Modders não deviam corrigir o GTA Trilogy?

Atualização: A Eurogamer postou esta minha opinião no site deles, citando minhas frases. Eu fico feliz que minha voz tenha se espalhado desta maneira.

 


Hoje, eu (Junior_Djjr) gastei muitas horas redirecionando e apagando postagens inúteis, principalmente de mods deletados e redirecionados para novas versões ou alternativas melhores. Já foram quase 500 postagens (eu não esperava que fosse tantas!), e ainda tem mais… Vale a pena, UX é muito importante, eu odiava esses redirecionamentos manuais de precisar clicar num link para ir para a postagem correta (às vezes, 3 links!), como eu já expliquei na postagem anterior.

Mas não é sobre isso o assunto de hoje…

Está errado criar mods pro GTA Trilogy?

Mesmo antes do GTA Trilogy ser lançado eu já imaginava que fosse existir uma certa “treta” com quem cria mods para o jogo, pois a TakeTwo derruba e continua derrubando mods, e processando modders, e após o jogo ser lançado, vimos o fiasco que foi. É mais um item pra lista dos desrespeitos que a TakeTwo anda fazendo com os fãs de GTA nos últimos anos.

No entanto, eu quase não vi pessoas problematizando a criação de mods pro GTA Trilogy, basicamente todas as pessoas apoiaram! Somente uma minoria não apoiou. Entre eles, alguns modders importantes, como o Silent, que disse que não fará o SilentPatch pro GTA Trilogy pois não quer ajudar o jogo (boicote).

Na minha opinião a grande maioria das pessoas apoiaram a criação de mods pro GTA Trilogy devido à um motivo um tanto óbvio:

O GTA Trilogy sendo corrigido por fãs é a mais efetiva forma de protesto.

Você pode ter a ideia de os modders corrigindo os problemas do GTA Trilogy estão fazendo com que as vendas do jogo aumentem, mas eu tenho 2 pensamentos sobre isso:

  1. Nada é melhor do que as notícias “Fãs estão corrigindo o jogo”, a mensagem que isso passa é maravilhosa! É como um tapa na cara. Fomos noticiados na PC Gamer, Kotaku e Wccftech. Inclusive o título na Kotaku foi “Os modders, não a Rockstar, estão corrigindo”, não há nada melhor do que ver sites de notícia publicando títulos assim!
  2. É errado, mas “jogar sem comprar o jogo” sempre foi uma opção desde as primeiras horas de lançamento. Muita gente está partindo pro lado da pirataria, por raiva, por não querer pagar tão caro por um trabalho tão ruim.

Cada mod que os modders lançam corrigindo algum problema do GTA Trilogy, é como um tapa na cara da TakeTwo.

Por exemplo, nós fomos os primeiros do mundo a criar um mod pro GTA Trilogy, e que mod foi? “Camisa F*ck You TakeTwo“.

Por que TakeTwo e não a desenvolvedora do jogo (Grove Street Games)? Pois eu acredito que o jogo estava caminhando para um caminho bom, mas o jogo parece inacabado, como se não tivessem tempo de ser concluído.

Já está mais do que comprovado de que o nosso trabalho com o RoSA Evolved (texturas HD) é superior.

gta-sa-definitive-rosa-evolved-texture-hd-trilogy-comparison

Eu já postei muitas imagens de comparação e críticas na página Família MixMods.

Não é sobre “ajudar nas vendas do jogo”, é sobre “mostrar que os modders fazem um trabalho melhor”.

É sobre “paixão VS dinheiro”.

Eu acredito que os modders deviam criar mais mods para o GTA Trilogy, eu particularmente ainda não sinto muito gosto em criar mods pra ele, pois eu gosto de criar scripts mais avançados, e o jogo ainda é muito limitado comparado ao modding clássico, que teve 20 anos de evolução, mas eu já estou ajudando o criador da CLEO no Patreon, e acho que vocês também deviam ajudar. Daqui alguns anos o modding do jogo pode começar a ficar mais evoluído, e será os modders, mais uma vez, que farão o jogo continuar existing, mostrando mais uma vez que nós somos importantes.

Todo esse movimento do modding é importante para fazer com que o modding seja relevante e respeitado. Nós estamos mudando a visão das pessoas, de que modders só sabem trocar a cabeça do personagem principal pelo Shrek, e mostrando que sim, modding além de divertir, é também sobre criar coisas importantes e relevantes, que são comparáveis até mesmo aos trabalhos de uma grande empresa. Cyberpunk 2077 por exemplo contratou modders para trabalhar no jogo.

E lembre-se, nós, que não estamos felizes com o GTA Trilogy, estamos corrigindo o jogo com o sentimento de “está ruim, temos que corrigir”, se nós não fizéssemos isso, os poucos modders que estão felizes com o GTA Trilogy também iriam criar os mesmos mods, mas agora com o sentimento de “nós amamos esse jogo e estamos deixando ele ainda melhor”. Eu acho o primeiro caso mais efetivo.

1 semana de GTA Trilogy

Ontem, GTA Trilogy fez 1 semana desde o seu lançamento, e esta foi a semana mais rápida da minha vida.

Como foi o modding do GTA Trilogy essa semana?

A comunidade MixMods foi pioneira nesse jogo, nós fomos os primeiros que conseguiram criar muita coisa (não só o que foi postado aqui, mas também testes no nosso Discord).

Pode perceber que não focamos em estudar e criar mods .asi etc ainda, pois há muita coisa para se fazer com modelos, texturas e configurações do jogo. Há outras pessoas mais experientes trabalhando na criação de plugins .asi etc pro jogo. Ainda varia muito, uns usando uns métodos, outros usando outros, e a possibilidade do .asi ficar incompatível com algum update futuro… Mods .asi ainda são muito incertos para serem criados e instalados.

O modding no GTA Trilogy cresceu incrivelmente, muito mais do que todo mundo esperava, e isso aconteceu devido à vários motivos.

Por exemplo, o GTA Trilogy não é nada mais nada menos do que uma cópia (basicamente um CTRL+C, CTRL+V) da versão clássica do jogo (mais especificamente, as versões mobile deles).

Ou seja, o funcionamento do jogo é praticamente idêntico, mas diferente do que muita gente fala, ESTE JOGO NÃO É EMULADO!!! É de fato um port para outra engine. Houve até pessoas falando que eu (Junior_Djjr) disse que era emulado, isto é o efeito “telefone sem fim”, de começo eu havia quase certeza de que o jogo fazia conversão de assets em tempo real, depois eu vi que não (ou praticamente não), mas as pessoas distorceram e transformaram isso numa afirmação de que “é emulado”, o que não é. O gameplay é um port praticamente idêntico, enquanto o mapa é uma conversão que de fato usa os sistemas da Unreal.

Mas por ser um port do código praticamente idêntico ao jogo antigo, isso é excelente para o modding, e por ser na Unreal Engine, o jogo já vem com uma espécie de “modloader” embutido, mais simples e pequeno, mas ainda muito bom de ser usado. Veja: [GTA Trilogy] Como instalar mods no The Definitive Edition?

Isto ajudou muito no modding, juntamente com as ferramentas de modding já anteriormente existentes para jogos da Unreal Engine, que hoje ainda são PÉSSIMAS, mas pelo menos existem, e com o tempo isso pode melhorar, principalmente porque GTA é um dos jogos mais modificados do mundo, portanto a cena de modding na Unreal Engine irá aumentar com esses jogos.

E há também uma coisa que eu não sabia que era possível: É possível utilizar SDK (Software Development Kit) da Unreal Engine em um jogo já compilado por ela.
Isto quer dizer que é possível injetar códigos dentro do jogo, não por patches de memória, mas sim, da mesma forma que seria caso você estivesse criando o código diretamente para o projeto dele. Isto, para os programadores, é maravilhoso, pois evita fazer toda esta bagunça de hacking no executável, o código fica muito mais “high level” e simples de programar, no entanto, ainda é necessário muita documentação, e poucos tipos de mods são beneficiados com isto, normalmente mods simples para ajustar o jogo ou trabalhar com as coisas básicas dele. Mods que necessitam métodos mais hacking (como corrigir problemas do funcionamento do jogo) serão bem ruins de serem feitos no começo, afinal, diferente dos jogos clássicos que já temos 20 anos de evolução em documentações (é sério, hoje está muito fácil de modificar eles, nós sabemos cada detalhe de como esses jogos funcionam!), estes jogos são novos, portanto não há documentações, ainda é muito difícil de encontrar algo no sistema do jogo para modificá-lo etc. Infelizmente, diferente da versão mobile clássica, esta versão não vazou o nome interno das funções do executável (o que revolucionou o modding clássico, pois facilitou muito para trabalhar no jogo). Mas como eu disse, pelo menos o código interno do jogo é praticamente igual, então não é tão difícil assim comparar ambos os jogos para encontrar o que você quer, mesmo que ainda também não seja tão fácil…

Ainda está muito difícil criar certos tipos de mods, como alterar o cenário/mapa do jogo, mas considerando que ainda estamos no começo, já estamos bem felizes com tudo o que foi possível, como Rain Fix e Fog Distance Fix, dois mods absolutamente essenciais, e que temos o orgulho de falar que fomos os primeiros a conseguir criá-los de maneira completa e correta (pois houve outros, mas eram incompletos ou criados da maneira errada).

Há também todo um assunto de “vocês não deviam estar corrigindo o jogo, estão ajudando a empresa”, dá para fazer uma postagem inteira sobre esse assunto. Mas sinceramente, todas essas notícias de que “os fãs estão corrigindo o que a Rockstar/GSG não corrige” vale mais que tudo! A mensagem é mais importante, e veja bem, se quem não gosta do jogo não corrigir, quem gosta irá corrigir de qualquer forma…


Crescimento da MixMods

Viramos notícia em muitos sites pelo mundo, inclusive os maiores sites de jogos/tecnologia, como PC Gamer, KotakuWccftech.

Devido à isto, e vários youtubers divulgando nossos trabalhos, como Funkyblackcat, MixMods cresceu muito nos últimos dias!

Mas vocês podem pensar “cresceu por causa das pessoas baixando mods pro GTA Trilogy”, mas não foi bem assim…

Antes do GTA Trilogy ser lançado, haviam 3 possibilidades:
  1. O jogo ser a maior maravilha do mundo e ninguém mais precisaria baixar mods para corrigir e melhorar o jogo. Ou algo como GTA V, que o modding é basicamente carros e super-heróis.
  2. O jogo ser tão horrível que ninguém no mundo iria jogar e os GTAs clássicos seriam mortos para sempre.
  3. O jogo ser bom, mas com muitos problemas, portanto, as pessoas querem jogar mas precisam baixar muitos mods para corrigir e melhorar o jogo, enquanto outras sentiriam vontade de jogar as versões clássicas.
E o que aconteceu foi a terceira!

Falando à grosso modo, basicamente metade das pessoas novas que estão visitando a MixMods, visitaram para baixar mods para corrigir e melhorar o GTA Trilogy, e a outra metade, foi porque ficaram com tanta raiva do GTA Trilogy que baixaram as versões clássicas para jogar com mods!

Isto é a melhor coisa que poderia acontecer: Tanto o GTA Trilogy novo, quanto a nossa trilogia clássica, está no pico de sucesso! Nunca houve tanta gente baixando mods para esses jogos, tanto o remaster novo, quanto a versão clássica antiga.

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? contexto: isto é o gráfico de visualizações de um mod que só existe no GTA SA clássico, e ele cresceu muito após o fiasco do GTA San Andreas The Definitive Edition, com incontáveis pessoas começando, ou voltando a jogar os jogos clássicos ?

Ou seja, se você curte acompanhar a cena do modding, só há motivos para ficar feliz: tanto o modding novo, quanto o clássico, estão mais vivos do que nunca.

É possível sim deixar o GTA Trilogy bom. Na verdade, o GTA III The Definitive Edition já está muito bom, ignorando os bugs. GTA VC The Definitive Edition está bom, mas não tanto, enquanto GTA SA The Definitive Edition está PÉSSIMO.

Na minha opinião, está claro que o prazo era curto e então tiveram que “rushar” o jogo para ser lançado logo. Algo que é irônico, pois o CEO da TakeTwo se pronunciou sobre o Cyberpunk 2077 justamente falando que o erro deles foi justamente “rush it”, e agora foi a TakeTwo que cometeu esse erro! Que irônico, não?

Sim, temos que acusar a TakeTwo e Rockstar Games. Não podemos jogar toda a culpa na Grove Street Games, eles só foram contratados, como terceiros, para portar e remasterizar esses jogos. Quem deu o orçamento, prazo, e aprovou o lançamento desses jogos, foram a TakeTwo e Rockstar Games.

Ao meu ver, seria melhor se eles tivessem lançado somente o GTA III (afinal, recentemente foi aniversário de 20 anos do GTA III, 19 do GTA VC, e 17 do GTA SA). Se cada jogo fosse lançado em seus anos, estariam muito mais bem polidos, e seriam muito melhores!

O erro de planejamento ficou claro pra mim. GTA San Andreas não é duas vezes maior do que GTA III e GTA VC, é provavelmente… seis, oito… vezes maior. Vocês podem tentar calcular isso só pelo tamanho do mapa, mas não, o código do jogo é absurdamente maior, toda a complexibilidade das mecânicas, missões, é incomparável, e provavelmente eles não tinham essa ideia, planejaram um tempo para trabalhar no GTA San Andreas, até que perceberam que o jogo é maior do que imaginavam. Esta é a minha teoria do motivo do GTA SA ter ficado tão ruim.

Mas como eu disse, os outros, principalmente GTA III:DE, valem a pena após algumas correções, principalmente porque não há tantos bons mods para melhorar o GTA III e GTA VC clássicos. Mas sinceramente, GTA SA:DE está péssimo, só há gráficos bonitos, e até os gráficos há vários bugs e más decisões de design.

Como eu disse desde o vazamento de gameplays, se você quer curtir os jogos pela jogabilidade, prefira baixar os jogos clássicos e instalar mods. Principalmente GTA San Andreas, você irá amar a quantidade de mods que esses jogos têm, além de tantas melhorias e correções para o gameplay do jogo, há até mecânicas totalmente novas, e muitas coisas novas para fazer, como Tuning Mod, Myths Maker e mais de 30 mil missões no DYOM. É muito mais divertido do que ficar parado olhando para um jogo bugado com gráficos bonitos. Eu prefiro jogar os jogos clássicos com mods gráficos que somente melhoram um pouco o jogo, e vários mods para o gameplay, e você tem um tutorial de como montar um bom GTA modificado aqui, algo que no futuro queremos simplificar ainda mais tudo isso.

Inclusive, a quantidade de bugs que esses mapas têm, principalmente o San Andreas, nos faz nem ter vontade de sequer iniciar um projeto para corrigir os bugs dele. É sério, é muita coisa MESMO!

E sobre packs de texturas HD, agora os jogos usam normal map, metallicness map, e roughness map, além de outro map variável (como para indicar shader de interior fake). Criar packs de texturas para esses jogos hoje é um saco! E tentar automatizar isso gera muitos problemas. A própria Grove Street Games automatizou (você pode ver vários relevos onde não devia ter, relevos estranhos, como nas faixas de ruas etc). É muito mais trabalhoso do que antes, portanto ainda não começamos a portar o RoSA, uma pena, pois como eu mostrei em várias imagens no Facebook, ele tem texturas incomparavelmente melhores e mais fiéis do que o remaster oficial.

E por fim, podemos cantar vitória, pois a Rockstar Games entendeu o fiasco que fizeram, e soltaram uma nota afirmando que irão re-adicionar os jogos clássicos às lojas, e dar eles de graça para todo mundo que comprou, ou comprará, GTA Trilogy até 30 de Junho de 2022.

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Sim, isto é importante para os fãs. A versão clássica que eles vencem na Rockstar Store é péssima, é uma das piores do jogo, é necessário fazer downgrade e instalar mods essenciais para o jogo ficar de fato jogável (e fica sim muito bem jogável em sistemas modernos), mas é importante que elas ainda existam oficialmente para que não seja necessário realizar pirataria, e que futuras gerações conheçam e tenham acesso aos jogos clássicos, que são os jogos de verdade, a lore de verdade.

E falando em lore, eu finalizo esta postagem deixando a pergunta: Vocês consideram o GTA Trilogy um jogo oficial, onde a lore do jogo é oficial e precisa ser preservada? Pois depois de eu ver a quantidade de erros que fizeram com a lore do jogo (como colocar OG Loc famoso no GTA VC, e incontáveis fotos de personagens do GTA Online, props modernos do GTA V (fora de época), inclusive um poster do GTA V com smartphone no GTA SA) …eu sinceramente não aceito que GTA Trilogy é um jogo oficial, parece um fangame que não é feito por fãs, é notável que a Grove Street Games não conhece ou não se importou com a lore do jogo, pra mim, isso foi um desrespeito com os fãs. Um “se não gostou não compre” não vai mudar isso.

TakeTwo Vs Modders: Mais um episódio

Há muita coisa rolando por volta da comunidade do GTA III/VC/SA, é uma explosão de informação e acontecimentos que nem eu sei mais pra onde olhar.
Com o lançamento do jogo e chegada dos mods (onde fomos os primeiros do mundo a conseguir criar mods pra esses jogos, e estamos criando tutoriais agora), MixMods ontem decolou em visualizações diárias, atingindo mais do que o dobro da média, e tudo indica que hoje será ainda muito mais… Estou muito assustado.
Pra quem está chegando aqui agora e está perdido, há toda uma história sendo escrita com a TakeTwo processando modders da trilogia clássica do GTA.
Há toda a explicação aqui:
Mas eu sei que estamos com uma enchente de informações então você não vai lá ler…
O resumo é: Modders da trilogia clássica do GTA recriaram o código do GTA III e GTA VC de maneira open source, sendo muito fácil de recompilá-lo com melhorias, melhor funcionamento em sistemas modernos, e portar para plataformas que antes não estavam disponíveis.
A TakeTwo com sua equipe de engravatados derrubou o projeto, Github restaurou, e em seguida entrou em um processo contra os desenvolvedores.
Além disso, a TakeTwo derrubou em torno de 10~20 mods desses jogos, normalmente mods de mapa, e em seguida lançou o GTA Trilogy recentemente.
Tudo isso está causando uma grande raiva na comunidade clássica desses jogos, com a TakeTwo somente se importando com dinheiro, cagando para os fãs.
Vamos lembrar que os jogos clássicos foram removidos das lojas para dar lugar ao GTA Trilogy!!! Ou seja, forçando a gente a usar esse jogo horrível cheio de problemas e coisas removidas, um grande desrespeito aos fãs.
Silent, um dos mais importantes modders da trilogia clássica, autor do SilentPatch, que é basicamente o mod mais importante para esses jogos (corrige centenas de problemas do jogo), inclusive elogiado pelo CEO da Grove Street Games (War Drum Studios), autora do GTA Trilogy, Silent disse que não haverá SilentPatch para o GTA Trilogy, como resposta ao que a TakeTwo anda fazendo com os fãs.

SilentPatch for The Definitive Editions? Let’s see: * Take-Two/Rockstar took down mods, in hindsight almost definitely seeing them as a “threat” to those releases * re3/reVC lawsuit hasn’t even properly started yet * Original games are gone * There’s been 0 information on…(1/4)

— Silent (@__silent_) November 10, 2021
Inclusive ele citou que não faz “caridade” de corrigir bugs. Veja o resto do texto nas respostas.
Até hoje o GTA Trilogy há vários bugs já corrigidos pelo SilentPatch aos jogos clássicos, e ele não pretende refazer as correções para os novos jogos. Ou seja, não esperem que o Silent corrija os bugs do jogo, isso é trabalho pra TakeTwo, mais especificamente, Grove Street Games e Rockstar Games.
Eu entendo ele completamente. Mas eu ainda pretendo criar alguns mods para esse jogo com o sentimento de “mostrar que modders são importantes e eles podem corrigir as merdas que as empresas fazem”. Mas sinceramente, eu ainda pretendo continuar focando nos clássicos por um tempo indeterminado.
Se um dia eu (Junior_Djjr) criar algo do tipo Projeto Urbanize (um projeto que muita gente pede pra eu continuar), será para o GTA SA clássico.
Mas a TakeTwo entendeu toda essa crítica contra eles? É claro que não, dias atrás eles voltaram a derrubar mais mods, agora para GTA IV.
E entre os mods, eles deram DMCA num jogo salvo para GTA IV. Sim, é isso o que você leu, ELES DERAM DMCA NUM JOGO SALVO DE 65%!!! Nem mod é! Nem jogo 100% é! Claramente quem está fazendo isso é um bando de engravatado que não faz ideia do que estão fazendo.
E ontem saiu a resposta de defesa do processo contra o re3/reVC:
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Se você quiser se aprofundar, lá há as acusações, e as respostas, o nome dos advogados etc.
Não é nada tão importante ainda, são só respostas de que as acusações da TakeTwo são verdadeiras ou falsas, ainda não é hora para as provas ou algo assim.
No entanto, eles usaram uma defesa: Fair Use. Uma carta que muita gente previu que usariam.
No final do arquivo há um texto de defesa muito interessante.
Como na postagem antiga, eu pensei em traduzir, mas eu prefiro que vocês mesmos leiam o texto na íntegra, para eu evitar usar um termo errado e fazer as pessoas interpretarem errado o processo.
Mas uma das coisas que mais me chamou a atenção, é que usaram o fato da TakeTwo antes incentivar o modding, por exemplo, o site da Rockstar Games já até divulgou mods, e inclusive, a Rockstar North, pouco tempo depois do lançamento dos jogos, eles deram alguns arquivos do código fonte do jogo para os autores do MTA! Eu achei muito interessante essa defesa, e até mesmo, cômica.
Mas em geral, eu não sei exatamente o que pensar, se estou positivo ou não. Um processo como esse é bem difícil de ser defendido, inclusive, a defesa partiu mais pro lado do “modding”, sendo que re3 e reVC na verdade não são exatamente mods, mas sim, o jogo recriado. Provavelmente a TakeTwo usará essa carta contra eles, veremos…

[GTA VI] Informações reais, finalmente!

Recentemente houvemos algumas das primeiras confirmações reais de como será o GTA VI.

Há algumas semanas, se espalhou notícias de uma vaga de emprego no site da Rockstar Games, como VFX Artist (artista de efeitos visuais), e na vaga, citava sobre efeitos de armas, carros, e até mesmo objetos se sujando ao cair na lama. Há até mesmo a ideia de prédios caindo e gotas de chuva pingando dos telhados. Ao meu ver, obviamente se trata do GTA VI, isto é claramente um novo jogo, e não uma atualização pro GTA V, muito menos Bully 2.
Mas o que poucas pessoas citaram, é que esta vaga existe já faz pelo menos 1 ano! Ou seja, não é novidade, mas estranhamente isso só viralizou recentemente.

Por estar no site oficial da Rockstar Games, e citar claramente sobre destruição de armas, carros e prédios, na minha opinião está óbvio que se trata de uma informação real do GTA VI, a não ser que a Rockstar Games esteja criando um novo jogo que tenha armas, carros e destruição que não seja GTA (o que não faz sentido).

E há algumas horas atrás, saiu uma informação aparentemente bem confiável, da Rockstar Mag, sobre o GTA VI estar em um desenvolvimento “bagunçado” e complicado, além de uma remasterização para o Red Dead Redemption 1 chegando para os consoles atuais, e PC.

Ainda não é uma confirmação oficial, ainda é considerado um rumor, mas é relativamente confiável.
Chris, da Rockstar Mag, que tem sido uma fonte confiável de vazamentos sobre a série GTA, compartilhou alguns detalhes sobre Grand Theft Auto 6 e Red Dead Redemption Remastered.

De acordo com Chris, Grand Theft Auto 6 está atualmente em um inferno de desenvolvimento. A Rockstar reiniciou seu desenvolvimento logo depois que Dan Houser deixou a empresa. Além disso, a Take-Two planejava originalmente anunciar o jogo em 2020.

Como Chris observou, a Rockstar mudou a história e outros elementos do jogo muitas vezes desde 2019. Ao que parece, GTA 6 é o projeto mais caótico que a Rockstar já desenvolveu (e ainda pior do que o jogo Red Dead Redemption original).

Embora Chris não tenha fornecido nenhum detalhe adicional, ele afirmou que o jogo acontecerá em 2 períodos de tempo.

Por último, Chris afirmou que a Rockstar está trabalhando em Red Dead Redemption Remastered para consoles de geração atual e PC. Esta remasterização será semelhante a GTA Trilogy: The Definitive Edition. Em outras palavras, não será uma mera remasterização de “aumento de resolução” e contará com novos recursos gráficos. No entanto, Chris afirmou que este remaster não sairá tão cedo.

Abaixo você pode encontrar o vídeo em que Chris revelou todos os detalhes acima mencionados (veja em 14:23). Observe que o vídeo está em francês.

Por último, e como acontece com todos os boatos (não importa o quão confiável seja uma fonte), sugerimos considerar tudo o que você lê com um grão de sal.
A fonte vem dos vídeos da Rockstar Mag, francesa:
 

Pesquisando pelo texto, parece ser um copy-paste de cada site de notícia, pois na verdade todos apontam para a fonte com um texto diferente num tópico na NeoGaf:
Chris da R * Mag (que é muito bem informado e provou ser confiável) ouviu neste verão que se GTA VI ainda está muito longe é porque está uma bagunça.

Sim, o GTA VI foi reiniciado após a saída de Dan Houser.
Chris lembra ainda que a história do GTA VI já havia mudado antes da saída de Dan Houser.
Isso se deve principalmente ao que aconteceu nos últimos anos (Dan Houser deixando R * é uma consequência direta).

R * NÃO PODE fornecer qualquer informação sobre GTA VI (o anúncio original estava previsto para 2020) porque eles mudaram a história e outros elementos do jogo muitas vezes desde 2019, então não conte com algo relacionado ao GTA VI em breve.
Este é o projeto mais caótico que R * conseguiu até agora. Mais que RDR 1 e GTA IV. Ele não queria se alongar, mas isso não é um bom sinal.

Chris também confirma que o jogo acontecerá em 2 períodos. Ele viu o mapa e outros elementos, mas tudo está mudando tão rápido que é inútil compartilhar nada (mas alguns vazamentos se alinham com o que ele conhece).
R * está almejando algo mais mainstream para GTA VI. (Observe que estou usando mainstream, mas é um pouco “forte” para o significado original em francês. A tradução literal é “público geral”)

Red Dead Redemption Remastered está acontecendo para Xbox Series / PS5 / PC, mas não está previsto para ser lançado em breve. Espere algo como GTA Trilogy Remastered (não um remake completo, mas mais do que um simples upscale de resolução).
Não há remasterização para o GTA IV, e a geração atual do GTA V pode ser adiada novamente (talvez abril / maio).
Um detalhe que eu percebi é que na fonte está falando que o GTA VI mudou mesmo antes da saída do Dan Houser, enquanto os sites estão notificando como depois.


Atualização: O dono do canal agora falou que isso foi somente especulações, no entanto, é estranho o quão específica são as informações (por exemplo, que o jogo vem mudando mesmo antes da saída do Dan Houser), e dizem que ele até falou que viu o mapa do jogo. É possível que seja uma tentativa de controle após o vazamento das informações, fingir que não sabe de nada ou algo assim. Não sabemos, e é difícil analisar como o vídeo foi falado visto que são vídeos longos e nem há legendas em inglês.


O mais interessante é que tudo isso foi o que eu já esperava que estivesse acontecendo, e eu já falei sobre isso antes:
Eu sempre falei que eu acho que GTA VI será em Vice City em duas épocas, anos 80 e tempos atuais, podendo viajar entre as épocas quando quiser, como se fosse uma troca de personagens, e hoje se confirmou que de fato serão duas épocas. Vou ficar assustado se eu realmente estiver certo!

Outra coisa que eu dizia é que eu achava que GTA VI seria anunciado em 2020 e lançado em 2021, e hoje vemos que de fato o anúncio era planejado para 2020. Em 2019 eu postei um rumor semelhante.

E como eu também postei antes, parece haver um caos dentro da Rockstar Games hoje, segundo essas novas informações, o jogo teve que ser reformado diversas vezes, e já vimos que todas as principais mentes por trás da Rockstar Games foram embora, hoje, temos somente o Sam Houser, portanto, eu não estou muito confiante sobre o GTA VI, em principal, devido à saída do Dan Houser e Lazlow, duas das principais mentes criativas do GTA (Sam Houser trabalha na parte executiva).

Eu já espero pessoas falando que não estão positivas sobre o GTA VI pois não gostou do GTA Trilogy ou algo assim, mas lembrem-se que o GTA Trilogy não foi criado pela Rockstar Games, mas sim pela Grove Street Games, antiga War Drum Studios (a mesma quem remasterizou o jogo em 2014 para mobile, PS3, Xbox 360 e Microsoft Store), que tem atualmente 23 funcionários no Linkedin (recentemente abaixou pra 21, estranho), enquanto GTA V foi criado por 2 mil pessoas, o GTA Trilogy foi criado por provavelmente entre 15 e 20 pessoas (desconsiderando executivos, marketing etc). É uma realidade diferente! Mas também não podemos desconsiderar que quem fez o orçamento e prazo foi a própria Rockstar Games e/ou TakeTwo.

GTA Trilogy: Minha rápida análise do trailer

Saiu o trailer do GTA Trilogy, os chamados “The Definitive Edition” do GTA III, GTA VC e GTA SA.
 
O jogo será lançado dia 11 de Novembro, ou seja, a mesma data que eu postei aqui semanas atrás.
 
Desde que o trailer saiu, já teve 7 mil mensagens no canal VIP (para somente membros selecionados) no Discord da MixMods. O pessoal de lá dissecou muita coisa, e dá para criar uma postagem profunda analisando cada detalhe, levando ao lado técnico (algo que poucas pessoas fazem).
 
Mas não vou fazer isso hoje pois uma postagem dessas levaria muito tempo. Agora, eu vou só fazer resumos do que eu acho do jogo neste momento…
 

Vale 320 reais?
Nem fodendo. Pra quem não é do Brasil, saiba que isto é quase um terço do nosso salário mínimo, e é o que uma família pequena gasta para comer num mês.
Eu peguei Red Dead Redemption 2 por 180 reais numa promoção, e hoje está 240 reais.
E a Rockstar está obrigando as pessoas a comprarem esta versão, pois removeram a versão clássica das lojas. Agora só estão disponíveis por pirataria (pra quem não pegou os jogos grátis ano passado).
 
“Mas são 3 jogos e não 1!”
Mas isto realmente é um argumento válido?
Todos os jogos juntos são 60 horas de gameplay do modo história, similar à jogos como RDR2, ou seja, mesmo que sejam 3 jogos, eles são considerados somente 1, devido à serem 3 pequenos remasterizados por uma equipe de menos de 50 pessoas. God Of War, considerado por muitos (por exemplo, uma votação pública da IGN) o atual melhor do jogo da história, está 100 reais mais barato!
Ou seja, são 3 jogos pequenos que juntos se tornam o equivalente à 1 grande. Lembrando que o mapa do GTA III é minúsculo, o do GTA VC também é minúsculo, mas com escala aumentada para parecer maior, somente o GTA SA é quase a metade do mapa do GTA V. Se juntar o mapa desses 3 jogos, ainda não alcança o padrão de um mapa AAA de hoje.
Ou seja, o que é válido é comparar esses 3 jogos como se fosse 1 jogo AAA. É injusto tratarmos como “o preço é grande pois são 3 jogos”, não estamos falando de 3 jogos como The Witcher 3, estamos falando de 3 jogos do início dos anos 2000, somente com gráficos novos e pequenas melhorias feitas por uma equipe de poucas pessoas! Nem da Rockstar é! E sim, eu amo eles, não estou desmerecendo, mas vamos ser realistas na comparação.
 
“Não ficou tão bom pois eles não conseguiriam! É trabalho demais!”
Primeiramente, os jogos foram criados pela Grove Street Games (anteriormente, War Drum Studios), é a mesma equipe de menos de 50 pessoas que remasterizaram esses jogos (e foi para o Android, iOS, Microsoft Store, PS3 e Xbox 360), ou seja, ser uma equipe de poucas pessoas é um argumento válido, realmente é difícil pra eles criarem isso tudo pra tantas plataformas. Mas é uma falha neste argumento: O jogo está sendo vendido com preço e requisitos mínimos de um jogo AAA!!! Se o jogo está sendo vendido com um preço de AAA, eles devem dar uma qualidade AAA! E também foi falha da Rockstar Games ou TakeTwo não ter investido mais dinheiro no projeto! Não podemos passar pano usando esse argumento, não estamos falando de uma equipe indie, estamos falando da Rockstar Games dando dinheiro pra uma empresa remasterizar jogos icônicos e vendê-los por preço até maior do que de um jogo AAA.
 
Requisitos mínimos e recomendados
Quando vazou os requisitos mínimos e recomendados, eu até duvidei que fossem reais, de tão absurdos!
Vamos comparar com um jogo absurdamente gigante e maravilhoso: Red Dead Redemption 2.
RDR2 pede um i5-2500K e o GTA Trilogy pede um i5-6600K. Como mínimos!!!
RDR2 recomenda 12 GB de RAM e GTA Trilogy recomenda 16 GB de RAM.
É sério isso, eu não faço ideia do que fizeram para o GTA Trilogy ser mais pesado que RDR2. Eu não sei nem o que comentar.
 
Modding
Por ser na Unreal Engine, o modding é bem ruim. Melhor que RAGE? Não sei, pelo menos Unreal há muitos jogos funcionando igual, então a comunidade para ferramentas é muito maior, mas até hoje os métodos de modding na Unreal são PÉSSIMOS! Muitas vezes você precisa usar hex editor, é um absurdo. E ainda pode ser que o jogo seja propositalmente bloqueado contra mods, com visto nas ações atuais da TakeTwo. Pode ser que no futuro isso melhore e saia ferramentas melhores. Se você tem conhecimento no assunto, nos ajude, participe do nosso Discord para nos auxiliar.
 
“Mas o que há de bom na Grove Street Games (War Drum Studios)?”
Porque, diferente da Rockstar Games e TakeTwo, a Grove Street Games adora a comunidade de modding!
Cada jogo que eles remasterizaram, eles vazaram alguma coisa importante pro modding. Vocês não tem noção do quanto eles ajudaram no modding que temos hoje! O CEO da empresa elogiou o SilentPatch e modding em geral, inclusive, a versão 2.0 do GTA SA para mobile foi lançada por minha causa: Eu falei com o Silent sobre o bug dos artefatos da tela, que ainda estavam presentes no mobile, e por causa disso o Silent entrou em contato com eles dando a solução, e eles implementaram a correção no jogo, logo em seguida lançando a 2.0! Eles são muito legais com a gente, diferente da Rockstar Games, e TakeTwo, que processam modders, derrubam mods e até censuraram a palavra “mod”.
Mas… A Rockstar Games e TakeTwo ainda está lá, segurando os braços da Grove Street Games. Eles podem muito bem atualizar o contrato adicionando um “se vazar alguma coisa, você morre!”.
 
“Os personagens estão parecendo cartoon!”
Eu zoei isso na página do Facebook, comparando os mods do modder Ezekiel falando que ele fez trabalhos melhores com os personagens, e várias pessoas começaram e me atacar falando que eu estou me achando melhor que a Rockstar, e eu me acho o “bonzão”. Sendo que nenhum dos mods que eu comparei foram criados por mim! E o que eu estava fazendo é pagando pau pra outros modders, não eu!
Por algum motivo há pessoas defendendo com unhas e dentes que os personagens estão maravilhosos. Sinceramente, eu até entendo o argumento de “eles quiseram deixar cartunesco pois o jogo ao todo tem um estilo cartoon de simplicidade” (de fato, mas GTA SA não é tão cartoon assim), pra mim eu vejo isso como uma preguiça, pois cartoon é mais fácil e rápido de fazer. Eu odiei terem mudado o jogo para estilo cartoon, principalmente GTA SA que nunca teve rostos cartunescos, sempre foram fotos reais de pessoas, agora os personagens parecem feitos no The Sims! Ficou horrível, o mod de personagens em HD do Ezekiel é absurdamente melhor que o trabalho deles.
Os personagens serem num estilo cartoon pode ser uma escolha válida para eles, e pode ser só uma opinião minha de não ter gostado, tanto faz, mas eu ainda acho que o fator “preguiça” esteve envolvido nessa decisão.
 
“Você está falando que modders fazem um trabalho melhor que a Rockstar!”
Primeiro, quem fez foi a Grove Street Games, um grupo de menos de 50 pessoas (aparentemente 21 hoje), não a Rockstar North, e segundo, o orçamento do trabalho é quem define a qualidade dele, não especificamente a grandiosidade da empresa, e terceiro, sim, os melhores trabalhos são gerados por paixão, e não por dinheiro.
 
“Mas os personagens cartoon ficaram mais expressivos!”
Ao contrário. Não sei o que aconteceu, mas há várias cenas que eles perderam as expressões faciais, A própria cena da Kendl, no original, ela faz um olhar de desprezo pro CJ, o que não vemos no remaster. Provavelmente sentiram dificuldade em deixar as expressões sem bugs e desistiram. Isto é sim um problema importante, o modo história do jogo é muito importante, as expressões faciais das cutscenes são muito importantes. O mesmo problema também pode ser visto no GTA VC. Há outros exemplos (até mesmo de novas expressões) mas não vou focar nisso aqui.
 
Animações e controles
Foi dito que há melhores controles pros jogos, mas vendo o trailer, parece quase tudo igual, portanto eu acho que não será tão diferente. Bem, ainda não temos como concluir, só jogando…
Mas as animações continuam as mesmas de sempre, até mesmo GTA III e GTA VC, que sempre tiveram animações péssimas e cartunescas (pelo menos o estilo cartoon das pessoas vão combinar com as animações… Péssima ideia, mas enfim).
 
Texturas
Grande parte são claramente upscales com inteligência artificial, ou seja, sim, o RoSA Project Evolved será extremamente útil para esse jogo e pretendemos portá-lo. Mas o que me deixou puto foi a calça do CJ, que é claramente um upscale cagado feito numa das texturas mais importantes do jogo, aparentemente utilizado o upscale do Photoshop, algo que pode ser feito muito melhor utilizando ESRGAN!
 
Mapa
Na cena da placa de Vinewood vemos que não há mais gramas geradas proceduralmente! (as que usam o sistema de .col do jogo). Como será as florestas do GTA SA? O trailer por algum motivo não mostrou elas. Ainda grande parte é lowpoly, principalmente chãos, mas pelo menos há vários pontos positivos…
 
Mas o que há de bom?
Eu prefiro muito mais um remaster assim do que um remaster que muda completamente o estilo do jogo. Eu gostei muito do jogo continuar sendo parecido como ele sempre foi.
O mapa de Vice City está maravilhoso! Há também boas melhorias no mapa do GTA III e GTA SA, mas eu fiquei mais feliz com VC, pois, eu gastei os últimos meses trabalhando em VC pra um servidor de SAMP, e eu posso afirmar com toda certeza: é o pior mapa de GTA da história dos principais GTAs! Eu espero que esteja bem melhor agora, ainda com interiores conectados ao exterior (err, nem isso), as janelas com shader de interior falso são muito legais, eu sempre gosto delas em jogos e eu já fiz isso na Unity Engine pra testar, mas ainda notei muitas partes lowpoly principalmente nos chãos, o que indica que não melhoraram tanto os mapas dos jogos, parecem ter focados mais em props. Isto causou inconsistência de definição.
Em geral, o mapa e carros tiveram boas melhorias que os modders nunca antes fizeram de maneira completa, mas não posso dizer o mesmo das pessoas e armas.
 
Em breve postarei uma análise profunda do trailer aqui, com informações e opiniões técnicas.
 
Não sejam fanboys da Rockstar Games, TakeTwo, ou qualquer empresa. É por causa de pessoas assim que eles se sentiram confortáveis em cobrar um preço tão alto por um jogo assim.