PBR materials for RenderHook by jujubao (materiais para RH)

Download corrigido

Um grande (e demorado) trabalho do jujubao: Adiciona materiais PBR para 176 texturas originais/vanilla do GTA San Andreas, para RenderHook.
gta-sa-mod-renderhook-pbr-materials-textures-4095682
PBR (Physically Based Rendering; renderização baseada na física) é o padrão atual de gráficos realistas, e RenderHook nos proporciona o uso de normal map (que define os relevos na textura), roughness/specular map (que define basicamente o quão brilhosa é) e metallic map (que define o quão metálica a superfície é; ainda não incluído neste mod).
Veja como criar materiais PBR para GTA SA.
gta-sa-mod-renderhook-pbr-materials-textures-3148099
Este pack adiciona o normal map e roughness map para as principais 176 texturas do GTA SA, normalmente o chão. Sendo assim, as luzes irão reagir de modo realista nas texturas do jogo, como em jogos atuais.
gta-sa-mod-renderhook-pbr-materials-textures-5475394
Mesmo que funciona com packs de texturas, como RoSA Project, nem sempre ficará totalmente correto. O mod foi feito para as texturas originais do jogo.
gta-sa-mod-renderhook-pbr-materials-textures-6661745
Veja o vídeo do autor:

O pack vinha junto com um preset dele, mas ao meu ver não valia a pena, se você quiser, encontra no Discord do RenderHook. O interessante mesmo são os materiais, algo que fazia muito tempo que eu estava esperando alguém fazer.
Dá para considerar isto um marco nos mods gráficos do GTA SA, isto sim são gráficos modernos.

Originalmente o pack vinha num .txd de 500 MB, pois o autor não adicionou compressão. Antes de postar aqui eu corrigi isto e agora é somente 63 MB! (40 MB de download). Basta colocar na pasta do jogo.

Necessário RenderHook.
  
‎Autor: jujubao
download-baixar-4532137

Shadows Settings Extender v2.1.2 (extensor de sombras)

Um mod clássico e muito usado, repostado agora com melhores explicações e opções de configurações.
gta-sa-mod-shadows-settings-extender-sombras-graphics-2847005
Shadows Settings Extender by DK22Pac é um mod que melhora as sombras do GTA San Andreas, deixando-as mais configuráveis, aumentando limites, distância de visão, resolução configurável e, principalmente, sombras em tempo real para veículos, o que deixa as sombras de carros etc sejam mais detalhadas.

Abaixo as configurações originais do mod:
gta-sa-mod-shadows-settings-extender-sombras-graphics-1470421
gta-sa-mod-shadows-settings-extender-sombras-graphics-8258070

Lembrando que sombras não são pretas, mas sim azuis, eu fiz uma configuração realista, um pouco menos escura, e azulada:
gta-sa-mod-shadows-settings-extender-sombras-graphics-5303736

E aqui, uma configuração que pretende se assemelhar às sombras da versão mobile. Também usada na primeira imagem deste post.
Há a opção “low” que realmente simula as sombras do mobile, ou seja, sombras somente nos carros e pedestres.
gta-sa-mod-shadows-settings-extender-sombras-graphics-7957339
gta-sa-mod-shadows-settings-extender-sombras-graphics-8422311
Há configurações low (leves) para PCs fracos, mas é questão de custo x benefício, o mod deixa as sombras do jogo um pouco mais pesadas, mas também mais detalhadas e densas.
 
Ponto ruim: O sistema de sombra do jogo é péssimo, e este mod deixa as sombras mais visíveis, então os bugs das sombras originais do jogo serão mais visíveis.
  
‎Autor: DK22Pac
Configurações: DalekCaan, Junior_Djjr
download-baixar-4532137

Caso detecção de vírus:
Simplesmente ignore, é o arquivo oficial do DK22Pac, um modder confiável da comunidade.
  
Caso crash:
Caso você use algum mod que desativa as sombras, como SkyGfx ou MixSets, causará crash ao iniciar o jogo!
Abra o arquivo .ini do SkyGfx ou MixSets ou outro, e desative a configuração (colocando um “#” no início da linha):
SkyGfx: pedShadows e stencilShadows
MixSets: NoStencilShadows e UseHighPedShadows

Veja também:
Dynamic Shadow Color (sombra com cor realista) — não compatível com este mod, mas está aí uma alternativa interessante.
RenderHook (gráficos modernos) — inclui um total novo sistema de sombra usado em jogos modernos.

Cartoon Mod Fixed (texturas e gráficos cartoon)

Há alguns mods que são vistos como “mal gosto”, mas mods existem para modificar, e MixMods existe para provar que tudo tem como ficar melhor.
gta-sa-mod-cartoon-graphics-textures-2514224
Esta é uma versão melhorada e corrigida do Cartoon Mod, onde além dos arquivos .txds corrigidos e com mipmapping, eu incluí um cel shading e tonemap por ReShade.
Ruben Vieira corrigiu outros bugs que o mod causava por alterar outras coisas, como colisões. Agora o mod altera somente as texturas.
gta-sa-mod-cartoon-graphics-textures-6332270
Ou seja, este sim é um verdadeiro mod de cartoon para GTA SA, o único problema é que as texturas formam literalmente feitas no MS Paint.
gta-sa-mod-cartoon-graphics-textures-3137305
Troca as texturas de San Andreas inteira por novas desenhadas estilo cartoon! Muito leve (na verdade até pode aumentar o FPS), mesmo que a qualidade seja ruim, deixa o jogo totalmente diferente.
gta-sa-mod-cartoon-graphics-textures-7797280
E você tem a escolha de usar ou não as texturas e o cel shading.
Usar cel shading sem texturas cartoon também traz uma estilização interessante:
gta-sa-mod-cel-shading-cartoon-6187919
sem texturas cartoon
Sendo assim, agora você tem um bom mod de cartoon para usar em skins de personagens de cartoons, anime etc.
gta-sa-mod-cartoon-graphics-textures-goku-dragon-ball-6597793
Como dito, o mod é mal feito, e eu adoraria que realmente exista um bem feito, mas é o que temos pra hoje.

Perceba também que, por utilizar ReShade, você pode baixar o mod para utilizar esta configuração do ReShade em qualquer outro jogo com suporte ao ReShade!

Lembre-se que, se o jogo não iniciar com o ReShade instalado (ficar aberto em segundo plano), feche, renomeie o arquivo .exe ou a pasta do jogo e tente novamente.
  
Texturas: Aregan
Versão compacta e corrigida: Ruben Viera
Repack com cel shading (ReShade): Junior_Djjr
Cel shading: MMJ
download-baixar-4532137

Dream Grass (grama HD do GTA V)

Se você procura por um mod de grama HD bonita e de alto preenchimento, está aqui!
gta-sa-mod-v-grass-hd-grama-8505870
Usa texturas convertidas do GTA V, modelos mais detalhados, e uma nova configuração de gramas para deixá-las mais preenchidas.
gta-sa-mod-v-grass-hd-grama-2079796
Há dois motivos que demonstram que o autor criou este mod pensando em screenshots:
São muito pesadas! O sistema de grama do GTA SA não é otimizado, e este mod deixa ainda pior. Mas de qualquer modo há opção low.
Muitas flores! Em fotos fica legal, mas todo o mapa fica florido demais. Você pode tentar trocar as texturas com Magic.TXD.
gta-sa-mod-v-grass-hd-grama-4067286
Se você só quer um mod de gramas HD para o gameplay sem adicionar tanto preenchimento (sem impactar muito o FPS), há a opção low, muito mais leve.
gta-sa-mod-v-grass-hd-grama-8068829
Inclui mipmaps, que deixa as texturas bem mais suaves sem serrilhado. O autor originalmente providencia opção sem mipmaps, mas não vejo motivos para isso.
A correção de transparência do SkyGfx (zwriteThreshold) às vezes estraga a ordem de renderização. Normalmente você não vai notar (nas imagens acima está ativado com “zwriteThreshold=200”).
  
No momento ainda não existe um mod que aumenta a distância de visão das gramas (na verdade é a distância de colisão do chão), mas já conseguiram e em breve tal mod será lançado.
  
‎Autor: Black White 7 Blue

ReShade + Tutorial de como usar

O que é ReShade?

ReShade é um post-processing injector genérico para jogos, isto é, ele injeta pós-processamentos gráficos (com shaders) em basicamente qualquer jogo, pincelando a tela para aplicar efeitos visuais como ambient occlusion, DOF, correções de cores, anti-aliasing SMAA, chromatic aberration, sharpen etc.

É semelhante ao ENB Series, mas mais sofisticado, com melhor suporte e evolução. No entanto, ENB Series também faz ações específicas para jogos (como trocar a renderização dos reflexos e água), ReShade somente altera a imagem final da tela, sendo assim, ele não é intrusivo ao jogo.

gta-sa-mod-reshade-tutorial-9447523

Você pode buscar gráficos “HD”, ou simplesmente mudar o estilo gráfico dos seus jogos, por exemplo NFSMW 2005 que muita gente reclama dos gráficos amarelos, eu gosto, mas basta 2 minutos para você deixar os gráficos do jogo ao seu gosto:

nfs-mw-most-wanted-reshade-graphics-6518987

Quais jogos são suportados?

Direct3D 9, Direct3D 10, Direct3D 11, Direct3D 12, OpenGL e Vulkan.
Em jogos abaixo de Direct3D 9 é necessário usar algum conversor de Direct3D 8 para 9.

Por exemplo, GTA III e GTA Vice City são Direct3D 8, mas no download do SkyGfx inclui um conversor para o 9, e assim você pode usar ReShade. Há outros conversores para outros jogos, pesquise no Google por algo como “d3d8 to d3d9 converter“, o dgVodoo também é uma excelente opção. O Ultimate ASI Loader há uma opção no .ini.

Requisitos para rodar

Windows 7 SP1, 8.1 ou 10 e .NET Framework 4.5 ou mais nova.
Necessário no mínimo placa de vídeo com shader model 2.0 ou superior (pesquise mesmo que sua placa de vídeo seja onboard). Dependente do shader usado, normalmente vai precisar de shader model 3.0.

Baixar ReShade

‎Autor: crosire
download-baixar-4532137
Desça até a parte debaixo da tela para o botão de download.
Normalmente só 2 MB (sem o pacote de shaders).

Como instalar ReShade?

Abra o Setup que você baixou.
reshade-tutorial-7520783
Clique no botão de cima para selecionar o jogo. O botão de baixo é para ativar/desativar o ReShade globalmente nos jogos baseados em Vulkan.
Selecione o jogo da lista, ou clique em “Browse” para procurar manualmente o arquivo .exe.

Antes de instalar, você pode querer ler o primeiro item do “Soluções de problemas” abaixo para evitar que o seu jogo abra em segundo plano e nunca inicie (acontece no GTA SA e outros).

Também em “Soluções de problemas” abaixo há nota de como rodar ReShade junto com ENB Series.

Em seguida você terá que selecionar se o jogo roda em Direct3D 9, ou 10/11/12, ou OpenGL ou Vulkan.
reshade-tutorial-7479469
Normalmente jogos antigos (em torno de 2003~2007) rodam em Direct3D 9 (GTA SA com RenderHook é considerado Direct3D 10), jogos mais novos normalmente rodam em Direct3D 10 / 11 / 12, OpenGL é comum em jogos antigos (caso não sejam Direct3D), e Vulkan está começando recentemente a ser usada em outros jogos modernos. Você provavelmente precisará pesquisar para saber exatamente qual usar.

Em seguida haverá uma lista de shaders padrões para você instalar.

reshade-tutorial-4465560
O maior erro que as pessoas cometem é marcar todos para ter todas as opções de shaders, e depois reclamam que o jogo demora para iniciar com o ReShade instalado.
Somente instale os que você quer! Mas é claro, no primeiro teste vale a pena instalar todos para você conhecê-los, depois você pode apagá-los abrindo o Setup novamente e desmarcando-os.

Vai começar o download dos shaders, e pronto!
reshade-tutorial-5087904
Você já pode abrir o jogo.
Para abrir o menu do ReShade dentro do jogo normalmente é a tecla Home (configurada no ReShade.ini).
  
Note que agora haverá um arquivo “d3d9.dll” (DX9) ou dxgi.dll (DX10+) na pasta do jogo, é aí que o ReShade funciona. Se já tinha este arquivo antes (por exemplo ENB Series) será substituído.

Soluções de problemas

Caso o jogo não inicie com ReShade instalado:
Mais especificamente, ele fica aberto em segundo plano mas nunca inicia. Feche-o no gerenciador de tarefas e tente renomear a pasta do jogo, mover para outro lugar, ou caso possível, mudar o nome do arquivo .exe do jogo.
Perceba que você pode tentar o inverso: renomear antes de instalar, e assim volte à como estava antes.
É um bug do Windows, provavelmente o .bat que vem na ENB MMGE resolve, e provavelmente após mudar e reiniciar o PC pode voltar pro nome anterior, não sei bem.
  
Caso o jogo funcione, mas não haja efeito do ReShade:
Você pode saber se o ReShade realmente está funcionando olhando na parte de cima da tela uma mensagem logo ao iniciar o jogo.
Se a mensagem aparece, o ReShade está funcionando normalmente. Abra o menu dele para ativar e configurar os shaders (normalmente tecla Home, é configurada como virtual key em KeyMenu no ReShade.ini).
No caso do DX11 e 12, você pode tentar renomear o “dxgi.dll” para “d3d11.dll”.
Se a mensagem não aparece, de fato o ReShade não foi carregado, e isto pode ser por diversos motivos, como má instalação (tente reinstalar) ou o jogo não suporta ReShade. Lembre-se de selecionar o Direct3D correto, e caso o jogo seja antigo demais, abaixo do Direct3D 9, baixe algum conversor de Direct3D 8 para 9. O dgVoodoo tem esta opção, o que possibilita usar ReShade no The Simpsons Hit And Run por exemplo. Dica: se você só quer anti-aliasing e controlar saturação e contraste, dgVoodoo sozinho serve.
  
Caso as opções de configuração do shader selecionado não apareçam:
Desative o “Performance Mode“. Ative-o novamente quando terminar de configurar.

Os efeitos afetam o menu, interface, hud do jogo:
É uma limitação do próprio ReShade, por ser para qualquer jogo, é praticamente impossível diferenciar o menu e gameplay do jogo. Há uma solução para o menu do GTA III, GTA VC e GTA SA (no futuro pode haver mais jogos lá): ReShade Auto Toggle.

Como usar ENB Series junto com ReShade:
Renomeie o “d3d9.dll” do ReShade para algo, por exemplo “ReShade.dll”.
Abra o “enblocal.ini” e configure “ProxyLibrary=ReShade.dll”.

Como configurar o ReShade

Dentro do jogo, pressione a tecla Home (ou outra tecla configurada em “KeyMenu” no “ReShade.ini”).
Aparecerá a lista de todos os shaders instalados.
Enquanto você configura os shaders, desative o “Performance Mode” na parte debaixo da janela de configuração.

Por exemplo, eu ativei o shader “Tonemap” e na parte debaixo do menu fiz as configurações:
gta-sa-mod-reshade-tutorial-5699701
O “Tonemap” é um shader excelente para correções de cores, brilho etc e não causa impacto no desempenho do jogo.

Quando terminar de ativar e configurar os shaders, reative o “Performance Mode” e está pronto!

Na parte de cima do menu você pode criar um novo preset clicando no sinal de “+” e digitando o nome. Se você não criar um preset antes de configurar, será salvo no “DefaultPreset”.
Lá também você escolhe outros presets instalados.

A aba “Settings” há outras configurações, por exemplo ativar/desativar o salvamento de screenshots na pasta do jogo, trocar os comandos etc.

Enquanto na aba “Statistics” há dados do desempenho do jogo, inclusive quantos milissegundos cada shader custa para o processamento, assim você sabe dizer exatamente quanto cada shader está impactando no desempenho do seu jogo.

Dicas finais

  • Procure por novos shaders para ReShade na internet. Há muitos. No Setup você tem uma opção de adicionar novos repositórios do Github para uma instalação mais simples.
  • ReShade pode ser muito útil quando o seu jogo não tem uma boa solução de anti-aliasing. Além de FXAA, ReShade inclui um SMAA.
  • Outra boa utilidade são shaders de “sharpen” para aumentar a nitidez das texturas em jogos antigos. Só tente não exagerar, ainda que também afeta a interface do jogo.
  • Lembre-se que shaders podem ser úteis para outras coisas, não só “gráficos HD”, você pode por exemplo querer instalar um shader de cell shading / cartoon shading em jogos cartoon — infelizmente eu não consegui fazer ReShade rodar no The Simpsons Hit & Run. Se alguém conseguir, avise.
  • Lembre-se que você pode desinstalar os shaders que você não usa (para o jogo iniciar mais rapidamente) simplesmente abrindo o Setup, selecionando o jogo e deselecionando os shaders instalados.
  • Draw calls é uma das coisas mais importantes para o desempenho de um jogo (senão o mais importante), e na aba “Statistics” do ReShade você tem a visualização do número de draw calls. Isto é excelente para testar o desempenho de mods, principalmente de modelos, como carros. Você pode pesquisar sobre como diminuir draw calls (é basicamente usar menos materiais) e tentar diminuir esse número em seus mods. Em referência, uma cena normal do GTA V tem um pouco mais de 5 mil draw calls.
  • Baixe outros mods gráficos aqui na MixMods na lista de categorias na direita, por exemplo gráficos para GTA SA (há vários ótimos, inclusive configurações de ReShade).
Abaixo um raytracing “falso” (screen-space) sendo criado pelo Marty McFly:
Assim, teoricamente qualquer jogo que rode ReShade vai poder rodar um raytracing desses. O único lado ruim é que ele funciona com o conteúdo que está na tela.
No momento está disponível para apoiadores no Patreon dele. Em breve será grátis para todos, mas não faço ideia de quando.

90s Atmo v3.1 (RenderHook + ReShade) para GTA SA

Configurado por mim utilizando RenderHook.