[SA] SkyGfx v4.2b + Extended v1.3

Atualizado (Extended v1.3) 09/06/22 15:30
  • Arquivo “texdb.txt” reconfigurado pois foi relatado duplicações, assim foi corrigido algumas texturas sem os detail maps. E removido stochastic do chão de plantação de trigo, pois era incorreto.
  • Devido à várias pessoas não lerem o Leiame/Readme, agora o “skygfx2.ini” vem com “radiosity=PS2” por padrão. Se o seu PC tem placa de vídeo offboard prefira “radiosity=Shader” pois dá melhores resultados.

Atualizado (Extended v1.3) 20/04/22 04:00

  • Adicionado “tagsBuildingPipe“: Assim você pode definir outro building pipeline para as pichações. Importante pois as pichações do PS2 são brilhantes e opacas. Virá “Xbox” por padrão, que são melhores.
  • Adicionado “envMapFarClipMult“: Aumente para que os reflexos dos veículos capture objetos mais distantes, abaixe para melhorar desempenho em troca de menos objetos nos reflexos (para o vehiclePipe Neo, LCS, VCS, Env, Mobile).

Atualizado (Extended v1.2) 22/03/22 15:38

  • Agora a correção de transparência não causa bugs nos textos de placa de rua.
  • Adicionado opções “dualPass” e “zwriteThreshold” ao arquivo “texdb.txt”, assim possibilitando fazer ajustes de transparência em cada textura individual (somente as que usam building pipe por enquanto).
  • Corrigido a textura do “radar scan” do interior da Area 69.
  • Corrigido o shader stochastic ativado numa textura errada.

Atualizado (Extended v1.1) 06/03/22 19:53

  • Adicionado trails do GTA Vice City Stories (EXPERIMENTAL). Estava já presente no mod, mas não finalizado, e requer um timecycle próprio para ter resultados mais corretos.
  • Incluído ajuste de resolução dos trails, e intensidade do filtro de cor do timecyc (para auxiliar em filtros de cor que requer diferentes intensidades de cor no timecyc.dat).
  • Corrigido reflexos “Env” sem brilho specular na versão anterior.
  • Adicionado uma mensagem na tela que diz o nome da configuração atual ao trocar com F10.

Atualizado (Extended v1.0a) 02/03/22 21:41

  • Corrigido um problema de emenda nos detail maps.

Atualizado (Extended v1.0) 02/03/22 17:25

  • Agora o “buildingPipe” vem como “PS2” por padrão, pois “Xbox” causa muitos bugs.
  • Corrigido alguns detail maps errados (bug da versão mobile), como nas colinas da mansão do Madd Dogg.
  • Corrigido a iluminação do “HD Details”.

Atualizado (Extended v1.0) 02/03/22

Eu (Junior_Djjr) criei uma “fork” alternativa do projeto para fazer alterações que não são o objetivo do SkyGfx, e o autor me disse que o projeto original está parado por tempo indeterminado. O meu foco será em utilizar o SkyGfx como base para trabalhar com shaders no GTA SA, e outras mudanças.

  • Adicionado o shader “Procedural Stochastic Texturing”! Corrige o padrão de repetição de texturas do jogo com um algoritmo moderno e avançado (opção “stochasticTexturing” no .ini). Entenda melhor aqui.
  • Corrigido a textura “rocktq128” usando detail map errado (o que causava traços escuros nas montanhas rochosas).
  • Corrigido as árvores soltando sangue ao atirar nelas (não precisa mais do “Fix Wood Blood Drops.cs”).
  • O arquivos .ini estão organizados de maneira diferente, e por padrão virá o gráfico do PC com melhorias.

SkyGfx é um mod que traz os gráficos do PS2, Xbox, LCS, VCS e Mobile pro GTA San Andreas de PC.

gta-sa-ps2-graphics-skygfx-mod-6744816

O mod é muito recomendado para quem tem PC ruim e quer um mod gráfico que não dá lag.
Ou para simplesmente sentir o estilo clássico (PS2), ou moderno (mobile)
Mas que tal misturar o melhor de cada um? Você também pode!

gta-sa-san-mod-skygfx-graficos-graphics-hd-7156402

Também é útil para corrigir bugs gráficos do GTA.
Por exemplo, a corrigir a transparência de árvores e outros objetos:
gta-sa-san-mod-skygfx-graphics-alpha-bug-fix-3986940
Assim como o famoso bug do quadrado claro na água.

 
Você já instalou ENB Series leve de somente reflexos e mesmo assim sofreu com lag? Eis a solução.
gta-sa-mod-car-reflection-reflexos-carros-skygfx-enb-1825056
SkyGfx inclui os reflexos do “PS2”, “Xbox”, “Spec”, “Neo”, “LCS”, “VCS”, “Mobile” e “Env”.
gta-sa-mod-skygfx-env-vehicle-pipeline-vehiclepipe-reflections-1590788
Sendo que “Neo”, “Mobile” e “Env” são reflexos em tempo real que reflete de modo realista o mapa por volta. Muito melhor e mais leve que ENB Series. No SkyGfx Extended você pode ter reflexos que capturam mais detalhes, ou menos (para melhor desempenho).
  
E que tal gotas de chuva na tela?
Um efeito realista que reflete o que está por volta.
gta-sa-mod-graphic-rain-water-drops-screen-gotas-chuva-skygfx-7686973
 
E até mesmo gotas de sangue:
gta-sa-mod-skygfx-iii-vc-blood-drops-gotas-sangue-5477352
 
Há até os “detail maps” do mobile, que deixa várias texturas muito mais definidas sem aumentar a resolução. No final do post há opção mais HD ainda.
gta-sa-san-mod-skygfx-graphics-graficos-mobile-ps2-2070496
Este é mais um mod de destaque na comunidade, mais um dos melhores mods do mundo, um projeto gigante e muito bem feito e pensado.
 
Abaixo, os gráficos do PS2, incluindo a família de cores YCbCr que simula o hardware dele:
gta-sa-graficos-ps2-skygfx-para-pc-5253624
  
Versão Extended: Eu (Junior_Djjr) criei uma versão alternativa do projeto com objetivo de trabalhar com shaders modernos e outros ajustes.
Foi implementado o shader “Procedural Stochastic Texturing” que corrige o padrão de repetição das texturas do GTA SA! Mais informações aqui.
gta-sa-mod-skygfx-extended-stochastic-procedural-texture-tiling-fix
gta-sa-mod-skygfx-extended-stochastic-procedural-texture-tiling-fix-3
stochasticTexturing=1” no arquivo .ini da versão Extended.
  
Vídeo técnico de um modder explicando afundo como o SkyGfx funciona e como configurá-lo:
 

Dica: Aumente o tamanho do Sol usando Mix Sets (SunSize dentro do Mix Sets.ini) ou Project2dfx (StaticSunSize dentro do SALodLights.ini).

 
Compatibilidade com ENB Series: Recomendado a ENB Series 0.075 ou outra antiga. As novas causam bugs.
 
LEIA O LEIAME.TXT PARA SOLUÇÕES DE PROBLEMAS E TIRAR DÚVIDAS!!!

Autor: aap (The Hero)
Créditos: ThirteenAG, NTAuthority, Silent, DexX
Versão Extended: Junior_Djjr
 
SkyGfx
Mod oficial.
download-baixar-5386177
 
SkyGfx Extended v1.3
Alternativa minha (Junior_Djjr) que inclui Procedural Stochastic Texturing, trails do GTA VCS, correções de bugs de transparência, e outras melhorias e configurações. Código fonte.
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Veja também:
GraphicsTweaker (melhorar gráficos) — outras correções e ajustes gráficos, como brilho etc.
Real Linear Graphics — cores realistas; use com a configuração “(Fixes – Real Linear Graphics)”, ou a configuração padrão da versão “Extended”.
  

Downloads Bônus:

HD details (Mobile_details.txd)

Texturas dos detail maps do mobile em HD — várias são da fonte original.
Indispensável se você usa mods de texturas em HD, como RoSA Project Evolved.
gta-sa-mod-skygfx-mobile-details-hd-textures-9849408

Autor: Jéssica Natália
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Veículos convertidos do PS2

Para ter um resultado verdadeiro dos reflexos dos carros como no PS2, é necessário baixar este pack.

gta-sa-mod-skygfx-vehicles-ps2-cars-reflections-pipeline-1397336

Autor: (domínio público)
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PS2 Grass + PS2 Markers + PS2 Seabed

Grama do PS2, marcadores (marca vermelha etc), e o seabed.ipl do PS2 (Sol maior e menor distancia de visão)

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Veja também:
RenderHook
IMFX

Você pode baixar também para:
GTA Vice City & GTA 3

180 comentários em “[SA] SkyGfx v4.2b + Extended v1.3”

  1. (BUG) using any vehiclePipe other than a PC (like Env, Mobile, PS2, etc) will make the car door turn green when it breaks. is this a bug from SkyGfx or from other mod?, how to fix it? Please master Junior_Djjr 😀

  2. I found a bug, its like a line or box that following the screen if u at the kitchen of CJ House

    https://imgur.com/a/DaUuD7a

    Here you can see the screenshot of the bug and my game directory.
    I’ve tried to uninstall all mods except the essentials, and i deleted the User Files, but the bug still there. When i delete the SkyGfx, the bug is gone, so i think this is the SkyGfx bug.

    Anyone help me pls.

    • Como eu sempre digo, este mod não muda o funcionamento principal do mod, ele somente adiciona.

      O que você está fazendo é usando diferentes configurações de correção de transparência, e pelo visto, o problema é o mod de mapa, não o SkyGfx, pois o autor não separou os materiais com transparência (isso é obrigatório em praticamente qualquer engine de jogo).

      • Isso significa que texturas transparentes (folhas de árvores e tela de arame de cerca) e texturas não transparentes (troncos de árvores e escoras de cerca) não devem ser incluídas no mesmo material?

  3. I found that the detailMaps in extended version of skygfx doesn’t work at all, I tried using the original skygfx and it works, I wonder why? Because in that post you said you didn’t change the core of the mod.

    Image on the left side is the original SkyGFX with RLG Settings and detailMaps enabled.
    Image on the right side is the extended version of SkyGFX with detailMaps and stochasticTexturing enabled. (It’s weird that the HD sand textures work fine with stochasticTexturing enabled, while the HD concrete textures are not present even with stochasticTexturing disabled)

  4. Por favor, necesito que alguien me diga si puedo sacar las stochasticTexturing sin el skygfx, tengo una versión antigua del skygfx que mueve mi gta a excelente por lo que lo único que necesito es la stochasticTexturing, me parecen una ayuda excelente siempre quise un mod que corrigiera esas feas texturas repetidas pero si descargo el nuevo skygfx me da lag, ya intente aplicar los cambios de mi antiguo sky al nuevo atravez del .ini pero da igual.

  5. Meu antivírus (panda dome) identificou o arquivo “SkyGfxWarning.asi” com um “CAVALO DE TROIA”. Alguém pode me falar se é meu antivírus apenas, ou outras pessoas já tiveram esse caso?

  6. Boa noite Júnior, estou tendo um problema que está ocorrendo somente quando este mod(SkyGfx) está habilitado, o problema é o seguinte:
    Estou jogando normalmente, quando do nada, a tela diminui bruscamente o brilho e o game fica muito muito escuro, até da pra ver alguma coisa e talvez finalizar uma missão, mas é muito escuro mesmo.
    Poderia ser outro mod? Talvez, mas eu desabilitei ele e o problema parou.
    OBS: Uso também o [SA] Proper Fixes v1.0.8 (pack de correções) – MixMods que pelo visto depente do SkyGFX, também desativei ele separadamente do SkyGFX e o problema persistiu.
    Aqui está um link com uma comparação de quando este problema está ativo durante a gameplay e de quando não está: https://imgur.com/gallery/4B7nj8L
    Estou usando a preset do ps2, ou skyfgx5!

  7. hey, junior. remember me? haha, mind if i tell a crash problem? if you use improved streaming with skygfx HD details you will get a crash, i dont really have time to do the crashlog but u can try it yourself

    edit: ok i have found the problem it seems to be a conflict with the new low tree style mod (i deleted the wood textures from hd details and it worked)

    update: so if u have a tree mod that retextures it and use HD details, if u dont delete the wood texture you will crash

    and by the way enhanced classic graphics particle txd also crashes if u use HD details, the water texture. HD details causes alot of conflicts

    update 2: all the things i said above works without improved streaming

    • No problem here. Are you sure that’s the HD details or Improved Streaming problem? In any case try to increase the StreamMemoryForced, but maybe the problem is with the limits of the game, try to use Open Limit Adjuster or fastman92 limit adjuster which is absolute necessary for modding the game.

      • when i use improved streaming/loadwholemap i always get those weird black lines that repeteadly keeps appearing on your screen, i dont know how to fix it. it didnt happen for me before but now it wont stop. i tried using SCRLog, crashinfo but i didnt get the specific mod that causes those black lines, i have the correct streammemory. i know you arent asking about the black lines but now i cant use it, even without those skygfx things i still get these when playing for a while

        • update: i deleted skygfx hd details and it doesnt do that black lines anymore, do you know what causes this and how can i avoid it? i cant even play without having HD details, i hate the vanilla textures. do i need to increase something in open limit adjuster or something? help pls

        • i wanna play with hd details and improved streaming without that bug, because i stutter alot without improved streaming especially on las vegas, i have frametime graph and it keeps going up and then down, even with enough ram

        • Can you send me your skygfx.ini? And maybe a sreenshot of those black lines. I use the first one by default (with my personal tweaks), but maybe the problem is with one of these functions that you changed and something goes weird. Also I’m currently using the 0a folder of the Improved Streaming mod, cuz RoSa.

        • i spent hours trying to find the main problem. and i found it, i know i have alot of mods that cause conflicts, it isnt really the HD details itself that causes the crash, infact the “LoadWholeMap” option is the thing that causes crash when there are conflicts, what i mean by LoadWholeMap is not the mod, im talking about the settings that loads the whole map. it causes crashes alot, now after months i finally found out what causes the crash and infact its those load whole map options on Improved Streaming and LoadWholeMap, the black lines are fixed but its mostly because of those Load maps mod

        • The fourth folder option to load everthing is not recommended. Infact that the Load Whole Map mod (before Improved Streaming) I tried using the seventh option “Load all”, but I get crashes warning me that I don’t have enough ram (even setting to 13GB!) and when I changed the .ini to work with RoSa (the sixth option I guess) it worked well. Btw, you solved your crash issue?

  8. Não tenho certeza se é o SkyGfx ou o Proper Fixes, mas as gramas tem bug de transparência.

    Edit: descobri que é um bug original do jogo. No SkyGfx tem a função dualPassGrass desativado por padrão, caso ativar pode ajudar um pouco em certos mods que altere as gramas e o ps2ModulateGrass deixam elas muito claras que pode prejudicar a qualidade. Obs: testado com as gramas padrão do jogo junto com Proper Fixes v1.0.8 padrão e o para texturas junto com o RoSa, também testado com as gramas do BSOR (algumas ficam boas e outras não).

  9. Eu achei que isso não era possível, mas agora que você fez…
    Seria bom se tivesse como escolher outro reflexo para partes metálicas do carro
    Eu pelo menos acho o reflexo ENV o melhor para lataria do carro, mas o Mobile fica muito melhor para as partes metálicas.

    Meu sonho era um shader que deixa você colocar texturas sobre texturas no GTA, sem precisar de um modelo flutuando sobre as paredes/chão 🤤, mas acho que isso é pedir d+ pro GTA SA, mesmo que você saiba fazer kkk

  10. O mod causa bug nas janelas do Big Pointy Building em SF à noite, algumas delas renderizam só uns pedaços, isso acontece olhando elas de ângulo baixo e de perto, de longe e de cima ficam normais (um par de janelas inclusive tem z-fight, bug original).

    Na print abaixo usei HD Night Windows mas acontece nas janelas originais também.

    https://imgur.com/a/MI2CQIO

  11. Hey @Junior_Djjr, what building pipe would you recommend to use and why for Real Linear Graphics? I see it’s “PS2” by default in extended version, but “PC” in skygfx official with ini settings for Real Linear Graphics.

    And great work on the Stochastic shader. Crazy how much better it looks. 🙂

    • Ah mas daí você está falando do problema do mapa custom que não separou e marcou objetos novos como transparentes.
      Por que você disse que na v1.1 funcionava então? Esse problema tem nada a ver com o SkyGfx, muito menos o SkyGfx Extended, muito menos o SkyGfx Extended v1.2

  12. com o tubo de construção “ps2” as bolhas do clube jyzzy são muito pouco visíveis ao contrário do “xbox”, eu sei que não é um erro mas, eu queria saber… existe alguma maneira de ter bolhas de xbox no pipeline de ps2?? algo que eu possa editar e tal… (desculpem o português, eu uso tradutor)

  13. Djjr, this version causes the

    envSpecularityMult=2.5 	; Env specular light intensity multiplier
    envPower=500.0      	; Env specular light power (the higher the smaller the highlight)
    

    to take no effect, I see no Specular highlight on Cars.

  14. Atualização incrível! Você consegue fazer melhorias no SkyGFX do GTA 3 e GTA VC? Ele é bem desatualizado comparado ao do GTA SA, uma coisa que poderia ter no SkyGFX do GTA 3 e GTA VC é a troca de perfis .ini in-game com a tecla F10 assim como é possível no SkyGFX no GTA SA.

    Eu tenho uma vaga lembrança que era possível fazer isso nas versões antigas do SkyGFX para GTA 3 e GTA VC mas não sei se estou enganado, só que até onde eu sei não é possível fazer isso nas versões atuais do SkyGFX para GTA 3 e VC

  15. Olá, galera!
    O ps2Modulate e o grassAddAmbient deixaram as texturas um pouco amareladas demais, ainda mais usando o Behind Space Of Realities+Proper Fixes. Eu desativei ambos, o que melhorou isso. Porém, eu perco mais algum coisa com o ps2Modulate? Visualmente eu não senti diferença, além da cor da grama.

    • O PS2 Modulate (ou parte dele, o Grass Modulate) multiplica a cor do mapa (e/ou grama).
      Multiplicar a cor da grama é essencial para corrigir a cor dela, no entanto, pode ser que o BSOR já tenha aumentado pela textura ou algo assim (em vez de corrigir na origem do problema, o sistema do jogo), e portanto o efeito ficou exagerado.

      • Entendi. Valeu!
        Percebi também que, pelo menos comigo, o ps2Modulate só dá pra ser desabilitado pelo debug menu. No skygfx1.ini, por exemplo, mesmo que eu ponha em zero, o a função não desabilita.

  16. SkyGfx na configuração Real Linear Graphics causa um bug bizarro quando entro dentro desse interior da imagem. O rosto dos NPCs ficam com um buraco vazio horrivel como se não tivesse carregando direito, exclui o SkyGfx e o bug parou
    Abaixo uma lista de mods q eu estava usando:

    load whole map

    more radar icons

    project2dfx

    ragdoll bullet physics

    real skybox

    real linear grafics

    essentials pack

    mixsets

    • PROBLEMA RESOLVIDO: Passei a noite inteira tentando concertar esse bug, E CONSEGUI!!! pessoal instalem o “Ped Spec” junto com o SkyGfx se notarem esse bug no GTA de vocês, aparentimente o PedSpec resolve isso… é um bug muito escroto.

        • Não eram todos os peds dentro do ambiente, alguns inclusive só dava pra ver o bug se eu ficasse perseguindo eles dentro da loja pra ver o rosto, fiquei testando isso por um tempo, sempre q removia um mod eu abria o jogo e entrava na loja pra verificar.

        • Eu realmente só tinha esses mods q falei no comentario acima, e por algum motivo quando remove o SkyGfx o bug parou, ai depois eu tentei jogar com SkyGfx e o Ped Spec e não tive mais problemas, eu até tentei remover o PedSpec mais uma vez só pra ter certeza ai o bug voltava então mantive o pedspec e aparentimente foi resolvido, entrei ná loja varias vezes e não vi mais o bug

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