Mesh Smoothed Pack (objetos mais redondos)

Atualizado 18/05/21
  • Adicionado a correção de grama do Glen Park como no Proper Fixes.

Mod que remasteriza os modelos do mapa do GTA San Andreas, agora mais arredondados, mais highpoly e HD, preservando a forma original.
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Foi utilizado a técnica “mesh smoothing”, que subdivide e suaviza (semi)automaticamente o modelo 3D.
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— os gráficos das imagens é RenderHook
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Também arredonda as rosquinhas das lojas de donut de Los Santos e San Fierro.
Bônus: foi necessário ajustar as letras, que usa o mesmo arquivo dos fios da região, portanto eu aproveitei para corrigir o posicionamento de todos os fios dos postes.
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O mod somente aumenta os polys de poucos objetos, e somente 2 ou 4 vezes mais, é uma diferença muito pequena em relação ao todo resto do mapa, então é leve mesmo para PCs fracos.
  
Autores:
LS Forum, Glen Park North, riverbridge2_lae: jujubão
Donuts: Jéssica Natália
lawnwires01, lae_5.col: Junior_Djjr
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Veja também:
[Fonte primária]

ENB Series v0.430 (.asi) + complex shadows, soft particles

Atualizado 23/02/21
  • Adicionado “Complex Shadows Culling Fix” que corrige (parcialmente) as sombras dinâmicas sumindo quando o objeto sai da tela. Ainda não 100%, mas melhor do que nada.

ENB Series é um projeto que visa trazer gráficos realistas (HD) para os jogos, onde um dos focos é o GTA San Andreas.
O mod já existe há mais de 1 década (2007), e está em evolução até hoje! Agora em .asi.
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ENB Series possibilita a adição de efeitos gráficos configuráveis no arquivo .ini:
  • Bloom — destaques em detalhes muito brilhantes.
  • Lensflare — reflexo de lente causado pela luz do Sol.
  • Eye adaptation — adaptação da visão baseado em quão clara ou escura a imagem é.
  • Depth Of Field (DOF) — desfoque em distância (para simular foco de câmera… ou miopia).
  • Motion Blur — desfoque de movimento.
  • Shadow — deixa as sombras originais do jogo suaves.
  • Water — shader de água realista com reflexos.
  • Underwater — distorção da imagem da câmera ao mergulhar.
  • Ambient Occlusion — escurece locais onde a luz têm dificuldade de chegar.
E algumas coisas inéditas:
  • Soft Particles — corrige os efeitos especiais (FX / partículas) se enfiando nos modelos 3D, assim ficando suaves na superfície (muito notável em fogos e fumaças).
  • Complex Shadow — sistema de sombra per-pixel, completamente novo, igual as sombras de jogos modernos.
Complex Shadows (sombras per-pixel):
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Água:
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Soft Particles:
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Oclusão ambiente:
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Editor in-game:
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Sobre a situação atual da ENB Series (2020):
Finalmente ENB Series agora é um mod .asi! Mas ainda há opção do d3d9.dll. Isto quer dizer que não existe mais o bug do Windows 10 onde precisa renomear o gta_sa.exe.
Esta é uma nova versão da ENB Series lançada há algumas semanas atrás.

Complex shadows:
O complex shadows já existe há um tempo, e eu duvidava dos resultados, mas testando, está muito melhor que as sombras do RenderHook (mas não há PCSS), no entanto, mais pesadas e com diferentes bugs.
No meu PC com GTX 1050 2 GB, estas sombras ficam em 30~40 FPS na cidade, enquanto em locais com muitas sombras, principalmente em florestas, facilmente cai abaixo de 20 FPS. Em comparação, as sombras PCSS do RenderHook, em resolução média/baixa, aqui são mais leves até que as sombras nativas do jogo. O autor da ENB Series está ciente do problema e pode haver alguma atualização, não dá para ter ideia quando. E o principal bug, é que quando um objeto sai do seu campo de visão, a sombra dele sai junto, então as sombras ficam desaparecendo enquanto você move a câmera. Copiar os arquivos “data/occlu*.ipl” para o modloader e apagar todo o conteúdo deles resolve um pouco, mas praticamente nada (e deixa o jogo um pouco menos otimizado).
Estas sombras são incompatíveis com “buildingPipe” e “vehiclePipe” do SkyGfx. E não adianta usar configurações do PC, como “buildingPipe=PC”, você precisa comentar a linha (colocar um “#” no início dela) para ela não ser carregada. Caso não fizer isto, não aparecerá sombras no mapa (buildingPipe) ou veículos (vehiclePipe).
Numa das instalações que eu tenho, houve um bug que o mapa todo pisca uma sombra gigante quando estou parado dentro de um carro. Testei num jogo com poucos mods e não causou isto. Não sei qual mod causou o bug.
  
Caso crash ao minimizar e voltar ao jogo:
Isto acontece aqui, e a solução é usar Windowed Mode, um mod que eu sempre recomendo, pois ele corrige muitos bugs da janela do jogo.
Uma das coisas que eu odiava na ENB Series, é um congelamento de alguns segundos ao voltar do jogo minimizado, pois atrapalha ao testar e criar mods. Felizmente isto não acontece mais (provavelmente por causa do Windowed Mode).

Você pode usar ENB Series para somente uma ou outra função, ou quase:
Muitos mods têm muitas funções, mas você escolhe quais ativar no .ini, e ENB Series é mais um deles, mas nem tanto.
Mesmo com tudo desativado no arquivo enbseries.ini, o mod ainda faz algumas coisas no seu jogo, mas poucas, então são poucas incompatibilidades com outros mods.
No download, eu fiz opções de configurações (presets) minimalistas, com somente algumas coisas ativadas, assim é leve e causa pouquíssimas incompatibilidades.

Como usar ENB junto com ReShade:
Renomeie o “d3d9.dll” do ReShade para algo, por exemplo “ReShade.dll”.
Abra o “enblocal.ini” e configure “ProxyLibrary=ReShade.dll”.
  
Travar movimento de câmera enquanto usa o editor in-game:
 
Outros conflitos e incompatibilidades:
Além do que já foi avisado acima:
No GraphicsTweaker, as configurações “ForceColorFilter” são carregadas, e com resultados estranhos, mesmo com “ForceColorFilterOnlyIfNotSet = 1”. Comente-as (colocando “#” no início da linha) para desativá-las.
O resultado com Real Linear Graphics ficou estranho, mas deve ter como ajustar.
Para Real Skybox, desative o ambient occlusion e apague o “enblighting.fx”.
No SkyGfx, além do bug de complex shadows citado acima, é necessário apagar o “enbvehicle.fx” para poder usar “vehiclePipe” do SkyGfx (mas ainda não todos funcionam).

Em geral, cada vez mais ENB Series está deixando de ser um mod que pincela a tela, para se tornar um mod que realmente muda o sistema de renderização do GTA SA, se aproximando do RenderHook, mesmo que ainda sejam muito diferentes.

Leia o arquivo Leiame.txt/Readme.txt para mais informações.
  
‎Autor: Boris Vorontsov
Presets: Junior_Djjr
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1,5 MB
  
Complex Shadows Culling Fix
Corrige (parcialmente) sombras as dinâmicas per-pixel sumindo quando o objeto sai da tela. Impacta negativamente o desempenho.
Autor: Junior_Djjr
download-baixar-4532137
  
Veja também:
Shadows Settings Extender — inclui estas sombras, mas somente carros e peds, e não suaves, leve

SA_DirectX 2.0 Final + Unofficial update (ASI version)

 
 
Atualizado 10/03/21
Adicionado mais informações sobre compatibilidade do SkyGfx, inclusive arquivos .ini adaptados.
 
Atualizado 07/12/20
Adicionado todos os presets (High, Medium, Low e Very Low), que também altera a qualidade das nuvens volumétricas e sombras complexas, deixando-as mais leves para PCs fracos. A qualidade padrão ficou na High, enquanto Very Low é realmente baixa, mas “aceitável”.
Diminuído um pouco o contraste da iluminação global (eu particularmente preferi assim, de 1.3 para 1.0).
Desativado “WaitBusyRenderer” para aumentar FPS. Avisem se causa algum bug.
  
Atualizado 06/12/20
Adaptado ao CloudWorks (nuvens volumétricas) do Brian Tu, pela Firefly! O resultado ficou lindo.

Finalmente a nova versão do SA DirectX chegou, e chegou para substituir a ENB MMGE3!

Um incrível mod de gráficos HD feito em base da ENB Series, mas utilizando shaders de ponta.
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O destaque na minha opinião está na pintura dos carros, água e chuva.
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E o que dizer da chuva?
O mod inclui poças de água e pingos de chuva realistas! Adorei o efeito. Veja minha print (estava 50 FPS):
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É um mod pesado mas não se preocupe pois vem com várias configurações para se adequar a potência do seu PC.
Segundo meus testes (2018, sem Complex Shadows e CloudWorks) com uma GTX 1050 2 GB; i3 3250; 8 GB RAM, foi bem proporcional:
Very Low: 60 FPS
Low: 50 FPS
Medium: 40 FPS
High: 30 FPS

E sinceramente eu preferi a Low/Medium pois eu não gosto do motion blur exagerado.
Mesmo no Very Low você ainda tem quase tudo que o mod proporciona! (como água, chuva e nuvens).

Atualização não-oficial:
O download aqui, diferente do oficial, agora usa a nova versão da ENB Series, que inclui as “complex shadows”, que são as sombras per-pixel como em jogos modernos.
Ainda com bugs e causam muito lag. Você pode desativar como “EnableComplexShadow=false” no enbseries.ini.
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— imagem do GTA Brasil
Também, para singleplayer e SAMP, usa a versão .asi da ENB Series, que funciona muito melhor do que a versão d3d9.dll e não causa nenhum bug no Windows 10! É só instalar e jogar.
E mais, incluído o ENB Series Auto Toggle, que corrige os gráficos bugados em interiores e cutscenes.
E mais, corrigido o timecyc.dat do mod que as cutscenes ficavam sem texturas e sem efeito de baixa visão embaixo d’água.
 
E ainda, inclui (opcionalmente) as nuvens volumétricas do CloudWorks!
Um sistema de nuvem incrível comparável até com Red Dead Redemption 2! E ainda muito bem otimizado, considerando o resultado visual.
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gta-mod-sa-directx-sadx-volumetric-clouds-cloudworks-remake-graphics-hd-3355740
— imagens da configuração High —
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— imagem de Kevin Lobato —
No meu atual PC com GTX 1050 2 GB roda em 20 FPS a configuração High com nuvens volumétricas e complex shadows, 30 FPS a Medium. Uma GTX 1660 pode dar conta de 60 FPS estáveis.
  
Eu removi os arquivos desnecessários que podiam causar downgrade (vinha exe, modloadersilentpatchwidescreen fix etc. Já vem tudo e mais no Essentials Pack). O download original tinha 70 MB, agora tem só 7 MB com instalação muito mais fácil!

Leia o Leiame/Readme! Todas as soluções de problemas estão lá!
  
‎Autor: XMakarusX
ENB Series: Boris Vorontsov
ENB Series Auto Toggle, correção do timecyc, atualização da ENB e reorganização do mod: Junior_Djjr
CloudWorks: 
Brian Tu (keroroxzz)
Adaptação ao CloudWorks: Firefly
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Uncompressed SFX Pack (sons originais em HD)

Recentemente a comunidade encontrou centenas de fontes originais que a Rockstar North usou nos sons do GTA San Andreas! (info)
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Com isto foi possível montar este pack de sons, que troca os sons do GTA SA pelos mesmos em qualidade original (HD com muita pouca compressão).
Sons originais em HD:
  • Todos os roncos de motor de veículos! (exceto: Rustler, Baggage, Mower, Faggio, Dodo, Tram, Brown Streak, Sparrow).
  • Sirene dos veículos de emergência.
  • Caçamba do Dumper.
  • Elevação do Forklift.
  • Ligar o carro.
  • Portas de vans.
  • Todos os sons de passos.
  • Impacto na cerca.
  • Porta de casa.
  • Guindaste.
  • Quebra de garrafa e molotov.
  • Porta de garagem.
  • Impacto na caixa de papelão.
  • Spray e fumaça do carro.
  • Máquinas de venda.
  • Som de tirar foto.
  • Alarme.
  • Som de alvo se movendo (Ammu-Nation).
  • Impacto no saco de lixo.
  • Água (hidrante e cachoeira).
  • Sons de chuva.
  • Ligação (normal e quando Cesar chama do correio).
  • Máquina de cortar cabelo.
  • Relógio quando você falha na missão Home Invasion).
  • Sons comendo.
  • Soltar para-quedas.
Bônus (sons em maior qualidade de outros jogos):
  • VC Squalo.
  • VC PCJ.
  • VC SPAS-12.
  • VC fogo.
  • VC Greenwood.
  • VC Oceanic (substitui Remington).
  • VC/III som de ligar motor.
  • Manhunt Motosserra.
  • III Dodo.
  • VC som de porta de carro velho.
  • Som alternativo para o Club.
Eu fico muito feliz com isto, foi um grande passo para o modding, e muita gente não gosta de mudar o estilo dos sons, assim, este mod é de fato um remaster dos sons do jogo.
Perceba que ainda não foram encontrados os sons das armas.
  
Antes de postar aqui, além de maior compactação (somente 32 MB), eu organizei a instalação de um modo que seja muito fácil ativar/desativar os sons alternativos da pasta bônus, para você escolher entre os originais HD ou alternativos.
  
‎Autor do pack: MrFinger
Sons: (principalmente sourceaudio.com)
Sons encontrados por: MrFinger, BeyondTheVeilOfDeath, Son Of Big Boss, kretin8, ermaccer, Ryadica926, Limeo
Agradecimentos especiais: Matt1010 (alguns sons de passos), 4Arty (loops do Cheetah, Club, BF Injection e Linerunner)
  
ShareMods
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Google Drive
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Veja também:
RoSA Project — inclui texturas originais e remakes

PCJ600 Remastered HD

Moto PCJ-600 original do GTA SA, remasterizada pelo Zeneric com ajuda do Kkjj, Grinch_.
Preservando a essência original, e muito bem trabalhada e adaptada para o jogo, e mods.
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Vídeo do autor:
Adaptado para o novo mod Functional Vehicle Components:
Luzes de danos, neutro e energia.
Freios animados.
Odômetro (não é o novo do VehFuncs), velocímetro e RPM.
Acelerador, marcha e embreagem animadas.
Corrente animada.
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Também adaptado ao VehFuncs:
5 paintjobs (mudam a textura do pneu).
Variações extras
Algumas peças vibram.
Pezinhos e chave de ignição rotacionam.
Ventoinha rodando.
Nível de sujeira.
Nota: uma variação inclui pequenos riscos pela carroceria, de longe pode parecer bug, ainda mais que é algo bem original e poucos mods usam.
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Pisca-alerta.
Materiais para luzes e painel.
Sujeira.
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Somente 3,5 MB de .dff e 7,4 MB de .txd.
Ainda pode passar por novas atualizações.
  
‎Autores: Zeneric, Kkjj, Grinch_
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Veja também: