eu postei CLEO+ lá 1 dia antes de ser banido, justamente o projeto, não maior e mais difícil, mas sim o mais importante que eu já criei para a comunidade, e somente ele foi excluído, junto com o meu workshop que tem a lista de todos os meus mods.

A administração da GTA Forums parece não fazer a menor ideia de como a comunidade de modding funciona, e que quanto mais aberta, melhor para todos. Tanto que hoje GTA Forums funciona à base de GTA Online e especulações sobre GTA VI, eles estão matando o modding.
Mas na real nem isso eu consigo culpar, pois provavelmente quem decidiu o ban simplesmente viu e pensou "ah, um cara aqui postou algo que o outro não queria, então bane pra sempre".

Sempre que eu corrigia um mod (desde que seja uma correção importante, e não uma vírgula faltando, nem método de instalação, pois isto eu vejo que foi escolha do autor) eu ia na GTA Forums contatar o autor do mod avisar pra ele, ensinar ele o que havia de errado e entregar os arquivos corrigidos para ele atualizar o mod dele de maneira oficial. E agora eu não posso fazer isto pois estou banido pra sempre.

Sério, GTA Forums? Vocês realmente acham que estão ajudando a comunidade agindo dessa forma? A comunidade só saiu perdendo por causa disso.


Meu direito de resposta:
You have a site with 4 thousand posts, almost 10 years of history, it has turned Brazil into one of the largest consumer countries of GTA mods in the world (it's probably the largest, or second largest mod makers community in the world), a site focused on fixing and improving the installation of the mods so that they don't cause bugs and conflicts with other mods, making them easier to install for beginners, always adapting them for ModLoader (something that mods authors don't always do and this keeps out beginners who download mods), a site that supports who downloads mods (since the author doesn't always do it), that is still alive today only because of ads, that 80% of the mods are currently created by our own community that I set up through my forum, a forum that I created using the money I earned from the blog. But some ~10~ people don't understand that any job needs money involved to pay the bills, and they prefer to exclude you from the world community because of that. Why don't they do that against entertainment sites and youtubers who make money by advertising other people's products? Modding only grows when we are open.
And the last straw was a post that earned an incredible amount of 0.08 euros. I really am a bad guy.

And now leaving the logic aside and moving to the emotional side: I'm, in fact, one of the most important people in the GTA modding community, not for tools creation (but my CLEO+ posted here yesterday and now deleted, was really REALLY important, now only available on MixMods Forum), but I teach mods creation since 2013, I'm the one who created more GTA mods in the world and I literally changed people's lives. And now, if there is a buggy mod, and I fix it, I post it on the website, but I no longer have the opportunity to send the fix to the author (as I always do if the problem is serious) because I'm banned from here.

Congratulations, you guys are really helping the community to grow up.

Mas já é tarde demais, e mesmo eu sendo desbanido eu não vou querer voltar pra lá. Eu já quase não participava lá por causa da comunidade tóxica, e única coisa que eu faria se eu fosse desbanido é voltar a entregar aos autores as correções importantes que eu faço nos mods deles.

Outros modders também pararam de criar mods por causa da comunidade tóxica, por exemplo pessoas que obrigam modders à criarem algo que eles querem, como se fossem chefes.

Eu já havia desistido de postar os meus mods lá há muito tempo, eu tinha o meu workshop, que é a lista de todos os meus mods lá, e agora eu migrei a lista de volta ao Fórum MixMods.

Eu já discuti com algumas pessoas na GTA Forums sobre a importância de existir sites como MixMods, LibertyCity.ru, GTAAll.com etc e o motivo deles serem monetizados. Ainda mais MixMods que é o único que realmente entende do assunto, ajusta a instalação, corrige e avisa incompatibilidades, problemas, traduz o conteúdo, descrição e instruções, remove arquivos desnecessários e recompacta em .7z com alta compressão para deixá-los menores para facilitar baixar em internet lenta etc. É uma piada pois essas pessoas pensam que tudo dá para trabalhar dessa forma por 10 anos sem receber dinheiro, como se site/servidor, tempo e trabalho fossem de graça. Só os lucros do fórum não pagavam o servidor dele.

Eu penso, será que essas pessoas realmente acham que é possível criar uma comunidade como MixMods, com todo esse trabalho e capricho sem receber dinheiro por isso? Quando eu questiono, eu recebo respostas como "então não crie o site". Dá para concordar com isto? São pessoas que não entendem o que eu realmente faço, já sabem instalar os mods, já têm reconhecimento, já postam seus mods e todo mundo sabe o já reconhece (sem a necessidade de um site grande postar pra ele para receber o reconhecimento, e assim evitar pessoas tentando o roubar), já falam em inglês e vivem numa comunidade que é o centro do universo.

Centenas, senão milhares de mods e até mesmo ferramentas de criar mods foram perdidas pra sempre por causa da idiotice da proibição de reuploads. Quanto mais reuploads, menos chances de projetos serem perdidos. MixMods já salvou dezenas de mods e ferramentas.

Há até mesmo mods raros ou versões raras, por exemplo mods que ficaram só em pastas semi-públicas de acesso muito difícil para o usuário final. Entre eles, alguns mods e versões de mods do Ryosuke839, que antes da MixMods, praticamente ninguém sabia da existência. Inclusive, antes da MixMods ninguém no Brasil conhecia o Ryosuke839.

Eu vejo isto como ciência e divulgação científica. Os modders são os cientistas que criam o trabalho, e os sites fazem a divulgação científica, que pega esse trabalho e mastiga para o público geral.
O mesmo vale para sites de entretenimento, youtubers etc. Eles criam matérias e vídeos sobre um produto, e lucram com isto, é claro.

Se você remove o lucro dos divulgadores, você não tem mais a divulgação.
E ainda, todas as pessoas que são contra isso têm a opção de ativar o adblock.

Tudo isto dava pra ser resolvido simplesmente com conversa, me contatando e conversando civilizadamente para entrarmos num acordo — como eu disse, explicar a importância disso para os trabalhos dele, e o motivo de retorno financeiro ser importante nisso, redirecionar o download para o original, ou em últimos casos, removê-lo.

E ainda tem mais: Não só MixMods foi considerada algo proibido lá, como que eles também obrigam as pessoas a incluir um link sem anúncios como uma opção, ou seja, se você gasta meses criando um mod e quer receber uns poucos reais por isso, você será limitado à dar opção de não receber. Não parece algo tão errado, parece só uma maneira de se importar mais com o público do que com os produtores — o que não é tão legal pois quem mais se fode sempre é quem produz, aquela coisa, alguém passa meses criando um mod e quem baixa reclama que ele precisa esperar 5 segundos pra baixar...
O pior é: Essa regra de downloads com anúncios é específico para sites que recebem pelo download, por exemplo, links do Adfly e ShareMods, que pagam por cada download. Sites como Mediafire também têm anúncios mas eles não proíbem, afinal, Mediafire não paga por cada download.
Sim, é isto mesmo que você entendeu, o que me parece é que eles fazem isto não sobre "ter anúncios", mas sim sobre "os criadores de mods não podem ganhar dinheiro com os mods dele". Se fosse só sobre anúncios, deviam proibir tudo, só iria sobrar Google Drive.
O mais idiota ainda é proibir sites que tenham opção de conta premium. Sério, eu vi pessoas falando isto, se fosse assim, teria que proibir tudo, pois mesmo Google Drive tem opção de conta premium.

Fórum MixMods é diferente, se você cria mods, você tem a total liberdade de usar com links com anúncios para postar lá, divulgar o seu blog, página, canal do youtube etc (sem ser spam). Somente são proibidos paywalls, DRMs e sites que te obrigam à realizar ações (como surveys).

Inclusive há um tempo atrás eu fiz um texto explicando que anúncios em sites que publicam mods não é um desrespeito, mas sim uma solução à comunidade:


Mas não adianta, ignoram ou invertem tudo o que eu sempre falo.

Os ataques que estou recebendo ultimamente são tão sem sentido que a própria comunidade fanática do jogo 171 está organizada agindo para que eu perca o meu trabalho na MixMods pois eu critiquei eles, e pra vocês terem a noção do absurdo que é isto, uma página criada por eles está me atacando falando exatamente o contrário do que eu acabei de falar e sempre falo:


Neste sentido, eu sou mais voltado ao liberalismo econômico, eu acredito que a arrecadação de dinheiro é super importante para a qualidade dos serviços, tanto que o 171 melhorou bem por causa dos 300 mil reais que arrecadaram (esperado, né? Só isto já provou o meu ponto, um ponto óbvio). Agora, imagine a minha reação parando de assistir um vídeo do Ideias Raciais para ler isto.

É no mínimo irônico, a má comunidade da GTA Forums falando que eu não posso lucrar, e a má comunidade do 171 falando que eu disse que ninguém pode lucrar. Ambos, agindo diretamente contra mim usando ideias completamente opostas. Mas eles têm algo em comum: tempo sobrando.


E o que será agora?

Se você me contatava na GTA Forums, me contate no meu próprio fórum, o Fórum MixMods. Lá você tira dúvidas não só comigo, mas com toda a comunidade que temos. No momento há 95 modders lá (marcados com seleção manual).


Eu também pretendo criar área em inglês para o Discord do fórum (somente modders). Ainda não penso num Discord público pra MixMods pois é muita dor de cabeça pra lidar.

Isto é minha tentativa de transformar o Fóum MixMods em algo mais voltado ao mundo, pois mesmo antes de tudo isso, a porcentagem de estrangeiros usando o Fórum MixMods estava aumentando muitíssimo, muito deles reclamam e dizem que começaram a usar o Fórum MixMods por causa de algum problema com a GTA Forums.

Um diferencial é que Fórum MixMods tem foco em criação e divulgação de mods, e não só para GTA. Lá você aprende até desenvolvimento de jogos e outras coisas relacionadas à computação.

Eu trabalhei muito para criar a CLEO+ e tudo o que eu quero é que isto se torne algo comum, um padrão, na comunidade, mas o meu tópico foi excluído da GTA Forums. Portanto eu peço, sempre que você tiver a oportunidade, divulgue CLEO+ para criadores de mods CLEO para eles usarem, principalmente estrangeiros, pois o melhor local para divulgar CLEO+ para estrangeiros era na GTA Forums, algo que eu não posso mais. Pelo menos Seemann, criador da CLEO e do Sanny Builder, ainda o atual principal software para criar mods CLEO, decidiu incluir CLEO+ de modo oficial no SB, o que já me deixou feliz.

Aviso:
Dê sugestões de mods para serem postados aqui (fórum) ou aqui (formulário).
Dê ideias de mods para GTA aqui.
É proibido discutir política, ideologias e religião aqui. Isto é um site de jogos.
Abrir Comentários