MixPost, muita coisa pra falar

Ando tendo muitas coisas para falar, então hoje em vez de postar um mod novo, decidi falar sobre algumas coisinhas pra vocês…

Situação por volta dos mods
Dia 22, no lançamento do trailer do GTA Trilogy, e do nosso mod GTA Mixed, a MixMods atingiu um novo recorde de visualizações em 1 só dia: 106 mil! MixMods anda crescendo muito com todo o hype por cima desses jogos, pois as pessoas estão voltando a lembrar da existência deles, e impressionadas com tantas opções de mods que esses jogos têm, principalmente GTA San Andreas (afinal, este é um site de mods, não de notícias, então as pessoas não estão aqui para ver notícias sobre o GTA Trilogy, estão aqui para ver mods). Mesmo antes, com a divulgação de youtubers, a MixMods já havia crescido o dobro este ano. Eu estou muito feliz com tudo isso, e como falei nesta publicação (que eu ainda recomendo que leiam!), também assustado, sentindo a necessidade de voltar a criar mods grandes para vocês.
Nesse dia, também bateu o recorde de downloads nas primeiras 24 horas: GTA Mixed teve quase 3 mil downloads nas primeiras 24 horas!!! O recorde anterior era do Bullet Physics Ragdoll, que houve pouco mais de 1 mil. Nós ficamos muito animados com o sucesso do GTA Mixed, o Zeneric agora está trabalhando na ilha central do mapa.
E algo que eu gosto muito, é que grande parte das pessoas não estão aqui para baixar mods, mas sim, somente para acompanhar eles. Ou seja, as pessoas simplesmente acham interessante ver a existência dos mods, não especificamente baixar. Há muitos mods que eu posto que alcança umas 10 mil pessoas no Facebook, mas dão menos de 100 downloads, pois muita gente acha interessante simplesmente acompanhar, e uns nem PC têm (mas boa parte dos mods aqui podem ser instalados no mobile sem problemas).
MixMods cresceu de 2 à 3 vezes no último ano, e hoje, mesmo eu postando mods muito nichados, têm uma boa quantidade de downloads, como o widescreen fix para PS2 que inclusive eu atualizei ele hoje (eu nem sabia que existia 70 pessoas aqui que ainda jogam GTA SA no PS2, é um número muito impressionante). Mas eu considero tanto views quanto downloads igualmente, para definir o que as pessoas aqui mais se interessam. Se um mod teve muitas views mas pouca gente se interessou em baixar (isso acontece muito com mods grandes, como conversões totais), eu considero um sucesso igualmente.
 
GTA Trilogy
É difícil prever como o modding do jogo será, mas não espere muita coisa de início. Provavelmente no início só haverá algumas mudanças de texturas e modelos, e outros mods diversos caso o jogo preserve arquivos facilmente editáveis (como os da pasta “data”). Boa parte dos principais modders da comunidade atual estão desanimados com o modding do jogo após os ataques da TakeTwo contra os mods, portanto, não podemos ter certeza de que as cabeças do modding atual irão trabalhar no modding dos jogos The Definitive Edition, não sabemos se haverá tão cedo algo como CLEO 4 etc. Inclusive, eu, particularmente, continuo querendo focar nos clássicos, a não ser que exista uma CLEO 4 convertida de maneira 1:1 para a fácil conversão entre os jogos, e coisas do tipo (por exemplo as ferramentas de modding, que hoje são maravilhosas, enquanto o modding na Unreal ainda está péssimo).
E com o pouco que vimos do jogo, já podemos tirar a conclusão de que o RoSA Project Evolved e Proper Player Retex são ótimos mods para converter pro SA:DE, pois quase todas as texturas do jogo são upscales automáticos, portanto não são naturais, e as texturas criadas por eles, são diferentes, portanto tais mods são mais fiéis ao jogo original, também porque usamos centenas de texturas fontes originais em HD que encontramos em packs de que a Rockstar comprou pra criar o jogo, algo que nem o remaster oficial usou.
Sendo assim, quando o jogo ser lançado, não convertam nossos mods, pois nós mesmos faremos isso. Se você pretende converter algum, entre em contato no Discord para nos organizarmos.
E se você pretende postar seus mods na nossa comunidade, você pode postar no Fórum MixMods no Mod Showroom, incluindo “[III:DE]”, “[VC:DE]” ou “[SA:DE]” no início do título, para indicar o jogo. Lembrando que diferente da GTA Forums, lá é permitido usar links do ShareMods, e agimos contra desrespeitos.
Outra coisa que eu queria falar sobre esse jogo, é lembrar mais uma vez que este remaster não foi criado pela Rockstar Games, mas sim por uma equipe de menos de 20 pessoas. Eu já falei isso, mas ainda vejo muitas pessoas tratando este jogo como um novo jogo da Rockstar, sendo que foi criado pela Grove Street Games, antiga War Drum Studios, a mesma empresa do antigo remaster (muito criticado), onde no LinkedIn hoje há 21 funcionários, sendo somente 16 desenvolvedores. Ou seja, é completamente diferente de um GTA V que foi criado por 2 mil pessoas (sem contar GTA Online). Não querendo menosprezar, é até interessante pois além dos ports, é como se fosse uma equipe de modding profissional e oficial, inclusive eles são bem ligados ao modding desses jogos (o próprio CEO da empresa elogia mods de GTA), sem contar os incontáveis vazamentos que eles nos deram (propositais?) que literalmente revolucionou o modding, ou seja, eu não tenho nada contra a empresa.
E por fim, eu não sei o quanto falam sobre isso, mas eu pesquisei e vi uma vaga de emprego na Grove Street Games contratando alguém para trabalhar na Unreal 4, de 7 meses atrás, ou seja, claramente para trabalhar no GTA Trilogy (imagine você se candidatar à vaga, ser contratado, e só depois ver que estavam trabalhando no GTA!). Isto é praticamente uma confirmação de que o jogo foi criado na Unreal 4, e não 5, como eu já previa. Não é comum usarem versões tão novas em produtos finais importantes assim.
 
ImprovedMove
Depois de vários meses, o mod ImprovedMove causou crash comigo (parece ser um crash muito raro, pelo menos pra mim). Eu atualizei o mod mudando um pouco o código, não encontrei nada que indique o crash, portanto eu incluí um arquivo “.log” na nova versão. Caso acontecer o crash pra vocês nesta nova versão, me envie o “ImprovedMove.log” da pasta do mod para eu entender melhor a causa do problema para corrigí-lo.
 
Gemaplys sobre jogos brasileiros
Eu gostei muito de um corte do Gemaplys falando a opinião dele sobre jogos brasileiros, citando 171 e R.I.O., e eu concordo completamente. Ele resumiu muito bem o que eu sinto sobre jogos indie brasileiros em geral, e inclusive citou erros que eu mesmo cometi (por exemplo, em mostrar o jogo IMPUNES/2NTD desde o início, quando ainda era estilo GTA Chinatown Wars, sem sujeira, props etc, isso afastou muitas pessoas). Qualquer pessoa que pensa em criar um jogo, eu recomendo que leve em consideração tudo o que o Gemaplys falou naquele corte.
 
Proper Fixes
Nós estamos finalizando um dos nossos maiores projetos, junto com toda a comunidade.
Todos nós concordamos que é chato baixar dezenas de mods de correções (principalmente para o mapa do jogo), e tentar juntá-los de uma maneira que seja compatível. O modding não pode continuar assim, tais correções deviam ser o básico para qualquer pessoa instalar sem se preocupar, portanto estamos juntando as correções do jogo num pack único, tudo adaptado, juntos, sem conflitos.
Está quase pronto e incluirá uma fusão dos principais mods de correções, além de mais de 100 novas correções inéditas, principalmente reportadas por vocês no nosso Discord, e ainda, os modelos do mapa foram re-convertidos do PS2 para PC, portanto corrigindo todos os problemas causados pelo mal port do jogo! Sem exageros, este pack irá corrigir em torno de mil bugs do jogo, além de melhorias, como LOD nas árvores e mapa otimizado.
Antes de postar eu ainda pretendo fazer vários testes, inclusive stress test para ver se o mod causa algum crash. O mod altera 18 mil arquivos do jogo, portanto é possível que novos bugs apareçam, e queremos evitar isso ao máximo (afinal, é um mod para corrigir bugs, e não bugar!). Lançaremos uma versão beta daqui poucos dias.
 
Load Binary IPLs
Recentemente eu documentei alguns crashes causados pelo mod binaryipl.cs que acontecem ocasionalmente durante o gameplay, estão documentados agora na lista de crash do mod CrashInfo.
Ou seja, se você tem o mod binaryipl.cs instalado no seu jogo, apague-o!!!
Outra coisa, algo que muita gente disse e eu duvidava, o binaryipl.cs é a única maneira disso dar algum efeito no carregamento do mapa do jogo, pois o LoadAllBinaryIPLs do Project2DFX, ou “LoadBinaryIPLs” do Load Whole Map não dão efeito. Ou seja, no momento ainda não existe solução para fazer todos os arquivos .ipl binários do jogo (chamados “*_stream*”) serem sempre carregados, isto era para corrigir o mapa demorando para carregar, principalmente enquanto voa (você nota isso voando pelo mapa e vendo quadrados de grande área da cidade demorando para carregar, basicamente porque o jogo economiza recursos pro PS2, mas no PC isso é desnecessário).
Pra piorar, o “LoadAllBinaryIPLs” ou “LoadBinaryIPLs” causam crash em LS caso você tenha o mod LOD Vegetation instalado, e o mesmo valerá para o futuro Proper Fixes, portanto desative isso do Project2DFX ou Load Whole Map!!! Por padrão o download aqui na MixMods agora vem desativado, visto que esta função nem funciona. Eu inclusive contatei o autor do Project2DFX e ele confirmou, realmente não funciona, e o binaryipl.cs funciona mas causa crash.
 
Não use muitos arquivos .dff e .txd no ModLoader
Um fato que vem se concretizando cada vez mais, é que se você tem muitos arquivos .dff e .txd instalados em pastas no ModLoader, o jogo tende a ter “engasgos”, ou “lag spikes”, como queira chamar. Isso ocorre porque cada arquivo fica gravado numa região diferente do disco, portanto, HDD fragmentado pode causar muitos engasgos no jogo, devido a demora da agulha do disco se locomover até a região que o arquivo está gravado, algo que é muito mais rápido num SSD, e a melhor solução (mas a mais chata) é instalar os arquivos em um arquivo .img do jogo com algum editor de .img, pois deste modo todos os arquivos ficam gravados juntos e de rápido acesso.
É outro motivo da gente criar o projeto Proper Fixes, pois no momento ele muda 18 mil arquivos, isso instalado no ModLoader causa muitos engasgos, mas o download substituirá arquivos .img do jogo, portanto não terá o problema e você não precisará se preocupar com isso.
Lembrando também do Load Whole Map, que pré-carrega parte do jogo à sua escolha. Afinal, se os carros, peds, objetos etc do jogo estão pré-carregados logo no início do jogo, nunca mais existirá o peso de carregá-los enquanto você joga, assim nunca acontecendo lag spikes mesmo em carros super pesados. Isto é uma ótima dica principalmente se você usa um pack de carros, o jogo fica com excelente desempenho se você usar a configuração que pré-carrega os carros do jogo.
Caso exista algum experiente desenvolvedor lendo isso, pode querer atualizar o ModLoader para ele montar automaticamente uma espécie de .img virtual ou algo assim. LINK/2012, que hoje é programador da JusBrasil, não está mais com tempo para atualizar o ModLoader, portanto não esperem que ele faça isso.
 
WordPress e Loja 3D Print
Até hoje a minha ideia de migrar a MixMods para o WordPress está parada pela falta de tempo, e pra piorar, o GTA Trilogy vai chegar, outra coisa que eu precisarei de uma certa atenção… O site está praticamente pronto, mas eu quero tudo 100% antes de abrir. Se você tem experiência em programar plugins para WordPress, pode entrar em contato que há alguns trabalhos que eu gostaria de contratar.
E a nossa Loja 3D Print, prevista para abrir no começo deste ano, está ainda fechada, mas aceitando encomendas. Diferente do que umas pessoas possam pensar, nós já estamos com encomendas até demais, e quem trabalha na fabricação das peças está sem tempo, pois já está trabalhando em outros 2 empregos (é um pouquinho difícil ter 3 empregos e 1 banda, né?). Mas nós fizemos recentemente encomendas de troféus para umas competições, o que foi muito interessante. Não queremos divulgar tanto ainda pela falta de tempo, no futuro mostraremos e abriremos a loja, provavelmente só no início de 2022.
Aproveitando, nós compramos uma impressora de resina! Isto foi um excelente investimento, pois agora podemos imprimir peças com altíssimo nível de detalhe (como action figures, e até mesmo bijuterias).
  
Crie jogos para PS2: Projeto Enceladus
E por último, eu gostaria de citar um maravilhoso projeto do Daniel Santos, que se trata, à grosso modo, de uma engine de jogos para o PS2, mais tecnicamente, uma runtime environment, e de qualquer modo, uma ferramenta que simplifica (e muito) a criação de jogos para PS2.
Isto é importante, pois o sistema do PS2 é muito antigo e obsoleto para os dias de hoje, basicamente não existe simples formas de criar um jogo para PS2 hoje, e este projeto do Daniel Santos simplifica tudo.
Inclui tanto funções de renderização 2D quanto 3D (ainda em desenvolvimento). Já é ótimo para a criação de apps, e com mais um pouco de progresso, ficará excelente para criar jogos simples para o PS2.
E o melhor, utiliza Lua 5.4, uma linguagem de programação muito fácil, implementada de maneira muito otimizada e rápida, que trabalha em cima do PS2SDK (que usa C++). Toda a forma de programar é extremamente simples, por exemplo, você facilmente renderiza um modelo 3D ou sprite 2D com literalmente 1 linha de código! Já está sendo muito elogiado pela comunidade do PS2.
No momento o projeto Enceladus está em desenvolvimento no Github, aberto para novos programadores que queiram ajudá-lo. Para quem pensa em criar um jogo, ainda não é o momento, mas já pode fazer uns testes.


No momento este site está parado (motivos aqui) portanto não estamos mais moderando e aceitando comentários.

Prefira usar o nosso Discord, fórum, Facebook ou Youtube.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments